Press "Enter" to skip to content

Explicação do dízimo de Abraão em Gênesis 14 e Hebreus 7

Last updated on 09/03/2022

O que significa o dízimo que Abraão deu ao sacerdote Melquisedeque em Gênesis 14:18-20? O que quer dizer a abordagem de Hebreus 7:1-12 referente a este? Neste breve estudo bíblico tentaremos dar a explicação explorando os detalhes dessa narrativa histórica e profética.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

A representação profética do Messias (ungido) através de Melquisedeque e no dízimo de Abraão.

Primeiro de tudo, note que nessa passagem Melquisedeque representa o Messias, isto é, o Ungido (v. 3), e Abraão representa a tribo de Levi e seus sacerdotes (vs. 9,10).

Quando Abraão dá o dízimo dos despojos da guerra para Melquisedeque (v. 4) e é abençoado por ele, o texto deixa claro que, por isso, Melquisedeque é maior do que Abraão (vs. 6-7).

Logo, já que Melquisedeque representa o sacerdócio do Senhor e Abraão o sacerdócio dos Levitas, este acontecido de Gênesis 14:18-20 significa (profeticamente) que o sacerdócio que Yeshua alcançou é superior ao sacerdócio dos levitas, pois ele é sacerdote eternamente à semelhança de Melquisedeque (cf. Salmo 110:4; Hebreus 7:11,17,21).

Portanto, talvez o patriarca nem imaginava que seu dízimo estava sendo um ato profético da comparação entre ambos sacerdócios (do Senhor e dos levitas) (vs. 3,11). Pois quando Abraão dá seu dízimo a Melquisedeque, ele certamente julgava que estava praticando um costume já existente nas nações, que davam dízimos aos seus reis, e Melquisedeque também era rei (Gn 14:18).

Além do mais, Abraão deu este dízimo uma única vez e não transmitiu esse costume ao seu filho e a seus netos. Prova disso é que em Gên. 28:20-22 vemos Jacó propondo dar o dízimo a Deus caso o abençoasse em sua peregrinação. Ora, fazer um voto é propor algo novo, que não se costuma fazer, em troca de um benefício maior.

Logo, em Abraão vemos o exemplo de fazer doação voluntária para Deus, porque ainda não havia dízimo sistematizado para o povo escolhido.

Mas quando o dízimo passou a ser lei para o povo de Deus então?

Mais de 400 anos depois dos eventos com Abraão, ao tirar os israelitas das terras egípcias, durante sua peregrinação no deserto, Deus dá ao povo as diretrizes de como eles dariam seus dízimos para Ele. Então vamos explorar tais passagens na Torá, que é o ensino, instrução ou Lei de Deus através de Moisés, para descobrirmos como os israelitas davam seus dízimos.

Primeiro começamos com Levítico 27:30-33, onde há a primeira legislação do dízimo para o povo escolhido. Aqui vemos que Deus determina de seu povo dar uma décima parte dos frutos da terra “a Ele” (v. 30). Além disso, vemos ainda Deus exigindo um em cada dez animais do gado ou do rebanho. Estes seriam consagrados para Ele (v. 32).

Este é o dízimo bíblico!

Depois destes versículos, temos mais especificações de como seriam usados os dízimos em Números 18:21-31.

Dei aos descendentes de Levi todo o décimo da produção recolhida em Yisra’el. Esta é a herança deles, o pagamento pelo serviço realizado na tenda do encontro.

(Números 18:21 BJC)

Neste trecho Deus especifica para quem os dízimos seriam dados. O Soberano escolhe a tribo de Levi para realizar os serviços sacerdotais perante o povo, dentre várias outras atividades em Israel. A paga por seu trabalho, dentre outras coisas, seriam os alimentos recolhidos com os dízimos.

Depois disso, além de outros locais nas Escrituras, lemos principalmente Deuteronômio 14:22-29. Aqui Deus determina que a décima parte dos produtos da colheita, e um décimo dos animais do gado e do rebanho, deveriam ser levados anualmente para Jerusalém e lá serem comidos pelo próprio dizimista (vs. 14:22-26). O intuito com isso era haver alimento durante as festividades determinadas pelo Eterno em Sua palavra.

Além disso, dos vs. 27-29 vemos que os levitas não deveriam ser desamparados nessas ocasiões festivas, e que de três em três anos esses dízimos deveriam ser armazenados nas cidades e doados aos pobres.

Todos os outros trechos nas Escrituras que falam acerca dos dízimos vão girar em torno dessas leis, inclusive Malaquias 3:8-12, Neemias capítulos 10:35-39 e 13:4-12, Mateus 23:23, Lucas 11:42, etc. Mas o dízimo de Abraão, como é possível perceber, não tem uma relação direta com esses, porque nos tempos deste patriarca não havia uma legislação exata da parte de Deus para isso, e Ele nem mesmo ordenou Abraão dar o dízimo ao rei sacerdote; ele o fez porque já havia visto isso em outras nações, como menciona o Livro do Justo no capítulo 15 e versículo 8. Além disso, Abraão dá o dízimo dos despojos da guerra, o que incluía tanto prata e ouro (dinheiro), como pessoas, animais, roupas, armas, alimentos, e tudo mais que foi conquistado do inimigo em combate (vide Gn 14:21).

Então o que aconteceu com o dízimo hoje em dia nas igrejas que não seguem as determinações de Deus em Sua Lei?

dando o dízimo na igreja

Como vimos, os mandamentos dos dízimos tinham todo um contexto, regras determinadas, o que seria dado como dízimo e para quem seria direcionado. Deus deu todos os mandamentos na Torá e os organizou, e o povo deveria obedecer exatamente da forma que Ele determinou (cf. Deut. 26:12,13).

Aconteceu que, no ano 567 EC, quando as comunidades judaicas fundadas pelo Senhor encontravam-se dispersas pelo mundo e o cristianismo dominava cada vez mais através da força do império romano, o clero de sua Igreja começa a determinar que quem não desse o dízimo “como o patriarca Abraão o deu”, não reinaria com o Cristo (Documento 8 CNBB).

Dessa forma, e só por essa época, é que uma versão distorcida do dízimo bíblico foi introduzida na Igreja Cristã mãe. Vários concílios ao longo da história foram confirmando e complementando essa prática, como o de 585 em Macon, com Carlos Magno no final do século 8, e nos concílios de Latrão no século 12. As igrejas evangélicas, por sua vez, tendo nascido à partir da Igreja Católica Romana medieval, herdaram em muito sua pregação, liturgia, teologia e modelo doutrinário, pois em qual delas não se ouve dizer que o dízimo de Abraão é um “modelo para a Igreja cristã seguir” também? Desculpa muito parecida com aquela do concílio de 567, em Tours.

Veja mais detalhes históricos a respeito da introdução e distorção da mensagem do dízimo na Igreja Cristã no estudo “O dízimo bíblico e o dízimo medieval“, no blog Bíblia se Ensina.

Sem o dízimo? O que fazer para manter nossas comunidades e local de culto então?

Em suma, qualquer líder que use do texto de Malaquias 3:10 ou Gênesis 14:18-20 (os mais usados) para chamar os irmãos a darem dízimos em dinheiro fora dos padrões bíblicos abordados acima, não estaria pregando uma mensagem solapada das Escrituras? O que você acha?

Geralmente quando eu falo isso, várias pessoas logo se ofendem e dizem que o templo tem contas para pagar como luz, materiais de limpeza, funcionários, suprimentos diversos, etc. Mas em momento algum eu disse que não devemos mais contribuir, porque o problema não está em contribuir, mas sim na doutrina que se usa para arrecadar as contribuições. Pois falar de doutrina é coisa muito séria, porque mexe com a mentalidade e a fé das pessoas, e por isso uma mensagem distorcida e errada pode levá-las a se conduzir de modo .

É claro que os custos do local utilizado para cultuar a Deus devem ser pagos por todos os seus frequentadores, pois somos uma comunidade e devemos todos ajudar. Trata-se de uma questão de consciência também. No entanto, não é necessário forjar interpretações e falsear os relatos bíblicos para isso.

Digo isso aos líderes que escravizam, lançam culpa, medo, oprimem e constrangem as pessoas em suas mensagens, e bem sei eu que nem todos agem dessa forma. Por isso, se você é líder e não está incluído neste grupo, não deveria se ofender com essas palavras (vide Prov. 10:9).

Para saber mais sobre como devemos contribuir com a obra de Deus, leia os estudos baseados em Êxodo 35 ou 1º Crônicas 29 aqui no blog Bíblia se Ensina.

Você pode aprender um histórico completo a respeito da doutrina do dízimo no livro 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais, de minha autoria, disponível em versão digital.

Compartilhe essa página:

88 Comments

  1. IVONILSO MONTEIRO DOS REIS IVONILSO MONTEIRO DOS REIS

    Gostei desse estudo ,vai complementar mais os meus estudos.

  2. Carlos Carlos

    O DÍZIMO DE ABRAÃO
    Gênesis 14.18-20:
    Abraão deu o dízimo dos despojos da guerra ao Rei Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, e foi por ele abençoado.
    O DÍZIMO DE JACÓ
    – Gênesis 28.20-22: Jacó fez um voto ao Senhor, prometendo-lhe dar o dízimo de tudo quanto ganhasse se em sua jornada fosse por Ele protegido e abençoado. Em ambos os acontecimentos, não há registro na palavra do Senhor que tenha havido ordenanças ou determinação para que se dessem o dízimo. Especificamente nesses casos, os dízimos foram oferecidos de forma voluntária, espontânea, ou por voto, em retribuição e agradecimento, honra e glória ao Senhor Deus, pelas bênçãos recebidas e pelas vitórias conquistadas.
    Assim sendo, hoje não se pode tomar como exemplo os dízimos de Abraão e Jacó, como fundamento para implantá-los como regra geral de doutrina na igreja, com o propósito de receber bênçãos e salvação, em nome de uma lei que fora por Cristo abolida.
    O DÍZIMO PELA LEI :
    Números 18.21, 24, 26:
    O pagamento do dízimo foi ordenado pela lei do Antigo Testamento, e tinha caráter de caridade, pois a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida, e também dos estrangeiros, órfãos e viúvas.
    Deuteronômio 14.29:
    Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres. Está na palavra, o dízimo foi criado por Deus, com a finalidade exclusiva de caridade aos necessitados, hoje é empregado para outros fins, diverso daquele que o Senhor ordenou.
    Mas, ainda que os dirigentes das igrejas revertessem todo tributo dos dízimos e ofertas em obras sociais, ainda não estavam em conformidade com a palavra do Senhor, pois alem do dízimo ter sido abolido (Hebreus 7.5-12), a caridade ou amor ao próximo, é algo muito profundo, individual e intransferível, é uma obra entre você e o Senhor teu Deus (Mateus 6.1-4).
    Outro detalhe interessante que precisamos conhecer, quando o dízimo foi instituído pela lei (Números 18.20 a 24) com a finalidade de manter os filhos de Levi que administravam o ministério nas tendas das congregações, os quais não receberam parte nem herança na terra prometida, (Números 18.24”b”), o Senhor declarou que os filhos de Levi não teriam nenhuma herança no meio dos filhos de Israel.
    Como também fora ordenado as demais tribos de Israel, que dizimassem aos Levitas, o necessário para a manutenção cotidiana, porque não possuíam nenhuma herdade. Hoje, a situação está a revés da palavra, os trabalhadores, a maioria deles assalariados, ofertam o dízimo para os que vivem sem trabalhar, e em abundância de bens.
    O DÍZIMO NO EVANGELHO DE CRISTO :
    No Evangelho de Marcos 16. 15, 16, disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado. Observem que o Senhor Jesus mandou pregar o Evangelho, para que crendo, recebamos a salvação (I Coríntios 15.1, 2). Foi para isso que Ele deu a sua vida.
    E onde está a ordenança para o dízimo, senão no Antigo Testamento? Porque então o homem persiste em pregar e manter as ordenanças da lei, as quais foram por Cristo, abolidas? Pregar a velha aliança é mutilar o Evangelho de Cristo, e sobrecarregar as ovelhas do pesado fardo que Cristo levou sobre si.

    • germano e marcia germano e marcia

      parabens carlos ,acho que nao e precizo dezenhar deu para entender sai do sistema religioso depois de 50 anosde engano numca falaram isto fiquei decepcionado pois quem deveria falar a verdade omite e querem ser guias sem falar que prendem o povo tambem pelo medo se dizendo UNGIDOS e que nao poden ser contestados ..anoiva de cristo se prostituindo por uma terrivel mentira $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  3. Carlos Carlos

    *☝️Separei 7 pontos importantes sobre dizimos que nunca são explicados na igreja.*

    _1⃣Dizimo nunca foi dinheiro era comida, produtos agrícolas e animais._

    *✅Deuteronômio 14:22-23.* Separem o dízimo de tudo o que a *terra produzir anualmente.* Comam o dízimo do *cereal, do VINHO novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus REBANHOS na presença do Senhor, o seu Deus,* no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus.

    2⃣Dizimo era *anual ou tri anual,* e *DEFINITIVAMENTE NÃO* era para pagar despesas do que chamam hoje *(de forma totalmente equivocada)* de “templo”. Os dízimos eram para os *LEVITAS, ESTRANGEIROS, ÓRFÃOS e VIÚVAS.*

    *✅Deuteronômio 14:28,29.* Ao final de cada *três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano* e armazene-os em sua própria cidade, para que os *levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas* que vivem na sua cidade venham *COMER e SACIAR-SE,* e para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em todo o trabalho das suas mãos.

    _3⃣Era uma obrigação que fazia parte da lei mosaica e que terminou em Jesus._

    *✅Romanos 10:4. Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.*

    _4⃣Abraão deu dizimo 1 vez em toda sua vida._

    ✅Basta ler *Gênesis 14 inteiro, e não apenas Gênesis 14:18-20…*

    ☝️Veja que Abraão deu para o rei-sacerdote de Salém *(futura Jerusalém)* os *despojos* de sua guerra *(a qual guerreou com seus 318 servos)* para resgatar o seu sobrinho Ló… *NÃO tem nada de DINHEIRO, ou alguma OBRIGAÇÃO, nada!*

    *Então pare de ficar citando o caso de Abraão como desculpa pra defender dízimo nos dias de hoje.*

    _5⃣Em Malaquias, toda a nação_ *ROUBAVA a Deus.* _Eles não estavam entregando os dízimos, e por causa disto, os levitas tinham que trabalhar para que pudessem se sustentar, e com isso o templo ficava abandonado. A responsabilidade que tinha sido dada por Deus aos levitas de cuidarem do templo estava sendo ignorada._

    *✅Malaquias 3:8-9.* Roubará o homem a Deus? *Todavia vós me roubais,* e dizeis: Em que te roubamos? *Nos dízimos e nas ofertas alçadas.* Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque *a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.*

    Entendeu? Não tem nada a ver com você dar ou não dízimo mensal e em dinheiro. Pare de ficar citando a frase: *”roubando do Senhor”* de forma *ISOLADA, leia o CONTEXTO.*

    _6⃣Quem comia os frutos da terra eram o devorador e o gafanhoto._

    O que é isso? Demônio? *NÃO,* veja o *contexto,* e também leia *Joel 1:4 e Joel 2:21-25,* especialmente *Joel 1:4 e Joel 2:25* conforme Almeida Revista e Atualizada, *”Cortador”, “Migrador”, “Devorador” e “Destruidor”.*

    ☝Mas a mesma tradução coloca ao lado de cada um destes, o nome *GAFANHOTO,* e melhor ainda fica na versão Almeida Revista e Corrigida, que dá pra ver realmente que são *insetos,* e *esses 4,* pra quem estudou, sabe que são as *4 fases da vida de um gafanhoto,* e não tem nada a ver com *”DEMÔNIOS COMEDORES DE DINHEIRO”.*

    _7⃣O dízimo era somente para Israel._

    *✅Malaquias 1:1. A palavra do Senhor a ISRAEL, por intermédio de Malaquias.*

    *✅Malaquias 3:9.* Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, *vós, esta NAÇÃO TODA.*

    *Você já viu alguma explicação assim na sua igreja?*

    • Oi Carlos, obrigado por sua explicação. Tudo isso eu relato no meu livro recentemente escrito: 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais. Caso tenha interesse:
      A versão digital do livro 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais está disponível para leitura no app Kindle da Amazon (é uma biblioteca de livros digitais).
      Para baixar o app no Android clique aqui
      http://bit.ly/am-kindle

      Você pode digitar o título do livro na busca do aplicativo ou então clicar aqui para comprar no site da Amazon e depois ler no app
      https://www.amazon.com.br/dp/B08338F6PF

    • germano e marcia germano e marcia

      nunca esse tipo de explicacao nao interessa a ele$$$

  4. Jorge Luiz Ferreira Jorge Luiz Ferreira

    Concordo plenamente.

  5. Gemerson Gemerson

    Concordo plenamente, na minha igreja o bispo disse para os pastores não consagrarem nem um obreiro que não desse o dízimo.

  6. Ricardo Ricardo

    Eu acho muito importante da o dízimo desde que seja com o coração aberto e com alegria e não por medo ou opressão, Deus abençoe.

  7. Amadeus marques Amadeus marques

    Uma benção,este ensino. Gostei muito pois eu sou membro da assembléia De Deus e vejo sim muitos lideres fazendo o uso de muitos textos bíblicos do” A T “para inibir membros para dar o dízimo,estipulando porcentagens para Deus abençoar aos que contribuem,no contrário,os que não contribuírem não ganharão as bênçãos desejadas. Por outro lado,eu vejo uma geração de cristãos preguiçosos,que fazem questões de ler a palavra de Deus,se sujeitando a qualquer doutrina. Eu contribuo com amor e isso é necessário para o crescimento da igreja.

  8. José Roberto da Silva José Roberto da Silva

    Um verdadeiro estudo bíblico com hermenêutica. Glória a Deus!!
    Sou Presbítero a 10 anos na Assembleia de Deus, e infelizmente existem muitos líderes que obrigam as pessoas a devolverem o dízimo. Mais eu graças a Deus não sou mais escravo do dízimo, mais dou ofertas “voluntárias que vai além do dízimo no ministério que trabalha com transparência e seriedade”.

    • Obrigado por comentar Pb. José Roberto, esta é a finalidade dos estudos sobre o dízimo que eu tenho publicado, tornar as pessoas libertas pela verdade (Jo 8:32) e motivar a contribuir até mais do que 10% na obra de DEUS, pois ela certamente merece a nossa contribuição!

      • Carlos Carlos

        Em João 6: 27,28 e 29 os discípulos perguntaram a Jesus o que deveriam fazer para realizarem a obra de Deus, e Jesus disse: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que me enviou”. Esta foi à explicação de Jesus.

        Em Ef 2:8-9 e Rm 11:6 é explicado que não é pelas obras que somos salvos, mas pela graça, não precisamos fazer nada para merecer o amor de Deus o seu cuidado e a salvação, pois existem algumas religiões que ajudam o próximo fazendo muitas caridades, se fosse pelas obras deles já estariam salvos. Não é nossas ações que salvam, mas sim a fé que gera em nós a vontade de realizar as obras de Deus.

        Isso é confirmado em Tiago 2:14-26, onde ele fala que “a fé sem obras é morta”, porém existe outro erro sendo ensinado. Para nós obras são: participar de um ministério, cantar, pregar, Fazer templos, fazer grandes eventos e cruzadas, etc, mas No versículo 15 o autor diz que se um irmão ou irmã estiverem nus e com falta de mantimento e algum de nós dissermos, “vai em paz, fartai-vos”, mas não dermos as coisas necessárias para o corpo, que proveito se tirará dai? Tiago explica que OBRAS é ajudar o próximo, ver a necessidade do próximo, quando a gente crê a gente pratica a verdadeira obra.

      • Carlos Carlos

        Cobranças indevidos (as), sobre conceitos de dízimos e ofertas.

        Vamos contextualizar sobre a questão do dizimos.

        “Casa do Tesouro”
        nunca foi um templo religioso protestante, era um SILO para guardar alimentos para os famintos.

        Dízimo NUNCA Foi Dinheiro, OURO ou pedras preciosas, era alimento (II Crô31:5-6; Sm 8:15);

        Dizimo era dado de 3 em 3 anos e 10% era destinado aos necessitados.
        (Dt 14:28-29)

        Quem Rouba a Deus nos dízimos são os Sacerdotes não os fiéis.
        Verificar no dicionário jurídico a palavra Roubo
        (Ml 2:1)

        Devorador é um gafanhoto e não um demônio
        (Joel 1.3,4)

        Benção sem medida é chuva para se obter os dízimos dos frutos da terra.
        Lev. 27:30-32

        Dízimo foi dado exclusivamente para os Judeus de Levi, esse costume foi de Abraão até Levi.
        Hb 7:5

        Somente os Sacerdotes de Levi poderiam recolher dizimo, não o pastor.
        Nm18:21/Nm 18:24

        Para ser Dizimista deveria-se guardar e Lei de Moisés TODA ELA!. Hb7:5/Hb7:9/Gl 3:10

        Dizimo era apenas um dos elementos da Lei de Moisés HB 7:18; Cristo Aboliu a Lei de MOISÉS na CRUZ, junto com o sacerdocio (Padres, Pastores, etc…) HB 7:28;Hb 9:16 -17

        O DIZIMO DO PROTESTANTISMO

        Dízimo é somente para os levitas, pastores não são e nunca serão levitas pois, levita é quem descendia da tribo de “LEVI”.

        Em (Ml 3:10) Os sacerdotes que estavam “roubando” a Deus não somos nós, cristãos.
        A palavra (roubar), no dicionário Jurídico tem um peso grande.
        Aquele que se apossa de alguma coisa ou algo por meio de violência.
        Resumindo não roubamos a Deus, confirmem dizem dentro dos templos.
        Eram os sacerdotes que deviam alimentar os orfãos, viúvas e estrangeiros.
        Engano quem diz ser nós cristãos.

        Dizimo no N.t? Onde? (Mt 23:23),
        Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã” “Ai de vós” Quem? Judeus ou Cristãos?
        “Ai de vós, escribas e fariseus”.
        Esses dois homens são Judeus E NÃO CRISTÃOS!
        Quando ele fala de fariseus, se aplica a eles, eles estavam sobre os mantos da Lei de Moisés, e segundo a LEI, eles precisam obedece-la até que viesse a promessa, o MESSIAS para CUMPRIR A PROFECIA em si mesmo, ou seja, até a morte de Jesus Hb 9:17! Nesse momento é dito ” Está consumado” e o ministério da Lei tem seu fim e inicia-se o ministério da graça!
        Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todos aqueles que creem.Rm 10:4.

        O Pastor da bíblia nunca recolheu dízimos At 15 a coleta era alimentos para os famintos Rm 15:26, E nunca foi para construção de templos, basílicas e catedrais, muito menos para o sustento de quem tem preguiça de trabalhar.
        Os discípulos trabalhavam para dar exemplo! E esporadicamente, quando não tinham condições de trabalhar viviam de caridade (Oferta da casa de Silo).

      • germano e marcia germano e marcia

        cabra bom so kkkkk

  9. wal wal

    Muito esclarecedor o texto com base bíblica.
    Mas me sinto em paz dizimando os 10 por cento, não me falta a provisão, Deus prover, já fiz prova e fui abençoada.
    Quando dízimo, oferto, apresento para a obra, para o Reino.
    O que o homem da terra faz, já é ele e Deus.
    Naquele grande dia todos nós iremos prestar contas dos nossos pecados.

    • DEUS certamente abençoará quem contribui com coração sincero e alegre, seja debaixo da doutrina do dízimo ou não, porque como exposto na Bíblia desde a oferta de Caim e Abel, no Gênesis, Deus vê a atitude do nosso coração. Mas com relação a fechar os olhos em que estão gastando o dinheiro dado é também ser conivente com as más práticas dos tais. Podemos fazer esse tipo de julgamento e doar nosso dinheiro para o que realmente é necessário e importante. Combater as falsidades também é nosso dever, vide Mateus 23.
      Obrigado por seu comentário aqui.

    • IVONILSO MONTEIRO DOS REIS IVONILSO MONTEIRO DOS REIS

      O problema teológico de quem é doutrinado pelo dízimo é justamente esta: Sou dizimista porque fiz prova com Deus e Deus me respondeu. Sou dizimista porque fui abençoado. Sou dizimista porque Deus nunca deixou faltar nada. Sou dizimista porque sou próspero. Sou dizimista porque não quero o devorador na minha casa. Sou dizimista porque depois disso minha vida melhorou. São tantos as explicações para ser dizimista e 99 por cento são por interesse de ter algo em troca ao dar o Dízimo. Dizimista Por interesses e dizimistas por medo e não dizimista por base Bíblica. Entendo a posição de todos os dizimistas até porque sempre fui dizimista 16 anos da minha vida. Mas quando conhecemos a verdadeira revelação bíblica da palavra com relação ao dízimo, poderei eu ir vivendo algo que não é pra Igreja Cristã? Por exemplo: No livro de Gênesis Abrão dá dízimo de tudo que ele recuperou na guerra e entrega A MELQUISEDEQUE, que era um ser Espiritual materializado a Abrão, fala-se da entrega do Dízimo de Abrão mas não fala-se das condições que Abraão entregou. Abrão entregou 10 por cento do que não lhe pertencia, devolveu 90 por cento ao rei de Sodoma com exceção do que comeram e a parte que toca aos seus aliados. Abrão não ficou nem com uma correia das coisas que ele recuperou em espólios. Se quiser usar o exemplo de Abrão, tem que ensinar que se deve Devolver dízimo a Melquisedeque e devolver os restante de quem vc recebeu. Quem tomou a atitude de Dizimar foi Abrão (vontade humana e não vontade divina). Porque Abrão era Caldeu, ele e o pai moravam em Ur onde era comum dizimar aos deuses pagãos. Quando Abrão vai com seu pai Terá para Harã e seu pai morre, Deus fala a Abrão: Sai da tua terra e do meio da sta parentela. Jacó fez um voto com Deus: se me abençoares certamente te darei o dízimo de tudo (vontade humana e não divina). Deus não ordenou dizimar, mas Jacó tomou a iniciativa de Dizimar se fosse abençoado. Quando o dízimo e de vontade humana ele é voluntário, ele não é obrigado. Quando LEVI se pois ao lado de Moisés para lutar contra os idólatras do bezerro de ouro, Deus lembra da fidelidade de Levi e no Sacerdócio Levitico, os levitas recebem de Deus a exclusiva autorização de receber dízimo de Israel, autorização essa que não dá direto de ninguém que não seja Levita de receber. Pastores não tem autorização de Deus de Receber dízimo. Números 18. Matheus 23.23, Jesus repreende os Judeus que dominavam mas não obedeciam a justiça, a misericórdia e a fé
      MALAQUIAS 3.10 NÃO PODE SER aplicado a Igreja porque em MALAQUIAS 1.1 A bíblia fala da sentença dada por Deus a Israel através do Profeta MALAQUIAS. Ou seja para Israel.

    • Claudenir Claudenir

      Você não conhece a doutrina do dízimo é por isso que fala assim, Jesus afirmou em Lucas 16: 16 que a lei e os profetas duraram até João Batista.Ou seja, a lei do dízimo durou só até á morte de Cristo na cruz.

  10. Adilson Adilson

    Então porque porque vocês religiosos continuam praticando isso, não adianta falar da doutrina dos outros,porque quase todas praticam o devouver do dizimo,seja batistas, assembleias,metodistas,etc…pastores nunhum pregam essa verdade, porque se prega eles ficam sem salario,qual deles vom querer fazer a obra por amor,
    Tudo que se reune em templo e religiao sem exceção,não adianta tapa o sol com a peneira

    • Medo, desonestidade, manipulação, conveniência, cegueira espiritual, negligência, se faz de cego, cultura, tradição, “deixa a vida me levar”, etc.
      Eu prefiro ser honesto com a doutrina bíblica, é tudo ou nada!
      Hoje em dia infelizmente quem quer afiliar-se a uma igreja vai encontrar essa cobrança sendo praticada e terá que conviver com esse modelo doutrinário, raramente encontra-se uma que não trabalhe assim, mas existem. Espero em DEUS que aconteça um avivamento de verdade baseado na Bíblia, e puramente nela

      • IVONILSO MONTEIRO DOS REIS IVONILSO MONTEIRO DOS REIS

        Engano seu Gabriel. Se vc tem conhecimento bíblico o seu papel é estar no meio dos que pregam a verdade é se não tem quem prega .Deus escolheu vc para pregar a verdade. Ensine a verdade para as pessoas. Porque a função do verdadeiro Cristão é servir ao Senhor Jesus e não homens ou denominações. Se vc ler ms a Bíblia as cartas a 1 e 2 atimoteo, vc vai entender por que existem esses cães e falsos profetas, falsos presbíteros, falsos diáconos, mas meio esse caos existiam os verdadeiros que resistiam a vergonha que os outros davam de mal testemunho. Ser cristão e viver um culto racional com sacrifício vivo do seu corpo OFERECIDO a Deus e não simplesmente fazer parte de um grupo que reúne em um lugar para adorar a Deus e uma placa na frente do prédio.

    • IVONILSO MONTEIRO DOS REIS IVONILSO MONTEIRO DOS REIS

      Seu julgamento é injusto e sem base Bíblica. Muitas denominações vivem sem dízimos. Exemplo Congregação Cristã, No Partir do Pai, Igreja em Espírito e muitas outras denominação. Portanto Deus sempre deixou remanescentes. E o ensino que foi dado e verdadeiro , siga quem busca a verdade. Por isso no dia do Juízo a Bíblia diz que muitos vão dizer que curou ,expulsou demônios fez a obra e o Senhor dira: apartai vos de mim vis que práticas iniquidade

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading