5 Coisas que acontecem em um avivamento (a 3 é a evidência)

orando, lendo a bíblia e estudando as coisas que acontecem em um avivamento

A Bíblia Sagrada é repleta de ocasiões que revelam coisas que acontecem em um avivamento, seja pessoal ou coletivo. Veremos neste estudo bíblico o que traz o avivamento na vida dos filhos de Deus e seus resultados na prática.

Baixe este estudo em formato PDF para impressão aqui. Leia este estudo em inglês aqui.

1) O avivamento verdadeiro traz consigo o temor de Deus!

homem de joelhos orando à luz do sol

O avivamento é a manifestação da presença de Deus no coração de seu povo, e essa manifestação traz consigo o temor de Deus! Este temor, por sua vez, nos faz reconhecer a santidade Dele e o quanto precisamos nos consertar, abandonando nossos pecados, isto é, nossas transgressões contra a palavra e os ensinamentos Dele.

Podemos relembrar a cena em que Deus retirou os Israelitas do Egito antigo e os trouxe até o monte Sinai. Então lá, Ele desceu com milhares dos santos celestiais para falar com o povo (Dt 33:2).

Ele estava trazendo aos israelitas um avivamento depois de muitos anos de escravidão (Dt 30:16). Deus estava tornando Israel uma nação com sua própria Lei, regida pelo Autor do universo.

Logo, uma das primeiras coisas que acontecem em um avivamento é despertar do temor de Deus em nossos corações!

E o temor a Ele causa em nós certa apreensão quanto a pecar, isto é, nos faz temer e refletir antes de agir contrariamente à Sua vontade e princípios. Vamos comprovar isso nos versículos abaixo:

Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som da trombeta e a montanha fumegante, teve medo e ficou longe.
Disseram a Moisés:
– Fala-nos tu, e nós ouviremos, não nos fale Deus, para que não morramos.
Moisés disse ao povo:
– Não temais. Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, e não pequeis.

(Êxodo 20:18-20)

Por isso, se estamos clamando por um avivamento, clamemos então para que Deus gere em nossos corações temor por Ele, para que o respeitemos, bem como aos seus mandamentos.

2) Em um avivamento, o arrependimento é o “personagem principal”.

Deus se arrepende ou não? Estudo bíblico explica textos de Gênesis 6:6 e Números 23:19

O pecado é o que nos separa de Deus, de acordo com Isaías 59:2. Portanto, das coisas que acontecem em um avivamento, o arrependimento de pecados é praticamente a principal, pois o arrependimento é o início da mudança para uma vida com Deus!

Logo, qualquer que queira se aproximar de Deus através de um avivamento, deve querer afastar-se de seus próprios pecados!

Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.
Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza.
Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

(Jacó [Tg] 4:8-10; cf. 2Cr 15:2; Is 1:16; Zc 1:3)

Mas o que é arrependimento afinal de contas?

Geralmente ouve-se dizer, especialmente no mundo religioso evangélico, que arrependimento é um pesar profundo pelos pecados ou maldades cometidas, e consequente desejo de abandonar este mal. No entanto, no idioma bíblico original, o hebraico, não é meramente isso.

No texto bíblico em grego, muito divulgado, encontra-se a palavra μετανοεω (metanoeo), ou “metanóia“, como é mais conhecida. Essa palavra aparece em Mt 3:2, por exemplo, onde nas traduções bíblicas comuns lemos: arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Segundo o Dicionário Bíblico Strong, a palavra grega significa mudar a mente, i.e., arrepender-se; mudar a mente para melhor, emendar de coração e com pesar os pecados passados.

Mas no hebraico, a palavra que define esse “arrependimento” é Teshuvá. Essa palavra vem da raiz שוב (shuv), que significa basicamente voltar, retornar, sendo identificada nas Escrituras em textos como Gn 14:16 e 16:9.

Isso traz um sentido muito mais profundo a um avivamento e ao chamado “arrependimento”, pois não significa meramente sentir pesar por um determinado erro e parar de praticá-lo, mas simboliza um retorno verdadeiro e comprometido para Deus!

Ou seja, é uma mudança completa de vida, onde alguém que está se arrependendo de seus pecados na verdade está voltando-se para o Criador.

Dessa forma, a mensagem de Mt 3:2, que lemos acima, seria mais precisamente: voltem para Deus, porque o reino dos céus está próximo!

A Teshuvá, ou o retorno para Deus, consiste em comprometer a vida com o aprendizado das palavras Dele a fim de praticá-las, se ajustando e fazendo a vontade Criador. Não seria essa uma das principais coisas que acontecem em um avivamento?

Por isso, se existe algum mover sendo chamado de “avivamento” onde se vê apenas manifestações emocionais com cânticos, mas sem um comprometimento profundo de retornar para Deus, sua palavra, seus ensinamentos, mandamentos e princípios, talvez não possamos de fato chamar isso de “avivamento”.

Para mais informações a respeito da Teshuvá. recomenda-se a obra A arte da Teshuvá, do Rav Kook.

Ouça também esse podcast abaixo com um trecho do livro.

3) No verdadeiro avivamento, a Palavra de Deus é desejada e engrandecida.

“Desvio meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.”

(Salmo 119:101)
como orar do jeito que Jesus ensinou

O versículo do salmo acima vem em concordância direta com os dois tópicos anteriores deste estudo bíblico sobre as coisas que acontecem em um avivamento.

Primeiro, o temor de Deus vem ao nosso coração, nos fazendo reconhecer nossas transgressões e a necessidade de nos consertarmos para com Ele. Depois disso vem o arrependimento, a vontade de retornar para os caminhos de Deus. Isso é a evidência de que um verdadeiro avivamento está acontecendo dentro de nós! E então, naturalmente, vem a vontade de ler a palavra do ETERNO, e com isso vem o conhecimento bíblico e o consequente desejo de praticar a mesma palavra. É o que acontece com aquele que está sendo realmente avivado.

Tudo isso são evidências das coisas que acontecem em um avivamento vindo verdadeiramente de Deus, movendo os corações sinceros!

O salmista desvia seus pés de todo caminho mau a fim de guardar e obedecer sem falsidade a palavra de Deus.

Para que serve um avivamento, se não para aproximar o ser humano de Deus através da reconciliação com seu Criador? Isto certamente dá ao arrependido uma vida nova através da obediência da palavra Dele (cf. 2 Co 5:17-20; Ef 4:17-24).

Depois de passar pelas duas primeiras coisas que acontecem em um avivamento, e então conhecer e colocar em prática constantemente a terceira, as outras duas começam a acontecer de forma natural, vejamos quais são.

4) Buscar a Deus constantemente é parte de avivamento genuíno!

“Meu coração compreendeu Teu mandamento – ‘Buscai Minha presença’ – e Tua presença ele busca.”

(BHSefer Sl 27:8)

Buscar a Deus significa, basicamente, caminhar em comunhão com Ele, em concordância com a vontade Dele (cf. 1 Jo 2:4-6). Isso, consequentemente, exige leitura, estudo e obediência à Sua Santa Palavra, além de alimentar uma vida de adoração, louvor e oração constantes (Lc 18:1).

Mas é indispensável que os três passos anteriores aconteçam antes deste aqui, pois para estar em comunhão com Deus é necessário, obviamente, reconciliar-se com Ele! Dessa forma, Ele abençoará sua leitura e direcionará seu conhecimento corretamente (cf. Pv 2:1-7).

Se você estiver com alguma dificuldade em ler a palavra do Senhor com frequência, inscreva-se em nossos canais e receba sugestões de leituras bíblicas diárias. Inscreva-se no WhatsApp aqui, ou no Telegram aqui.

5) Os crentes tornam-se cheios do “Espírito Santo”!

É claro que não poderíamos deixar de falar neste tópico, e talvez alguns leitores já imaginassem que ele estaria na lista. Mas precisamos também falar sobre o que é ficar cheio do “Espírito Santo” afinal de contas?

Primeiro de tudo, queremos destacar que para receber o Espírito de Deus é necessário obedecê-lo! É exatamente isso que diz Atos 5:32. Logo, se uma pessoa, ou um grupo de pessoas, alega estar passando pela experiência de um avivamento e com isso se enchendo do chamado “Espírito Santo”, mas não está se dispondo para obedecer a Deus e Sua palavra, não vemos razão para ela dizer que está realmente sendo avivada por Ele…

Segundo, precisamos explicar, ainda que brevemente por agora, o que é “Espírito Santo”, para não haver confusões.

Se lermos a Bíblia no idioma em que os profetas realmente a escreveram, encontraremos a expressão “rúah hakodesh“, sendo que “rúah” significa literalmente “vento, sopro, respiração”, e “kodesh” santidade/santo. Veja por exemplo o texto de Isaías 63:11 no interlinear hebraico-português.

Sendo assim, ao dizer “Espírito Santo”, o texto bíblico no idioma original não se refere a uma pessoa ou a uma divindade, como muitos imaginam.

Na verdade, o próprio Deus deixa claro nas Escrituras que é pecado criar outros deuses e cultuá-los ao lado Dele! Vide Êx 20:23, Dt 5:7; cf. Lc 4:8.

Mas, é óbvio também que o texto bíblico não está querendo dizer literalmente “vento/sopro de santidade” quando usa o termo “rúah hakodesh“. Então o que temos que fazer é, à partir do significado original da palavra bíblica e com análise do contexto em questão, encontrar uma palavra que defina melhor o que o autor bíblico quer dizer. Mas é claro que a palavra no idioma de tradução não deve perder conexão com o significado original, porque isso seria desonesto!

E ao consultar intérpretes da língua hebraica dentre o povo de Israel, o termo geralmente usado para traduzir “rúah hakodesh” é “inspiração de santidade“, visto que inspirar significa inserir o ar nos pulmões, e de modo figurado quer dizer “ser influenciado/capacitado”, ou algo similar. Temos como exemplo bíblico disso o texto de 1º Sm 19:20-23, onde mensageiros do rei Saul, bem como o próprio rei, recebem da inspiração divina e começam a profetizar. Outras alternativas de tradução são “presença santa” ou “emanação santa“.

Por fim, o que faz a inspiração santa de Deus nos crentes em um avivamento?

Podemos destacar, naturalmente, os acontecimentos de Atos capítulo 2 onde, sob influência da inspiração de santidade, Simão, junto de seus amigos, faz um discurso a respeito de Yeshua, chamado “Jesus“, que convence aproximadamente três mil pessoas de que ele era o Ungido (o Messias ou o Cristo). Vide At 2:14-41.

Simão foi capacitado pela inspiração de Deus a pregar tal mensagem. Depois, cada um daqueles irmãos se manteve unido em comunhão, adoração, oração e louvando a Deus diariamente (vide vs. 41-47). Não seriam essas coisas as evidências de um verdadeiro avivamento?

E para finalizar…

Paulo, o emissário (apóstolo), é um bom exemplo destas 5 coisas que acontecem em um avivamento.

Ele passou pelas 4 primeiras etapas e depois foi cheio da inspiração de santidade, e apregoou a palavra do Deus vivo com muito poder e até alguns sinais milagrosos. Vejamos um pequeno resumo de sua experiência:

  1. Nele (em Paulo) foi gerado o temor de Deus, quando reconheceu o quanto pecava contra Ele ao perseguir Seu Filho (At 9:17-20; 1 Tm 1:12-15);
  2. Ele arrependeu-se de seus pecados após tê-los reconhecido (At 26:9; Fp 3:7-8);
  3. Paulo, cujo nome original é Shaul (Saul), desviou seus pés do caminho mau que trilhava e submeteu-se a aprender mais com os discípulos do Senhor (At 9:19; Gl 1:18);
  4. Depois disso, ele buscava a Deus constantemente junto com outros irmãos (At 13:1-2);
  5. Finalmente, esteve cheio da inspiração de santidade para cumprir seu chamado (cf. At 13:9,10).

Por fim, Saul foi realmente avivado por Deus ao abrir seu coração para Ele quando se encontrou com o Mestre! Ele passou a ser obediente, cheio de unção, amor para com os irmãos e sabedoria na palavra de Deus.

Através da história de Saul podemos ter um exemplo claro das coisas que acontecem em um avivamento.

Algumas pessoas podem não compreender quando verem um avivamento começando na sua vida, assim como foi com este emissário. Mas não desista, fortaleça-se no Senhor e em Sua palavra! (vide At 9:21,22)

Assim como aconteceu com Saul, Simão e tantos outros, nós podemos buscar e nos submeter a Deus, sermos cheios de sua inspiração e viver um verdadeiro avivamento em nossas vidas!

Você sabe de mais coisas que acontecem em um avivamento? Então compartilhe conosco nos comentários abaixo.


Este estudo bíblico foi parcialmente baseado em um capítulo do livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 125.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

26 comentários em “5 Coisas que acontecem em um avivamento (a 3 é a evidência)”

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.