Batizado com o Espírito Santo sem falar em línguas?

Imagem ilustrativa sobre ser batizado no espírito santo e falar ou não em línguas estranhas.

Eis uma das questões mais discutidas nos últimos dois séculos de nossa existência (pelo menos): É possível um crente ser batizado com o Espírito Santo e ainda assim não falar em línguas? Ou necessariamente falar em outras línguas é uma evidência de batismo no Espírito Santo? Aqui neste estudo, vamos examinar o contexto bíblico em volta das cenas do chamado “batismo com o Espírito Santo” e tentar elucidar a questão.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

A busca desenfreada pelo “batismo com o Espírito Santo”.

Essa questão é realmente controversa e polêmica. Enquanto alguns crentes se vangloriam sobre ela, por supostamente conseguirem falar em outras línguas sob o pretexto de terem sido batizados com o Espírito Santo, outros sofrem certos preconceitos por não conseguirem.

Há denominações religiosas que julgam ser necessário o crente falar em línguas estranhas, pois isso seria a evidência de que foi realmente batizado com o Espírito. Mas se tal crente não consegue falar nessas línguas desconhecidas, às vezes se sugere que é porque está em pecado, ou não está abrindo seu coração suficientemente.

É triste saber que várias pessoas, das quais algumas exercem fé sincera em Deus, são discriminadas por outras devido essa questão, que certamente tem sido mal interpretada. Na verdade, devido a falta de se examinar os relatos bíblicos adequadamente, dentro de seu devido contexto histórico e teológico, muitas fantasias são criadas na mente de diversas pessoas. Paulo, o apóstolo, chega a mencionar em sua 1ª carta aos coríntios que não queria que seus irmãos fossem ignorantes (sem conhecimento) a respeito dos dons espirituais, vide 1Co 12:1.

Será que muitos de nós não temos agido sob ignorância hoje em dia também?

Então…

Todo crente batizado com o Espírito Santo tem que falar em línguas?

Estudo bíblico explica o que é o dom do espírito santo e a língua de fogo

Praticamente quase todas as questões a respeito do dom de falar em outras línguas são esclarecidas no capítulo 14 de 1ª Coríntios. Se cada instrução de Paulo ali fosse seguida nas reuniões, elas seriam muito mais maduras e edificantes. Porém, o que se vê é que essas instruções são quase que completamente ignoradas em não poucas congregações.

Então, vamos dar uma lida em alguns trechos deste capítulo, prestando a devida atenção aos detalhes, a fim de explicar se é possível ou não o crente batizado com o chamado “Espírito Santo” não falar em outras línguas.

Aquele que fala em outra língua edifica a si mesmo, mas o que profetiza edifica a congregação.

1 Coríntios 14:4

Só com este versículo já seria possível responder ao questionamento de nosso presente estudo bíblico, pois o texto diz “aquele que fala em outra língua”. Ora, se há “o que fala em outra língua”, naturalmente há também os que não falam. Mas no versículo seguinte a questão é mais elucidada ainda, vejamos:

Eu queria que todos vocês falassem em outras línguas, porém quero muito mais que profetizem; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se interpretá-las, para que a congregação receba edificação.

1 Coríntios 14:5

Como lemos, Paulo, cujo nome original é Shaul (Saul), desejava que todos os irmãos falassem em outras línguas. Então, se ele desejava isso, é porque nem todos falavam. Mas isso quer dizer então que eles não foram “batizados com o Espírito Santo”, como dizem hoje em dia? Saul em nenhum momento sugere isso neste capítulo, mas prossigamos com nosso raciocínio. O versículo 13 diz o seguinte:

Portanto, aquele que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.

1 Coríntios 14:13

Aquele que fala em uma outra língua deve orar para que a possa interpretar, mas e quem não fala?

Mais uma vez está claro que nem todos os crentes recebem o dom de falar em outras línguas, isto é, outros idiomas.

Mas falar em línguas “estranhas” não seria a evidência do batismo no Espírito Santo?

Ora, como ficou bem esclarecido no tópico anterior, se nem todo crente recebe de Deus o dom de falar em outras línguas, então não há necessidade de ficar insistindo com ele que fale, como geralmente acontece em não poucas reuniões de busca pelo “batismo no Espírito Santo”.

Mas se ele não fala, então ele foi batizado?

Nós podemos obter essa resposta com uma explicação de Saul (Paulo) logo no início do seu discurso a respeito dos dons espirituais, em 1ª Coríntios 12, pois o versículo 13 diz o seguinte:

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

1 Coríntios 12:13 Almeida Corrigida Fiel

Como nós lemos acima, o emissário (apóstolo) Saul explica que todos os crentes foram “batizados em um Espírito”. Além disso, na continuidade de seu discurso, tanto no capítulo 12 quanto no 14, que nós lemos mais acima, ele dirá que alguns destes que foram “batizados” receberam o dom de falar em outras línguas, outros não.

Mas podemos esclarecer ainda mais esta questão. Dos versículos 28 a 30 deste mesmo capítulo (1Co 12), Paulo dirá o seguinte:

E a uns pôs Deus na congregação, primeiramente emissários, em segundo lugar profetas, em terceiro professores, depois operadores de milagres, depois dons de curar, ajudadores, líderes, variedades de línguas.
Por acaso são todos emissários? São todos profetas ou professores? São todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?

Perceba que o rabino Saul faz várias perguntas retóricas nos versículos citados acima. Ou seja, ele estava esclarecendo aos irmãos que, embora todos fossem “batizados” no mesmo “Espírito” (inspiração), nem todos receberam o mesmo dom. Então, está mais do que provado que nem todo crente que é batizado precisa falar em línguas “estranhas”.

Falar em línguas não é necessariamente uma evidência de batismo no “Espírito Santo”. Mas isso aconteceu em alguns casos na Bíblia para finalidades específicas.

Neste ponto, alguém pode se perguntar: então por que no livro dos Atos os que foram “batizados” falaram?

Na verdade, nem todos os casos de “batismo” relatados em Atos registram a manifestação deste dom, veja por exemplo Atos 8:36-39, 16:14-15,32-34.

O contexto do “falar em línguas” no livro dos Atos.

Embora, infelizmente, o dom de falar em outras línguas seja visto como algo insano hoje em dia (na verdade muito do que se vê por aí não é o dom bíblico, mas um êxtase emocional), Deus usou este “recurso” com sabedoria no passado para unificar pessoas.

Eu costumo dizer que, para se entender a finalidade do dom de falar em línguas estrangeiras de modo sobrenatural, basta fazer uma simples leitura dos capítulo 2, 10 e 15:1-31 do Livro dos Atos.

Resumidamente, enquanto acontecia uma festa bíblica-judaica de peregrinação para Jerusalém, a Festa das Semanas (Shavuot em hebraico), vertida como “Pentecostes” nas bíblias que conhecemos, um grupo de discípulos galileus, que falavam somente o aramaico, foi capacitado pela inspiração divina a falar das maravilhas de Deus no idioma de cada um dos peregrinos presentes ali.

Neste ponto, vale ressaltar que o dom que se tornou conhecido como “língua estranha” no mundo religioso moderno, na verdade se tratava de idiomas comuns falados por povos antigos.

É perfeitamente possível constatar isso com uma simples leitura dos versículos 7 a 11 de Atos 2. Nessa lista, estão presentes pelo menos os seguintes idiomas: grego, copta (egípcio), latim, árabe, dentre outros.

Logo, isso quer dizer que pessoas comuns e sem erudição que falavam somente o aramaico, como mencionei acima, começaram a falar das maravilhas de Deus em grego, em copta, latim, árabe e outras línguas conhecidas por aqueles judeus e prosélitos que estavam em Jerusalém por ocasião da Festa das Semanas (“Pentecostes”).

Então o dom de falar em línguas estranhas, isto é, estrangeiras, não é bem isso que se vê por aí a fora no mundo religioso atual. Pois neste meio muitos dizem se tratar da “língua dos anjos“, um equívoco baseado no versículo de 1ª Coríntios 13:1. Outros se referem como “falar em mistério“.

Vale lembrar ainda que aqueles 120 discípulos do mestre Yeshua que estavam reunidos ali em Atos 2 eram todos, ou quase todos, judeus. É importante notar isso para entender o contexto que se seguirá depois, envolvendo o dom de falar em línguas/idiomas estrangeiros sobrenaturalmente. Pois um tempo mais tarde, movidos pela inspiração de santidade, crentes estrangeiros (não-judeus) falaram em outras línguas também, como lemos mais precisamente em Atos 10:44-46. E ainda um tempo depois, isso serviu de apoio para que mais discípulos estrangeiros fossem aceitos na comunidade israelita de discípulos do Messias, como lemos no capítulo 15:7-21.

Portanto, como podemos perceber, com o dom de falar em línguas, Deus agiu com sabedoria para unificar as pessoas à comunidade do Messias e salvá-las. Mas infelizmente, com o tempo e o distanciamento da comunidade oficial, o falar em línguas ficou confuso de ser discernido e famigerado.


CONECTE-SE CONOSCO!
Telegram (recomendado): @bibliaseensina.
WhatsApp: bit.ly/wabse.
Obs.: As mesmas mensagens são enviadas em ambos canais, portanto inscreva-se em apenas um deles.

Receba uma notificação em seu e-mail quando um novo estudo for publicado:

Junte-se a 4.399 outros assinantes

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

66 comentários em “Batizado com o Espírito Santo sem falar em línguas?”

  1. olá boa noite: dei uma lida neste estudo, e ja li algums , fico me perguntando o que aconteceu , com premeiro corintios capitlo 13:vescicus8,10 ou veja todo o conteudo, ja estou cansado de contesto,a um so reino,um so salvador um unico corpo uma so igreja, que são pessos veja evangelio de joão capitolo17:a oração de JESUS, quantas igreja ele falou ,e quantos corpos ele falou, se não em um unico corpo , e nao em divisões, tá por acaso JESUS DIVIDIDO?

    1. Gracino você tem toda razão e no final deste estudo eu também defendi a mesma coisa que você falou em seu comentário.
      Certos temas, querendo ou não, requerem uma posição nossa para resolver desavenças. Paulo escreveu aos corintios, por exemplo, tentando resolver as desavenças de uns que diziam ser de Apolo, outros de Paulo e outros de Pedro.
      Tomara que um dia todas as igrejas cristãs cheguem a ser uma unidade doutrinária em Cristo, e não uma união de pessoas divididas.

  2. O irmão foi muito feliz nessas palavras. Eu presenciei uma irmã sendo perseguida pelas outras irmãs porque não fala em línguas estranhas elas cultuavam na empresa que trabalhavam. Esta irmã que era dirigente e fala em línguas levantou um falso a esta irmã que quase ela morre de depressão. Mas graças ao amor de Deus e muita interseção e a forma que pedimos a Deus que ele restaurase o amor dessas irmãs e foi restaurado. A irmã que levantou falso se arrependeu e a irmã perdoou. E eu lhes digo esta irmã é minha esposa e eu vejo o testemunho dela de vida. Ela não tem o dom de línguas, más o dom de fé dela é inabalável ela esperou 20 anos pela minha conversão. Ela fazendo seu devossional o Espírito Santo usou ela pra mim e eu vi o poder de Deus me convencendo do pecado. E digo gosto de cultuar com irmãos Petencostais. O Nosso Deus não faz acepção de pessoas. Lembra, quando Samuel foi a casa de Jessé para ungir o escolhido entre os filhos dele,mas Deus mostrou que não enxerga como humanos. Ele conhece os corações.

    1. Paz do Senhor Adalberto. Louvo a Deus pela restauração que aconteceu. Realmente foi uma experiência amarga e desnecessária. Quando deixamos a religiosidade entrar o amor sai, e com ele o entendimento e a sabedoria, e infelizmente tem acontecido muito mesmo. Mas enquanto eu puder estudarei mais e com oração pedirei direção a Deus para escrever estudos edificantes que possa ajudar e esclarecer ao povo de Deus no entendimento da Palavra.
      “Porém crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, tanto agora, como para sempre. Amém.” (2 Pedro 3:18)

  3. 1 Coríntios 14:4,5 KJF Quero que TODOS falem em línguas = possibilidade. Todavia, por que não falam todos em línguas? Pode ser pela razão de haver pessoas mudas na igreja, ou por que tem medo, ou por que ainda não tem fé o bastante ou por que abraçou a doutrina falsa reformada calvinista cessacionista. Porem que o dom de línguas é um dos dons que praticamente quase todos o tem, não tenha dúvida, a menos que não creia por que “este sinal seguirá ao que crer”. Nota: Sou Batista Renovado!

    1. O culto tava desordenado, bagunçado na igreja de Corinto. Por isso o apóstolo escreveu para corrigir o mesmo ele faria hoje em muitos cultos desordenados e diria Deus é Deus de ordem e decência. O farei em Espírito, mas também com entendimento.

    2. Já existia a “doutrina falsa reformada calvinista cessacionista” na época que Paulo exortou os irmãos de Conrinto? rsrs

  4. A paz de Cristo irmãos. Fui batizado com Espírito Santo com 16 anos, hoje tenho 49, quando fui batizado disseram que não havia sido, pois não falei em línguas; porem depois conferi na Bíblia e eu havia recebido o revestimento poderoso de poder, o Espírito Santo conversou comigo e me disse para entregar uma mensagem para um irmão. Não me aceitam como obreiro, pois criaram essa doutrina errada de que o dom de línguas é uma evidencia obrigatória. Atualmente sou escritor de um dos livros mais profundos já escritos sobre o batismo, ainda não publicado. O livro também derruba ensinos que dizem que o Espírito Santo não se manifesta mais como se manifestou no igreja primitiva. Adeus.

  5. A paz do Senhor Jesus irmão Gabriel Filgueiras.
    Primeiramente eu gostaria de lhe dar os parabéns pela humildade em reconhecer o assunto como polemico e um tanto controverso. Ao ler o artigo eu percebi um autor cheio do Espirito Santo e comprometido com as verdades bíblicas. Porém, não concordo com o artigo. Acredito que o irmão confundiu textos e não soube separar/dividir o BATISMO COM ou, (NO) ESPIRITO SANTO, do TER O ESPIRITO SANTO. Receber o Espirito Santo ou ser morada do Espirito Santo não é a mesma coisa que receber o BATISMO (IMERSÃO,MERGULHAR) com o Espirito Santo. Uma pessoa pode ter o Espirito Santo sem necessariamente ter recebido o Batismo/Poder/Revestimento com o Espirito Santo. Da mesma forma uma pessoa pode ter recebido o Batismo com o Espirito Santo após a conversão/regeneração porém não tem o Espirito Santo habitando em sua vida.
    Voce sitou textos que falam sobre o Batismo nas Aguas para defender a tese de que uma pessoa pode ser batizada com o Espirito Santo sem necessariamente falar em lingues. “Nunca foi dito que todos são obrigados a falar em outras línguas, assim como nem todos os casos de batismo em Atos registram a manifestação deste dom (Atos 8: 36-39; 16:14-15, 32-34)” Porém, esses textos falam do batismo nas aguas, e não o Revestimento de poder conhecido como batismo com o Espirito Santo. Acho que se o irmão conseguir fazer essa distinção irá compreender melhor o assunto.
    A bíblia nos mostra de uma forma simples e clara no livro dos Atos que todas as vezes em que pessoas foram Batizadas com o Espirito Santo o sinal evidente disso foi o falar em línguas. Segue alguns dos inúmeros textos: Atos 1.4-8 ; Atos 2 ; Marcos 16.17 ; Atos 8 ; Atos 10 ; Atos 19.
    Mais uma vez digo. Lendo o artigo a gente percebe que se trata de um autor cheio do Espirito Santo e comprometido com a verdade. Porém, achei interessante fazer a ressalva acerca da confusão quanto aos batismos e aos textos.
    Deus te abençoe hoje e sempre!

    1. Paz do Senhor Jesus irmão Everson. Apreciei o seu comentário e obrigado pelo esclarecimento 🙂
      É um assunto extenso…
      Foram muito úteis para mim suas observações. Ficarão aqui para posteriores estudos. Um abraço.

  6. Concordo que não se deve julgar até porque Deus Diz!

    Porém o Dom de falar em Línguas é para todos os batizados vai de Marcos!

    Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
    Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

    Marcos 16:16,17

  7. Excelente Gabriel, só confirmou a visão que eu tinha, falo em línguas a anos mas não gosto de ficar defendendo bandeira, prefiro exaltar a Cristo

    1. Irmão Paulo Cesar, eu também dou graças a Deus por ter sido presenteado com este dom, que deve ser usado para edificação, e não para exaltação própria ou exibição.
      Fico grato a Deus que este estudo tenha te ajudado, e obrigado por comentar 🙂
      Mas um só e o mesmo Espírito que opera todas essas coisas, dividindo solidariamente a cada homem como ele quiser. (1 Co 12:11 – King James Fiel)

    2. Paulo Bom Dia !

      Graça e Paz!

      O Dom de Falar em Línguas é para todos os que crerem!

      Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
      Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

      Marcos 16:16,17

      Que Deus lhe abençoe!

  8. Discordo da posição do autor do texto. O Batismo no Espirito Santo, não é uma recompensa, ou obra da regeneração humana. Ela é sim, uma obra adicional do Espírito. Os crentes que são batizados no Espirito Santo são revestidos de um poder sobrenatural(Lc. 24: 49).
    Sobre a veracidade do Batismo no Espírito, a bíblia aponta para o “falar em línguas” como evidência de tal batismo.Isso pode ser confirmado através do discurso de Pedro(At.2.1-4), na vida dos “estrangeiros” que se converteram a Cristo(At.11:15-16), e ainda em um grupo de cristãos que estavam dispersos em Éfeso(At.19: 1-7).
    O que precisa ficar claro é que a experiência de ser batizado no Espírito Santo é uma das mais importantes e maravilhosas que um cristão pode vivenciar, e seu objetivo é a capacitação do discípulo de Cristo para proclamar o evangelho.( At.1:8).
    Um grande abraço!

    1. Thiago concordo contigo no que diz respeito ao batismo no Espírito ser um revestimento de poder, nenhum cristão tem condições de discordar disso, basta lermos Atos 1:8 e também compararmos o próprio comportamento de Pedro antes de ser batizado (que negou a Cristo três vezes) e depois de ser batizado (que pregou para muitos dos mesmos israelitas que crucificaram o Senhor). Ele também poderia ser perseguido e sofrer a morte por parte destes israelitas, mas não teve medo de pregar-lhes a Palavra, pois recebeu o poder do Espírito para isso (Atos 2: 22-23, 36-38). E não só isso, mas muitos testemunhos de vida atuais também, eu mesmo posso me colocar como exemplo de transformação de vida e consequente capacitação para realizar um pouco da obra do Senhor.

      A questão aqui neste estudo é levar os crentes e denominações de igrejas a verem que nem todos tem o dom de falar em outras línguas e que não vale à pena ficarmos discutindo regras e doutrinas para isso, afinal de contas eu tentei deixar bem claro a separaçao entre relato histórico (Atos 2:1-13 e 19:1-7) e doutrina (1 Coríntios 12 e 14), em outras passagens, como em Atos 16, houveram batismos em nome do Senhor Jesus, mas não houve falar em línguas, logo, o que aconteceu em Atos 2 e 19 não é uma regra, mas sim um relato do que aconteceu de fato.
      As “regras” vieram a ser dadas depois pelo apóstolo Paulo (1 Coríntios 14).

      O foco aqui é levar os crentes que leem o estudo a procurarem os dons que vão trazer edificação para a igreja e deixar as muitas e infindáveis discussões a respeito de doutrinas e de religiosidade pra trás.
      E pelo que vejo nos ensinamentos de Paulo nem todos possuem o dom de falar em outras línguas, assim como muitos que supostamente o possuem não usam de forma recomendada como escrito em 1 Coríntios 14.

      E Deus colocou alguns na igreja, primeiro apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, mestres, depois milagres, depois, dons de curar, de ajudar, de governar, de diversidades de línguas.
      São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? São todos operadores de milagres?
      Têm todos do dom de cura? Falam todos em línguas? Fazem todos interpretações?
      Portanto, procurai fervorosamente os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. (1 coríntios 12:28-31 KJF)

      Assim também vós, que sois zelosos dos dons espirituais, procurai tê-los em abundância, para a edificação da igreja. (1 Coríntios 14:12 KJF)

      Mas como eu disse no estudo, esta questão sempre será discutida dentre as denominações de igreja; só espero que não sejamos religiosos à ponto de nos esquecermos das obras que realmente são importantes para Deus e que irão glorificar o Seu Nome.

      1. Excelente texto.
        Ainda que eu falasse a lingua dos anjos, sem amor nada seria.
        Vejo muitos cristãos sendo perseguidos dentro da propria igreja como fui por não Ter falado en linguas. São pessoas que sairam do primeiro amor. Falar en linguas é un dos sinais do batismo no espírito mas não o único. Nem todos tem o dom de cura por exemplo. Para mim a verdadeira confirmação de que alguém recebeu o espírito santo primeiramente é a mudança de postura, é o fruto do espírito, e contra essas coisas não há lei!

      2. Para que os judeus soubessem que gentios e samaritanos estavam sendo aceitos por Deus e que Deus estava dando o Espiŕito Santo pra eles falaram em liguas.

    1. Carina, a Palavra de Deus condena a união sexual de pessoas fora da aliança do casamento.
      ‘Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: É bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.’ 1 Coríntios 7:8-9 NVI

      Fornicação é a união sexual de pessoas fora da aliança do casamento, seja com um(a) ou mais parceiros(as), e isto constitui-se como pecado, e segundo podemos entender nas Escrituras a condição básica para uma pessoa receber o Espírito Santo é arrepender-se de seus pecados e, pelo nome e Jesus, abandoná-los.
      ‘Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. ‘ Atos 2:38 NVI
      Note que, conforme o texto acima, a condição para receber o Espírito Santo é arrepender-se de seus pecados; este é o primeiro passo, sem isso nada feito!
      Espero que com isto tenha ajudado a tirar sua dúvida, estou à disposição para mais lhe ajudar, Deus abençoe.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.