Last updated on 09/12/2022
“Não sabeis vós que os que ministram as coisas santas vivem das coisas do templo? E que os que esperam no altar são participantes do altar? Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.” (1 Coríntios 9:13,14 BKJ) Será que Paulo cobra dízimo da “igreja” de Corinto nesses versículos? Será que ele realmente está defendendo o salário pastoral aqui?
Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.
Quem eram os destinatários de Corinto?
Mesmo sendo “dízimo” o assunto do presente estudo, é importante definirmos quem eram os leitores para os quais Paulo estava escrevendo sua carta, pois isso vai nos dar nova e correta direção em nossa abordagem e entendimento do tema. E não é difícil descobrir isso, basta ver 1 Coríntios 10:1-2,18 e 2Co 11:21-22.
Por isso, irmãos, não quero que vocês percam o significado do que aconteceu com nossos pais. Todos eles foram guiados pela coluna de nuvem e todos passaram através do mar, e em conexão com a nuvem e com o mar todos foram imersos em Moisés … Olhem para o Israel físico: os que comem dos sacrifícios não participam do altar? […]
1 Co 10:1-2 e 2 Co 11:21-22, adaptado da BJC
Contudo, se alguém ousar orgulhar-se de algo – falo como o insensato! -, eu ouso. Eles são hebreus? Eu o sou. São filhos de Israel? Eu o sou. São descendentes de Abraão? Eu o sou.
Nos versículos acima, Paulo afirma que seus “pais”, isto é, seus antepassados atravessaram o mar com Moisés e foram guiados pela coluna de nuvem que Deus enviara para os proteger durante 40 anos nos desertos. Mas ele afirma que estes eram os antepassados de seus leitores também. Logo, ele está escrevendo para uma comunidade de israelitas!
Além disso, Paulo também destaca que os líderes de Corinto eram israelitas, como deixa claro que ele também era. Então, ele não estava escrevendo para nenhuma igreja evangélica ou católica, como muitos imaginam.
Basta ver também como tudo começou nessa comunidade, em Atos capítulo 18, o qual faremos breve análise abaixo:
Logo que chegou em Corinto, Paulo, cujo nome original é Shaul, isto é, Saul, se une a um casal de judeus e começa a anunciar as boas novas em uma sinagoga judaica local (At 18:1-4).
E para não deixar de frisar, naquela comunidade também haviam estrangeiros, conforme menciona o v. 4. Ou seja, no contexto do 1º século de nossa era, judeus e estrangeiros viviam juntos aprendendo a Lei de Deus, e isso dentro das sinagogas judaicas!
Como Saul e seus amigos encontraram certa resistência da parte de alguns judeus daquela casa de reunião, então eles decidiram sair de lá e focar o anúncio de sua mensagem com os estrangeiros (gentios) que haviam recebido sua palavra. Daí eles se concentram na casa de Tício, que morava ao lado da sinagoga. Ali, o próprio chefe da sinagoga continua frequentando as reuniões com Saul e seus companheiros, então a temática do ensino deles não foge tanto do que o povo israelita já estava acostumado. Ele fica ensinando essa comunidade por mais um ano e seis meses (vs. 6-11).
E assim nasce a comunidade de Corinto, formada de descendentes israelitas, mas também de estrangeiros que aprendiam as Escrituras junto com o povo de Israel.
Mas o que tudo isso tem a ver com nosso conteúdo proposto aqui? É que Israel difere das igrejas no seu lidar com os dízimos, então é por este ponto de vista que devemos considerar cada palavra de Saul em suas cartas aos coríntios.
Então, Paulo realmente cobra dízimo em 1 Coríntios 9:13-14, ou não?
Sendo uma comunidade de quase totalidade judaica nos primeiros anos de anúncio das boas novas do Messias, seus discípulos sabiam muito bem que os dízimos ordenados na Lei de Moisés, isto é, na Torá, eram estritamente ligados à vivência nas terras de Israel.
Eles [os dízimos] foram ordenados por Deus a serem dados em forma de alimentos (Lev. 27:30-33), e tinham destinatários e finalidades bem especificadas, conforme lemos na lista abaixo:
- Eram para sustento da tribo de Levi, que não recebeu heranças territoriais em Israel como as demais tribos e deveriam se dedicar para manutenção do serviço do templo de Deus (Nm 18:21-24; Ne 13:5).
- Regularmente, estes dízimos também eram comidos em festividades anuais em Israel (Dt 14:22-26),
- e ainda eram usados para alimentar órfãos, viúvas e estrangeiros pobres (Dt 14:27-29; 26:12).
Ora, os emissários (apóstolos) não poderiam cobrar dízimo em dinheiro dos irmãos, pois tirariam-no de sua finalidade já definidas por Deus em Sua Lei. E no tempo deles estes dízimos continuavam com as mesmas finalidades, basta ver Mt 23:23 e constatar que ainda eram dados alimentos como dízimos. Além disso, Saul era da tribo de Benjamim, e não de Levi, por isso jamais poderia reivindicar salário de dízimos para si, nem mesmo tais alimentos (cf. Rm 11:1; Fp 3:5). Se ele fizesse isso, ele quem estaria roubando os dízimos bíblicos.
Portanto, e infelizmente o digo, só com este breve histórico concluímos que o dízimo que está sendo pregado por aí nas igrejas não é o dízimo bíblico, e claramente é uma versão deturpada deste.
Se Paulo não cobra dízimo em 1 Coríntios 9:13-14, então o que ele quis dizer?
Saul, basicamente, recitou as palavras de Moisés e de seu Mestre em paralelo para mostrar que, os emissários encarregados de anunciar as boas novas pelo mundo poderiam, e até deveriam, receber suporte material e financeiro pelo seu intenso e dedicado trabalho.
No versículo 13 ele lembra àquela comunidade, que já tinha conhecimento do ofício dos sacerdotes levitas, que o sustento destes era proveniente do próprio ofício. A Torá garantia a alimentação dos levitas com os dízimos das colheitas e dos rebanhos, bem como das ofertas de animais oferecidos no altar, veja Nm 18:21-24, Dt 18:1, 2Cr 31:4-6, Ne 10:35-39.
No versículo 14, Saul recita as palavras do Salvador, que disse: “… quem anuncia as boas-novas que seja sustentado por elas” (BJC). Essa palavra se encontra em Lucas 10:7.
Nesse trecho, no entanto, o Mestre nada menciona sobre o dízimo em dinheiro que temos hoje, consequentemente nem de salário proveniente do dinheiro de dízimos.
O texto basicamente afirma que os crentes que recebessem tais pregadores em suas casas deveriam ajudá-los com suas despesas, pois era para apoiar a mensagem de salvação do Messias.
Concluímos com isso que, lamentavelmente, os líderes religiosos que desviam o dízimo bíblico mencionado em textos como Ml 3:10 e Mt 23:23 de seu real ensinamento, e criam para si com isso super-salários, não estão só enganando o povo, mas promovendo também adulteração da doutrina bíblica. É por isso que Paulo não cobra exatamente dinheiro do dízimo de seus irmãos.
Note mais uma vez que são duas citações em paralelo para esclarecer um ensinamento só:
- “… quem trabalha no templo recebe o alimento do templo, e quem serve no altar partilha dos sacrifícios oferecidos ali…” (ref.: Lv 6:14-16; 7:1-6,31-32; Dt 18:1);
- “… quem anuncia as boas-novas que seja sustentado por elas” (ref.: Lc 10:7; Mt 10:7-10).
Então, é dever dos receptores da mensagem divina ajudar com as despesas dos mensageiros que trabalham, ocasionalmente ou não, em tempo integral no anúncio da mensagem. Isso deve ser algo analisado e acordado entre eles, porque é justo que os orientadores recebam um mínimo de apoio pelo seu trabalho, vide 1 Co 9:4-6, 2 Co 11:8; cf. Gl 6:6. Saul e Barnabé, porém, abriram mão desse direito para com a comunidade de Corinto, para evitar problemas, cf. vs. 11-15.
Além disso, vale ressaltar que, o próprio mestre Yeshua recebia ofertas voluntárias de algumas pessoas que queriam lhe ajudar com suas despesas, basta ver Lc 8:1-3, por exemplo. Era com esse dinheiro, dado espontaneamente por pessoas generosas, que ele e seus discípulos se sustentavam, embora também usassem dele para repartir alguma coisa com os pobres, veja Jo 13:29.
Mas como mostramos, nem Paulo cobra dízimos, e nem o Senhor poderia fazê-lo, já que era da tribo de Judá, não de Levi. Porque, como conferimos, os dízimos faziam parte do sistema civil israelita e tinham destinos específicos. O sustento do Mestre e de seus discípulos vinha inteiramente da generosidade espontânea dos irmãos. Quanto ao emissário Saul (“apóstolo Paulo”), as vezes ele recebia sustento dos irmãos para se dedicar mais à obra de Deus, mas geralmente trabalhava para garantir seu próprio sustento, veja At 18:5, 2Co 11:8-9, 2Ts 3:7-9 e At 20:32-35.
Portanto, Paulo não cobra dízimo de nenhum crente, mas ensina que todos deveriam ajudar os obreiros que são enviados para anunciar as boas novas.
É claro que uma congregação pode optar por assalariar seus líderes, a fim de que se dediquem mais ao ministério de ensino da Palavra, vide 1 Tm 5:17-18 e 1 Pe 5:2-3. Para tanto, porém, não é necessário manipular os relatos bíblicos com interpretações adulterinas afim de atender a conveniências. Os dízimos de Malaquias 3:10 ou Matias (Mt) 23:23 se referem àqueles ensinados na Torá, relacionados às colheitas e criação de gado e rebanho nas terras de Israel. Eles são destinados para o sustento dos levitas e dos pobres que lá vivem, e para serem comidos regularmente nas festas de peregrinação (no caso de haver um templo).
Não obstante a tudo isso, alguém pode se inspirar nos exemplos de Abraão e Jacó (que deram dízimos), ou em textos como Provérbios 3:9-10, para dedicar espontaneamente uma porcentagem de seus rendimentos a Deus, seja doando aos pobres e necessitados, ou para trabalhos diversos de ensino das Escrituras Sagradas. Ora, os sábios do povo de Israel apóiam o dízimo em dinheiro como tradição e não como mandamento bíblico, baseados nestes dois exemplos. Veja o rabino Rony Gurwitz dando essa explicação num vídeo sobre o dízimo (a partir de 9:51), em seu canal no Youtube (Contraste).
Concluindo: este tipo de dízimo (porque existem vários), é algo voluntário e pessoal do dizimista, como o foi no caso de ambos patriarcas mencionados. Então, ninguém tem o direito de ficar constrangendo o outro a entregar uma porcentagem de seu dinheiro sob ameaças de céu se fechando, devorador destruindo ou maldições atacando a vida do crente, pois como vimos, esses casos se aplicam a um contexto diferente.
Você pode conferir um histórico completo acerca da doutrina do dízimo no livro “7 Contradições sobre o Dízimo pregadas nas Igrejas atuais“, de minha autoria, disponível em versão digital na Amazon Kindle.
74 Comments
Parabens pelo seu artigo! direto e esclarecedor! Infelizmente passei anos da minha vida (ainda estou) nessas igrejas que falam que o dizimo é sagrado e se eu ñ der vou estar roubando a Deus e assim perderia munha salvação! ja ouvi de um ancião que tem 2 coisas que Deus ñ abre mão: Dizimo e o Sabado! (já sabem a denominação que estou falando) achei um cumulo isso, mas eles pensam assim e na maioria das vezes pregam so sobre esses dois assuntos, que francamente ja estou cansada!!! é mtu pressão mesmo que seja as vezes sutilmente, mas existe!! eu agradeço a Deus por me mostra IBAB, do nada conheci o Pastor Ed e desde então tenho aprendido mtu, e um dos assunto foi o dizimo, e foi igual ao o seu artigo, mtu bom e esclarecedor.
Concordo plenamente com seu artigo. Ninguém é obrigado a nada, estamos sob o regime da Graça e não da Lei.
Eu vejo o dízimo, um assunto bem polêmico nos dias atuais, se assim posso dizer.
Porém em Hebreus cap.: 7versos 4,6e9 diz o seguinte.
4- Considerado,pois quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos,
6- Mas aquele,cuja genealogia não e contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas,
9- E, por assim dizer,por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimo, pagou dízimos.
No livro de Gênesis, cap.:14 verso 20 diz “… E Abraão deu-lhe o dízimo de tudo”.
Qual sentido teria está palavra “o dízimo de tudo”. E as demais que mencionei!
Por acaso não estaria envolvido tudo que possamos, imaginar!
Oi Guilherme, o dízimo de tudo refere-se ao dízimo dos despojos que Abraão conquistou ao ter vencido a guerra, veja Hebreus 7:4, que você mencionou também:
“Considerai agora o quão grande era este homem, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos seus despojos.”
Dar dízimo dos despojos da guerra para o sacerdote de uma divindade, a fim de honrar aquela divindade, era um costume dos povos dos tempos de Abraão e já antes dele. Como registrado em Josué 24:2, por exemplo, o próprio pai de Abraão servia a outros deuses. Foi por isso que Abraão deu dízimo dos despojos a Melquisedeque, o sacerdote de DEUS, e com isso ele estava honrando a DEUS acima dos outros deuses. Tendo em vista que na época de Abraão Deus não havia dado nenhuma ordem de dar dízimo, então Abraão fez isso porque já era costume de outras nações. Além disso, em todo o contexto de Hebreus 7 o autor está apenas mostrando, através do exemplo do dízimo e dos sacrifícios de animais, que começa a falar a partir do versículo 18, que o sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio levítico, só isso e nada mais. Veja a conclusão do capítulo 7 no 8:1, como segue:
“Ora, de todas as coisas que falamos, eis o resumo: Temos um sumo sacerdote tal, que está assentado à destra do trono da Majestade nos céus.”
Todos estes fatos são comprovados por historiadores, inclusive cristãos, e eu também explico tudo isso e muito mais no meu livro, 7 contradições sobre o dízimo pregadas nas igrejas atuais. Caso tenha interesse em ler, veja na loja da Amazon aqui.
Muitos usam esta passagem para dizer que temos que dar os dízimos porque Abraão deu os dízimos antes da lei, mas ao analisar na própria Escritura Sagrada, o dízimo de Abraão não tem nada a ver com mandamentos. O dízimo de Abraão foi totalmente voluntário e espontâneo, não havia nenhuma ordenança de Deus quanto aos dízimos. Ele o fez por uma iniciativa pessoal, particular, íntima. Tão somente por isso.
Paz do senhor Jesus Cristo meu amado!
Boa aula. Muitos se julgam dizimistas fiéis, porém ninguém devolve dízimo de uma roupa que ganhou, de um carro, de um sapato, de um TV. Devemos ser voluntários na obra de Deus! Essa obrigatoriedade, não vem de Deus!
Que Glória este estudo.Por muitos anos este assunto queimava dentro de mim,mas nem na igreja em que frequento,nem em nenhuma outra que conheço,abre ou ensina sobre este assunto com verdade e clareza.
É só lermos as escrituras e com a ajuda do Espírito Santo,enxergarem os a verdade.Obrigada meu irmão,sei que você foi usado pelo Espírito de Deus,para nós esclarecer o que o Pai já nos deixou escrito.Deus o abençoe grandemente
Oi Jamile, obrigado pelo seu comentário. Que a Palavra do nosso DEUS seja engrandecida!
Eu estou escrevendo um livro sobre este assunto e esse será um dos tópicos. Importa-se se eu usar seu comentário com seu nome como testemunho nele?
Olá amado paz do senhor Jesus, glória Deus por ter irmãos como VC que crê e defende a verdade e não apenas uma constituição , eu desde meus 22 anos d idade não acreditava nesta meia verdade do suposto dízimo em dinheiro , hoje tenho 41 anos e ainda não achei nenhum teólogo que pode defender este embasamento dentro da hermenêutica e do método histórico , usam retórica antes do análise e fazem conjectura e quando eles percebem que não tem como refutar a verdade eles passam a fazer subterfúgios ,sou de Vitória Es Cariacica sou aluno de teólogos e de apologistas não tenho curso teológico mais aprendo vendo vídeos, hoje estou sem congregar por refutar a assembleia de Deus , são manipulados pela revista cpad e as bíblias de estudos que tem o mesmo embasamento do tema ,
Oi Janderson, paz de Cristo. Obrigado por seu comentário, estarei sempre do lado da verdade, não compactuo com interpretações subjetivas de qualquer denominação a respeito de qualquer assunto, se estas forem parciais à verdade, embora eu faça parte de uma denominação (praticamente não tem saída), procuro ler, entender e explicar a Bíblia com honestidade
Esse pessoal que te critica é uma piada. Para participar dos rituais de cultos judeus assim como tambem a circuncisao esse povo nao quer alegando que a lei nao é para a igreja de hoje, pois a lei ja se cumpriu em Cristo, agora o dizimo ta valendo. Kkkk
Amém varão ser fiel oke a Bíblia diz
O dízimo nem precisa ser cobrado é uma questão de consciência devolver 10% de tudo que recebemos e com muita alegria. A oferta sim é voluntária e ainda assim não podemos usar da liberdade para fazer o que queremos mas sim dá sempre o nosso melhor. Porque nada temos se do céu não for dado. Vamos ser fiel nas primícias e com muita alegria.
Oi Mary, é verdade, é muito bom servir ao Senhor Jesus com alegria e consagrar a Ele os primeiros frutos de nosso trabalho (Pv 3:9-10) 🙂
Leia também este estudo bíblico: É mesmo verdade que temos que devolver o dízimo pra Deus?
O dizimo tambem é um tipo de oferta. Nm 18:24,26,28
Muito bom!!!!!!!!!!!
Q aula em………………….
olá : GABRIL, parabems por está postargem; é asim que esta escrito, joão 8: 32 diz conheces a verdade e a verdade vos libertará.
Está certo meu irmão, Deus seja louvado!
Todos os estudos bíblico omitem a verdade, ficam falando do alheio mas não olham pra denominação deles que comentem o mesmo erro.
NÃO EXISTE PASTOR PRESIDENTE.
JESUS É O ÚNICO E ELE NÃO NOS COBRA NADA.
SOMENTE QUE AMEMOS UNS AOS OUTROS.
VAMOS PARAR DE ALIENAR AS PESSOAS E PREGAR E DA ESTUDO VERDADEIRO.
FICA ENSIMA DO MURO, NÃO TEMOS QUE DAR NADA MAS EM TEMPLO NENHUM.
Bom de mais, esses estudos são muito relevantes, pois ajudam muito o crescimento da obra missionária e edifica muito a vida de quem não tem compromisso com o reino. Jesus disse que não veio aniquilar o antigo testamento, mas cumprir. E ai?
Nesta mesma linha o salmo 23 não pode ser mais aplicado na sua vida, pois esta no antigo testamento. o tem a dizer sobre isso? O senhor é meu pastor e nada me faltará está no antigo testamento. Então não vale mais?
Ninguém deve dar o dizimo por imposição, mas por liberalidade e alegria e com muita paz no coração. Nem pela força em pela violência, mas pelo grande amor que Cristo colocou em nós. E tenho dito. Deus tenha misericórdia da sua vida e daqueles que não querem se comprometer financeiramente com a obra do nosso Deus e com Ide de Jesus.
Oi Paulo, meu caro infelizmente você entendeu minha mensagem de forma completamente equivocada. Por isso é necessário ler com atenção e ler por completo.
Você disse “Jesus disse que não veio aniquilar o antigo testamento, mas cumprir. E ai?” Então se é assim agente tem que dar o dízimo que foi determinado no Antigo Testamento, que são produtos da lavoura, animais do gado e do rebanho. No Novo Testamento bíblico não existe dízimo em dinheiro, nem mesmo no Antigo.
Outra coisa, você disse “Ninguém deve dar o dizimo por imposição, mas por liberalidade e alegria e com muita paz no coração.”, mas como vamos fazer isso se a grande maioria das igrejas estão nos impondo dar o dízimo do nosso dinheiro sob ameaças de supostos demônios devoradores, que vão destruir nossas finanças, nosso casamento, nossa casa e nossa família? Como vamos dar o dinheiro de boa vontade, porque queremos contribuir, se somos chantageados com maldições que estão escritas no livro de Malaquias, por exemplo, se o Novo Testamento diz que Cristo nos libertou da maldição da lei (Gl 3:13). E é justamente essa maldição proveniente da desobediência á lei. Não que podemos ser desobedientes agora, mas que por meio do evangelho praticamos com naturalidade o amor!
Cristo veio mesmo para cumprir a lei, e Ele a cumpriu plenamente! Se um político promete asfaltar uma rua de sua cidade durante a sua campanha eleitoral, e após ganhar a eleição ele asfalta, ou seja, cumpre com sua promessa, ele precisa fazer mais alguma coisa referente a isso? A resposta é: Não! Porque ele cumpriu com sua promessa! Da mesma forma Cristo cumpriu os rituais cerimoniais da lei, e os dízimos estão incluídos nestes! O que nos resta agora é praticar os princípios que a lei nos ensinou (Se quiser, leia 4 princípios que Deus nos ensinou com o dízimo do antigo testamento).
Meu caro, quando eu digo que a doutrina do dízimo pregada nas igrejas atuais está deturpada e equivocada não estou dizendo com isso que não devemos contribuir com a obra missionária, evangelística, capelania, com os necessitados, etc., se alguém leu cada palavra dos estudos que escrevi com atenção vai perceber isso claramente. Eu não estou pregando contra a contribuição, mas contra a doutrina que estão pregando sufocando as pessoas e pressionando-as psicologicamente com interpretações deturpadas da verdadeira doutrina bíblica do Novo Testamento no que diz respeito à contribuição financeira/material para a obra de Deus!
Eu mesmo não dou dízimo, mas não deixo de contribuir financeiramente na minha igreja ou na obra missionária, a diferença é que faço isso com alegria, conhecendo as necessidades da contribuição, e não tenho em mente que estou debaixo de uma obrigação, mas estou praticando o amor pela obra de Deus e pelo meu próximo. Não preciso de ninguém me cobrando com chantagens “bíblicas” para que eu seja forçado a contribuir. Eu amo ao Senhor Jesus, amo a obra de Deus e amo meu próximo que está necessitado, por isso contribuo com o que me sentir à vontade no meu coração e com o que eu puder, de acordo com o que Deus me prosperou do meu trabalho, quero continuar contribuindo e Deus tenho pedido a Deus para contribuir muito mais.
“Cada homem dê conforme propôs no seu coração, não com má vontade ou por necessidade; porque Deus ama um alegre doador.” (2 Coríntios 9:7 KJF)
Que explicação maravilhosa ,temos que ser como Jesus ,libertar as pessoas da Lei , e deixa elas agir com amor .A Lei não aperfeiçoou ninguém, se fosse perfeita não haveria necessidade de uma nova ,um novo pacto .
Perfeito, Gabriel. Mais clara explicação, não há. Se fosse para guardarmos a lei, deveríamos, dar o dízimo como o mesmo era dado (das colheitas do campo) e ainda guardar o sábado e as outras tantas leis judaicas…Também não dou dízimo, mas oferto voluntariamente, quando posso e com alegria em poder ajudar o próximo.
Mateus 5.17 Não julgueis que vim abolir a Lei e os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los a perfeição.
Não vivemos mais sob o jugo da Lei, estamos sobre a Graça, a Lei foi cumprida e aperfeiçoada por Jesus Cristo. No período da Graça não temos que cumprir a Lei e nenhum mandamento ou ordenança que foi dada a ISRAEL e não a nós os GENTIOS, em Atos capítulo 15 foi dado a nós Gentios as obrigações a serem cumpridas e nelas não consta dízimo.
Jesus criticou os Doutores da Lei e os Fariseus que pagavam o Dízimo (que não era dinheiro), mas não exerciam a Misericórdia, Justiça e Fidelidade, ou seja, ele não mandou ninguém pagar Dízimo.
Com relação aos Salmos existe um erro grave, os Salmos foram escritas do homem para Deus e não de Deus para os homens, portanto não podem ser usadas para pregar, desafio a pregarem o Salmo 109 onde fica visível que é o Homem que se dirige a Deus e não o contrário, Salmos não é fonte de bênçãos e novamente fica demonstrado que o AMOR verdadeiro veio mesmo na pessoa de Jesus.
Eu tenho nojo do uso que fazem de Malaquias para achacar as pessoas incultas e analfabetas. A obra de Deus tem crescido porque pessoas como EU que não tem compromisso com arrecadação pregam o verdadeiro EVANGELHO.
Fique em paz e não se preocupe , porque não é com dinheiro que a obra de DEUS crescerá. Pastor não é profissão, é chamado.
Abraço fraterno em Cristo.
Olá, Adalberto! Tudo bem com você? Gostaria de contribuir em relação ao livro de Salmos. Jesus pregou sobre o livro de Salmos, Pedro também:
“ ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’ . Se, pois, Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser ele seu filho?” Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.
(Mateus 22:44-46 NVI)
A respeito dele, disse Davi: “ ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança, porque tu não me abandonarás no sepulcro , nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição. Tu me fizeste conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença’ . Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que poria um dos seus descendentes no trono. Prevendo isso, falou da ressurreição do Cristo , que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não sofreu decomposição. Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato. Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora veem e ouvem. Pois Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declarou: “ ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés’ .
(Atos 2:25-28, 30-35 NVI)
É muito bom conversarmos sobre a Palavra de Deus, pois sempre há um ponto de vista que o outro ver e eu não vejo, por isso somos um em Cristo. Ultimamente tenho aprendido muita coisa que eu não entendia: lendo bastante a Palavra de Deus, ouvindo meus irmãos e principalmente orando para que o Espírito Santo me mostre sobre o que não entendo, tenho dúvidas a respeito da Palavra ou de uma pregação que não concordo (E muitas vezes estou errada)… E o Espírito Santo sempre me dá a resposta de alguma forma.
A PALAVRA de Deus pode ser toda aproveitada para nosso ensino, cada palavra dela pois ela é inspirada pelo Espírito e só Ele nos convence e nos ensina:
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
(2 Timóteo 3:16-17 NVI)
Espero ter contribuído! A Paz!❤