Afinal de contas, com quem Caim se casou? Existiam pessoas fora do jardim do Éden?
É necessário que se entenda o desenrolar da história da humanidade daquela época, até que cheguemos à conclusão sobre com quem Caim se casou afinal de contas.
Mas podemos encontrar essa resposta e especular quem foi a esposa de Caim em apenas 1 versículo da Bíblia.
Pasme se quiser, mas eu já ouvi uma professora minha da 8ª série do ensino fundamental dizer que alguns pesquisadores científicos acreditam que na época de Caim poderiam existir ETs na terra, e por isso, para responder a intrigante dúvida sobre com quem Caim se casou, cogitaram a possibilidade dele ter se casado com um deles.
Aprendendo a examinar o contexto bíblico
Em Gênesis 4:1 Eva gera Caim e instantaneamente no versículo 2 ela gera Abel. Repare:
Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem”.
Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele.
Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. (Gênesis 4:1,2 NVI)
Embora leiamos estes versículos tão rapidamente, devemos imaginar que, obviamente, houve um tempo de gestação entre Caim e Abel, assim como muitos anos deveriam ter passado até que eles se tornassem adultos e começassem a trabalhar, de acordo com o texto.
Notamos assim que a Bíblia nos traz este trecho da história de maneira bem resumida.
Em Gênesis 4: 3-4 vemos que passa mais algum tempo até que eles trouxessem uma oferta a Deus.
Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho… (Gênesis 4:3,4a NVI)
Note que a Bíblia não relata quanto tempo se passou da gestação de Caim para Abel, nem quanto tempo se passou até que eles exercessem suas profissões, ou há quanto tempo estavam exercendo-as até que trouxessem a oferta a Deus.
Repare ainda em Gênesis 4:17 que Caim constrói uma cidade, e obviamente uma cidade não se constrói de uma hora para outra.
Tudo isto nos leva a conclusão que dentre o nascimento de Caim e Abel aconteceram muitas coisas, passaram-se muitos anos até que eles se tornassem adultos e trabalhassem, e muitas pessoas já deveriam existir na terra, como você verá mais abaixo.
Estes anos que se passaram são nada mais nada menos que centenas de anos.
Talvez você esteja se perguntando: “mas como existiam pessoas fora do Jardim do Éden? De onde elas vieram?”
É fácil concluir de onde elas vieram se fizermos uma leitura um pouco mais atenciosa.
Repare que em apenas um versículo, Gênesis 4:26, há um espaço de tempo muito grande, pois relata-se o nascimento de Sete, filho de Adão e Eva, e logo fala do nascimento de seu primeiro filho que foi gerado quando Sete tinha 105 anos (Gn 5:6).
O mundo em que o ser humano vivia naqueles dias era completamente diferente do que vivemos hoje, a alimentação, a atmosfera, e tudo mais.
Por isso uma pessoa era capaz de viver centenas de anos em plena saúde. Adão por exemplo, gerou a Sete quando tinha 130 anos (Gn 5:3).
E finalmente em Gênesis 5:4 encontramos a resposta para nossa difícil questão, e podemos concluir com quem Caim se casou.
Com tantos anos de vida, Adão gerou não somente Caim, Abel e Sete, como muitos pensam, mas ele gerou também outros filhos e filhas, os quais não tem seus nomes registrados na Bíblia Sagrada.
Depois que gerou Sete, Adão viveu 800 anos e gerou outros filhos e filhas. (Gênesis 5:4 NVI)
As pessoas que existiam fora do Jardim do Éden eram descendentes de Adão, de Sete, dos filhos e filhas de Adão e dos filhos de Sete também.
A estimativa de filhos gerados por um casal ao longo de sua vida hoje em dia é de 1 a 5 filhos. Mas nossos avós, considerando os anos 60, 70 e 80, no meu caso por exemplo, geravam até mesmo mais de dez filhos.
Obviamente Adão e Eva que viveram pouco mais de 900 anos geraram muitos outros filhos e filhas, e como passaram-se centenas de anos estes filhos e filhas cresceram, assim como os netos, e bisnetos, e tataranetos, e assim por diante, os quais também geraram muitos filhos, pois viviam muitos anos.
A esta altura a terra já estava com uma população enorme! Diferente do que pensamos ao ler a Bíblia superficialmente, ou seja, sem parar pra pensar no contexto.
Imagine centenas e milhares de pessoas que viviam 930 anos, como Adão viveu, gerando filhos e filhas de tempos em tempos…
Por isso que no tempo de Noé a maldade do ser humano era grande, porque a população era muito grande também (Gn 6:1-3,5-6).
Note também em Gênesis 5:7 que Sete viveu 807 anos depois que gerou seu primeiro filho, e Sete gerou outros filhos e filhas que também cresceram e geraram outros filhos e filhas e assim por diante.
Por isso, tenho uma “triste notícia” para você: a esposa de Caim não era um ET! 😛
Na época em que os descendentes de Sete iam nascendo e crescendo, Caim ainda era vivo, logo, casou-se com algum destes descendentes de Sete, ou de Adão e Eva, já que a terra possuía uma população enorme naquela época.
Tentei criar um pequeno cronograma para demonstrar com quem Caim se casou, espero que te ajude a entender mais facilmente.
Este cronograma pode não ser muito exato, mas é uma breve especulação.
- Antes dos 130 anos Adão tem a Caim e Abel;
- Aos 130 anos Adão tem Sete
- Aos 105 anos Sete gerou Enos.
- Nesse tempo Adão tinha 235 anos e já gerou mais filhos e filhas, que já deveriam ter pelo menos mais de 80 anos cada um (Gn 5:4).
- Se considerar que Adão gerou 1 filho a cada dois anos num espaço de 105 anos (idade que Sete teve o primeiro filho), Adão terá cerca de 50 filhos(as) já em idade adulta.
- Se considerarmos que Caim foi gerado dentre 30 – 103 anos de Adão, na época em que Adão tinha 235 anos e mais de 50 filhos, Caim já deveria ter no mínimo 132 anos.
- Daí podemos tirar uma conclusão de com quem Caim se casou.
Se ele viveu até pelo menos 800 anos de idade, teve espaço suficiente para casar-se com alguma das filhas de Adão, ou suas netas, bisnetas, tataranetas, assim como alguma mulher descendente de Sete. - Portanto a esposa de Caim foi alguma de suas parentas distantes ou próximas, não tem como sermos exatos.
- Aos 105 anos Sete gerou Enos.
- Aos 130 anos Adão tem Sete
Muitos pensam que naquele tempo somente Adão, Eva, Caim e Sete eram os habitantes da terra, e por isso caem no erro em achar que a Bíblia tem algo de errado ou que a esposa de Caim era de fato um ET.
Se continuarmos lendo Gênesis 5 até o final teremos uma distante noção de quantas pessoas já poderiam existir na terra ao longo dos anos, pois fala sobre algumas descendências.
Mas então por que o nome destes outros filhos e filhas de Adão e Sete não foram escritos na Bíblia?
A Bíblia registra os nomes e a descendência das pessoas que tem alguma ligação com o Senhor Jesus.
Você pode verificar o relato destes mesmos descendentes de Gênesis 5 em Lucas 3: 23-38, onde há o registro da genealogia de Jesus.
Dessa forma podemos concluir que Deus inspirou seus servos a que registrassem na Bíblia somente os fatos mais importantes da história da humanidade, para que por estes Escritos Sagrados encontremos respostas para nossa vida.
Mas também podemos notar claramente através deste estudo bíblico que encontramos respostas até mesmo para as questões que a Bíblia não fala com detalhes.
Quer aprender a resolver e ter resposta para diversas questões polêmicas e difíceis da Bíblia?
A Bíblia é realmente cheia de questões polêmicas e de certa forma difíceis, como esta sobre com quem Caim se casou, não é mesmo?
Você tem curiosidade de entender certas passagens da Bíblia ou sente dificuldades para entendê-las e interpretá-las? Se sente confuso com certas questões que outras pessoas também tem, ou que por acaso alguém te perguntou ou já ouviu falar?
Ou mesmo é um obreiro(a) e ensina a Palavra, e por isso precisa de mais conhecimento bíblico para conseguir responder questões como essas abaixo:
- Por que Paulo mandou as mulheres ficarem caladas na igreja?
- Como as pessoas eram salvas antes de Jesus Cristo?
- Os dinossauros são mencionados na Bíblia?
- Deus ainda fala hoje em dia com as pessoas através de sonhos?
Existem muitas questões que realmente são difíceis de responder como as acima citadas e como esta tratada neste estudo bíblico. muitas pessoas buscam tirar as mesmas dúvidas. Mas felizmente há uma solução para isso.
Seja qual for a situação, a Bíblia sempre nos deixa uma resposta. Basta estudarmos e analisarmos cuidadosamente o contexto bíblico e histórico.
E para facilitar nosso trabalho árduo de pesquisa, o presbítero André Sanchez estudou mais de 250 questões difíceis da Bíblia e reuniu todas elas em um excelente manual.
Depois de estudar a Bíblia Sagrada com este manual você terá muito mais capacidade de responder a situações difíceis só de aprender com estas questões., além disso, sua percepção e interpretação do texto bíblico vão ficar muito mais aguçadas, Clique no link abaixo e conheça mais.
Outras ferramentas de estudo bíbilco também muito edificantes são:
- Portal conheça sua Bíblia de capa a capa: Neste portal você estuda a Bíblia toda, de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capitulo, através de vídeo aulas e compartilha suas dúvidas e comentários com centenas de outros assinantes. Clique aqui para conhecer mais detalhes.
- Manual de escatologia: Você deve saber que o livro de Apocalipse e os assuntos sobre o fim dos tempos também são muito polêmicos, não é mesmo?! Então que tal aprender a interpretá-los a fim de não sair por aí falando o que não é realmente bíblico? Clique aqui para conhecer mais detalhes.
- Outras ferramentas de estudo bíblico: Conheça diversos outros materiais de estudo bíblico e cursos evangélicos que te ajudarão a capacitar-se mais em conhecimento da Palavra. Clique aqui.
E aí, gostou de entender com quem Caim se casou? Compartilhe conosco nos comentários aqui no final da página.
26 Comments
este assunto, já imaginava que fosse da forma como contou. Mas sempre de uma forma enriquecedora e peculiar, e tão ilustrativa, que só podia vir de você. Parabéns, Gabriel, e que Deus te ilumine cada vez mais. Paz do Senhor, irmão.
Estou amando o estudo bíblico cada dia aprendo mais obg …Deus o abençoe grandemente
Amei, Maravilhoso
A paz do Senhor Jesus Cristo, não pude deixar de compartilhar este estudo com meu colega de trabalho David, pois dias atrás tivemos uma conversa exatamente sobre este assunto e eu não soube responder a ele, então quando abri meu email fiquei surpreso, li o conteúdo inteiro e aprendi, muito bom Deus continue te abençoando sempre Gabriel, obrigado!
Oi Marcelo, que bom que este conteúdo te ajudou. Que o Senhor Jesus continue te capacitando, um abraço irmão e obrigado pelas palavras de bênção 🙂
Muito bom o estudo, gostei muito, Deus continue abençoando e iluminando.
Amém Luciane 🙂
Que Deus te abençoe pelo seu empenho em ensinar mais da palavra de Deus para os outros. Obrigado aprendi muito cm vc
Amém irmã Beatriz, obrigado. Que Deus de igual forma continue te abençoando no entendimento da Palavra 🙂
A paz gostei muito do estudo obgd
Eu gostei muito do estudo, bom, eu so cristã mas estou sofrendo de Ansiedade, ja vi na bíblia que ansiedade é falta de fé, e é muito ruim Para mim, fico com medo de sair pra algum lugar, e quando eu saiu fico sentido falar de ar boca seca, sensação de desmaio, me ajude por favor
Oi Milena, a paz do Senhor. Que bom que gostou do estudo e te ajudou.
Eu já escrevi um estudo bíblico sobre ansiedade também, clique aqui para ler, espero que possa te ajudar. Um abraço 🙂
Muito bom ,o estudo gostaria de saber sobre segundo casamento,se permitido ou não.
Oi Vaina, veja bem as palavras do Senhor Jesus sobre o divórcio:
Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”. (Mateus 19:9 NVI)
Segundo casamento não é pecado, mas os únicos motivos para casar de novo são a viuvez e a imoralidade sexual, como prostituição, como Jesus citou acima. Outro motivo qualquer o casal cristão precisa buscar resolver corrigindo-se a si mesmos e obedecendo a palavra de Deus dentro de seu coração.
Espero ter te ajudado.
Mas quem foi a esposa de caim?
Oi Silsa, foi uma descendente de seu irmão Sete, ou de outros filhos de Adão e Eva. Sendo assim alguma prima ou sobrinha de 1°, 2° ou 3° grau. É o que dá pra concluir com as informações breves destes trechos de Gênesis.
Meu amigo ,eu já sabia a história de Caím, os muitos filhos de Adão, não poderiam ser só de Eva, pois as mulheres não têm filhos até que sejam velhas, graças a Deus.Se só havia uma família no mundo, aquilo foi tudo ao molho, para que a terra fosse povoada. Apenas gostaria que me responde se sobre a questão do Sábado. O que é para o Irmão o dia do Senhor..?
A paz do Senhor irmã Virginia.
Já que você fez essa pergunta eu decidi preparar um artigo para publicar aqui no blog Bíblia se Ensina respondendo se nós cristãos atuais devemos guardar o sábado ou não, será publicado em breve, vou te avisar aqui neste comentário quando ele estiver pronto.
Mas para que a irmã não fique sem resposta à sua pergunta farei um breve comentário, entrarei em detalhes dentro do artigo onde vou apontar várias referências bíblicas.
De fato o dia de sábado até hoje é muito polêmico e muitas pessoas ainda tem dúvidas com relação a guardá-lo ou não.
Como a irmã fez uma pergunta direta e pessoal vou falar da minha experiência.
Desde que me converti eu nunca guardei o sábado como os judeus costumavam fazer, e isto nunca me pesou na consciência, como pesa quando cometemos um pecado e temos ciência de que erramos.
Tenho certeza que se eu, ou outros irmãos em Cristo, estivessem errando não santificando o dia de sábado como os judeus, o Espírito Santo certamente nos incomodaria com isto e nos convenceria de nosso erro (João 16:8)
O dia que consagro a Deus para adorá-lo são… todos! Mas o dia especial de folga e descanso, como era o sábado para os judeus, para mim, assim como para a maioria dos evangélicos, é no domingo.
Eu já ouvi vários comentários negativos sobre considerar o domingo como dia de folga e adoração a Deus (embora a Bíblia não tenha nenhuma lei sobre guardar o domingo para cultuar a Deus, a maioria dos evangélicos costuma cultuar a Deus no domingo por causa do dia da ressurreição do Senhor), comentários sobre o domingo ser instituído como dia de folga pela igreja católica por causa de uma certa lei dominical, dentre outras razões; mas isto pouco me importa, pois a graça de Cristo nos liberta de tais leis, Deus está realmente interessado na adoração do meu coração. (Colossenses 2: 8, 16-17)
Romanos 14
5Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. 6Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus. 7Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. 8Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.
Não tenho nada contra a quem gosta ou se sente obrigado pela lei de Moisés a guardar o dia de sábado para folga, descanso e cultuar a Deus neste dia, o que não podemos é dizer que só seremos salvos se guardarmos o dia de sábado, como eu já ouvi alguns dizerem, e por isso também há discussão. Isto seria invalidar o trabalho e sacrifício de nosso Senhor Jesus, pois a Bíblia diz que pela graça somos salvos, não por méritos próprios, porque eu guardo o sábado ou não [por exemplo].
Efésios 2
8Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9não por obras, para que ninguém se glorie.
Espero ter respondido sua pergunta, qualquer outra dúvida estarei à disposição para ajudar.
Que a graça de Deus esteja contigo.
a paz do Senhor Irmã Virginia. segue o estudo sobre o sábado o qual eu disse que prepararia. clique aqui para ler.
Amado Irmão em Cristo,
excelente artigo. Por abstração fui as considerações sobre o fato de quem aquelas pessoas novas reencarnaram. Com certeza em tudo há um ponto de partida e por isso o espirito também deve ter uma origem que, penso, não a da reencarnação. Gostaria imenso de ter uma orientação sobre esse tema reencarnação, ainda mais quando a bíblia afirma que ao ser foi dado morrer uma única vez. Que o Deus da minha compreensão continue derramando benção sobre benção sobre o amado irmão e sua família.