Press "Enter" to skip to content

Saul falou mesmo com Samuel depois de morto? (1 Samuel 28)

Last updated on 12/06/2024

O texto de 1 Samuel 28:7-20 é realmente intrigante. O rei Saul consultou uma feiticeira/necromante e realmente falou com o profeta Samuel, mesmo depois de morto? Teria ele falado com o espírito de Samuel? O rei realmente invocou o espírito de Samuel e este voltou dos mortos? Foi, de fato, o profeta Samuel que falou com Saul? Qual a explicação para esta curiosa cena bíblica? Vamos tentar explicar estes enigmáticos versículos de 1 Sm 28 neste breve estudo bíblico.

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

Deus abandona Saul e ele consulta uma médium.

O profeta Samuel havia morrido e os filisteus se reuniram em guerra contra Israel. Ao ver o exército inimigo, o rei de Israel, Saul, fica com muito medo. O Eterno havia o abandonado devido suas muitas teimosias e já não se comunicava mais com ele (1Sm 28:3-6).

Em seu desespero, o rei projeta visitar uma mulher que conseguisse “trazer os mortos” de volta à vida, ou um chamado “espírito” deles, para que buscasse orientação por meio do tal (vs. 7-8).

Saul conseguiu o que queria, e a mulher supostamente trouxe o profeta Samuel de volta à vida para que falasse com o rei (vs. 11-14).

No decorrer da conversa, tudo parecia indicar que aquele a quem a mulher “fez subir” dos mortos era realmente o profeta Samuel. Ele tinha a aparência de um elohim (juiz/autoridade) e era um ancião com um manto (vs. 13-14). Ele se faz passar por Samuel, dizendo palavras semelhantes às que havia dito a Saul ainda em vida (vs. 16-18; vide 1Sm 15:1-9,17-28.

Além disso, a palavra dita por aquele que a mulher fez subir se cumpriu, e Saul morreu no campo de batalha depois deste evento (v. 19; cf. 1Sm 31:1-7).

Por fim, no narrador bíblico também parece falar realmente de Samuel (vs. 12,15).

Com quem o rei Saul realmente falava em 1º Samuel 28?

Primeiro de tudo, é importante notar, na cena deste texto, que a mulher faz um ritual de necromancia, que acreditava-se ser uma espécie de consulta “aos mortos”; porque Saul pediu para a mulher fazer subir dos mortos alguém específico segundo os ritos dessa prática (vide vs. 7-8,11).

Logo, tudo que acontece na cena é um ritual de necromancia, onde a mulher tem alucinações e visões, sejam provenientes da mente dela ou de uma entidade sobrenatural.

Outro fato é que o ser que a mulher “viu” se parecia com Samuel e aparentemente se vestia como ele, no entanto, ele era um profeta muito conhecido, que julgou Israel durante muitos anos, portanto todos sabiam de sua aparência. Vide 1Sm 3:19-20, 17:15-16.

As palavras que o suposto Samuel trazido dos mortos havia dito foram ouvidas antes por várias pessoas que presenciaram a cena da última conversa do profeta com o rei Saul, vide 1Sm 15:7-9,12-15. Por isso, todos já sabiam que o reino de Israel seria tirado de Saul.

Então, tudo que a mulher vê e diz a Saul ao se fazer passar pelo profeta Samuel poderia não passar de charlatanismo dela mesma. E outra alternativa é que uma entidade maligna poderia estar imitando o profeta numa visão e simplesmente dizendo tudo que já era de conhecimento do rei num momento de angústia por causa da iminente guerra. Em todo caso, o narrador bíblico de 1º Samuel 28 afirma que era Samuel falando porque estava simplesmente relatando a crença de Saul de que era o profeta.

Por fim, ninguém pode fazer alguém voltar dos mortos dessa forma (Jó 14:14). Os que estão mortos estão dormindo no pó da terra e serão ressuscitados para julgamento futuro (Dn 12:2; Jo 5:28-29, 11:23-24; 1Co 15:52; 1Ts 4:14; Rv 20:12-13).

Compartilhe essa página:

93 Comments

  1. Vanessa Palma Vanessa Palma

    Eu peguei um trecho de um outro estudo que explica bem.
    “O resultado dessa consulta foi trágica para Saul (1 Cr 10.13). De acordo com Deuteronômio 18.20-22, as profecias devem ser julgadas. E essas do falso Samuel não resistem ao exame. São ambíguas, imprecisas e infundadas. Vejamos: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28.19), mas se matou (31.4), indo parar nas mãos dos homens de Jabes Gileade (31.11-13). Não morreram todos os seus filhos — “tu e teus filhos estareis” (28.19) — como insinua a obscura profecia. Pelo menos três ficaram vivos: Is-Bosete (2.8-10), Armoni e Mefibosete (21.8). E apenas três morreram (31.6; 1Cr 10.2-6). As Escrituras declaram que as palavras de Samuel nunca caíram por terra (3.19).

    A desobediência sempre traz o juízo divino. A consulta aos mortos é proibida por Deus (Lv 19.31; 1Cr 10.13,14) e qualquer tentativa de se estabelecer contato com eles é desobediência aos preceitos divinos (V. comentário de Dt 18.10-12) e suas trágicas conseqüências não se farão esperar. O profeta Isaías nos adverte: “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva!” (8.19,20).”

    Explicação completa:
    https://www.icp.com.br/icpresponde669.asp

  2. Ricardo Pereira Ricardo Pereira

    Aprendi duas coisas: 1. A Consulta existe. 2. Deus O proibe essa prática.

  3. Rafaela Rafaela

    Eu fiz o estudo do livro de 1 Samuel e realmente o espírito de Samuel.. de feiticeira.. e seja lá o que foi, Samuel ja havia dito aquelas palavras e o espirito apenas repetiu.. fora dizer que Saul já se encontrava com perturbações.. afirmar de fato é isso ou aquilo nao da pra afirmar mais vamos prestar atenção nas entrelinhas!

  4. Marcela Regina Marcela Regina

    Por que será que Moisés proibiu a comunicação com os mortos ? Opção 1 :Por que ela é real e estava acontecendo a torto e a direita. Opção 2: Por que queria esconder a verdade de um povo ignorante que não estava pronto pra enteder. Opção 3: Por que precisava manter o controle deles . Opção 4: Todas as opções a cima.

    • Amauri Lima Amauri Lima

      É verdade irmã
      A Bíblia diz que DEUS proibe consultar os mortos

    • Anjo Vingador Anjo Vingador

      Escondendo uma verdade? Deus fala que não se pode falar com mortos pois são demônios! Manter controle sobre o povo? Você já leu a Bíblia? O povo era obstinado e teimoso, logo, não controlável! Sem achismo, por favor!

  5. Daniel Daniel

    O Ponto chave do versiculo 8, encontrei em algumas traduções que saul “pediu para advinhar pelo espirito de feiticeira e me faça subir quem eu disser”. Outras traduções dizem “espirito familiar” ? Não sei se isso faz alguma diferença ? O que é o espirito “familia” ou “feiticeira” ? demonios ? Por que a biblia diz que “Samuel disse” ?

    • Amauri Lima Amauri Lima

      Resumindo
      O ser humano é uma alma

    • Oscar Santos de Jesus Oscar Santos de Jesus

      Concordo plenamente com vc. Devemos crer em toda escrita da Bíblia? Será que Alguns não modificaram as escritas? Pois sabemos que não há possibilidade de quem morreu ter contato com quem está vivo. Porém a escrita fala: Samuel disse a Saul; Então, disse Samuel a Saul.

  6. João João

    Só mentira aqui já li o texto lá em nenhum momento diz que e um espírito demônico só engana o toxa que que se enganado

    • MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS

      Realmente não diz que era um espírito, isso cabe a interpretação, pois em nenhum momento diz que era ou não Samuel, o que temos eh “acreditando Saul que era Samuel”, nesse caso, Saul achou que era Samuel e então a partir desse momento a cena se passa como “Samuel” falando com Saul, aí ao irmos mais fundo, percebemos que Saul foi enganado, uma das coisas principais é o fato da necromante falar de um ser com uma “capa”, oras, você sabe que capa era essa? Foi a capa que Saul rasgou de Samuel e a partir desse momento Deus meio que “abandonou” Saul, uma pessoa abalada emocionalmente pode facilmente ser enganada, se você passou por um trauma, por exemplo, atropeu uma criança com um carro vermelho e num momento muito ruim da sua vida emocionalmente alguém diz que está vendo um ser com um carro vermelho, isso será o gatilho para você acreditar em tudo que te disserem, você vai acreditar que eh a menina atropelada.

    • MARCELO HENRIQUE MARCELO HENRIQUE

      Realmente não diz que era um espírito, isso cabe a interpretação, pois em nenhum momento diz que era ou não Samuel, o que temos eh “acreditando Saul que era Samuel”, nesse caso, Saul achou que era Samuel e então a partir desse momento a cena se passa como “Samuel” falando com Saul, aí ao irmos mais fundo, percebemos que Saul foi enganado, uma das coisas principais é o fato da necromante falar de um ser com uma “capa”, oras, você sabe que capa era essa? Foi a capa que Saul rasgou de Samuel e a partir desse momento Deus meio que “abandonou” Saul, uma pessoa abalada emocionalmente pode facilmente ser enganada, se você passou por um trauma, por exemplo, atropeu uma criança com um carro vermelho e num momento muito ruim da sua vida emocionalmente alguém diz que está vendo um ser com um carro vermelho, isso será o gatilho para você acreditar em tudo que te disserem, você vai acreditar que eh a menina atropelada.

    • SAMUEL RONALDO RAMOS NOGUEIRA SAMUEL RONALDO RAMOS NOGUEIRA

      Local data e horário e mais quem tbm

  7. Michelle Michelle

    O Texto é muito claro e não dá margem pra essa sua Explicação!
    Saul buscou uma feiticeira ou advinha que invocou o espírito de Samuel. E Samuel em Espírito falou com Saul.
    Simples assim!
    N precisamos reinventar uma história nova!

    • Regina Regina

      Quando criança minha mãe sempre contava, morreu uma irmã e uma certa noite ela ouviu um andar de chinelos igualzinho da irmã morta,e a morta foi se chegando bem devagar, e ela já conhecia a palavra de Deus, e tinha convicção que quem morre não volta, e quem vem no lugar do morto é Satanás, ela gritou com autoridade, tá repreendido em nome de Jesus!! Aquilo sumiu,eu já tive essa experiência, meu marido morreu e Satanás veio fazer suas graças comigo eu o repreedi em nome de Jesus! E eu dormia num casarão sozinha, nunca mais Satanás veio me perturbar. Por isso eu acredito que a explicação tem tudo a ver

  8. Marcia Marcia

    Bons comentários
    Acrescento aqui “adoração”: esse comportamento de Saul diante do espírito e a prontidão do mesmo em receber a adoração já joga por si só por terra qualquer teoria do espiritismo sobre, além do q, na parábola do rico e Lázaro fica bem claro o que a Bíblia já dizia sobre o encerramento da comunicação dos q descem a sepultura à este mundo: os vivos têm aqui ” profetas ( nos casos de Saul e o rico), Urim, tumim, sonhos (caso de Saul), hj temos Jesus vivo e ressurreto, a própria Palavra
    “A favor dos vivos consultar _se_hão os mortos?”

  9. Paulo Paulo

    Bom dia muito boa a explicação, isso também dá p entender q no seu período de perturbação Saul estava dispostos a ver e ouvir até oq não existia. Portanto ele fez uma mistura de tudo q havia ocorrido de palavras de Samuel em vida com com ele e só trouxe para o momento naquele dia.

  10. Marcio Marcio

    Não sou nenhum especialista, mas as vezes a simplicidade ajuda,o que eu acho , que é realmente Samuel pela permissão de DEUS, porque Satanás pode até imitar e conhecer nossos maiores segredos , mas somente DEUS determina o futuro , e assim SEMPRE ACONTECE, e ele não falou usando uma dedução ou sorte , porque poderia falar apenas que Saul morreria , mas falou a DATA e quem mais morreria , simples assim, somente DEUS tem esse poder .

    • SAMUEL RONALDO RAMOS NOGUEIRA SAMUEL RONALDO RAMOS NOGUEIRA

      Ah verdade! E a bíblia deixaria bem claro se não fosse Samuel mesmo! A questão que já tem pessoas fazendo de tudo pra mudar a bíblia e conduzi-la no que elas acreditam! Se até o próprio Lúcifer é citado na bíblia quando tem ato dele nela, a bíblia deixaria claro que seria um espírito de engano. Porque de fato aconteceu a narrativa da mensagem! Simples assim.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading