Jesus era dizimista de acordo com Mateus 23:23?

estudo bíblico explica se Jesus era dizimista com base no texto de Mateus 23:23

O texto de Mateus 23:23 é comumente usado por muitos líderes para afirmar que o dízimo que é dado hoje nas igrejas não foi só aprovado, mas dizem ainda, com base neste texto, que Jesus era dizimista. Será mesmo verdade?

dízimo na bíblia, dúvida e explicação

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque pagam o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido as questões importantes da lei, juízo, misericórdia e fé; essas coisas devíeis ter feito, e não deixar as outras por fazer.” (Mateus 23:23 KJF)

Sinceramente, usar o texto de Mateus 23:23 para dizer aos irmãos que o dízimo que é dado hoje nas igrejas foi aprovado por Cristo, é o mesmo que chamá-los de “otários” (desculpem o desabafo).

Observe bem sobre quais dízimos Jesus estava falando em Mateus 23:23.

“Porque pagam o dízimo da

  1. hortelã,
  2. do endro e
  3. do cominho,”

Você dá dízimo de algumas dessas hortaliças na sua igreja? Pois então saiba que este é o verdadeiro dízimo da Bíblia!

Basta ler a doutrinação da entrega dos dízimos para o povo de Deus (neste tempo, Israel) em Levítico 27:30-33; Números 18:21-28; Deuteronômio 14:22-29.

Os textos de Mateus 23:23 e ainda Malaquias 3:10 tratam-se exatamente dos dízimos explanados nos versículos citados acima, e se você leu os textos completos, pôde perceber muito bem que tais dízimos não tem nenhuma relação com este que é entregue hoje nas igrejas, pois aquele era uma doutrinação totalmente diferente da que foi ensinada para a igreja cristã pelo Senhor e pelos apóstolos (através do Espírito Santo).

Mas talvez alguém diga: “Como hoje não vivemos da agricultura e pecuária então damos o dízimo em dinheiro mesmo.”

Porém, tente encontrar na Bíblia algum dos apóstolos doutrinando a igreja a fazer essa adaptação ou “atualização” doutrinária, ou mesmo ensinando a doutrina do dízimo do jeito que ensinam hoje em não poucas igrejas.

Jesus não era dizimista!

dando envelope de dízimo na igreja

Primeiro de tudo, se Jesus dava o dízimo, então deveria ser o dízimo ensinado na lei de Moisés, nisso todos nós temos de concordar!

Na época do ministério terreno de Cristo essa lei ainda vigorava, ele mesmo estava sob a Lei (Gl 4:4).

E todos os dízimos da terra, quer da semente da terra, ou do fruto da árvore são do SENHOR; santas são ao SENHOR.
E se um homem quiser resgatar de seus dízimos, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
E acerca dos dízimos do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, a décima parte será santa ao SENHOR.
Ele não procurará entre o bom e o mau, nem o trocará; e se ele o trocar, então tanto ele como o trocado serão santos; não serão resgatados.
(Levítico 27:30-33 KJF)

Como lemos nos versículos acima e nos demais citados anteriormente, os dízimos eram produtos da agricultura, frutos da terra, animais do gado e do rebanho (você também pode conferir o mesmo em Neemias 10:37 e 13:3-4,12).

Portanto, davam o dízimo em Israel aqueles que trabalhavam no campo e/ou tinham suas plantações, além dos que eram pastores de ovelha e trabalhavam com o gado.

Rrepare que em Levítico 27:32 eram exigidos apenas estes tipos de animais para serem dados como dízimo, estes que são domesticados pela vara/cajado de um pastor.

Além do mais, o próprio texto de Mateus 23:23 já confirma esta questão, porque os fariseus davam dízimo de hortelã, endro e cominho, ou seja, pequenas hortaliças. Eles faziam isso porque queriam justificar-se perante os homens, afirmando que cumpriam a Lei nos mínimos detalhes, porém Jesus conhecia a hipocrisia deles e critica-os com as palavras do texto do referido versículo, mostrando que eles não deveriam cumprir da Lei o que lhes era conveniente, para se exibirem, e desprezar outros pontos tão importantes.

Parábola do fariseu e do publicano, Lucas 18:9-14

(Lembre-se que no texto em questão Jesus está falando com fariseus, criticando-os, e não com seus discípulos, portanto não está doutrinando a igreja cristã com nenhum tipo de dízimo).

Ora, tendo examinado isso, podemos chegar à conclusão se Jesus era dizimista ou não.

Pense no seguinte: qual era a profissão de José, o pai (adotivo) de Jesus?

Eu tenho certeza que você já sabe, ele era carpinteiro!

“Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?” (Mateus 13:55)

Ora, na Lei de Moisés nunca foi ordenado dar o dízimo de madeiras! Naturalmente em Israel havia várias outras profissões também, e não só agricultores e pastores (o próprio apóstolo Paulo, por exemplo, era fabricante de tendas, ver Atos 18:1-3; outros discípulos eram pescadores, como você já sabe, vide Mateus 4:18).

José, e consequentemente sua família, não davam dízimos porque não exerciam as profissões exigidas para isso! (a não ser que eles tivessem alguma plantação ou rebanho, porém, até onde eu me lembro, isto não é mencionado na Bíblia).

Quando Jesus foi crucificado, a Bíblia registra no evangelho de João, capítulo 19, que sua mãe estava ali, mas onde estava José? Ao lado de Maria estava um discípulo de Jesus, e não José.

Jesus diz a Maria, “Mulher, eis o teu filho!”, e ao discípulo “Eis a tua mãe!”, e desde então ele passa a recebê-la em sua casa (Jo 19:25-27). Por isso, muitos estudiosos da Bíblia afirmam que José já teria morrido antes e por certo tempo Jesus teria herdado sua profissão, provendo o sustento do seu lar (porque ele era o primogênito), e como era carpinteiro, sabemos, portanto, sem dízimo!

Ficou claro agora como Jesus não era dizimista?

Contribuir para com a obra de Deus e ajudar sua igreja pagar os custos que ela tem é de fato necessário, eu não poderia questionar isso em hipótese alguma, porém nossa base doutrinária deve ser fiel ao que a Bíblia realmente ensina, e não com adaptações deturpadas feitas à bel prazer, independente de qual seja a justificativa

Devemos permitir que a Bíblia diga o que está dizendo, e não o que queremos que ela diga: Sola Scriptura!

Estes são trechos do meu 1º livro “7 Contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais“, disponível no site Amazon.com.br, clique aqui para ver mais detalhes sobre ele.

Se este estudo te esclareceu, deixe seu comentário aqui no final da página contando sua experiência para outros leitores.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

44 comentários em “Jesus era dizimista de acordo com Mateus 23:23?”

  1. interessante que aparece muitos estudiosos contra o dizimo, e porque não aparece estudiosos para defender o dizimo que e aplicado na obra de Deus. “Jesus não disse que é mais bem aventurado dá do que receber?”

  2. Assistam o vídeo no YouTube do pastor Sandro Rocha do dia 22/06/2023. O dízimo pertence à Igreja de Jesus Cristo.

  3. Boa noite na gloriosa paz do nosso senhor Jesus Cristo, depois de tantos textos esclarecedores citados da Bíblia, ainda tem gente que é a favor do dízimo , ou o sistema chegou ele , ou é falto de entendimento mesmo, nesse caso, vai aí um conselho, leia os textos citados,confira na própria bíblia se estão lá, ou o irmão que fez essa brilhante narrativa acrescentou , não defenda o bandeira da sua denominação meu amado, Jesus deixou o evangelho pra o cristão viver ele , e não viver dele.

  4. Gostei de sua explicação e concordo, mas o compromisso que Ananias e Safira tinham com os apóstolos no inicio da Igreja “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Atos 5:3″, não seria aí o dízimo ao qual devemos continuar abençoando a obra nos dias atuais? Graça e paz!!

  5. Excelente exposição bíblica fiel aos escritos originais, honesto, claro e esclarecedor, acrescentou muito à minha vida. Deus abençoe sempre.

  6. Jesus nasceu e morreu sob a vigência da Lei cerimonial, que caducou na cruz. Aí teve fim o sacerdócio Levítico e o Dízimo que o sustentava, Jesus aprovou o dízimo de produtos vegetais e animais, como Lev. 27:30 a 33 ensina, mas, a Primitiva igreja de Jesus e dos apóstolos não o praticava, senão só as ofertas voluntárias E PORQUE A OBRA ERA SANTA. OFERTAR HOJE NO SISTEMA CORROMPIDO DITO RELIGIOSO NÃO É PRÓPRIO. SE FOSSE, ERA PRÓPRIO.

  7. Jesus não disse pra não dá o dízimo , ele disse não deixar de fazer essas coisa , até hoje muitos acha que só por da dízimo , esqueci de agradar o Senhor, depois que surgir esses falsos crentes perseguidor de dizimo criando dúvidas mas pessoas a igreja parou de crescer , são guiados por espírito de Judas , que preocupava com os pobres e traiu Jesus Cristo com um beijo no rosto,

    1. Acredito sim que devemos ser fiéis com Deus, dízimo é sagrado e não adianta vir com palavras que confundem e dividem pois os que crêem e Deus sabe que por ele fazemos todas as coisas, devolver o dízimo e um ato de fé que jamais um cristão deveria colocar dívida sobre isto, quantas promessas estão relacionadas a este ato, primícia isso sim, pois Deus deve estar em primeiro lugar em tudo, se Deus me dá saúde e força para buscar o meu sustento eu pelo meu ato de fé tenho que devolver o que a ele pertence, Senhor eu creio!!!

  8. Quando se envolve dinheiro o assunto se torna polêmico.
    Eu também não sou favorável a que se empurre de goela a baixo o contribuir com dízimo.
    No entanto, como já exposto em outros comentários, somos sabedores de que qualquer entidade que exista na face da Terra ela precisa de dinheiro para se manter. Sendo assim, de onde virá o dinheiro? Não vem das contribuições de pessoas? Então, cada um contribua como puder e, desde que, o faça com amor. Não concordo com construções de templos suntuosos, glamourosos, etc… Foi questionado em algum dos tópicos se o autor do estudo em questão era dirigente de alguma igreja e se ele saberia responder de onde viria os valores para pagar as despesas mil que a igreja, enquanto organização, tem a responsabilidade de arcar. Eu acho que quanto a isso, tem que se fazer um exercício de fé dia e noite até que o mundo acabe. Afinal de contas, o que move a nós todos não é a fé? (Antes que venham dizer que “a fé sem as obras é morta” já adianto que concordo com isso. Mas que essa palvara aí – obras – não quer dizer especificamente dízimo. Diz o que ela pode significar: acolhimento, compaixão, amor, ajuda, ensinamento, compartilhamento, , atenção, cuidados com o próximo, etc). Bem, essa é minha opinião como servo de Deus, cristão apostólico evangélico protestante.

    1. Nas passagens em Mateus e Lucas, Jesus estava mostrando o perigo de confiar apenas nas regras e rituais, sem ter o coração verdadeiramente voltado para Deus. Jesus não condenou o dízimo (nem o jejum), mas explicou que nada disso tem valor se a pessoa não se dedicada a Deus.

      Ser dizimista não lhe dará “uma vaga no céu”. O dízimo somente é agradável a Deus quando é feito com um coração cheio de amor, sinceridade, fé e alegria….

  9. É esta cada vez mais difícil fazer parte de uma “igreja”, essa semana depois de anos voltei pra onde eu acostumava frequentar.
    Estava tudo bem até a parte do dízimo, que foi pedido com ameaças.
    Dizendo que poderia ser dado até por pix, mais que no dia da santa ceia na “unção dos dizimistas” o pastor saberia quem é dizimistas fiel.
    Estou triste e decepcionada.
    Quero contribuir com a obra de Deus, mais não por medo o constrangimento.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.