Saul falou mesmo com o morto Samuel? (Explicação de 1 Samuel 28)

Ao ler 1 Samuel 28:7-20 ficamos realmente surpresos e confusos, pois como poderia o profeta Samuel ser trazido de volta à vida por uma feiticeira e falar com Saul?

A resposta, no entanto, conseguimos perceber nos detalhes do texto.

Não é o profeta Samuel que fala com Saul em 1 Samuel 28, mas sim um demônio que se disfarçou e falou palavras para atormentá-lo!

idoso, velho, profeta samuel realmente voltou a vida dos mortos e falou com o rei saul em 1 samuel 28 comentário bíblico explicação
imagem meramente ilustrativa

Veja que no versículo 8 Saul pede à mulher que faça subir um espírito familiar (e não o espírito de Samuel), para por meio deste espírito familiar fazer adivinhações.

E Saul se disfarçou, e colocou outras vestes, e ele foi, e com ele dois homens e, de noite, vieram à mulher; e ele disse: Rogo-te que me adivinhes pelo espírito familiar, e mo faças subir, a quem eu te der o nome. (versão King James Fiel 1611)

O espírito maligno disfarça-se de Samuel para enganar Saul e atormentá-lo (Leia 1 Sm 28:20 e 2 Co 11:14). Este espírito poderia ser muito bem o mesmo que Deus havia permitido atormentá-lo antes (1 Sm 16:14,23).

O que muito nos intriga é que, à partir do versículo 16, este espírito fala exatamente como se fosse o próprio profeta Samuel, o que nos dá a entender que era ele mesmo, se não prestarmos atenção aos detalhes.

Primeiro, o espírito disfarçado de profeta Samuel afirma que Saul seria derrotado numa guerra próxima justamente porque Yahweh já havia permitido isso, e não estava mais protegendo Saul (1 Sm 28:17-19).

Segundo, o espírito só repete as palavras que Samuel já havia dito a Saul em vida, imitando o profeta de Deus, portanto não há nada de se surpreender nisso.

Por último, o demômio fala à Saul no versículo 19 que “amanhã tu e os teus filhos estarão comigo”. Ora, não há dúvida quanto à salvação eterna do profeta Samuel, mas todo o contexto nos indica que o rei Saul não foi para o mesmo caminho após a morte, então como ele poderia estar com Samuel depois de morrer?

(A não ser que Saul tenha sido salvo por pura misericórdia divina, quanto a isso não posso afirmar).

Tudo isso nos mostra que os suditos de satanás são especialistas em imitação, engano e mentira, e se não prestarmos atenção, vigiando e mantendo nosso foco em Jesus, quem sabe sejamos enganados também de alguma forma (Ap 12:9; 2 Co 2:10-11; 11:3).

Todo esta explicação do contexto em volta da cena nos mostra claramente que o profeta Samuel não voltou dos mortos, e portanto não foi ele quem falou com Saul em 1 Samuel 28.

Como diz Wilbur Pickering: O contexto é o rei da interpretação!

Leia também: 3 curiosidades e 3 dicas de como estudar o contexto bíblico, ou estude a Palavra de Deus comigo num portal de ensino bíblico virtual clicando abaixo:

portal de assinatura bíblico conheça sua bíblia de capa a capa - entenda sua bíblia de gênesis a apocalipse, capítulo por capítulo através de vídeo aulas explicativas.

Se você tiver mais conhecimentos sobre esta passagem de 1 Samuel 28, compartilhe com outros leitores nos comentários aqui no final da página.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

93 comentários em “Saul falou mesmo com o morto Samuel? (Explicação de 1 Samuel 28)”

  1. Eu peguei um trecho de um outro estudo que explica bem.
    “O resultado dessa consulta foi trágica para Saul (1 Cr 10.13). De acordo com Deuteronômio 18.20-22, as profecias devem ser julgadas. E essas do falso Samuel não resistem ao exame. São ambíguas, imprecisas e infundadas. Vejamos: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28.19), mas se matou (31.4), indo parar nas mãos dos homens de Jabes Gileade (31.11-13). Não morreram todos os seus filhos — “tu e teus filhos estareis” (28.19) — como insinua a obscura profecia. Pelo menos três ficaram vivos: Is-Bosete (2.8-10), Armoni e Mefibosete (21.8). E apenas três morreram (31.6; 1Cr 10.2-6). As Escrituras declaram que as palavras de Samuel nunca caíram por terra (3.19).

    A desobediência sempre traz o juízo divino. A consulta aos mortos é proibida por Deus (Lv 19.31; 1Cr 10.13,14) e qualquer tentativa de se estabelecer contato com eles é desobediência aos preceitos divinos (V. comentário de Dt 18.10-12) e suas trágicas conseqüências não se farão esperar. O profeta Isaías nos adverte: “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva!” (8.19,20).”

    Explicação completa:
    https://www.icp.com.br/icpresponde669.asp

  2. Eu fiz o estudo do livro de 1 Samuel e realmente o espírito de Samuel.. de feiticeira.. e seja lá o que foi, Samuel ja havia dito aquelas palavras e o espirito apenas repetiu.. fora dizer que Saul já se encontrava com perturbações.. afirmar de fato é isso ou aquilo nao da pra afirmar mais vamos prestar atenção nas entrelinhas!

  3. Por que será que Moisés proibiu a comunicação com os mortos ? Opção 1 :Por que ela é real e estava acontecendo a torto e a direita. Opção 2: Por que queria esconder a verdade de um povo ignorante que não estava pronto pra enteder. Opção 3: Por que precisava manter o controle deles . Opção 4: Todas as opções a cima.

    1. Escondendo uma verdade? Deus fala que não se pode falar com mortos pois são demônios! Manter controle sobre o povo? Você já leu a Bíblia? O povo era obstinado e teimoso, logo, não controlável! Sem achismo, por favor!

  4. O Ponto chave do versiculo 8, encontrei em algumas traduções que saul “pediu para advinhar pelo espirito de feiticeira e me faça subir quem eu disser”. Outras traduções dizem “espirito familiar” ? Não sei se isso faz alguma diferença ? O que é o espirito “familia” ou “feiticeira” ? demonios ? Por que a biblia diz que “Samuel disse” ?

    1. Concordo plenamente com vc. Devemos crer em toda escrita da Bíblia? Será que Alguns não modificaram as escritas? Pois sabemos que não há possibilidade de quem morreu ter contato com quem está vivo. Porém a escrita fala: Samuel disse a Saul; Então, disse Samuel a Saul.

  5. Só mentira aqui já li o texto lá em nenhum momento diz que e um espírito demônico só engana o toxa que que se enganado

    1. Realmente não diz que era um espírito, isso cabe a interpretação, pois em nenhum momento diz que era ou não Samuel, o que temos eh “acreditando Saul que era Samuel”, nesse caso, Saul achou que era Samuel e então a partir desse momento a cena se passa como “Samuel” falando com Saul, aí ao irmos mais fundo, percebemos que Saul foi enganado, uma das coisas principais é o fato da necromante falar de um ser com uma “capa”, oras, você sabe que capa era essa? Foi a capa que Saul rasgou de Samuel e a partir desse momento Deus meio que “abandonou” Saul, uma pessoa abalada emocionalmente pode facilmente ser enganada, se você passou por um trauma, por exemplo, atropeu uma criança com um carro vermelho e num momento muito ruim da sua vida emocionalmente alguém diz que está vendo um ser com um carro vermelho, isso será o gatilho para você acreditar em tudo que te disserem, você vai acreditar que eh a menina atropelada.

    2. Realmente não diz que era um espírito, isso cabe a interpretação, pois em nenhum momento diz que era ou não Samuel, o que temos eh “acreditando Saul que era Samuel”, nesse caso, Saul achou que era Samuel e então a partir desse momento a cena se passa como “Samuel” falando com Saul, aí ao irmos mais fundo, percebemos que Saul foi enganado, uma das coisas principais é o fato da necromante falar de um ser com uma “capa”, oras, você sabe que capa era essa? Foi a capa que Saul rasgou de Samuel e a partir desse momento Deus meio que “abandonou” Saul, uma pessoa abalada emocionalmente pode facilmente ser enganada, se você passou por um trauma, por exemplo, atropeu uma criança com um carro vermelho e num momento muito ruim da sua vida emocionalmente alguém diz que está vendo um ser com um carro vermelho, isso será o gatilho para você acreditar em tudo que te disserem, você vai acreditar que eh a menina atropelada.

  6. O Texto é muito claro e não dá margem pra essa sua Explicação!
    Saul buscou uma feiticeira ou advinha que invocou o espírito de Samuel. E Samuel em Espírito falou com Saul.
    Simples assim!
    N precisamos reinventar uma história nova!

    1. Quando criança minha mãe sempre contava, morreu uma irmã e uma certa noite ela ouviu um andar de chinelos igualzinho da irmã morta,e a morta foi se chegando bem devagar, e ela já conhecia a palavra de Deus, e tinha convicção que quem morre não volta, e quem vem no lugar do morto é Satanás, ela gritou com autoridade, tá repreendido em nome de Jesus!! Aquilo sumiu,eu já tive essa experiência, meu marido morreu e Satanás veio fazer suas graças comigo eu o repreedi em nome de Jesus! E eu dormia num casarão sozinha, nunca mais Satanás veio me perturbar. Por isso eu acredito que a explicação tem tudo a ver

  7. Bons comentários
    Acrescento aqui “adoração”: esse comportamento de Saul diante do espírito e a prontidão do mesmo em receber a adoração já joga por si só por terra qualquer teoria do espiritismo sobre, além do q, na parábola do rico e Lázaro fica bem claro o que a Bíblia já dizia sobre o encerramento da comunicação dos q descem a sepultura à este mundo: os vivos têm aqui ” profetas ( nos casos de Saul e o rico), Urim, tumim, sonhos (caso de Saul), hj temos Jesus vivo e ressurreto, a própria Palavra
    “A favor dos vivos consultar _se_hão os mortos?”

  8. Bom dia muito boa a explicação, isso também dá p entender q no seu período de perturbação Saul estava dispostos a ver e ouvir até oq não existia. Portanto ele fez uma mistura de tudo q havia ocorrido de palavras de Samuel em vida com com ele e só trouxe para o momento naquele dia.

  9. Não sou nenhum especialista, mas as vezes a simplicidade ajuda,o que eu acho , que é realmente Samuel pela permissão de DEUS, porque Satanás pode até imitar e conhecer nossos maiores segredos , mas somente DEUS determina o futuro , e assim SEMPRE ACONTECE, e ele não falou usando uma dedução ou sorte , porque poderia falar apenas que Saul morreria , mas falou a DATA e quem mais morreria , simples assim, somente DEUS tem esse poder .

    1. Ah verdade! E a bíblia deixaria bem claro se não fosse Samuel mesmo! A questão que já tem pessoas fazendo de tudo pra mudar a bíblia e conduzi-la no que elas acreditam! Se até o próprio Lúcifer é citado na bíblia quando tem ato dele nela, a bíblia deixaria claro que seria um espírito de engano. Porque de fato aconteceu a narrativa da mensagem! Simples assim.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.