COVID-19 e a obediência do cristão nos versículos de Êxodo 12

praga do corona vírus - covid-19

O que fazer em meio a caos da epidemia de COVID-19 (corona vírus)? Devemos usar de de que nada vai nos contaminar e sair pelas ruas, ou seria pecado agir com “medo” ficando em casa? Qual versículo bíblico poderia dar base para ficar em casa de quarentena em meio a este tempo de pandemia? Vamos aprender um pouco com a praga descrita em Êxodo 12.

É verdade que temos muitos versículos sobre a proteção de Deus em meio a estes tempos de crise, o Salmo 91, por exemplo, é certamente o mais usado.

Passagens bíblicas como essa nos levam a crer que Deus nos protegerá e que nenhum mal, como a COVID-19 e dentre outros que já aterrorizaram a humanidade, nos atingirá.

As recomendações do governo, porém, em meio a este caos, é que todos fiquem em casa de quarentena para que seja evitada a proliferação deste vírus, além de toda higienização necessária como lavar bem as mãos com sabão e complementar com álcool gel, os objetos e todas as demais orientações que vemos nos noticiários.

Em meio a tanta confusão, muitos crentes julgam que aderir à quarentena proposta pelo governo seria falta de fé na proteção divina, o que fazer então?

Quero os fazer lembrar das ordenanças de Deus aos israelitas no Egito nos versículos de Êxodo 12, quando foram avisados que a praga ia passar.

Leia atentamente estes versículos de Êxodo capítulo 12:

3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, tomará cada homem para si um cordeiro, segundo a casa de seus pais, um cordeiro para cada casa.
4 E se a família for muito pequena para um cordeiro, que ele e seu vizinho mais próximo o tomem segundo o número de almas. Cada homem conforme o seu comer fará a conta para o cordeiro.
5 Vosso cordeiro será sem defeito, um macho de um ano. Vós o tomareis das ovelhas ou das cabras.
6 E o guardareis até o décimo quarto dia do mesmo mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o matará à tarde.
7 E tomarão do sangue, e o colocarão nas duas ombreiras e na verga da porta das casas em que o comerem.

13 E o sangue vos será um sinal sobre as casas em que estiverdes. E quando eu vir o sangue, passarei sobre vós, e a praga não estará sobre vós para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.
14 E este dia vos será por memorial, e fareis dele uma festa ao SENHOR por todas as vossas gerações: fareis dele uma festa por ordenança eterna.

21 Então Moisés chamou todos os anciãos de Israel, e lhes disse: Escolhei e tomai um cordeiro segundo vossas famílias, e matai a Páscoa.
22 E tomareis um molho de hissopo, e o molhareis no sangue que está na bacia, e passareis na verga e nas duas ombreiras da porta, com o sangue que está na bacia. E nenhum de vós sairá pela porta da sua casa até a manhã.
23 Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios. E quando ele vir o sangue na verga e nas duas ombreiras, o SENHOR passará sobre a porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.
24 E observareis isto por ordenança para ti e para os teus filhos para sempre.

Os versículos mencionados acima, obviamente, não tem nada a ver com a COVID-19 (corona vírus), mas umas lições importantes podemos extrair deste episódio, continue lendo.

Vemos claramente neste momento que Deus estava testando a obediência de seu povo em seguir suas orientações e ficar dentro de casa, sem dar uma de curioso desafiando a Ele com uma suposta fé que nada ia acontecer de mal a si caso saísse.

A ordem era clara: ficar dentro de casa enquanto a praga passava.

Lembremo-nos que “obedecer é melhor do que sacrificar” (1 Sam.15:22).

Portanto, eu julgo que neste momento de crise seria melhor para a igreja cristã obedecer e cooperar com o governo em suas orientações, afinal eles são constituídos para nosso próprio bem (ou é o que todos deveriam ser, vide Romanos 13:3,4).

Mas sabemos que a realidade não tem sido essa em alguns casos, pois há líderes que desafiam as orientações do ministério da saúde e do governo, e continuam com suas reuniões normalmente.

Igreja Mundial do Poder de Deus segue com as atividades normais. Funcionária afirmou à reportagem que a pessoa que tem fé em Deus está protegida do coronavírus
Igreja Mundial do Poder de Deus segue com as atividades normais. Funcionária afirmou à reportagem que a pessoa que tem fé em Deus está protegida do coronavírus

Eles alegam que os fiéis devem continuar indo na igreja sem medo algum.

Somos crentes só quando frequentamos o templo? 🙄

Se estes homens que estão permanecendo com suas igrejas abertas durante a epidemia estão fazendo as coisas certas, alegando fé em Deus que nada atingirá a eles, eu penso que sua suposta fé e oração deveriam fazer que a misericórdia divina alcançasse também os italianos, os espanhóis, os americanos e demais países que tem sofrido muito com a pandemia do corona vírus.

Porém a falta de resultado de sua fajuta fé e oração é a prova de que eles estão agindo por egoísmo, e digo mais, estão agindo também por conveniência, se é que me entende…

É triste ter que escrever frases como essas dos parágrafos acima, porque parece que uns irmãos se colocam contra os outros, e não há unidade. Porém devo informar que eu não estou associado a nenhum falso profeta, charlatão ou àqueles que são prepotentes, parciais com a verdade da palavra de Deus e/ou manipuladores da fé.

O versículo do Salmo 91:10 pode se referir também à praga da COVID-19?

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. (Salmos 91:10 ACF)

Eu tenho visto alguns irmãos usando deste versículo para se referir ao novo corona vírus e à quarentena, eles afirmam o seguinte: “praga alguma chegará à tua tenda, então fique dentro dela!”

É claro que o Salmo 91:10 não quer dizer especificamente que devemos “ficar dentro da tenda” em momentos de epidemia como da COVID-19, mas a aplicação sugerida é boa, visto que precisamos cooperar com o governo para o bem de toda sociedade, evitando o contágio da doença.

Quem sabe o próprio Deus não está provando os governantes através dessa praga, pois nós estamos vendo o quanto eles estão se desdobrando para atender as necessidades da população em meio a este caos, desembolsando muito dinheiro para investir em equipamentos e suprimentos diversos para a população, e agora pelo que vemos até mesmo o dinheiro recuperado da corrupção está sendo investido na saúde do povo.

Infelizmente foi necessário chegar a este estremo de contágio da COVID-19 pelo mundo inteiro e pelo Brasil para o governo se mobilizar mais.

Sabemos que já haviam várias faltas no sistema de saúde antes que deveriam ser supridas 🙁

mas em fim estão se mobilizando.

Por isso devemos nos manter em oração constante, cada um corrigindo a si mesmo e fazendo a sua parte, suplicando a misericórdia do SENHOR, para que venha sarar a nossa terra (leia 2 Crônicas 7:13-14), além de orar pelos milhares de médicos que pelo mundo estão colocando sua própria vida em risco para cuidar de pessoas que nem ao menos conhecem, por lealdade à sua profissão, seu país, e também amor pela vida.

E assim como em Êxodo 12:4 vemos um exemplo de solidariedade e fraternidade, também devemos ser solidários e promover a solidariedade para com nossos semelhantes, porque neste tempo vimos, infelizmente, muitas pessoas sendo egoístas comprando os produtos de proteção e higiene aos montes para si, além dos medicamentos, sem pensar no próximo.

Não sejamos insensatos, desafiando a Deus com uma suposta fé e não cooperando com as medidas protetivas, que são para o bem de todos.

Portanto, vede prudentemente como andais, não como tolos, mas como sábios … Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5:15,17 BKJ)

Este é o momento da igreja de Cristo mostrar que realmente é o sal da terra e a luz deste mundo, cada um fazendo sua parte de acordo com suas possibilidades.

E você, como acha que os cristãos deveriam agir neste momento de pandemia da COVID-19? Compartilhe conosco nos comentários aqui no final da página.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

26 comentários em “COVID-19 e a obediência do cristão nos versículos de Êxodo 12”

  1. Na minha visão e conversando com Deus, tenho a certeza que estamos iniciando uma jornada através do deserto, semelhante a atravesia dos israelitas, com toda a nossa carga de maldade, inveja, de adoração as vaidades, egoísmos, individualismos, abandono da Palavra do Senhor, porém, a continuidade dessa caminhada temos vistos mais exemplos de solidariedade, aproximação maior com Deus, e Sua Palavra, as famílias mais famílias e bem mais próxima, cuidado com as pessoas, em especial, com os idosos, moradores de ruas, ou seja, ao chegarmos ao final da travessia teremos um mundo melhor com pessoas, um número bastante significativo, aprofundando a o se temor e obediência ao Senhor, governantes pensando mais nas pessoas do que explicitamente só em situação econômica.

  2. Muito bom Muito sensato .temos que ter obediência sim numa pandemia como essa Deus nos protege sim porém temos que fazer nossa parte .pareabens e obrigada por escrever

  3. Boa tarde! Gostaria de saber qual seria a posição de Deus nesse momento, em que o presidente do Brasil fala a nação que deveríamos voltar a trabalhar , que os nossos filhos deveriam voltar a escola e etc. Agradeço se puder me responder.

    1. Oi Luiza, essa informação é difícil de te dar. O presidente da república Jair Bolsonaro está num beco sem saída, não é fácil essa tarefa diante do quadro em que estamos. Ele está preocupado com a economia e com milhares de pessoas que não estão podendo trabalhar e por isso em breve correm o risco de passar fome, além das centenas de empresas que terão dificuldades de se recuperar (e se se recuperarem) depois de tanto tempo sem movimento. Várias já dispensaram seus funcionários. Não é uma situação fácil de se resolver.

      1. Com certeza não é mesmo. Lendo passagens bíblicas, algumas delas inclusive mencionadas em seu post, que aliás achei extremamente sensato, penso que Deus nos mandaria ficar em casa, por zelo e amor as nossas próprias vidas, criação D’ele próprio. Acredito que a parte que cabe ao governo é arrumar maneiras pra amenizar essa crise econômica , acima de tudo suprindo os mais necessitados. Obrigado por responder. Que Deus nos proteja e nos faça entender qual o propósito D’ele, em meio há esse caos mundial! Um abraço

  4. Sou muito apegado ha mjnha familia somos todos amorosos uns com os outros,e esses dias havia alguns entes meu q chegaram de viagem e no lugar de uma comemoração só restou aperto no coração em n poder abraçar beijar ou até msm fazer nossa reunião de família q sempre fazemos com um almoço ou jantar solidário…em fim creio q tudo isso serviu para aproximar a família ainda mais e entender o quanto somos importantes um para o outro. E que isso n sirva só dentro da família mas para com todos…
    -Deus abençoe a todos!!

  5. Eu acho o mesmo que não devemos atentar a Deus , e se colocando no meio de tudo devemos sim cumprir as orientações superior, Deus nos guardara mais não da forma que muitos querem Deus responde segundo a sua misericórdia por isso devemos espera não submeter a risco , quanto a nossa fé devemos manter sempre em oração, e a creditar que isso vai passar pela misericórdia de Deus, não devemos descriminar ninguém devemos ajudar mais com inteligência cumprindo sempre com as orientações posta para nos proteger e proteger a outras pessoas neste momento Jesus e a nossa salvação a ele eu entrego tudo não tenho medo mais tenho a esperança da vida eterna por isso esse momento ficou mais confiante em Jesus tudo esta se cumprindo muito estão destraido mais os filhos de Deus devem ficar atentos o que o mundo esta passando e momento de observar alei de Deus e por em pratica e olhar a nos mesmo ensinar o caminho do arrependimento porque este momento são de aviso ao mundo muitos estão cego não vejam isso como um sinal para seguirmos o caminho do senhor meus irmão mais vale temer a Deus que confiar em nossos propios conselho, mesmo com isso poucos andarão no caminho do senhor por isso a terra geme de dor mortes sofrimento peste fome ate saberem que eu sou o senhor vosso Deus.

  6. Creio que devemos confiar no agir de Deus, mas também não podemos esquecer de seguir todas as orientações das autoridades do estado e da saúde pública

  7. Com certeza esse é o caminho certo “melhor obedecer do que sacrificar” palavras bem colocadas
    Meus parabens que Deus continue te usando

  8. Chegou o momento de manifestar o que sempre aprendemos sobre fé no que Cristo diz em sua palavra, nesse sentido é importante se ater a uma promessa que ele fez (Rm 14:17) ele veio para estabelecer um reino de paz justiça e alegria e o que se tem visto nesse cenário é muito desespero, as pessoas tem entrado em depressão por causa dessa circunstância horrível, mas se estivermos em Cristo e sua palavra em nós vamos estar confiantes de que realmente esse mal não nos atingirá, pois temos um Ente Santo dentro de nós, o Espirito Santo e ele irá cuidar desse templo que ele habita, mantendo nos com a saúde que Ele alcançou para nós na cruz. Sim devemos seguir a orientação de nossos governantes, essa é uma direção que a palavra nos dá, estar em Cristo é ser guiado pela sua palavra, isso é fé. Vamos ficar em paz e com alegria em nosso espirito, pois somos filho de um pai poderoso e que nos ama muito.

    1. Oi amado, obedecer aos governantes, mesmo que estes estejam matando vidas? Sabendo disso, não seríamos cúmplices?

  9. Irmão amado no senhor Jesus. Quem dera que todos pudessem ter ler essas palavras. Eu estou de pleno acordo com suas palavras e muitos tbm. Mas infelizmente alguns dos que dizem ser cristãos são muitas vezes uma vergonha até de dizer que é cristão. Que Deus nos ajude!!!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.