Vós sois deuses! Entenda quem são os deuses do Salmo 82:6

Estudo sobre o Salmo 86:2, a quem a Escritura disse vós sois deuses?

Existem outros deuses, conforme escrito no Salmo 82:6 e João 10:34? Por que Deus estaria fazendo julgamento em uma congregação de deuses, conforme o versículo 1? A Bíblia realmente defende o politeísmo neste Salmo? Existem realmente outras divindades no céu?

Uma análise do Salmo 82:1 no original hebraico.

É um pouco intrigante o que encontramos escrito em algumas passagens deste Salmo, não é mesmo?!

Quando lemos isoladamente o Salmo 82:1 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), por exemplo, dá-nos a entender que existem vários outros deuses junto do Criador, confira:

'Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no meio deles dá a sua sentença:' 

Isso praticamente se repete em outras traduções bíblicas modernas como a NVI, ARA, NAA, vejamos:

'Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelece o seu julgamento.' (Salmos 82:1 ARA)

Diante disso, a pergunta que não quer calar é: por que Deus está no meio de uma congregação de (supostamente) outros deuses no Salmo 82:1? E por que se diz “vós sois deuses” no versículo 6?

Vós sois deuses, congregação divina, divindades.
Imagem meramente ilustrativa

Essa questão é facilmente resolvida só de se analisar o contexto do Salmo 82. Mas juntamente com isso, vejamos também o significado original das palavras hebraicas usadas ali, afim de deixar tudo muito claro.

Portanto, vamos examinar primeiro o versículo 1. Depois veremos o versículo 6 e finalmente faremos a ligação com todo o contexto do Salmo. Vejamos.

Salmo 82:1 interlinear hebraico-português.

אֱ‍ֽלֹהִיםelohimDeus
נִצָּבnitsavse posiciona
בַּעֲדַתbaadatna congregação
אֵלeldivina/poderosa
בְּקֶרֶבbeqerevno meio
אֱלֹהִיםelohimdeuses/poderosos/juízes
יִשְׁפֹּֽטishpotjulga/governa

O grande questionamento aqui fica em cima das palavras “elohim” e “el”, que possuem diferentes traduções e significados, dependendo de seu contexto.

A palavra “elohim” é o plural de “eloah”, que tem raiz na palavra “el”. Elohim aparece no texto hebraico em Gênesis 1:1, que diz: No princípio criou Deus (elohim) os céus e a terra. Mas embora seja plural (a terminação “im” no hebraico é usado para plural masculino), ela também é usada para o singular quando a frase se refere a um sujeito só. Portanto, no caso de Gênesis 1:1, se refere exclusivamente ao Criador, por isso “elohim” ali deve ser traduzida por “Deus” e não “deuses”.

Vejamos então a definição de “elohim” no Dicionário Bíblico Strong.

אֱלֹהִים (el-o-heem’)
elohiym plural de H433
ditat – 93c n m p

  • 1 plural
    • 1a governantes, juizes
    • 1b seres divinos
    • 1c anjos
    • 1d deuses
  • 2 plural intensivo – sentido singular
    • 2a deus, deusa
    • 2b divino
    • 2c obras ou possessões especiais de Deus
    • 2d o verdadeiro Deus
    • 2e Deus

A palavra “el“, por sua vez, nos tempos entre o dilúvio e o patriarca Abraão (principalmente) era usada para designar uma divindade cananeia poderosa, que estava acima dos outros deuses em que se acreditava. Ela também foi usada muitas vezes nos escritos dos profetas para se referir às divindades das nações, como é o caso de Isaías 44:10, 15, 17; 45:20; 46:6; Daniel 11:36 e Malaquias 2:11.

Além disso, Moisés usou “el” tanto para se referir às divindades das nações quanto ao Deus de Israel. Podemos ver isso em Êxodo 34:14 e ainda no Salmo 44:20. El é usado ainda para se referir ao Deus de Israel dezenas de outras vezes nas Escrituras como em Gênesis 14:22, 16:13, 17:1, 21:33, 46:3, etc.

"Não adorarás outro deus (el). Pois Iahweh tem por nome Zeloso; é um Deus (el) zeloso."
(Êxodo 34:14 Bíblia de Jerusalém - parênteses nossos)

Mas tanto “el” quanto “elohim” também são usadas para se referir a alguém poderoso ou que tem autoridade, seja um ser humano ou um mensageiro celestial (anjo), como em Êxodo 21:6 e 22:8,9, onde “elohim” se refere às autoridades/juízes de Israel, e outro caso no Salmo 89:6. E ainda há alguns casos especiais em que “elohim” é usado para descrever coisas poderosas/grandes, como em Gênesis 30:8 e Êxodo 9:28. Além do mais, a palavra El também pode ser traduzida por “poder/autoridade/poderoso”, como é o caso de Gênesis 31:29, Micaías 2:1, o final de Deuteronômio 28:32 e Provérbios 3:27; além de Ezequiel 31:11; 32:21.

Então ambas palavras não significam só “deus” ou “deuses”.

Portanto, a definição de “el” no Dicionário Bíblico Strong é a seguinte:

אֵל (ale)
el, forma contrata de H352
grego G2241 ηλι e G1664 ελιουδ
ditat – 93a n m

  • 1 deus, semelhante a deus, poderoso
    • 1a homens poderosos, homens de posição, valentes, poderosos
    • 1b anjos
    • 1c deus, deus falso, demônios, imaginações
    • 1d Deus, o único Deus verdadeiro, Javé
  • 2 coisas poderosas na natureza
  • 3 força, poder

Portanto, no Salmo 82:1 pode ser traduzido tanto “em meio aos deuses ele julga” quanto “em meio aos poderosos…”. E ao continuar lendo o Salmo, o contexto sugere obviamente que “elohim” ali se trata de homens poderosos, ou que tem autoridade para fazer julgamento como vimos no caso de Êxodo 22:8,9. O Salmo 82:1, portanto, se refere às autoridades de Israel!

Da mesma forma, o versículo 6 que diz “vós sois deuses”, se refere à mesma coisa, isto é, aos juízes de Israel, os homens poderosos.

O salmista (e Deus) está indignado pela corrupção e desprezo dos juízes da nação para com os pobres. E como se isso não fosse muito, eles ainda justificavam os ladrões, injustos, malfeitores, aceitavam suborno, etc.

"Até quando julgareis falsamente, sustentando a causa dos ímpios?
Protegei o fraco e o órfão, fazei justiça ao pobre a ao necessitado, libertai o fraco e o indigente, livrai-os da mão dos ímpios!"
(Salmo 82:2-4 Bíblia de Jerusalém)

Os juízes a quem o salmista se referia ocupavam posições de autoridade na nação. Por isso, quando ele diz “vós sois deuses” (isto é, “elohim” ou “poderosos”), está destacando o poder que eles tem de julgar. Esta é, pois, uma qualidade por natureza de Deus, que é o justo Juiz (Gn 18:25; Salmo 7:11; 2 Tim 4:8).

Podemos então dizer que, através do salmista, Deus está expressando sua indignação contra a injustiça, e está fazendo um apelo à que os governantes julguem com justiça a causa dos pobres e os ajudem em suas necessidades, além de não aceitarem suborno nem permitir que a maldade fique impune.

Além do mais, assim como no Salmo 82, Deus mostra-se indignado contra a injustiça em outras passagens da Bíblia, veja Isaías 1:16-17,23, por exemplo.

Leia mais sobre a ira de Deus no estudo Um Deus irado aguardando o fim.

Para entender por completo o “vós sois deuses”, do Salmo 82:6, é importante ler também o versículo 7.

O versículo 6 não chama só os juízes israelitas de “elohim” (poderosos ou “deuses”), mas também de “filhos do Altíssimo“, o que identifica esses “elohim” como criaturas de Deus. Além disso, o versículo 7 dá a sentença para estas mesmas pessoas, que morreriam como um homem qualquer por causa de sua arrogância, injustiça e iniquidade. Por isso, este salmo descarta qualquer insinuação ao politeísmo.

Tome muito cuidado com pessoas que equivocadamente ou de maneira presunçosa, dizem que a Bíblia chama seres humanos de deuses, como eu já vi dizerem por aí na internet, pois se em algum momento ela assim o faz, certamente é usando-se de uma linguagem figurativa.

O que Jesus quis dizer recitando o Salmo 82:6, “vós sois deuses”, em João 10:34?

Em João 10:34 o Mestre faz uma breve citação do Salmo 82:6, e para não ficar dúvidas aqui, vamos examinar brevemente por seu contexto.

Primeiro, no versículo 30 Jesus afirma: Eu e o Pai somos um.

Diante disso, os judeus pegam em pedras para matá-lo apedrejado (v. 31). No entanto, o Senhor logo mostra a respeito de que ele estava falando no versículo 32, dizendo: Muitas boas obras vos mostrei da parte de meu Pai. Por qual das obras me apedrejais? Ou seja, ele estava se dizendo ser um com o Pai devido as obras que fazia, que eram as mesmas de Deus (cf. v. 38).

Os homens então alegam que Jesus se passava pelo próprio Deus (v. 33). Mas o Senhor se dizia igual ao Pai porque estava fazendo as mesmas obras que as Dele, conforme lemos acima, no versículo 32.

Então, para reforçar seu discurso, o Senhor diz:

“Não está escrito assim em vossa lei: “Eu disse, vós sois deuses?”
Se àqueles chamou deuses porque a eles veio a palavra de Deus (e a Escritura não pode ser anulada), a quem santificou o Pai e enviou ao mundo, vós lhe dizeis: “Tu blasfemas”, porque vos tenho dito: “Eu sou o Filho de Deus”.

Neste ponto, ao chamar a si mesmo de “Filho de Deus”, o Senhor está se identificando como alguém que tem autoridade divina para fazer as obras de Deus, bem como aqueles juízes do Salmo 82 (responsáveis por julgar a nação e fazer justiça), que da mesma forma foram chamados de “filhos do Altíssimo” (v. 6)

Em outras palavras, o Senhor disse: Se àqueles homens veio a palavra de Deus e por isso foi dito a eles “vós sois deuses” (isto é, tem autoridade dada por Deus), por qual motivo vocês estão dizendo que eu, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo (cf. Lc 4:16-21), está blasfemando ao me chamar de Filho de Deus?

Isso é comprovado pelos versículos que se seguem, onde nosso Senhor ainda diz: Se eu não faço as obras de meu Pai, não me credes, mas se as faço, mesmo que em mim não acrediteis, crede pelas obras, para que entendais e crede que meu Pai está em mim e eu estou em meu Pai. (vs. 37,38)

Logo, concluímos que, assim como o salmista não chamava aos homens de deuses como sendo, de fato, divindades, mas sim pessoas a quem foram outorgada autoridade divina, o Mestre da mesma forma não chamava a si mesmo de Deus, mas destacava a autoridade que o Pai lhe deu para fazer as obras Dele, de tal forma que ele disse: Meu pai está em mim e eu estou em meu Pai. (v. v. 38)

Em nenhum momento, portanto, a Bíblia defende a existência de outros deuses mas, como está escrito, Yahweh nosso Deus é um! (Dt 6:4) E o próprio Senhor disse isso, cf. Mc 12:29.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

65 comentários em “Vós sois deuses! Entenda quem são os deuses do Salmo 82:6”

  1. Deus é perfeição. Perfeito ñ peca. Se somos feitos a sua imagem e semelhança, semelhante ñ é igual. Portanto, ñ somos deuses. Somos apenas homens. Dependendo de nossas obras, entretanto, podemos ser santificados, daí os santos. A congregação divina são os santos e anjos. Esses são deuses por analogia e ñ em essência, por serem divinos, por suas obras a Deus. Deus ñ zomba de ninguém, se lenta sobre todos apenas por ser Deus, o Altíssimo.

    1. Vc esta errado quando diz que Deus não zomba de ninguém ele zomba sim de quem zomba dele. Vc deve tá lendo errado a bíblia. Várias passagens diz ler ,
      provérbio 17 pra frente.

  2. Deus é o CRIADOR de todas as coisas, e todas as coisas são Deus, somos CO-CRIADORES e criamos nosso próprio futuro, por isso Deus nos deu o livre arbítrio, somos partes de Deus que vivem para a sua própria evolução, por isso nunca devemos nos sentir sozinhos, Deus esta dentro de cada um de nós, dentro de cada ÁTOMO e vamos continuar a nossa evolução até conhecemos o amor incondicional, quando isso acontecer nos fundiremos a ele e vivenciaremos a verdadeira e mais pura forma de felicidade (O AMOR INCONDICIONAL) algo o qual nenhum de nós está perto de conhecer, muito disso por causa do próprio EGO, e das crenças milenares que foram criadas para não nos libertarmos, uma delas e a mais forte é o céu e o inferno, onde se pecar vai passar a eternidade no inferno, Deus é 100% amor, Deus é amor incondicional, ele não seria assim se isso fosse realmente verdade, uma vida na terra não é nada, seriamos tolos em acreditar que temos apenas uma vida de humano para evoluir, a reencarnação é ÓBVIA, só não acredita quem tem a limitação de crenças como essa!

    FIQUEM BEM E ESTUDEM O CAMINHO DAS PALESTRAS DO PROFESSOR HÉLIO COUTO

  3. Como fica isso se tem palavras manipuladas na bíblia, e essa tradução Ortodoxa qe a manada vem seguindo!!; Você cria sua realidade, porque vós sois deuses. Nos temos que entender a Mecânica Quântica. Pois os líderes qe traduziu os versículos bíblicos entendeu muito bem isso eles guarda esse Grande SEGREDO. Claro né a ralé tem qe ficar no lugar dela. E mais viu tiraram páginas qe falava claramente sobre a reencarnação.

  4. Ótimo comentário, eu dispensaria no seu lugar a expressão chula que você colocou. Deus lhe abençoe!

      1. Pronto, o estudo foi revisado e atualizado!
        Me perdoem á demora. Eu tenho muitos estudos para revisar, corrigir e atualizar aqui no blog, além disso criar um conteúdo novo toda semana, e isso tudo exige uma grande demanda de tempo, pesquisa e edição do material.

  5. A interpretação aqui é maliciosamente deturpada. O texto na verdade na verdade se refere a nós numa linguagem coloquial de que somo os criadores da nossa realidade numa experiência humana aqui no planeta TERRA ou GAIA ou 3D trazendo para a linguagem atual vós sois co-criadores. Chega de engano estamos na era de aquário ou seja do conhecimento e nada ficará encoberto. A luz é conhecimento e conhecimento é poder!

    1. concordo não é atoa que a serpente fala para Eva comer do fruto para nois ser como Deus , saber o que é certo e errado e passar a julgar como Deus ;

    2. Exatamente isso! Mas há muitas pessoas que não enxergam assim, infelizmente!
      O que não entendo é que eles se limitaram a “provar” a parte onde foi dito vos sois deuses e esqueceram de justificar a parte onde foi dito que podeis fazer o que eu faço é muito mais.
      Bem por isso não sigo doutrina nenhuma. Quem fica preso somente a um contexto não entenderá nunca o que Deus realmente quer de cada um!

  6. Todos vós morrem como os humanos!Se fossem humanos não precisava de dizer isso.E Juizes é Shofetim no tempo mais antigo felelim etc…Elohim vem do original da suméria El-u-hi-im(plnificadores,Poderosos Elevados e nalguns contextos escessivelmente) Abraão nasceu em Ur Suméria etc…

    1. Esses deuses não são seres celestiais ,este salmo representa Deus como juiz que leva a juízo os deuses das nações pagãs e os reduz a impotência total ,está expressão reflete uma crença comum entre os cananeus os quais representavam os seus deuses reunidos em concilio ou assembleia sobre a presidência de um deus supremo ,aqui a supremacia pertence a Deus de Israel que julga e estabelece sentenças .

  7. Gratidão pelas belíssimas mensagens traduzidas,sagradas e explicadas. Obs se a bíblia em seus escritos originais está em Grego e Hebraico, seus tradutores a pedido de reis e governantes da época traduziram as escrituras sagradas de acordo com os ideais dos governos da época;cujo o interesse não e diferente dos atuais governos onde o ter e muito mais importante do que o ser.

  8. Concordo plenamente com o artigo! Os deuses foram homens levantados por Deus para representá-lo no meio do seu povo, dando-lhe autoridade de julgamento, autoridade essa que teremos ao julgar todos os povos naquele grande dia.
    Aqui nós somos embaixadores de Cristo, representantes do Senhor aqui na terra, como testemunha da manifestação da sua glória e poder.

    Shalom Adonai!

    Só existe um único Deus!!!

    1. Se homens designados por Deus foram
      chamados de deuses…Porque Jesus também não seria ?Em João 10 .Jesus se compara a estes deuses do salmo…Não ao próprio Deus.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.