10 comentários em “Entenda (com base bíblica) que um cristão pode ir ao psicólogo”

  1. Parei quando li sobre psicologia para discernir a mente das pessoas. Não que seja errado o cristão buscar a psicologia, o problema é que ela não tem respostas para tudo de nossa vida, tem falhas e imperfeiçoe. Agora o que realmente pode dicernir os pensamentos do “paciente” é a palavra de Deus -a biblia, hebreus 4:12. Outra coisa é que vc tirou varios versiculos do contexto para apoiar suas ideias. Nada contra a psicologia se usada apenas no consultorio. Levar isso para dentro da igreja pode não ser bom.

      1. Sou psicóloga e psicanalista …..tenho enfrentado muitas resistências na igreja que frequento ….fico triste……mas o que fazer.

  2. Olá, sou contadora há mais de 20 anos, e desde muito jovem sempre quis ser psicóloga, sempre foi latente a minha vocação, mas às oportunidades profissionais vieram em Ciências Contábeis… Então, em 2019, em um retiro de mulheres recebi uma palavra de Deus de encorajamento e certeza de fato com o que o Senhor precisava fazer com minha vida. Então, deixei o trabalho e estou no quarto semestre de Psicologia… Porque o Senhor me revelou que Psicologia não era apenas minha vocação, é o chamado de Deus para minha vida. Não está sendo fácil essa mudança, sair da minha profissão anterior, com três filhos pequenos… Mas não estou sozinha, meu Pai amado está cuidando de tudo, me fortalecendo e encorajando a todo momento.

    Obrigada Gabriel pelo estudo! Que estímulo para minha caminhada!! Os comentários da Letícia e Juliana também me ajudaram muito.

    Deus os abençoe grandemente amados.

  3. Será que Deus está preocupado só com o fisiológico, e não com o psicólogo e emocional do ser humano?

  4. Faço psicologia e gostei muito desse texto. Por vezes me pego em conflitos e por ser cristã esses se tornam bem maiores, já que temos que buscar apoio e base bíblica em tudo que fazemos. Vi outro texto em um site de respostas bíblicas, assim como esse, e confesso que o conflito só aumentou. Pois, o ensinando, é de que a psicologia secular nada se aplica a bíblica e que são totalmente distintas. De fato, conhecimento humano não se aplica (em sua totalidade) ao espiritual, contudo, não podemos deixar de ressaltar a importância da ciência para toda área médica também aplicada a psicológica. Amo o que faço e fui instruída por Deus para essa área, tenho essa convicção. Mas não é fácil conciliar, pois somos atacados por nossos próprios irmãos.

    1. Oi Letícia, obrigado por seu comentário aqui, vindo de quem está atuando na área é muito importante. Eu compreendo essas dificuldades de conciliação. Infelizmente muitos irmãos ainda são “super espirituais”, e alguns quando pensam que estão defendendo a palavra de Deus, na verdade estão sendo fanáticos e religiosos (vide João 16:1,2). Eu também encaro conflitos semelhantes em outros temas. Existe o equilíbrio para tudo, eu vejo a psicologia como uma boa ferramenta a se agregar. Ela aguça nossa mente para nos deixar mais inteligentes. Além do mais, quanto mais se investiga o complexo do interior do ser humano, físico ou mental, mais se tem a certeza que há um Criador dessa obra.
      Continue se dedicando, buscando sabedoria na palavra do SENHOR e não se intimide com as oposições. Eu tenho certeza que você será instrumento usada por Ele, se já não estiver sendo.

    2. Oi Letícia, me chamo Juliana Hassel e sou psicóloga. Vi esta sua citação a cima “psicologia secular nada se aplica a bíblica e que são totalmente distintas”. Não acredito nisso, como também não acredito que em todas as ciências a Bíblia não esta aplicada. Se lermos e estudarmos a Bíblia com afinco perceberemos que a PSICOLOGIA esta toda lá, porém Deus nos deu ou permitiu a ciência justamente para que “apenas” confirmemos Sua palavra. Lembremos que existe diferenças de tempo e cultura e talvez por isso muitos fazem confusão. A todos os cristãos que atendo e me questionam algumas coisas sobre a Bíblia ou a espiritualidade, refletimos a resposta justamente alguns versículos que a própria pessoa traz em meio ao seu conflito e demanda.

      Minha deixa a você é que, todos os dias faça seu culto domestico e não deixe em momento algum de buscar a Deus pedindo sabedoria nesta amada e linda profissão.
      Se precisar entre em contato.
      Que nosso maravilhoso Deus te abençoe.

      Obrigada Gabriel Filgueiras pelo estudo, muito bem aplicado.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.