Vós sois deuses! Entenda quem são os deuses do Salmo 82:6

Estudo sobre o Salmo 86:2, a quem a Escritura disse vós sois deuses?

Existem outros deuses, conforme escrito no Salmo 82:6 e João 10:34? Por que Deus estaria fazendo julgamento em uma congregação de deuses, conforme o versículo 1? A Bíblia realmente defende o politeísmo neste Salmo? Existem realmente outras divindades no céu?

Uma análise do Salmo 82:1 no original hebraico.

É um pouco intrigante o que encontramos escrito em algumas passagens deste Salmo, não é mesmo?!

Quando lemos isoladamente o Salmo 82:1 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), por exemplo, dá-nos a entender que existem vários outros deuses junto do Criador, confira:

'Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no meio deles dá a sua sentença:' 

Isso praticamente se repete em outras traduções bíblicas modernas como a NVI, ARA, NAA, vejamos:

'Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelece o seu julgamento.' (Salmos 82:1 ARA)

Diante disso, a pergunta que não quer calar é: por que Deus está no meio de uma congregação de (supostamente) outros deuses no Salmo 82:1? E por que se diz “vós sois deuses” no versículo 6?

Vós sois deuses, congregação divina, divindades.
Imagem meramente ilustrativa

Essa questão é facilmente resolvida só de se analisar o contexto do Salmo 82. Mas juntamente com isso, vejamos também o significado original das palavras hebraicas usadas ali, afim de deixar tudo muito claro.

Portanto, vamos examinar primeiro o versículo 1. Depois veremos o versículo 6 e finalmente faremos a ligação com todo o contexto do Salmo. Vejamos.

Salmo 82:1 interlinear hebraico-português.

אֱ‍ֽלֹהִיםelohimDeus
נִצָּבnitsavse posiciona
בַּעֲדַתbaadatna congregação
אֵלeldivina/poderosa
בְּקֶרֶבbeqerevno meio
אֱלֹהִיםelohimdeuses/poderosos/juízes
יִשְׁפֹּֽטishpotjulga/governa

O grande questionamento aqui fica em cima das palavras “elohim” e “el”, que possuem diferentes traduções e significados, dependendo de seu contexto.

A palavra “elohim” é o plural de “eloah”, que tem raiz na palavra “el”. Elohim aparece no texto hebraico em Gênesis 1:1, que diz: No princípio criou Deus (elohim) os céus e a terra. Mas embora seja plural (a terminação “im” no hebraico é usado para plural masculino), ela também é usada para o singular quando a frase se refere a um sujeito só. Portanto, no caso de Gênesis 1:1, se refere exclusivamente ao Criador, por isso “elohim” ali deve ser traduzida por “Deus” e não “deuses”.

Vejamos então a definição de “elohim” no Dicionário Bíblico Strong.

אֱלֹהִים (el-o-heem’)
elohiym plural de H433
ditat – 93c n m p

  • 1 plural
    • 1a governantes, juizes
    • 1b seres divinos
    • 1c anjos
    • 1d deuses
  • 2 plural intensivo – sentido singular
    • 2a deus, deusa
    • 2b divino
    • 2c obras ou possessões especiais de Deus
    • 2d o verdadeiro Deus
    • 2e Deus

A palavra “el“, por sua vez, nos tempos entre o dilúvio e o patriarca Abraão (principalmente) era usada para designar uma divindade cananeia poderosa, que estava acima dos outros deuses em que se acreditava. Ela também foi usada muitas vezes nos escritos dos profetas para se referir às divindades das nações, como é o caso de Isaías 44:10, 15, 17; 45:20; 46:6; Daniel 11:36 e Malaquias 2:11.

Além disso, Moisés usou “el” tanto para se referir às divindades das nações quanto ao Deus de Israel. Podemos ver isso em Êxodo 34:14 e ainda no Salmo 44:20. El é usado ainda para se referir ao Deus de Israel dezenas de outras vezes nas Escrituras como em Gênesis 14:22, 16:13, 17:1, 21:33, 46:3, etc.

"Não adorarás outro deus (el). Pois Iahweh tem por nome Zeloso; é um Deus (el) zeloso."
(Êxodo 34:14 Bíblia de Jerusalém - parênteses nossos)

Mas tanto “el” quanto “elohim” também são usadas para se referir a alguém poderoso ou que tem autoridade, seja um ser humano ou um mensageiro celestial (anjo), como em Êxodo 21:6 e 22:8,9, onde “elohim” se refere às autoridades/juízes de Israel, e outro caso no Salmo 89:6. E ainda há alguns casos especiais em que “elohim” é usado para descrever coisas poderosas/grandes, como em Gênesis 30:8 e Êxodo 9:28. Além do mais, a palavra El também pode ser traduzida por “poder/autoridade/poderoso”, como é o caso de Gênesis 31:29, Micaías 2:1, o final de Deuteronômio 28:32 e Provérbios 3:27; além de Ezequiel 31:11; 32:21.

Então ambas palavras não significam só “deus” ou “deuses”.

Portanto, a definição de “el” no Dicionário Bíblico Strong é a seguinte:

אֵל (ale)
el, forma contrata de H352
grego G2241 ηλι e G1664 ελιουδ
ditat – 93a n m

  • 1 deus, semelhante a deus, poderoso
    • 1a homens poderosos, homens de posição, valentes, poderosos
    • 1b anjos
    • 1c deus, deus falso, demônios, imaginações
    • 1d Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
  • 2 coisas poderosas na natureza
  • 3 força, poder

Portanto, no Salmo 82:1 pode ser traduzido tanto “em meio aos deuses ele julga” quanto “em meio aos poderosos…”. E ao continuar lendo o Salmo, o contexto sugere obviamente que “elohim” ali se trata de homens poderosos, ou que tem autoridade para fazer julgamento como vimos no caso de Êxodo 22:8,9. O Salmo 82:1, portanto, se refere às autoridades de Israel!

Da mesma forma, o versículo 6 que diz “vós sois deuses”, se refere à mesma coisa, isto é, aos juízes de Israel, os homens poderosos.

O salmista (e Deus) está indignado pela corrupção e desprezo dos juízes da nação para com os pobres. E como se isso não fosse muito, eles ainda justificavam os ladrões, injustos, malfeitores, aceitavam suborno, etc.

"Até quando julgareis falsamente, sustentando a causa dos ímpios?
Protegei o fraco e o órfão, fazei justiça ao pobre a ao necessitado, libertai o fraco e o indigente, livrai-os da mão dos ímpios!"
(Salmo 82:2-4 Bíblia de Jerusalém)

Os juízes a quem o salmista se referia ocupavam posições de autoridade na nação. Por isso, quando ele diz “vós sois deuses” (isto é, “elohim” ou “poderosos”), está destacando o poder que eles tem de julgar. Esta é, pois, uma qualidade por natureza de Deus, que é o justo Juiz (Gn 18:25; Salmo 7:11; 2 Tim 4:8).

Podemos então dizer que, através do salmista, Deus está expressando sua indignação contra a injustiça, e está fazendo um apelo à que os governantes julguem com justiça a causa dos pobres e os ajudem em suas necessidades, além de não aceitarem suborno nem permitir que a maldade fique impune.

Além do mais, assim como no Salmo 82, Deus mostra-se indignado contra a injustiça em outras passagens da Bíblia, veja Isaías 1:16-17,23, por exemplo.

Leia mais sobre a ira de Deus no estudo Um Deus irado aguardando o fim.

Para entender por completo o “vós sois deuses”, do Salmo 82:6, é importante ler também o versículo 7.

O versículo 6 não chama só os juízes israelitas de “elohim” (poderosos ou “deuses”), mas também de “filhos do Altíssimo“, o que identifica esses “elohim” como criaturas de Deus. Além disso, o versículo 7 dá a sentença para estas mesmas pessoas, que morreriam como um homem qualquer por causa de sua arrogância, injustiça e iniquidade. Por isso, este salmo descarta qualquer insinuação ao politeísmo.

Tome muito cuidado com pessoas que equivocadamente ou de maneira presunçosa, dizem que a Bíblia chama seres humanos de deuses, como eu já vi dizerem por aí na internet, pois se em algum momento ela assim o faz, certamente é usando-se de uma linguagem figurativa.

O que Jesus quis dizer recitando o Salmo 82:6, “vós sois deuses”, em João 10:34?

Em João 10:34 o Mestre faz uma breve citação do Salmo 82:6, e para não ficar dúvidas aqui, vamos examinar brevemente por seu contexto.

Primeiro, no versículo 30 Jesus afirma: Eu e o Pai somos um.

Diante disso, os judeus pegam em pedras para matá-lo apedrejado (v. 31). No entanto, o Senhor logo mostra a respeito de que ele estava falando no versículo 32, dizendo: Muitas boas obras vos mostrei da parte de meu Pai. Por qual das obras me apedrejais? Ou seja, ele estava se dizendo ser um com o Pai devido as obras que fazia, que eram as mesmas de Deus (cf. v. 38).

Os homens então alegam que Jesus se passava pelo próprio Deus (v. 33). Mas o Senhor se dizia igual ao Pai porque estava fazendo as mesmas obras que as Dele, conforme lemos acima, no versículo 32.

Então, para reforçar seu discurso, o Senhor diz:

“Não está escrito assim em vossa lei: “Eu disse, vós sois deuses?”
Se àqueles chamou deuses porque a eles veio a palavra de Deus (e a Escritura não pode ser anulada), a quem santificou o Pai e enviou ao mundo, vós lhe dizeis: “Tu blasfemas”, porque vos tenho dito: “Eu sou o Filho de Deus”.

Neste ponto, ao chamar a si mesmo de “Filho de Deus”, o Senhor está se identificando como alguém que tem autoridade divina para fazer as obras de Deus, bem como aqueles juízes do Salmo 82 (responsáveis por julgar a nação e fazer justiça), que da mesma forma foram chamados de “filhos do Altíssimo” (v. 6)

Em outras palavras, o Senhor disse: Se àqueles homens veio a palavra de Deus e por isso foi dito a eles “vós sois deuses” (isto é, tem autoridade dada por Deus), por qual motivo vocês estão dizendo que eu, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo (cf. Lc 4:16-21), está blasfemando ao me chamar de Filho de Deus?

Isso é comprovado pelos versículos que se seguem, onde nosso Senhor ainda diz: Se eu não faço as obras de meu Pai, não me credes, mas se as faço, mesmo que em mim não acrediteis, crede pelas obras, para que entendais e crede que meu Pai está em mim e eu estou em meu Pai. (vs. 37,38)

Logo, concluímos que, assim como o salmista não chamava aos homens de deuses como sendo, de fato, divindades, mas sim pessoas a quem foram outorgada autoridade divina, o Mestre da mesma forma não chamava a si mesmo de Deus, mas destacava a autoridade que o Pai lhe deu para fazer as obras Dele, de tal forma que ele disse: Meu pai está em mim e eu estou em meu Pai. (v. v. 38)

Em nenhum momento, portanto, a Bíblia defende a existência de outros deuses mas, como está escrito, Yahweh nosso Deus é um! (Dt 6:4) E o próprio Senhor disse isso, cf. Mc 12:29.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

65 comentários em “Vós sois deuses! Entenda quem são os deuses do Salmo 82:6”

  1. QUANDO A BÍBLIA SE REFERE A “DEUSES” ESTÃO OBVIAMENTE SE REFERINDO AOS OUTROS DEUSES QUE EXISTEM COMO BUDA, GANESH, ALAH, ect… HÁ SIM UM CONSELHO DIVINO ENTRE OS DEUSES, MAS DEUS É O PRESIDENTE. MAS VOCÊS NÃO CONSEGUEM ENXERGAR ALÉM DE BOLHA PRECONCEITUOSA DE VOCÊS EM ACHAR QUE SÓ O DEUS QUE VOCÊ ACREDITA É O ÚNICO!

    1. Como está escrito,as coisas de Deus são loucuras para o mundo, pois a palavra de Deus é loucura para os que perecem,mas para aos salvos, é poder de Deus para salvação de todos que cre, mas os pecadores não entende a palavra de Deus, porque é descinida espiritualmente, o Espírito de Deus fala ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

  2. Não existe ninguém na cópia original dos manuscritos do mar morto com nome de Jesus mas sim Yehoshua(Josué)e nem profecias nenhumas sobre esse sujeito.(Túmulo de Talpiot).Tudo treta teológica monoteísta.

  3. Vamos tomar como exemplo alguns pasukim (versículos) dos manuscritos do mar morto e traduzi-los literalmente conforme está escrito.
    בראשית ברא אלהים את השמים ואת הארץ׃
    No princípio de, (separar ou modificar ou cortar) Elohim(aqueles que vieram do céu) os céus e a (terra,chão,solo).
    והארץ היתה תהו ובהו וחשך על־פני תהום ורוח אלהים מרחפת על־פני המים׃
    A (terra,chão,solo) era (desolação,deserta) e vazia, a escuridão cobria a superfície das profundezas das águas, e a(o) (mente,respiração,ar,vento) dos Elohim (relaxa,agita,movimenta) acima da superfície das águas.

    יאמר אלהים יהי רקיע בתוך המים ויהי מבדיל בין מים למים:
    E dizem Elohim(aqueles que vieram do céu) seja o céu (espaço de ar) dentro da água e separe entre águas e água
    : ויאמר אלהים נעשה אדם בצלמנו כדמותנו וירדו בדגת הים ובעוף השמים ובבהמה ובכל־הארץ ובכל־הרמש הרמש על־הארץ׃

    E dizem Elohim(aqueles que vieram do céu) façamos (humanos ou humanidade) na (sombra ou defesa) conforme nossa (semelhança ou maneira) etc… Todo o primeiro capitulo Gênesis é plural (Os Elohim).Não fala de criação!O verbo bara na raiz primitiva semítica não significa criar mas sim (separar ou modificar,cortar etc…) e nem era esse o verbo utilizado naquele tempo para definir criação mas sim (asah etc…)E antes dos manuscritos existe as placas Sumérias.
    QUEM É REALMENTE YAHWEH(JEOVÁ,JAVÉ,SENHOR).
    Quem teria escolhido adorar um pequeno deus de montanhas e tempestades quando outros dingirs se mostraram mais poderosos?

    YAHWEH É SIMPLESMENTE ISHKUR

    E aqui está o que Ishkur fez: ele se baseou em todos os elementos relacionados a seus irmãos, primos, tios, avós etc, criando, através do povo judeu, um único deus que era responsável por todos esses atos. Assim, Yahweh se torna o deus que “criou Adão da terra”, uma ação que sabemos ter sido realizada por Enki. Yahweh se torna o
    destruidor de Sodoma e Gomorra, uma guerra que sabemos ter sido liderada por Ninurta e Nergal. Yahweh se torna o deus que destrói a Torre de Babel, uma ação que sabemos ter sido realizada por Enlil e Ninurta. Yahweh
    se torna o único que envia o Dilúvio e depois salva Noé e sua família, ações que em vez do longo texto Atra Hasis são atribuídas a Enlil (que envia o dilúvio) e a Enki (que diz a Ziusudra / Noé como construir sua arca) ).

    Resumindo, Ishkur retira todos os outros dingirs, fazendo todos os seus atributos e ações. Os judeus, seu novo povo, terão que acreditar nisto e levar esta
    palavra ao som da espada onde quer que estejam.

    Você pergunta … e o outro dingir? Como você vai de uma situação com tantos deuses para um com apenas um deus?

    Simples: criando uma série de sub-deuses (os anjos) e uma figura antagônica com sua hoste de seguidores. Em suma, um adversário a quem atribuir toda conotação do mal. O
    termo hebraico para este adversário, até agora
    você entendeu, é Satan, que alguns estudiosos – como Giovanni Semerano – derivam
    do acadiano Sha-Tam, confirmando o vínculo de Yahweh e Satan com Sumer e Akkad. Todos os antigos dingirs, portanto, e em particular quatro deles, privados de suas ações e de suas características positivas, estão unidos em um
    único nome: Satanás.

    Quem são esses quatro dingirs?

    Por enquanto nos limitamos a nomeá-los, em breve examinaremos as características explicando por que elas são as próprias fontes usadas para criar Satanás. Estes são Enki, Marduk, Ningishzidda e Dumuzi.Com provas arqueológicas

      1. Pois não!E contra provas arqueológicas não existem argumentos.E o mais engraçado é que os manuscritos é para especialistas em linguas primitivas semíticas e não para teólogos monoteístas que inventam e nem sabem traduzir.Eles até juntaram num só l lyn a Yhwh.Qualquer especialista que conhece a cópia original dos manuscritos do mar morto sabe muito bem que l lyn é o chefe dos elohim e Yhwh é um de muitos comandantes um Ish man(homem de guerra) etc…A bíblia é um plágio dos Sumérios etc… Ainda chamam de deus a esse sujeito:tem muito pior….
        17-Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
        18-Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

        Um deus que come,caminha,não sabe onde estava Adão e nem sabia que tinham comido o fruto(A historia nem é bem assim,mas isso é outro assunto) casado com Asherah etc…

        Números 31:17,18

      2. Eu não sigo um falso deus e um livro adulterado e mal traduzido.1 Reis 8:12-Então falou Salomão: O Senhor disse que ele habitaria nas trevas.

      3. Moço… que droga é essa que você usou? Desculpe…mas espero sinceramente que Cristo o ajude em sua escuridão… Ele é a Luz que ilumina nosso entendimento. Deus o abençoe.

      4. Estou passada, Gabriel… difícil acreditar que também li isso tudo… meu Pai eterno. rsrs

  4. MAIS UMA PARA RIR DA BÍBLIA!
    AS PESSOAS CHAMAM DEUS AO SENHOR (YHWH);E O DEUS DE ISRAEL VAI NA RETAGUARDA .ENFIM
    Isaías 52:12
    Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.AFINAL QUEM É DEUS?O DA FRENTE OU O DA RETAGUARDA.ENFIM

    1. Jose, o ”senhor” aqui, não poderia ser uma autoridade (capitão por exemplo)? Se, olharmos esse enunciado, conota isso. E Deus na retaguarda, o protegendo?

      1. Aqui é bem explicito.Yhwh vai na frente mas o deus de Israel vai na retaguarda.Não existe capitão nenhum mas sim um de muitos comandantes dos elohim Yhwh.As 3 religiões monoteístas chamam deus a Yhwh,mas o deus de Israel é que vai atrás e Yhwh(senhor,Javé,Jeová) é o que vai na frente.A bíblia não fala de deus nenhum porque na cópia original dos manuscritos do mar morto não fala.Elohim que na realidade é um termo Sumério! Em sumério-acadiano dá EL-Ú-HI-IM os famososOs Kadištu (KAD4-IŠ7-TU).Os textos são para especialistas em linguas primitivas semíticas e escrita cuneiforme e não para teólogos monoteístas.El-ú-hi-im(os planificadores,poderosos elevados,aqueles que vieram do céu)Na bíblia quando aparece senhor na cópia original é Yhwh etc…

  5. mentira !Elohim eram(aqueles que vieram do céu)E não humanos.No texto mais abaixo é dito,Vocês morrem como os humanos!Se eram humanos ele não precisava de dizer isso?Enfim os textos é para especialistas em linguas primitivas semíticas e não para teólogos monoteistas.Na raiz primitiva semítica juízes eram definidos por Felilim e mais recente Shofetim etc…

  6. Quanta besteira pra enganar o povo!!! Somos deuses sim, como Deus pode fazer a sua vontade na terra se não tiver seres Humano pra o ajuda-lo… Ele precisa de nós para abençoar os demais.. é tão simples isso pra mim hoje.. Ai esse povo vem com essas conversa fiada de que não é… isso ta acabando…

  7. Mentira!Elohim significa um plural de pessoas (deuses) e excessivelmente,e nunca juízes.Na raiz primítiva semítica o termo usado para juízes é shofetim ou felilim.

    1. José, Elohim é usado em geral para divindade. É usada na Bíblia para deuses pagãos, anjos.
      É também usada ao nosso e único Deus, pois dá o sentido básico de “forte, líder poderoso, Divindade Suprema”.
      É usado para o nosso Deus pq o termo Elohim é plural, indicando superioridade aos outros deuses que não existem.
      Não somos deuses, isso não passa de ego.
      Somos criações de Deus , e pela graca Dele temos o direito de sermos filhos ( ao se entregarmos a ele )
      Só existe um Deus, o Perfeito

      João 1:12
      Bíblia King James Atualizada
      Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome;

      Bíblia King James Atualizada
      Efésios 2:8
      Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

      Não chegamos nem ao seu pés Dele, MT longe disso
      Falar isso é jogar todo o ensinamento da Bíblia por água abaixo, pois ela diz que não somos merecedores da graça de Deus, antes merecemos o inferno e também que existe só um Deus

  8. Somos deuses pois nosso espirito é eterno. Somo humano pois o deus desse mundo nos aprionou aqui porém sabemos que a sinarquia de satanás tem imposto sobre nós mentiras e enganação através de meios sistêmicos de alienação para que através de rédeas (política e religião), fiquem os reféns de líderes, controladores. Saibam os leitores que essa casta de demônios criou esse mundo para nos aprisionar.
    Lembren-se: vós sois deuses.

    1. O salmo é claro querido, o qual se refere a posição de homens que estão no poder, que simbolicamente de uma forma representativa, mostra como que Deus age como soberano.
      Salmo 2 Deus rir dos seus inimigos, dos Reis poderosos da terra, só existe um Deus
      Nos fomos criados por Ele e Ele não foi criado por ninguém, sempre existiu; nos temos a vida eterna por causa dele mesmo, que nos deu Cristo nosso salvador

      1. Então fala nos homens?Então porque diz que morrem como humanos?Amiga eu conheço a cópia original e sei bem o que está escrito.Antes de mais ele não nos criou.E (dizem,digamos)(plural) Elohim(plural) façamos os humanos na (sombra ou defesa) conforme nossa semelhança ou maneira).Os textos é para especialistas em linguas primitivas semíticas e não para teólogos monoteístas,(Yhwh,Mlqusdqu) está de pé na assembleia de IYN(Elyon),ele argumenta com outros elohim etc…

      2. Amiga Elohim não se traduz como deus!É uma palavra Suméria. Sumério-acadiano dá EL-Ú-HI-IM os famosos Kadištu (KAD4-IŠ7-TU)..El-ú-hi-im(os planificadores,poderosos elevados,aqueles que vieram do céu).Alias muitas das palavras vem da Suméria etc…

    2. mentira !Elohim eram(aqueles que vieram do céu)E não humanos.No texto mais abaixo é dito,Vocês morrem como os humanos!Se eram humanos ele não precisava de dizer isso?Enfim os textos é para especialistas em linguas primitivas semíticas e não para teólogos monoteistas.Na raiz primitiva semítica juízes eram definidos por Felilim e mais recente Shofetim etc…

    3. Ruach na lingua primitiva semitica significa (vento,respiração,mente,raiva,deslocamento de um objeto na atmosfera etc…)Olam não significa eterno mas sim um longo tempo.Mas qual satanás?Não existe nenhum sujeito com nome de Satanás (uma função) e nem Lucifer (planeta Vênus,Aquilo que brilha)a famosa estrela da manhã.Enfim

  9. show muito bom! eu estou estudando a palavra pq um dos meus sonho é pregar a palavra ,mais quando recebo oportunidade eu pego no microfone faço uma minima esplanação da biblia e ja entrego logo kkkk

    1. A paz do Senhor Davi, eu quando recebi a primeira oportunidade também só recitei o salmo 55:22 e falei umas palavras bem rapidinho 🙂
      Á medida que vamos estudando vamos tendo mais conhecimento e por consequência adquirindo mais conteúdo também, daí vai dar pra falar por mais um tempo.
      Minha sugestão é, escreva os tópicos do que você for falar em um papel, e assim você vai ter tipo um “gatilho” que vai te guiar o que você deve dizer na sua mensagem.
      Respeito o tempo permitido. Um abraço.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.