Explicação de Mateus 11 12: O reino dos céus é tomado à força?

Mateus 11:12 por que o reino dos céus é tomado pela força?

Como entender o que Jesus disse em Mateus 11.12? O reino do céu sofre violência, como está escrito em algumas versões da Bíblia? Ou quer dizer que o reino de Deus é tomado à força? E o que isso significa? Nós temos que nos esforçar para entrar no céu?

Mateus 11:12 nas traduções bíblicas em português.

Este versículo é realmente difícil de entender e algumas traduções da Bíblia dão margem para mais de um sentido. Veja nas mais comuns no Brasil, a ARA (Almeida Revista e Atualizada) e a ARC (Almeida Revista e Corrigida), por exemplo:

“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

(ARA)

“E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele.”

(ARC)

Veja como o significado pode mudar drasticamente de uma para outra versão.

Na Bíblia de Jerusalém, uma das traduções mais respeitadas e que possui das melhores pesquisas, está traduzido da seguinte forma:

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos se apoderam dele.”

Adicionalmente, ela traz o seguinte comentário acerca deste versículo:

A expressão foi interpretada de vários modos. Pode-se tratar:
1) da santa violência daqueles que se apoderam do Reino à custa das mais duras renúncias;
2) da violência perversa dos que querem estabelecer o Reino pelas armas (os zelotas);
3) da tirania dos poderes demoníacos, ou dos seus partidários terrestres, que pretendem conservar o domínio deste mundo e criar obstáculos ao progresso do Reino de Deus.
Finalmente, há quem traduza: “O Reino dos Céus abre caminho com violência”, isto é, se estabelece com poder, apesar de todos os obstáculos.

    Na Bíblia King James, por sua vez, outra tradução tida como muito fiel, está assim:

    “E, desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino do céu sofre violência, e os violentos o tomam pela força.”

    O comentário da Bíblia King James Fiel de estudo Holman diz o seguinte acerca desse versículo:

    “A captura, aprisionamento e eventual execução de João e a violenta oposição dos líderes judeus a Jesus foram tentativas para prender e controlar o reino do céu que se expandia. As palavras “até agora” dão a entender que o reino um dia se livrará do domínio daqueles que buscam restringi-lo.

    Algumas palavras do Senhor dão a entender que o reino dos céus realmente, de algum modo, sofria agravos por causa da conduta de certos líderes religiosos, vide Mt 23:13. Mas voltemos ao nosso texto principal para não fugirmos do contexto.

    Qual o contexto de Mateus 11:12?

    Quem sabe analisando o contexto que envolvia as falas de Jesus podemos chegar à tradução mais adequada para este versículo.

    Quando ele disse “desde os dias de João, o imersor (batista ou batizador), até agora … “ está se referindo a um curto período de tempo, talvez menos de 10 anos, pois naturalmente isso se refere ao dias do ministério de João. Ou seja, destes dias, até agora, isto é, até o tempo presente que Jesus estava falando.

    Então as palavras “o reino dos céus sofre violência” estariam se referindo como homens maus atacavam este reino, querendo restringi-lo ou manipulá-lo. Essa interpretação não é sem razão, já que João foi preso justamente por anunciar este reino e a justiça de Deus, pregando a verdade contra Herodes e contra os líderes religiosos que eram hipócritas (Mt 3:7-12; 14:1-5). Então ele, João, e consequemente o reino, sofreu violência.

    Logo, quando Jesus disse “os violentos o tomam pela força”, poderia se referir, por exemplo, a Herodes, que por prender à força e injustamente a João estava impedindo o avanço do reino dos céus por meio da violência. Ou poderia se referir ainda aos abusos de certos líderes religiosos judeus, como mencionei mais acima em Mt 23:13.

    Veja Mateus 11:12 no original grego.

    Há porém, estudiosos que interpretam que a palavra grega βίαζο (biazó) usada na frase “o reino dos céus é tomado por violência”, significa usar o poder para agarrar à força, agarrando algo com agressividade positiva. Neste sentido, isto é, porque tem um significado positivo, quer dizer que alguém deveria empregar grande esforço (usar de “violência”) para entrar no reino dos céus. Ou ainda pode significar “avançar com força”.

    Além de Mt 11:12, essa palavra só aparece de novo em Lc 16:16, na mesma cena. Então, dessa forma, poderia significar que o reino dos céus avança de modo impetuoso (“violento”), não obstante as dificuldades que ele enfrenta.

    O termo original grego βιαζω (biazo), de acordo com o Dicionário Bíblico Strong, significa “usar a violência, aplicar a força, forçar, infligir violência em”. A dificuldade na tradução se dá porque o termo significa tanto “sofrer violência” quanto “usar de força” (para conquistar algo).

    Então até aqui temos dois sentidos para Mateus 11:12, um que concorda com as traduções de Lucas 16:16, isto é, temos de nos esforçar “violentamente” (uma figura de linguagem) para entrar no reino de Deus, e o sentido abordado anteriormente, onde o reino dos céus estaria sofrendo violência da parte dos poderosos.

    Para esclarecer qual é a tradução mais adequada de Mateus 11:12 nós podemos ainda visualizar seus cognatos, por exemplo.

    O substantivo bia indica “uma força intensa e destrutiva” (At 5:26; 27:41); é a capacidade de machucar ou de causar estrago. Nestes dois versículos mencionados a raiz da palavra não está sendo usada de forma positiva.

    Outro cognato, o adjetivo biaios significa “violento, forte, intenso” (At 2:2), denotando uso de força intensa ou violenta. Esses dois, assim com biazo, são da raiz bia, que significa “força, quer do corpo ou da mente; força em ação violenta, violência”.

    O texto no evangelho hebraico de Mateus (Matitiyahu), por Shem Tob.

    Primeira página do livro de Shem Tob. Fonte: Hebrew New Testament.
    Primeira página do livro de Shem Tob. Fonte: Hebrew New Testament.

    De acordo com registros históricos, vários crentes escritores que viveram do 2º ao 4º século, no mínimo, registraram que o evangelho de Mateus foi escrito originalmente em hebraico. Você pode conferir ao menos 3 menções a isso na obra História Eclesiástica, do Eusébio de Cesárea.

    Tradutores deste evangelho hebraico de Matitiyah (Mateus) para o português trouxeram o texto da seguinte forma:

    De novo Yeshua disse a seus discípulos: Em verdade lhes digo;
    - Desde seus dias até agora, o reino dos CÉUS tem sido oprimido.
    (Matitiyah 11:8,9 Shem Tob)
    Obs.: Este evangelho tem menos capítulos do que o que atualmente conhecemos.

    Se considerarmos este texto hebraico do evangelho de Mateus editado por Shem Tob ben Isaac Shaprut como o original e fonte para o texto grego (que por sinal teria sofrido várias modificações e ganhado várias adições – ou complementos – posteriormente), então a tradução da Bíblia de Jerusalém e da King James, por exemplo, está correta. Ou seja, o reino de Deus sofre violência e as autoridades eclesiásticas e governamentais tentam se “apoderar” dele (manipulá-lo).

    Também seria concordante com isso a Bíblia Peshitta, que foi escrita originalmente em aramaico, um idioma “irmão” do hebraico, do qual muitos pesquisadores e enciclopédias afirmam ser este falado por Jesus. Portanto, este seria um texto mais próximo ao contexto original em que Yeshua (Jesus) vivia. A Bíblia Peshitta publicada em português pela editora BVBooks traz o texto de Mateus 11:12 assim:

    “E desde os dias de João Batista até agora, o reino do Céu sofre violência, e os violentos o arrebatam.”

    Temos que nos esforçar ou não para entrar no reino dos céus?

    Sabemos que em diversos momentos teremos que nos esforçar para entrar no reino dos céus (que será aqui neste mundo, vide Ap 5:9-10). O Senhor disse em Lucas 13:24: Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não serão capazes.” (ver também Mat. 7:13)

    É verdade que em muitos momentos teremos que empenhar sim esforços para continuarmos na caminhada com Deus (cf. Heb. 12:1-4). Mas o Senhor está conosco em todos os momentos, sua graça sempre nos fortalecerá! Vide Heb. 13:5 e 1 Cor. 15:10.


    CONECTE-SE CONOSCO!
    Telegram (recomendado): @bibliaseensina.
    WhatsApp: bit.ly/wabse.
    Obs.: As mesmas mensagens são enviadas em ambos canais, portanto inscreva-se em apenas um deles.

    Receba uma notificação em seu e-mail quando um novo estudo for publicado:

    Junte-se a 4.399 outros assinantes

    Autor: Gabriel Filgueiras

    Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

    64 comentários em “Explicação de Mateus 11 12: O reino dos céus é tomado à força?”

    1. Li todo esse artigo extenso e muito útil, tbm fui pesquisar esse versículo nas outras traduções, mas de todo caso ao meu simples entendimento, temos sim de nos esforçar se quisermos adentrar o Reino dos Céus. E sabemos bem que o único Caminho é Jesus. Andar como Ele andou.

    2. Se o esforço humano apenas, fosse suficiente isso tornaria imitou o sacrifício de Cristo, boa a explicação no texto! Não acredito que seja uma ordem de Cristo para sermos violentos mas para entender que até ele viam assim, pois os fariseus faziam atrocidades acreditando estar servindo a Deus, mas após Cristo nosso único esforço seria permanecer, Ele sofreu toda a violência e agora nós pelos seus méritos podemos entrar nos céus

    3. Estou rascunhando um livro que trata dos sofrimentos da Igreja do Senhor Jesus neste mundo. Gostaria de usar a sua descrição da interpretação de Mateus 11:12. Se você me autorizar, posso registrar uma referência à sua autoria e indicar o seu Blog. Aguardo sua resposta.Me passa um E-mail com a resposta. Deus o abençoe.

    4. logo universal

      BISPO MACEDO | 29 de fevereiro de 2012 – 07:37

      Só para conquistador

      O texto original, que ensina a posse do Reino de Deus, diz:

      “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e os violentos se apoderam dele pela força.” Mateus 11.12

      Numa tradução mais leve, o mesmo verso diz:
      “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

      Quem raciocina percebe logo a tremenda diferença entre o texto original que é difícil, duro e pesado e a tradução mais fácil, mole e leve.
      Esforço não é suficiente.
      O importante é se apoderar do Reino dos Céus.
      Para tanto, os candidatos têm de ter consciência de suas dificuldades naturais. É guerra!

      Para se apoderar do Reino dos Céus é preciso vencer o reino do inferno.
      Obrigatoriamente tem de vencer. Ou melhor, conquistar.
      O conquistador não é um aventureiro e o aventureiro não é um conquistador.
      Enquanto o aventureiro tenta, o conquistador conquista.

      O conquistador se distingue por sua determinação. Sua natureza é idealista. Obstinado na sua crença. Perseverante na sua fé. Firme e consistente na sua posição. A morte não o assusta. Está pronto para sacrificar tudo por aquilo que acredita.

      O conquistador é obediente. Disciplinado, mas violento. Não sente pena de fazer o que tem de ser feito.
      Não dá a mínima para a opinião alheia.
      Suas emoções são servas de sua razão.
      Esse era o espírito de Abraão, Josué, Calebe, Jefté, Davi e seus três valentes.
      O Espírito de Deus está à procura de gente assim.
      O Reino dos Céus sofre violência porque só conquistadores se apoderam dele.

      1. Muito bem explicado Marcos !
        É guerra !
        E para tanto temos que nos esforçar para conquistar . Temos que ser vigilantes e perseverantes . Temos que lutar para conseguir vitórias , e isso muitas vezes.
        Em Efésios Deus nos dá uma armadura , porque será ?
        Todos os servos de Deus no VT tiveram que se esforçar para conquistar .
        Noé teve que se esforçar para fazer a arca .
        Abraão teve que se esforçar para deixar sua parentela e ser peregrino por terras desconhecida .
        Moisés teve que se esforçar para voltar ao Egito .
        Josué, o próprio Deus disse pra ele se esforçar e ter bom ânimo e não desanimar.
        Tem Jefter, Jideão, Sansão, Samuel e etc…, Todos fizeram seus esforços para conquistar o reino dos céus e dos homens . Esforço que eu chamo de obediência .
        Deus trouxe os animais, mas Noé teve que fazer a arca.
        Quando falamos que o Senhor Jesus Cristo já fez tudo por nós e que não precisamos fazer mais nada , isso é mentira !
        Então fique em casa sem fazer nada , fique sem orar , sem lê a palavra de Deus, sem evangelizar , ouvir ou cantar louvores de adoração a Deus . Tudo isso temos que nos esforçar para fazer se quisermos conquistar o reino de Deus . Essa parte é totalmente nossa se quisermos vencer nossa carne com suas tentações e conquistarmos o reino dos céus.
        Você já reparou que quando pega a bíblia para ler , fica logo cansado e entediado , se for a noite da logo sono e se você não se esforçar , você é vencido e desiste da leitura . E quando faz planos para orar 3 vezes ao dia uma hora de oração . Se não se esforçar você não ora 5 minutos ou ainda dorme .
        O nosso inimigo está tirando todo o nosso tempo com coisas vãs , para que nos não estejamos lutando ( se esforçando) contra ele com nossas armas espirituais que o Senhor Jesus Cristo nos deu.
        Jesus Cristo nos disse ; No mundo tereis aflições , mas tende bom ânimo ( se esforcem ) .

        Mas vamos nos esforçar mais para conquistar o reino dos céus

        Desde já peço desculpas em amor se magoar alguém .
        Deus é bom o tempo todo !!!

        1. Excelente explicação, completando anossa justiça vem de Deus asalvação e por crer não depende do homem.
          Quando cremos nos tornamos filhos (João 1:12-13) somos justificadis esantificados posicionalmente. Somos inseridos no Reino de Deus, que é de eternidade a eternidade, mas o Reino dos seus e é o reino do milênio é o galardão depende de negar a vida da alma como o irmão falou, Apocalipse 21:4-6 o reino dos céus é um período pós a era da graça da igreja. Antes da eternidade é algo às vezes difícil de entender os pastores antigos e a própria palavra nos adverte a ficarmos firme e perseverar até o fim, pra que se já estamos salvos ? Para entramos na Manifestação do Reino dos céus, hoje esse reino está na esfera da igreja. Por isso meus amados temos de nos santiicara dia dia com o dispensar do Espírito em nosso interior sem ele não veremos a Deus Hb 12:14.

          Claro esse assunto é bem mais profundo que isso precisamos ir diante de Deus e pedir revelação da sua palavra , me perdoe se alguém tem uma concepção diferente, mas que todos possam ficar firme no Senhor e buscar a santificação de vossa alma. Deus tem um trabalho em todos vocês salva completamente espírito , alma e coRio.

          Uma literatura que eu indiconheço é Daniel e o testino dos governos humano da editora Árvore da vida .

    5. Amém glórias a Deus, louvado seja Deus por sua vida meu irmão Gabriel, que palavras maravilhosas,estudos edificantes para nossas vidas, que Deus te abençoe grandemente e continue abençoando a sua mente em entendimento e sabedoria através do espírito santo de Deus, para você continuar ajudando a todos nós entendermos mais a palavra de Deus que nós purifica a cada momento de nossas vidas Graças a Deus pela sua grande misericórdia em nossas vidas que entregou o seu filho amado para morrer em uma cruz, para salvar a cada um de nós obrigado Jesus Cristo pelo sacrifício perfeito que nos reconciliou com Deus pai todo poderoso glórias a Deus nas alturas, Graça e paz a todos 🙏

    6. Acredito que o reino de Deus é alcançado com esforço, a cada dia temos que nos esforçamos, lutamos para ñ pecar contra Deus .

    7. Entendi perfeitamente, mas se o significado é esse de que o reino de fato estava sofrente violência ( como você citou herodes ) então como explicar a segunda parte do versículo ?
      ” e os violentos o tomam pela força.”
      Os violentos conseguem tomar o reino, a força ?
      A graça e a paz

      1. Oi Antônio, o texto também pode ter outra interpretação, neste caso demonstra alguém que emprega esforço para entrar no reino de Deus. Veja os comentários aqui mesmo. Assim que possível vou revisar o estudo.

        1. Amigo, eu acredito que a explicação do blog está corretíssima, tanto que a primeira parte do versículo ” se faz violência ao reino ” ou em outras traduções ” é tomado por esforço ” se conectado com o contexto do momento em que jesus falava, e dos dias de João Batista, faz perfeito sentido.
          mesmo se usarmos a tradução ” é tomado por esforço ” ainda assim dá a entender que se refere a homens mais tentando causar dando ao reino. ( Visto que “tomar” remete a tirar algo de alguém com violência ) o que sempre me deixou na dúvida foi a parte final do versículo ” e os que usam de violência se apoderam dele”
          Mas hoje depois de muita oração pude entender que a parte final faz referência a todas as vezes em que esses homens violentos fizeram violência e esforço contra homens de Deus e “conseguiram” mata-los, ou feri-los, ou prende-los ( como João Batista estava, quando jesus disse isso )
          Se o reino dos céus é todo cristão verdadeiro, entendo que Jesus estava dizendo ” olha esses homens usando de violência conta o reino ( contra João Batista, contra o próprio jesus, contra muitos outros homens de Deus ) . Esse homens violentos, não estavam conseguindo se apoderar do reino dos céus no sentindo de serem salvos. Mas no sentindo de ir contra homens de Deus como João Batista e conseguirem prende-lo e até mata-los .

        2. Estudo mal interpretado sem coesão e coerência e o principal não respeitou as regras da hermenêutica biblica.

    8. Entendo que o que Jesus dizia neste texto era de si mesmo, pois Ele é o Reino de Deus, já anunciando que desde que João anunciou sobre Ele, acontecia várias violência.
      Os homens violentos o tomaria e o mataria.

      1. Deus e fiel. Apaz do senhor para todos.que sinhevolveiro neste texto bíblico. Deus abençoe atotos vocês amém. Obs: concordo como apelava do senhor nos des. No livro de Mateus capítulo 7 versículo 13e14 .apelava do senhor nos des assim entrai pela porta estreita. Porque larga é aporta e espaçoso o caminho que conduz à perdição. e muitos São os que entram por ela. Porque estreita é aporta e apertado o caminho que leva à vida.e poucos há que a encontrem .portanto concordo com o que falou Fabi Paula a cima. Portanto como entrar pela uma porta estreita sem esforço.

    Digite seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.