Torre de Babel: informações que você não sabia

Foto ilustrativa representando a torre de Babel de Gênesis 11

Gênesis capítulo 11 descreve um dos acontecimentos mais marcantes da humanidade, que dividiu sua história: a tentativa da construção da Torre de Babel. Há muito a ser dito deste episódio da história, porém, como estamos escrevendo apenas um resumo, tentaremos nos limitar a poucas informações.

A primeira coisa que nos chama atenção era a motivação pela qual a torre de Babel estava sendo construída: a arrogância do ser humano!

A construção, na verdade, era uma afronta contra o Criador (v. 4).

O texto bíblico relata ainda que o povo se comunicava através de um só idioma (v. 6). Provavelmente era o fenício ou algo próximo ao aramaico ou hebraico. tendo em vista que as letras destes alfabetos são praticamente as mesmas, sendo eles considerados idiomas semitas.

O Livro do Justo, mais uma vez, relata detalhes interessantes acerca do que os homens estavam tentando fazer com a construção dessa torre. 

Primeiro é que o capítulo 9:21 deste livro menciona que foram os príncipes de Ninrode que tiveram a ideia da construção (Gn 10:10 diz que Ninrode foi o rei de Babel). Eles queriam governar o mundo com isso, e foram relatar sua ideia ao rei. Ele concordou e eles prosseguiram com seu intento.

Depois é dito que cerca de 600 mil pessoas procuraram pelo terreno para fazer a torre nele, e encontraram-no em Sinar.

Depois o livro continua seu relato acerca da torre, dizendo:

E a construção da torre foi-lhes uma transgressão e um pecado, e eles começaram a construí-la. E enquanto eles estavam construindo contra o Senhor Deus dos céus, imaginaram em seus corações subir ao céu e fazer a guerra contra ele. E todas essas pessoas e todas as famílias se dividiram em três partes. A primeira disse:

– Vamos subir ao céu e lutar contra Ele!

A segunda disse:

– Vamos subir ao céu e colocar nossos próprios deuses lá e servir-lhes!

E disse a terceira parte:

– Vamos subir ao céu e ferir com arcos e lanças!

E Deus sabia todas as suas obras e todos os seus maus pensamentos, e Ele viu a cidade e a torre que eles estavam construindo.
E aconteceu que, quando eles estavam construindo, enviavam flechas para o céu, e todas as flechas caiam sobre eles cheias de sangue. E quando eles viram isso disseram uns aos outros:

– Certamente que matamos todos os que estão no céu!

Porém isto vinha do Senhor, a fim de levá-los a errar, e no final, para destruí-los de sobre a face da terra.

E Deus disse aos seus 70 anjos que estavam diante dele, e para aqueles que o rodeavam:

– Vamos descer e confundir suas línguas, para que um homem não deva compreender a linguagem de seu vizinho!

E eles [os anjos] fizeram isso para com eles.

Livro do Justo, cap. 9:25-26,29b-30,32.

(Veja também: Existe uma Trindade em Gênesis 11:7?).

Por fim, com alguns outros detalhes, o Livro do Justo chega no mesmo relato que a Bíblia: devido à confusão das línguas ninguém entendia mais o outro, então a construção da torre parou e todos se dispersaram pelo mundo (Gn 11:8).

O nome da cidade, Babel, é proveniente do hebraico בלל (balal), que significa misturar, mesclar, confundir (St. H894 e 1101).

A Revista Galileu publicou um artigo abordando uma pedra antiga descoberta na região do Iraque, onde se localizava Babel (Babilônia) com o desenho de uma torre junto a um homem com uma lança. Isso pode ter alguma conexão com a construção da Torre de Babel.

Foto de achado arqueológico com imagem da Torre de Babel, Babilônia, Iraque.
Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Um comentário em “Torre de Babel: informações que você não sabia”

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.