Você está querendo descobrir quem são os mercenários do evangelho?
Este breve estudo bíblico vai te mostrar que, na verdade, não existe pastor mercenário, existe mercenário se fazendo de pastor!
O Dicionário Online de Português nos dá uma definição bem direta sobre o que significa mercenário, veja:
Que age ou trabalha somente por dinheiro ou pelas vantagens que lhe são oferecidas; interesseiro.
Sujeito mercenário, interesseiro, que só faz algo por dinheiro ou pelas vantagens que esse trabalho pode lhe trazer.
Todas as características acima também definem claramente o que significa mercenário na Bíblia, do qual veremos mais detalhes abaixo.
O mercenário não foi chamado por Deus, e portanto não está apto para cuidar da igreja de Cristo!
O Senhor Jesus prova que o mercenário só está com as ovelhas enquanto pode se aproveitar delas, pois num tempo de adversidade, ou quando as ovelhas mais precisarem, ele foge delas a fim de não ser incomodado ou não sacrificar-se ao menos um pouco por elas (João 10:12).
Deus já havia falado sobre este tipo de pastor mercenário no Antigo Testamento também, colocando-se contra eles (Ez 34: 1-6).
O pastor mercenário investe tempo, trabalho e recursos com a intenção de favorecer unicamente aos seus próprios interesses!
Mas chamar uma pessoa assim de “pastor”, é força do hábito, pois os mercenários na realidade não são pastores nem de longe!
Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vê o lobo vindo, e deixa as ovelhas, e foge […] (João 10:12a KJF)
O fato de este falso pastor mercenário ver o lobo vindo e fugir, demonstra mais uma vez a característica daqueles falsos obreiros que só estão ali trabalhando por seus interesses próprios; quando é necessário ajudar alguém, eles pulam fora!
Os falsos pastores mercenários sempre parecerão verdadeiros, por isso (infelizmente) muitos os seguem.
Cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
(Mateus 7:15 KJF)
O pastor mercenário só quer mesmo se aproveitar da “lã do rebanho”, isto é, só quer tirar proveito da igreja de alguma forma, e para fazer isso veste-se como seus mestres, com toda aparência boa, mas com a intenção de enganar!
Porque tais são falsos apóstolos, obreiros enganosos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
(2 Coríntios 11:12-13 KJF)
(Leia também: Ez 34:2; 2Pe 2:1,3; 1Tm 6:3-5; Tt 1:10-11).
As características dos verdadeiros pastores são como as de Cristo, cuja humildade foi claramente notada (Mt 11:29; Fp 2:3-8; Is 57:15; 1Pe 5:5), mas infelizmente há certos (falsos) pastores mercenários por aí ostentando o luxo e a riqueza, ganhando dinheiro de maneira ardilosa.
Nosso Senhor Jesus Cristo deu a vida pelas suas ovelhas. Ele nos mostra claramente a diferença entre pastor e mercenário.
Da mesma forma os verdadeiros pastores devem dar/dedicar a sua vida pela igreja do Senhor!
Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11 KJF)
Leia também 1 João 3:16; João 13: 12-15.
Aprenda mais sobre as características dos verdadeiros pastores chamados por Deus.
Você sabe porque, de uma forma generalizada, muitas pessoas tem chamado os crentes de “safados” e os pastores de mercenários?
Os versículos abaixo vão te explicar, leia atentamente.
“Mas também houve falsos profetas entre o povo, assim como entre vós haverá também falsos mestres, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, […].
E muitos seguirão as suas maneiras perniciosas, pelas quais o caminho da verdade será blasfemado.
E por cobiça farão de vós negócio com palavras fingidas”
(2 Pedro 3:1a-3a)
Quando fala-se que muitos seguirão as suas maneiras perniciosas, está falando-se de crentes mesmo; de pessoas que infelizmente tem sido enganadas pelas doutrinas peçonhentas dos falsos pastores mercenários, que tentam deturpar o Reino de Deus.
O pastor verdadeiro não é cobiçoso de lucro imundo, injusto e/ou adquirido de forma enganosa, nem é avarento e apegado ao dinheiro, pois sabe que se ele servir ao dinheiro, jamais poderá servir a Deus!
“Nenhum homem pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro.
Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
(Mat 6:24 KJF)
Muitos pastores estão por aí aos montes enganando aos crentes com falsos discursos e doutrinas, e na verdade estão apascentando a si mesmos; mas Deus abomina esta prática! (Ez 34: 1-3)
Muitos falsos se fazendo de pastores estão agindo com domínio sobre a igreja de Cristo, inventando várias coisas para se aproveitarem dela de alguma forma, quando na verdade deveriam agir como um exemplo de Cristo para ela! (1Pe 5:2-3)
Mas os que agem assim infalivelmente se perderão e serão destruídos de uma hora para outra, sem que haja remédio! (2Pe 2:1b)
Quem recebe salário também é pastor mercenário?
Mesmo no tempo dos apóstolos, alguns anos depois da ressurreição de Cristo e da descida do Espírito Santo, quando já havia crescido muito o número de discípulos, e as igrejas já haviam se instalado em vários lugares, já haviam obreiros que recebiam ajuda financeira/material de certas igrejas (1Co 9:3-6,11-14; 1Tm 5:17-18; Gl 6:6).
Assim como em nossos dias há muitas igrejas que trabalham com o salário pastoral, e é também por isso que o apóstolo Paulo adverte que o pastor não pode ser um homem apegado ao dinheiro (avarento), nem cobiçar lucros injustos/exorbitantes/imundos (1Tm 3:3; Tt 1:7); o apóstolo Pedro também dá a mesma advertência (1Pe 5:2).
Além do mais, os que querem ficar ricos acabam, mais cedo ou mais tarde, destruindo a si mesmos em busca de prazeres nocivos, naufragando na fé (1Tm 6:9-10).
Este tema é muito longo e amplamente discutido, não é mesmo?!
Para esclarecer um pouco mais, eu escrevi um estudo bíblico detalhando versículos que provam que o pastor pode receber salário, clique aqui se quiser ler, pois este estudo também dará bons exemplos de como deve ser a conduta do pastor com relação ao dinheiro.
Você também pode querer ler o livro Irmãos, nós não somos profissionais! de John Piper.
Não se esqueça de deixar seu comentário aqui no final da página dizendo o que aprendeu com este estudo.
16 Comments
pastor não tem direito a receber salario, pode tão somente receber só uma cesta basica. É só ler com atenção. Salario na biblia quer dizer alimento.
Claramente esse artigo esta falando e esclarecendo a verdade na minha igreja nao temos pastor e sim cooperador de culto a congregacao crista no brasil nao adere esse titulo para seus cooperadores por q o unico e verdadeiro pastor e cristo .
Excelente estudo, valeu! Depois dessa leitura só é enganado quem quiser.
Concordo que o pastor tem que receber salário da igreja. Só que :(não seja salários exagerado);deixando a igreja desprovida para ajudar órfãos ,necessitados .O dizimo hoje na maioria das igrejas não mantém as despesas da igreja porque os salários das maiorias dos pastores são abusiveis aí não ficam nada para manter. O problema que quando necessitam de ajudar aos necessitados colhem ofertas e mais ofertas dos irmãos, deixando alguns desprovido para se manter no dia a dia.
Paz do Senhor Lázara, concordo plenamente contigo e não só concordo, mas vejo essa situação acontecer com meus próprios olhos. O sistema que está implantado em muitas igrejas é um verdadeiro ninho de iniquidade e falta de amor cristão. Tudo isso que você disse e muito mais eu escrevi no meu livro 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais, aconselho a leitura.
Muito forte uma maravilha.
Gostei
Gostou aprendi
Estudos valiosos.
Que estudos valiosos.
Obrigada Jesus!!!
Obrigada professor Gabriel.
Muito edificante o artigo. Deus continue lhe abençoando e usando. Foi muito útil para mim que trabalho na obra do Senhor como professora da Escola dominical. A paz .
Paz do Senhor, um dos melhores estudos que ja vi, vou repassar para os nossos membros pois pela graça de Deus sou o relator do Culto de Doutrina Amem que Deus esteja com todos em nome de Jesus.
Amém irmão José Ricardo, que Deus continue abençoando a sua vida, família e igreja 🙂
Daí de graça o q recebeste disse jesus.amem