Submissão às autoridades: estudo Romanos 13:1-7

estudo bíblico de Romanos 13:1-7 explica até quando nós devemos ter submissão às autoridades

A submissão às autoridades relatada por Paulo em Romanos 13:1-7 é um tema polêmico e as vezes controverso. Até onde devemos obedecer as autoridades de nossa nação? Será que até mesmo os governantes ruins e ímpios foram constituídos por Deus? Este breve estudo bíblico nos trará luz a este assunto com muita simplicidade.

Todas as autoridades foram realmente constituídas por Deus?

Em Romanos 13:1 o apóstolo Paulo afirma que as autoridades que há foram estabelecidas por Deus, justamente por isso devemos agir com submissão a elas. Veja:

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.

Isso, porém, já disse nosso Senhor em João 19:11, quando disse a Pilatos: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima.”

É importante notar, porém, que quando Paulo tem em mente este mandamento de sermos submissos às autoridades, ele leva em consideração o verdadeiro papel que as autoridades devem exercer. São eles:

  • A autoridade deve temer a Deus e reconhecer que seu poder vem dele (v. 2);
  • Os homens em autoridade devem ser amigos do bem (v. 3);
  • As autoridades devem promover o bem e reprimir o mal. Isto é, fazer justiça! (v. 4);
  • Eles devem administrar os recursos públicos com justiça e honestidade a favor do povo (v. 6).

Em suma, uma pessoa só recebe autoridade para governar uma nação sob permissão Divina! E esta deve administrar este poder sob estes princípios. Portanto, o apóstolo Paulo diz que devemos ter submissão às autoridades e honrá-las tendo em mente estes princípios listados acima, isso fica muito claro no texto.

Portanto, sujeitem-se a elas, não apenas para evitar a punição, mas também para manter a consciência limpa.
É por esse motivo também que vocês pagam impostos, pois as autoridades estão a serviço de Deus no trabalho que realizam.
Deem a cada um o que lhe é devido: paguem os impostos e tributos àqueles que os recolhem e honrem e respeitem as autoridades.

Romanos 13:5-7 NVT

Existe alguma ocasião em que não devemos ter submissão às autoridades? Seria rebeldia contrariá-las?

Como aprendemos até agora, nós somos cidadãos ordeiros, submissos às autoridades e devemos dar-lhes a devida honra, mas quando ela ultrapassa seu poder de autoridade, isto é, quando ela quebra os princípios de autoridade explanados em Romanos 13:1-7 e quer nos fazer servir sob cegueira, então deixamos de se sujeitar àquela autoridade e começamos a nos sujeitar a Deus. Podemos relatar alguns exemplos bíblicos acerca disso.

Vide exemplo dos apóstolos que recusaram a ordem das autoridades que os mandava não anunciar as boas novas (At 4:18-19; veja com quem eles falavam nos versículos 5 e 6).

Os amigos do profeta Daniel também não se sujeitaram às ordens do rei porque ele se desvirtuou da sua verdadeira função de autoridade, criando uma ditadura e promovendo a idolatria, consequentemente o desprezo ao Criador (veja Dan. 3:10-12).

Por isso, não devemos ter uma obediência servil e cega. Outro exemplo é a ordem do faraó às parteiras hebreias para matar bebês meninos, mas elas não o obedeceram (Êx 1:15-17).

Portanto, o crente deve seguir a verdade sempre, e jamais se apartar do temor de Deus, que é a autoridade maior!

estudo bíblico explica significado da palavra amém no idioma hebraico

O crente deve não sujeitar-se às autoridades, tentando abrir-lhes os olhos, quando estas se desvirtuam dos princípios divinos aqui estabelecidos (aqui em Rom. 13). Por exemplo, João o imersor (que erroneamente damos o “sobrenome” de “Batista”) resistiu ao Herodes Antipas, pois ele havia se desvirtuado do seu papel de autoridade (Luc. 3:19).

O Senhor também se opôs e denunciou as más obras da liderança religiosa de seu tempo, os fariseus e escribas, uma vez que eles se desvirtuaram de seu papel de autoridade (Mat. 23:2,25-28).

A autoridade está a serviço do povo para administrar as causas do povo e supri-las. Em troca disso o povo lhes dá a devida honra. As autoridades encontram-se eleitas para servirem a Deus servindo e administrando as causas ao povo, fazendo justiça e fazendo predominar a verdade e a honestidade. Quando um governante não entende essa natureza de seu trabalho ele acaba extrapolando e se desvirtuando de seu verdadeiro papel de autoridade. Portanto, é nestes casos que não podemos servir como cegos ou tolos.

A autoridade deve promover o bem e coibir o mal (Rom. 13:3a). Paulo diz que a autoridade traz espada sobre o mal, e vingança, isto é, justiça (Rom. 13:4). Paulo não está defendendo autoridade A ou B, mas está simplesmente abordando o princípio de autoridade que Deus estabelece.

Quando a autoridade se torna impenitente, persistindo em seus erros, o próprio Deus se opõe a ela (Ezeq. 34:8-10).

Compartilhe conosco mais conhecimentos ou casos acerca deste assunto. Deixe seu comentário abaixo.

Leia também: A ira de Deus: um Deus irado, aguardando o fim!

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

15 comentários em “Submissão às autoridades: estudo Romanos 13:1-7”

  1. ola. creio que realmente devemos respeitar a posição de autoridade e nunca concordar com seus erros. a igreja deve denunciar o pecado e a injustiça cometida por qualquer governante seja ele civil ou militar ou eclesiástico.

  2. Acho uma vergonha ésse povo fazendo d um homem um ídolo idolatria e pecado gente por favor leia Bíblia quem se di evangélico

    1. Na bíblia, inventaram um cântico para o rei Davi, que libertava o povo de Deus.

      “E as mulheres, dançando, cantavam umas para as outras: Saul feriu milhares, mas Davi, dez milhares.”
      (A21 1Sm 18:7)

      E Deus não estava com Davi?
      Devemos adorar somente a Deus, mas precisamos contar com um ser humano que seja instrumento da justiça Dele!

  3. Eu aceitar trabalhar, prestar os meus serviços durante um tempo pré estabelecido de maneira informal a uma empresa eu estou indo de contra o que está escrito nesse capítulo?

  4. A Paz do Senhor,eu faço parte de um grupo Varões de Guerra,onde tem só tem varões no grupo,em excessão de uma missionária,que fala alto dizendo que é autoridade no meio de nós,fala com o grupo com desrespeito e se acha o próprio Deus, está deixando o grupo desanimado e está deixando o ambiente não hostil,queria uma ajuda nesse assunto, não expulsamos pois isso é com Deus,ele vai resolver esse caso,mesmo assim gostaríamos de uma opinião pra ajudar o grupo com essa situação que está chata,causando em alguns varões vontade de abandonar o grupo

    1. Olá Joubert.
      Esse é o problema que estava acontecendo em 1 Coríntios 14, e foi exatamente por isso que Paulo teve de ordenar a este tipo de mulheres que ficassem caladas mas congregações.
      “porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as congregações dos santos, as mulheres estejam caladas nas congregações; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a Torá. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na congregação. Por acaso foi de vós que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, ele é ignorado.”
      (NTJud 1Co 14:33-38)

      Conselho: isso é um grupo de WhatsApp? Se sim, então saiam todos os homens do grupo, criem um novo, vão todos para o novo e deixem ela sozinha lá.

    2. Paz do Senhor irmão Joubert li vossos comentários e o senhor mesmo disse que não a expulsaria pois isso seria para Deus, se isso é coisa pra Deus e se o senhor tem convicção deixe Deus tratá-los, a vocês e a missionária. Orem! Outras e outros pertubadores virão certamente. Quem sabe Deus não permitiu que ela estivesse nesse grupo para gerar resiliência, quebrar alguns paradigmas religiosos, quebrantar corações endurecidos. Quem sabe esta mulher já foi ferida por algum religioso de plantão dentro da igreja e quando esbraveja toca na ferida, nos brios de alguém do grupo. Alguém do grupo já pensou nisso? Às vezes o Senhor está apenas nos pondo a prova para nos aprovar, para examinarmos o que de fato há dentro do nosso coração! Olhemos por favor para o outro, independentemente de ser varão ou varoa com o coração de Jesus! Deus não desiste ou descarta ninguém! Ele nos vê como de fato fomos criados para ser NELE entendamos isso. Prova disso é Pedro! Negou Jesus, afastou-se, voltou à pesca.

    3. CONTINUAÇÃO!!!
      Mas Jesus não desistiu de Pedro foi atrás de Pedro! E conjecturando ” Pedro eu sei que tu me amas, vai lá apascenta as minhas ovelhas, Pedro tu és Rocha!!! E sobre tí edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Jesus viu quem de fato e de verdade era Pedro! Deus sabe de fato quem somos nós por dentro! É tempo de edificar, de adornar a noiva para se encontrar com o noivo! Ninguém desiste ou descarta ninguém! O Senhor está voltando! Orem, orem, orem por ela e por vocês, porque quem vai os convencer das verdades ocultas desta situação é o Espírito Santo da verdade.
      Na Paz e na Graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

    4. Aí é com o pastor da igreja pois não pode ser.assim o servo tem que ser manso e não soberbo tem que ir pra cadeira

  5. Caro Gabriel, você faz colocações pertinentes, porém, deve tomar cuidado porque as características que Paulo assinala para ter a autoridade como boa não era satisfeita no governo Romano e mesmo assim ele exorta para que ela fosse respeitada a exceção das coisas concernentes ao evangelho. Deste modo não é plausível mesmo que de modo implícito desconstruir isso com o ensinamento do cego, pois, deste modo, abre-se a ideia de que uma vez que a autoridade erra, cada um pode buscar fazer o que acha certo de acordo com sua verdade e assim o sendo a sociedade entraria em um grande colapso.

      1. Já foi feita a revisão?
        O irmão Jorge falou como excessão as coisas concernentes ao evangelho, mas não levou nem consideração que o evangelho é pleno e está em tudo. Exemplo: muitos governos atuais estão a apoiar ideologias satânicas como aborto, ideologias de gêneros, estão descumprindo leis da constituição federal através de decretos querendo subjulgar as pessoas com decretos dizem eles ser para o bem da sociedade mas olhando friamente se ver a hipocrisia e as más intenções. Querendo obrigar a homens dignos pais de família que tem comecercio a fecharem seus comércios enquanto eles trabalham…. E muitos outros casos, então é sutil essa afirmação de se limitar ao evangelho e pode também beirar o erro.

      2. Anthony obrigado por comentar. A revisão ainda vai acontecer. Eu não estou dando conta de manter os conteúdos em dia e ainda criar novos toda semana, mas devagar as coisas vão melhorar por aqui.

    1. Concordo com voce Jorge, até porque, quando Paulo colocou estas questoes o governo tambem era corrupto.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.