Press "Enter" to skip to content

5 Evidências de uma pessoa que tem o Espírito Santo

Last updated on 03/09/2021

Muito se pergunta a respeito de como deve ser, pensar e agir a pessoa que tem o “Espírito Santo” de Deus. E este questionamento geralmente é bom, pois com isso os crentes demonstram que querem crer na verdade e seguir corretamente o caminho Deus. Por isso, neste estudo bíblico trataremos primeiro da questão do que é o “Espírito Santo” e logo em seguida abordaremos na Bíblia como deve ser a pessoa que o tem.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

Quem ou o que é o “Espírito Santo” de Deus?

É importante elucidarmos isso antes de tudo, pois para explicar como é a pessoa que tem o “Espírito Santo” devemos, obviamente, entender quem ou o que é ele.

Como estamos procurando fazer nos últimos tempos, vamos examinar o contexto bíblico original hebraico para responder essa questão. Porém, como o assunto é um tanto polêmico, seremos sucintos por agora e tentaremos responder dúvidas (se houver) nos comentários, ao final do estudo.

De acordo com fontes de estudo da língua hebraica, a palavra original geralmente traduzida por “espírito”, que é “ruah” (רוּחַ), significa literalmente “vento” e “sopro” (veja Léxico Hebraico e Aramaico de William L. Holladay, pág. 476 e Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, pág. 1407, por exemplo).

Podemos ver em Êxodo 14:21, quando a Bíblia fala da ventania que Deus enviou para fender o Mar dos Juncos (Mar Vermelho) em dois, que a palavra hebraica usada ali é “ruah”.

Então Moisés estendeu a mão sobre o mar. E Iahweh, por um forte vento (ruah) oriental que soprou toda aquela noite fez o mar se retirar. Este se tornou terra seca, e as águas foram divididas.
(Êxodo 14:21 Bíblia de Jerusalém. Veja o texto original hebraico)

É claro porém que, quando se trata do “vento ou “sopro santo de Deus (em tradução literal), conhecido como “Espírito Santo” nas bíblias cristãs, significa um sentido metafórico ou figurado.

Portanto, o sentido disso é uma ação ou um mover de Deus que impele o ser humano a fazer alguma coisa específica.

Vamos dar de exemplo a figura de um trigal se inclinando para a direção em que o vento está soprando.

vento soprando no trigo/trigal

Da mesma forma, a pessoa que tem o “espírito santo” de Deus é impelida ou movida por Ele a fazer determinada ação, a viver de determinada maneira ou a profetizar também (cf. 1 Sm 10:10).

Assim, o “sopro” santo de Deus moveu os profetas do passado a escrever as sagradas letras (cf. 1 Pe 1:10,11; 2 Pe 1:21). Devemos ter ainda em vista que a própria palavra “espírito” vem do latim “spiritus”, e significa justamente “sopro” ou “respiração”, bem como a palavra hebraica “ruah”, que designa o ar em movimento.

Características de uma pessoa que tem o “espírito santo” de Deus.

Para uma tradução mais direta e adequada, vamos nos referir ao “espírito santo” (hebraico ruah hakodesh) como “sopro” (metaforicamente), “mover” ou “inspiração” santa. Visto que “inspiração” transmite adequadamente a ideia da palavra hebraica “ruah”. Já que “ruah” é o ar em movimento e “inspiração” é puxar o ar para dentro dos pulmões (movimentando-o), e ambos atendem bem a um sentido metafórico dessa palavra, muito usado na Bíblia. Ou seja, uma inspiração (ou um mover) que o Criador coloca no homem para conduzi-lo à santidade. É como se Deus estivesse “soprando o homem” para uma direção.

No geral, ruah transmite a ideia hebraica de tentar descrever a presença invisível do Criador. Este termo, em seu sentido etimológico original, jamais designou uma pessoa (atenta-se para os casos de personificação), muito menos sugere que o Criador possui uma terceira personalidade, como se estivesse dividido. Mas, como diz a Escritura, Deus é um! (Dt 6:4; Mc 12;29) Isso é o que os judeus, o povo que recebeu as Escrituras (Rm 9:4), e portanto a teologia bíblica original, sempre souberam. As especulações e interpretações subjetivas criadas depois disso não são o nosso objeto de estudo neste momento.

Para mais detalhes sobre o significado da palavra hebraica “ruah”, veja nossa pesquisa intitulada “o que é ruah no contexto original hebraico”, no Projeto Bíblico Ezra (biblia.pro.br).

1) As pessoas que tem o “espírito santo”, ou seja, a inspiração santa de Deus, são naturalmente guiadas na verdade Dele.

orando, lendo a bíblia e estudando as coisas que acontecem em um avivamento

O Mestre ensinou que a inspiração santa guiaria seus discípulos na verdade de Deus (Jo. 16:13). Mais adiante, ele diz ainda que a verdade é a palavra de Deus (Jo. 17:17). Isto é, a verdade de Deus contida na palavra Dele, a Torá e os profetas (vide Salmo 119:160; 138:2).

Portanto, toda pessoa que está sendo guiada pela inspiração da verdade é impelida a obedecer a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, pois a verdade Dele está registrada nela (cf. Jos. 1:8). Afinal de contas, o espírito santo, isto é, a inspiração santa é dada somente àqueles que se dispõe a obedecer a Deus e amá-lo (vide Jo. 14:15-17; At. 5:32).

2) Quem tem sido guiado pelo mover de santidade não se dedica à prática do pecado.

"Mas eu vos digo a verdade: Convém a vós que eu vá, porque se eu não for, o Ajudador não virá a vós, mas, se eu for, o enviarei a vós.
Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo."
(João 16:7,8 Bíblia Peshitta BV Books)

Essa é, de fato, uma das principais evidências de uma pessoa que tem o “espírito santo”. Isto é, a evidência de alguém que está sendo guiado pelo “sopro” (ruah) santo de Deus.

Reconhecer os pecados cometidos contra Deus, arrepender-se deles, confessá-los e abandoná-los são os passos principais de quem procura entender como ter “espírito santo”, ou seja, a inspiração santa de Deus em si (cf. 1 Jo 1:8-9).

Ora, tudo isso está intimamente ligado à obediência da palavra de Deus, que já abordamos anteriormente. Não é possível ter a inspiração divina em si, se ainda não aconteceu a reconciliação com Ele (vide At. 2:38; 2 Cor. 5:18-20).

3) O crente cheio da inspiração divina é impelido a amar a Deus, submetendo-se à sua palavra, à medida que cresce no conhecimento da mesma.

No livro de João (original Yohanan) 14:15,16, lemos:

Se me amais, guardai os meus mandamentos, e eu intercederei ao meu Pai, e vos dará outro Ajudador, para que esteja para sempre convosco.
(Bíblia Peshitta BV Books)

A obediência aos mandamentos do Senhor corrobora diretamente com o relato de Atos 5:32, onde é dito que o mover de santidade é dado àqueles que obedecem a Deus.

Este mesmo mover de santidade ensina os crentes em Deus as palavras do próprio Senhor. Em João 14:26, por exemplo, lemos a respeito dele:

"Mas o Ajudador, o Espírito de Santidade, a quem meu Pai enviará em meu Nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que vos disse."
(João 14:26 Bíblia Peshitta BV Books)

No final das contas este “ajudador” é o próprio Deus movendo, conduzindo ou inspirando o crente.

Essa inspiração santa também é um sinônimo da unção de Deus em seus filhos, da qual Yohanan (João) disse que nos ensina e nos guiaria na verdade Dele. Veja 1ª João 2:27.

Logo, a pessoa que tem o dom da inspiração divina em si (At. 2:38; 10:45) é naturalmente impelida a estudar a palavra do Eterno afim de conhecê-lo mais nela.

Se você reconhece que precisa ter mais compromisso com a leitura e o estudo da palavra de Deus, mas ainda sente dificuldades em habituar-se com isso, eu gostaria de te ajudar um pouco.

Cadastre-se na lista de leitores aqui do blog Bíblia se Ensina e receba mensagens bíblicas gratuitas em seu e-mail que vão te ajudar.

aprenda como desenvolver o hábito de ler a bíblia

4) Vida em santidade é uma das principais evidências de uma pessoa cheia do espírito (inspiração/mover) santo.

"Ou acaso credes vós que em vão diz a escritura que Ele anseia zelosamente o espírito que habita em nós?"
(Tiago 4:5 Bíblia Peshitta BV Books)

Outra possível tradução para este versículo é:

Ou vocês pensam que é em vão que a Escritura diz: “É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?”
(Tiago 4:5 Nova Almeida Atualizada)

Neste texto está claro que Jacó (originalYakov– aportuguesado “Tiago“) cita algum versículo das Escrituras (Torá ou profetas), pois ele afirma “a Escritura diz”. Porém não é claro a qual versículo exatamente ele se refere. Talvez seja Deuteronômio 4:23,24 ou Ezequiel 8:2,3 onde, neste último, é dito claramente o “ciúme de Deus”.

Seja qual for o versículo das Escrituras citado, ou a tradução mais adequada, e em todos os casos, Yakov está afirmando que Deus tem zelo (ciúme) por nós e por isso quer que Seu povo seja santificado.

Tanto a citação de Deuteronômio quanto a de Ezequiel falam do zelo/ciúme de Deus contra a idolatria. Por isso, santificar-se significa tanto eliminar maus hábitos de si, que é o que está em evidência direta neste capítulo que vimos na carta de Yakov (cf. 4:1-3), quanto a idolatria, o que implica diretamente em ser obediente às palavras de Deus (cf. Lev. 11:45,46; 19:2; 20:7,8; 1 Pe 1:14-16).

Logo, é impossível que maus desejos, hábitos ou inclinações e práticas idólatras sejam comuns na vida de uma pessoa que está sendo ensinada e guiada pelo “sopro” de Deus.

É justamente por isso que Paulo fala dos frutos do “espírito santo”, ou seja, do mover santo de Deus no crente.

"Mas os frutos do Espírito são: amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, confiança, humildade, domínio próprio...
Porque os que são do Cristo crucificaram sua carne, com todas as suas aflições e paixões baixas."
(Gálatas 5:22,23a,24 Bíblia Peshitta BV Books)

As pessoas impelidas pelo mover santo de Deus desenvolvem naturalmente as características acima no decorrer de sua caminhada com Ele, em contraste às outras (as obras da carne) descritas nos versículos 19-21.

Por isso, veja abaixo as características contrárias aos frutos que o mover santo de Deus naturalmente desenvolve em nós.
  1. Amor. Quando amamos abandonamos naturalmente a raiva, ira, calúnia, inimizade, disputa, fofoca acerca dos pecados dos outros, falta de misericórdia, falta de perdão, falta de empatia.
  2. Alegria. Isso é uma solução contra a amargura, sentimento de abandono, tristeza, frustração, falta de fé.
  3. Paz. Isso é o contrário de contendas de palavras, irar-se com facilidade, palavras e respostas duras/grosseiras, comentários sobre os outros que incitam a raiva.
  4. Paciência/longanimidade. Com isso morre em nós a gritaria, irritação, sentimento premeditado para abandonar a fé, revolta.
  5. Benignidade – qualidade de gentil e hospitaleiro. Isso é contrário à grosseria, avareza (pão duro, cf. Col. 3:5), falta de misericórdia, vingança, desejar mal aos outros.
  6. Bondade. O contrário da falta de compaixão, não atender às necessidades materiais do próximo quando possível, vide 1 João 3:17.
  7. Fidelidade, fé ou confiança. Isso é o oposto de incredulidade (cf. Hb 3:12), dúvidas com relação a Deus, premeditar pecados (Rm 13:14), raiva contra Deus achando que Ele não sabe o que está fazendo (Rm 9:20).
  8. Mansidão/humildade. Com isso devemos abandonar a falta de paciência (se irrita facilmente), gosto por ver brigas, soberba (Tg 4:6; 1 Pe 5:5; Sl 119:21; 138:6; Pv 11:12; 16:18).
  9. Domínio próprio. Contrário a vícios, hábitos diversos onde se demonstra falta de equilíbrio, não controlar a língua, etc.

O livro Santidade, de John C. Ryle, tem boas lições acerca da santidade.

5) A pessoa guiada pela inspiração santa naturalmente gosta de fazer a obra de Deus.

A Bíblia descreve que é o mover santo de Deus que capacita seus servos a realizar a obra Dele (cf. 1 Cor. 12: 4-11). É natural que os servos de Deus recebam um chamado específico em Sua grande obra (vs. 27-31).

Ora, todo crente que recebe de Deus uma obra a realizar, a faz por meio da própria inspiração santa (vide At. 1:8). Naturalmente, capacitar-se no estudo da palavra e dedicar-se à oração é uma tarefa de cada um em particular (cf. 1 Tim. 2:8; 2 Tim. 2:15).

Uma vez que buscamos os dons espirituais/ministeriais, precisamos crescer/amadurecer neles.

"Do mesmo modo também vós, porquanto tendes zelo pelos dons do Espírito, procurai para que abundeis para a edificação da congregação."
(1 Coríntios14:12 Bíblia Peshitta BV Books)

À medida que vamos crescendo no uso dos dons espirituais, mediante a inspiração santa, e de acordo com nosso chamado, precisamos manter nosso foco em exercitá-los.

"Segundo o dom que cada um recebeu de Deus, sirva com ele a seus companheiros como bons administradores da graça multiforme de Deus."
(1 Pedro 4:10 Bíblia Peshitta BV Books)

Uma vez trabalhando com o Senhor, precisamos nos esforçar e permanecer firmes neste trabalho, pois todo nosso esforço não será em vão (cf. 1 Cor. 15:58).

Tudo isto é resultado do mover santo de Deus nos crentes.

Você já sabe qual trabalho Deus te chamou a realizar em Sua obra?

Se você ainda não sabe qual é o seu dom espiritual e/ou ministerial, o primeiro passo é orar perguntando a Deus, Ele é o dono da obra, portanto sabe para o que cada um é útil! (1 Cor. 12:4-6)

Portanto, dedique-se à oração!

Mas se você já sabe qual é o seu chamado, então é hora de se aperfeiçoar e amadurecer ainda mais nele!

Ficou com alguma dúvida ou tem algo para complementar? Escreva nos comentários abaixo.

Compartilhe essa página:

84 Comments

  1. Jalda Jalda

    Estudo abençoado, acrescentou meu conhecimento. Deus abençoe

  2. Valdira Mari dos Santos Valdira Mari dos Santos

    Amei as leituras dos textos sobre os frutos do Espírito Santo de Deus.Me inscrevi, mas ficou alguma incógnita sobre a minha inscrição. Gostaria de receber mais detallhes sobre a inscriçãp que fiz e que grupo e local desta comunidade estou me relacionando. Cordialmente: Valdira Maria dos Santos

  3. Vanderson Vanderson

    Legal estudar sobre as evidências do Espírito Santo e nós cristão porque muitos estão estão longe da Verdade como eu estava antes de conhecer as evidências

  4. Rafael gavron Rafael gavron

    Irmao.
    To acompanhando tudo e to aprendendo.
    Deus obg por este artigo em nome de Jesus

    • Obrigado irmão Rafael, Deus continue nos abençoando nessa caminhada de fé e de Vitória no nome do Senhor Jesus 🙂

  5. Sílvia Raquel Barbosa de Souza. Sílvia Raquel Barbosa de Souza.

    Glórias a Deus! Eu amei este estudo bíblico!!! Deus o abençoe grandemente, Gabriel!!! Amém!!!

  6. Thiago luiz Thiago luiz

    Muito bom estudo sobre o Espírito Santo, foi muito edificante para mim, que Deus lhe abençoe grandemente Irmão.

    • Amém irmão Thiago, um abraço e obrigado por comentar. Que bom que foi edificante para você 🙂

  7. Paz do Senhor,mt bom seu estudo e me fez entender sobre realmente o que o Cristão que busca e serve a Deus deve fazer e viver dentro da vontade de Deus. Que Deus o abençoe muito irmão. Quero ver mais estudos ministrado por vc. Amém

    • Amém irmâ Betânia fico feliz do estudo ter sido útil pra você, certamente haverão mais estudos como esse se assim Deus permitir 🙂

      • Eraldo Eraldo

        a paz a todos.Hoje temos várias maneiras de estudarmos a palavra de Deus.Só quem nao quer mesmo aprender.

  8. Rinaldo Almeida Rinaldo Almeida

    Parabens Irmão Gabriel, um texto e tema bem comentado com uma linguagem bem pratica. Excelente Deus abençoe !

    • Betania calixto Betania calixto

      Como faço pra acompanhar?

      • Oi Betania. No menu do blog na parte de cima tem uma página chamada inscrever-se.

  9. Inaldo f barreto Inaldo f barreto

    A santidade é paradoxal, ninguém é santo que não necessite ser santificado.
    Assim o Espírito Santo é recebido pela fé. Mas o estudo do irmão é muito bom.

  10. Caio César Dumaresq Nobre Caio César Dumaresq Nobre

    Olha, é o seguinte: não se pode esperar de um simples cristão que ele abandone todas as obras da carne, ele pode até abandonar a prática delas, mas isto não significa que ele nunca vá praticar alguma delas. Pois todos nós ainda vivemos neste mundo de pecado e enquanto vivermos aqui, vivemos propensos ao pecado. Cristo ainda não nos libertou disso. Nenhum de nós, enquanto vivermos neste mundo estaremos livres do pecado ou dos pensamentos pecaminosos. E outra coisa que eu não entendi é em relação a tristeza, o cristão não deve ficar triste em hipótese alguma? Ele deve ser apático diante de algo ruim ou se alegrar, como quando um parente morre? Ficar triste ofende a Deus e leva a pessoa a queimar no inferno? Olha, sinceramente, eu sei que temos uma promessa de eternidade, mas eu não vejo motivos para proibir o cristão de se entristecer com este mundo e com as consequencias do pecado. Mesmo por que, a biblia não diz que a vida do cristão neste mundo é pura flor e sim, que ele deve ter fé e esperança e alegria por confiar no senhor, mas isto, não significa que ele não deva ficar triste com as coisas ruins que existem, como quando um parente morre e sabemos que ele morreu sem salvação. O sofrimento faz parte da vida do cristão querendo ou não, até Jesus se entristecia. Vamos parar de pregar uma vida na qual os cristãos devem ser seres robóticos e apáticos que não sentem sentimento a não ser alegria.

    • Irmão Caio César, a paz do Senhor. Acho que você cometeu um equívoco com relação à mensagem que eu passei no estudo.
      Eu afirmei que um cristão verdadeiro não gosta de entristecer ao Espírito Santo, e não que não pode se entristecer com certas coisas neste mundo, como a morte de um ente querido que você citou, por exemplo.
      Seria contraditório eu afirmar que não podemos nos entristecer em momento algum, pois a própria bíblia nos aconselha em Romanos 12: “alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”. Isto significa que teremos momentos tristes sim nessa vida, isso é normal a todo ser humano.
      Eu também sou ser humano, cristão, e me entristeço… Já houveram vezes até mesmo de eu me entristecer com Deus (não por culpa dele, mas por culpa minha no final das contas), como Habacuque e Jonas, por exemplo, mas assim como Deus respondeu a eles, e os consolou, da mesma forma comigo. E pode ser assim com qualquer outro cristão.
      O próprio Senhor disse que teremos aflições neste mundo, mas mesmo em meio a essas aflições ou tristezas, deveríamos buscar nele de sua paz.

      Não posso concordar com sua colocação dizendo que Cristo ainda não nos libertou do pecado, desculpe, mas devo discordar, pois Ele mesmo afirma, “se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres,”
      O apóstolo Paulo deixou claro que o pecado não tem mais domínio sobre o nosso corpo, logo, somos livres dele

      ‘sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. ‘
      Romanos 6:6-7,11-12,14

      e em outro texto diz o apóstolo João “Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus.” (1 João 3:9)

      é certo que poderemos pecar enquanto vivermos aqui, mas o pecado não pode ser uma prática rotineira em nossa vida, não podemos acostumar com o pecado e nos acomodar com o tal, conforme você viu no texto acima
      e é exatamente por isso que a bíblia afirma ser Jesus o nosso advogado, para nos defender e redimir, rogar o perdão do Pai para nós, mesmo quando pecarmos.

      Pensamentos pecaminosos podem sim vir na nossa mente, mas cabe a nós não alimentá-los, como Deus orientou a Caim em Genesis 4:7

      ‘Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. ‘
      Colossenses 3:1-3
      Espero que tenha esclarecido meu irmão, perdoe-me se te fiz entender errado e estou à disposição para responder a mais comentários que tiver. Graça e paz do Senhor Jesus 🙂

      • Reginaldo Reginaldo

        Excelente resposta irmão

      • anonimo anonimo

        Sou catolica,me falaram que recebi o divino espirito santo,o que mas começei a fazer depois que aconteceu foi rezar bastante ,seria esse meu dom?

      • Olá cara irmã em Cristo, se tens sido instigada pelo Espírito Santo a orar pode ser sim o seu dom espiritual. Claro que isso pode envolver outras coisas, pois o mesmo Espírito pode te revelar coisas diversas em seu coração e te motivar a orar pelas tais. Ser observadora é interessante para exercitar a oração, mas não observadora para fazer comentários negativos/desnecessários da vida das pessoas, mas sim buscar ocasião para orar por elas e pedir a Deus a favor de todos. Aconselho também minha cara irmã, que leia a Bíblia Sagrada com frequência na história do Senhor Jesus Cristo e nas cartas de Paulo, pois fala muito sobre o relacionamento dentre os irmãos pois isso lhe dará mais sabedoria em seu ministério e chamado do Espírito. Espero ter lhe ajudado. Deus continue lhe abençoando e lhe orientando sempre nessa virtude 🙂

      • anonimo anonimo

        Como sou catolica ,vou a missa 1 vez por semana e rezo o normal e comungo,entao diria meio que sou leiga ainda ,o que seria chamado,estou confusa na vdd nem sabia o que estava acontecendo,posso casar com alguem,que nao eda igreja

      • Minha cara irmã em Cristo, chamado seria, em poucas palavras, um trabalho que Deus lhe chama para fazer na igreja. Uma pessoa que tem um chamado missionário, por exemplo, é escolhida por Deus para ir a lugares que não conhecia e onde a Palavra de Cristo ainda não foi pregada, seja dentro ou fora do país, para ali evangelizar, fazer novos discípulos, fundar uma igreja e capacitar novos obreiros para ensinarem a Palavra de Deus às pessoas daquela localidade e dar continuidade ao trabalho da igreja, enquanto o missionário vai para outro local evangelizar também.
        Existem diversos chamados e ministérios diferentes, clique para ler Romanos 12:4-8 e saber um pouco mais e também 1 Coríntios 12:1-7.
        Quanto à pergunta do casamento, não é aconselhável a um cristão casar-se com pessoas que não compartilham da mesma fé e vida cristã, pois certamente passará por dificuldades durante o casamento, coisas irritantes e desnecessárias as vezes que poderiam ser evitadas se não se casasse com uma pessoa com uma maneira de viver e pensar tão diferente.
        Com isto espero ter contribuído para seu conhecimento 🙂

      • solange solange

        parabéns irmão ….excelente estudo amei ….que o senhor continue a te usar …..

      • Marli Marli

        Muito bom, me ajudou muito.

      • Marquinhos Marquinhos

        Uma pessoa cheia do Espirito Santo somente crê em Jesus Cristo como único e verdadeiro Salvador e intercessor. ” Eu sou o Caminho , a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim” João 14-6. Aceite Cristo como seu Salvador para receber o Espirito Santo. Ore a ele, rezar não serve.

    • Bia Bia

      Concordo

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading