Last updated on 11/10/2023
Muitas pessoas relatam ter medo da volta de Jesus, e algumas dizem ter até pavor dela. Várias sofrem transtorno de ansiedade por isso, que é o sofrimento por antecipação de possíveis acontecimentos futuros, embora alguns deles tantas vezes sejam fruto da imaginação e conjectura humana. Mas, neste estudo bíblico, veremos como vencer este medo através de versículos da Bíblia Sagrada; também veremos 3 coisas que alimentam o medo do chamado arrebatamento e da volta do Messias.
Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.
A volta de Jesus será rápida ou vista pelo mundo todo.
Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim também será a vinda do Filho do homem.
(Mateus 24:27)
Este evento surpreenderá a muitas pessoas, por isso o Senhor nos faz um alerta:
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
(Mateus 25:13)
Passagens bíblicas mal interpretadas como Mateus 24:37-44 causam medo nas pessoas, porque dão a entender que em certo momento da história acontecerá o que é chamado hoje em dia de “arrebatamento da igreja“. Ou seja, supostamente muitas pessoas sumirão do planeta, serão levadas até o céu para morarem com Jesus enquanto as demais ficarão aqui para sofrer nas mãos do dito “anticristo” e dos demônios, enquanto o planeta é destruído.
Músicas evangélicas alimentam crenças neste momento, como uma chamada “Fenômeno“.
Eu mesmo, quando novo na fé, senti medo quando ouvi essa música pelas primeiras vezes. Naturalmente, este medo é causado pela expectativa que as pessoas têm gerado em suas mentes ao ouvir tais notícias baseadas nestes e dentre outros versículos bíblicos parecidos.
No entanto, um olhar mais de perto para tal texto de Mt 24:37-44 nos dará um ponto de vista um tanto diferente, embora não diminua sua urgência.
É que o Senhor diz que sua vinda seria como nos dias de Noé, e o que houve nos dias dele? Um dilúvio que levou a muitos! Enquanto Noé e sua família, apenas um remanescente dos seres humanos, foram salvos.
Dessa forma, na vinda do Senhor, algo levará a muitos, ou seja, levará os maus, tirará a vida deles, e outros serão deixados, isto é, as pessoas tementes a Deus terão sua vida preservada da destruição daqueles dias, como foi para com Noé e os seus.
Então vemos que as palavras “um será levado” se refere a pessoa que não deu atenção às palavras de Deus e nem viveu sob seu temor, enquanto que “outro será deixado” significa que será deixado com vida (vs. 40-41).
Com essa leitura simples do texto já percebemos que a ideia de “arrebatamento da igreja” não é bem o que as pessoas imaginam. Porém, isso não descarta que devemos ajustar nossa vida sob o temor de Deus, para que possamos nos preservar dos maus momentos que virão sobre o mundo antes da vinda do Senhor, veja Marcos 13:33-37.
Ter medo da vinda de Cristo, a princípio, não é uma coisa ruim…
Por que eu considero que ter medo da vinda de Cristo, ou melhor dizendo, da vinda do Messias, não é uma coisa ruim? Simplesmente porque quem tem medo é porque acredita nisso, mesmo que no fundo de seu ser.
Do contrário, as pessoas que não tem medo é porque consideram tal assunto uma bobagem ou pensam que isso nunca acontecerá, e que estamos neste mundo simplesmente por acaso, que não existe um Deus que tudo criou. Ou, pelo menos, não tiveram o assunto bem compreendido em sua mente.
Não obstante, o que gera o medo da volta de Jesus afinal de contas, naqueles que sentem este medo e acreditam em tal evento?
Muitos crentes ficam atônitos e alarmando-se com o juízo final, o fim do mundo e a volta do Senhor. Em suas palavras, ele mesmo nos recomenda estarmos atentos (vigilantes) e sempre informados acerca dos acontecimentos no mundo, porque estes são os sinais de sua vinda.
Que a figueira nos ensine sua lição: quando os ramos começam a brotar e surgem folhas, vocês sabem que o verão está próximo. Do mesmo modo, quando virem todas estas coisas acontecendo, saibam que o tempo está próximo, à porta.
(Marcos 13;28-29 BJC)
Naturalmente, não podemos saber o exato dia e horário de quando ele virá, isso ele afirmou que nem ele mesmo sabe, senão o Pai Eterno (Mt 24:36; Mc 13:32). Entretanto, como lemos mais acima, podemos tomar conhecimento de quando o tempo de sua vinda estaria próximo.
Portanto, vamos verificar agora as 3 principais coisas que geram medo da volta do Senhor Jesus.
1) A falta de conhecimento da Bíblia pode gerar medo da volta de Jesus.
A falta de conhecimento bíblico e das promessas de Deus pode gerar medo da volta do Messias, quando são desconhecidas as partes boas dessa história. Porque geralmente as pessoas ficam apenas se alimentando das informações sobre catástrofes, destruição, fim do mundo etc., e muitas delas as vezes nem são reais. Porém, neste desespero e transtorno de ansiedade, muita gente acaba não se recordando que existe uma grande promessa de renovação do mundo com a vinda do Senhor.
Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o antigo céu e a antiga terra tinham passado, e o mar já não estava mais ali. … Ouvi uma forte voz vinda do trono dizer: “Vejam! A Sh’khinah (tabernáculo) de Deus está com a humanidade, e ele viverá com os homens. Eles serão seu povo, e ele próprio, Deus com eles, será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles toda lágrima. Não haverá mais morte; nem tristeza, nem choro, nem dor; porque a antiga ordem já passou…
(Revelação (Ap) 21:1,3-4 BJC)
Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, fluindo do trono de Deus e do Cordeiro. Entre a rua principal e o rio, estava a árvore da Vida, que produz doze tipos de frutos, um tipo diferente a cada mês; e as folhas da árvore eram para a cura das nações – não haverá mais maldições…
(Revelação (Ap) 22:1-3a BJC)
Embora vários elementos descritos nestes versículos possam fazer parte de uma linguagem figurada, elas retratam coisas boas que acontecerão quando o Salvador vier. Por isso, uma das dicas se você sofre com o medo da volta de Jesus, é que se concentre nas partes maravilhosas que essa vinda trará para a humanidade que teme a Deus e anda em seus caminhos.
Obs.: Se você sofre de transtornos de ansiedade, leia nosso estudo com Versículos Sobre Ansiedade que Vão te Aliviar.
2) O apego exagerado às coisas dessa vida também gera medo da volta do Messias.
De fato, existem várias coisas que gostamos neste mundo, outras pelas quais nos apaixonamos. E embora no meio religioso comum haja uma expectativa de que as pessoas serão levadas para o céu na vinda de Jesus, não é bem isso que o texto bíblico afirma, como lemos nos trechos citados acima.
Na verdade, tanto os céus, ou seja, a atmosfera espacial que nos rodeia, e o planeta Terra, serão renovados por Deus e pelo seu Messias (seu Ungido).
Mas, ao imaginarem que terão que deixar muitas coisas que gostam para trás, várias pessoas criam este medo da volta do Senhor. Naturalmente, se as coisas que gostamos forem más, de fato temos que temer, porém se forem coisas boas, precisamos apenas entender que Deus vai renovar e restaurar tudo. Neste caso não devemos ficar com medo, mas sim ter alegria e esperança para que o Senhor venha de uma vez consertar tudo que está errado neste mundo.
Acerca dessa restauração da criação na vinda do Messias, leia Romanos 8:18-25.
Os servos de Deus na Bíblia nos dão ainda outros conselhos de como deve ser nossa conduta até a vinda do Mestre.
Cuidem de si mesmos, ou o coração de vocês se sobrecarregará com libertinagem, bebedeira, e com as preocupações da vida cotidiana, e aquele dia virá sobre vocês inesperadamente, como uma armadilha! Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra, não importa onde vivam, em todo o mundo…
(Lucas 21:34-35 BJC)
Muitos dos que dormem no pó da terra serão despertados, alguns para a vida eterna e outros para a vergonha e o desdém eternos. No entanto, aqueles que tiverem entendimento brilharão como o resplendor da abóboda do céu; e quem conduzir muitos à justiça [reluzirá] como as estrelas para todo o sempre.
(Daniel 12:2-3 BJC)
3) A falta de amar a Deus, ou amá-lo de forma insegura, também gera medo da volta de Jesus.
Não há medo no amor. Ao contrário, o amor que alcançou seu objetivo expulsa o medo, porque o medo é relativo à punição; quem tem medo não alcançou a maturidade relativa ao amor.
(1 João 4:18 BJC)
Quando vivemos “em cima do muro”, isto é, caminhando sem firmeza para com Deus e seus mandamentos, também pode trazer à tona o medo da volta de Cristo (isto é, do Ungido).
Por isso, devemos nos importar com nossa conduta quando nossa consciência nos acusa de que algo não anda errado, quando Deus, nosso Pai, nos dá avisos de que devemos e precisamos nos corrigir (cf. Rm 2:14-15). Nosso Mestre disse que o Pai estava sempre com ele, porque sempre fazia as coisas que o agradava (João 8:29).
Por isso, se procurarmos viver de modo agradável a Deus, Ele estará conosco e nos preservará no dia da vinda do Seu Ungido.
Você pode ler nosso estudo 5 Coisas que você pode fazer para agradar a Deus para saber mais.
E se você ainda sente dificuldade de colocar em prática a palavra de Deus, confira nosso estudo intitulado “Como praticar a palavra de Deus corretamente” para te ajudar.
E agora, filhos, permaneçam unidos com ele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.
(1 João 2:28)
Por que Jesus não voltou ainda? E o que dizer para quem vive zombando disso?
A Bíblia predisse que em nossos dias muitos duvidariam do retorno do Mestre.
Quem não já ouviu alguém dizer: “desde quando eu era pequeno estão dizendo que Jesus está voltando e até agora nada dele voltar.”
Quando você ouvir isso, não fique abalado, sem reação, nem tão pouco duvide da vinda do Senhor e de sua fé. Pois os servos de Deus, mediante a inspiração divina, já nos alertaram que nos últimos dias certas pessoas incrédulas duvidariam do retorno do Mestre, e eles de fato zombariam disso, como vemos com certa frequência pela internet. Confira o texto de 2ª Kêfa (2Pe) 3:1-10.
Deus tem um tempo certo e determinado para todas as coisas!
Nós precisamos permanecer firmes no caminho de Deus, confiando nas palavras de Seu Messias, aguardando e amando a sua vinda!
Tudo que me espera agora é a coroa da justiça, a qual o Senhor, o Justo Juiz, me concederá naquele dia – e não só a mim, mas também a todos os que esperaram ansiosamente por seu aparecimento.
(2ª Timóteo 4:8 BJC)
Visto que tudo será destruído dessa forma, que tipo de pessoas vocês deverão ser?
(2ª Kêfa (2Pe) 3:11-14 BJC)
Vivam de maneira santa e piedosa, enquanto esperam pelo Dia de Deus e trabalham para apressar sua vinda.
Aquele Dia trará a destruição dos céus pelo fogo, e os elementos se derreterão com o calor. Nós, porém, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais a justiça se sentirá em casa.
Portanto, queridos amigos, enquanto esperam essas coisas, façam tudo que puderem para serem encontrados por ele sem mancha ou defeito e em paz.
Você conhece outras pessoas que têm medo da volta do Senhor Jesus? Então compartilhe este estudo com elas! Nos diga também nos comentários mais abaixo se este conteúdo te ajudou.
78 Comments
Meu maior medo (quase um pesadelo) é pelo fato de eu ser uma pessoa tímida, na bíblia fala que os timidos não herdarão o reino dos céus, por mais que ja tenha ouvido varias pregações, isso é um ponto que me deixa sem esperanças…. Quando não conseguimos mudar um comportamento que vem da infância, parece que ja temos um lugar garantido no inferno 🙁
Olá Elson. Este versículo não se refere aos tímidos de comportamentos, às pessoas que não se expressam abertamente. O “tímido” em Apocalipse 21:8 se refere aos covardes, aos que deixam de cumprir com seus deveres por negligência, aos que são omissos para com suas responsabilidade. Tanto que na Bíblia de Jerusalém e na Bíblia Peshitta foi traduzido como “covardes” e não “tímidos”. Espero que isso te ajude e alivie meu irmão. “Elson” significa “filho de Deus”, ou “filho do Altíssimo”. Quem sabe Deus permitiu que você recebesse esse nome dos seus pais por um motivo muito especial.
Elson, benção do senhor..
Sabe onde seu lugar já está garantido??
Ao lado do senhor, não pense dessa maneira.
Eu te aconselho se vc tem algum problema que vem da infância procure ajuda de um psicólogo ele vai te ajudar,
Jesus está contigo.
Eu tenho dois cãezinhos que amo demais e tenho muito medo do que acontecerá a eles com o arrebatamento. Eu orei muito a Deus quando os adotei e sei que eles foram um presente Dele, mas o que acontecerá quando eu e minha família se for? Eles são inocentes e não quero que fiquem sozinhos imaginando que nós o abandonamos. Tenho pensado muito sobre a volta de Cristo esses dias e acredito que não demorará, mas choro todos os dias ao pensar sobre o que acontecerá a eles. Alguém pode me dar uma palavra de conforto?
Oi Sara. A Bíblia diz que Deus irá restaurar todas as coisas, isso também inclui os animais e toda criação. Eu admiro sua preocupação e amor por esses animaizinhos que tanto trazem alegria para nossa família, ore e confia no Senhor.
Deus tem o melhor pra agente, e com certeza o melhor não é te fazer chorar e sofrer, e nos céus só haverá alegria, bom isso já responde tudo ❤
Minha querida eu creio muito que o senhor ama os animais da mesma maneira que nos ama, se não ele não teria pedido a Noé que construísse arca e embarcasse um casal de animal de cada espécie, o senhor vai arrebatar seus cachorrinhos tbm creia nisso.
Meu nome é Maria Luísa, tenho 13 anos, e tenho muito medo de ficar para trás, na verdade isso é muito relativo para mim, sempre muda, alguns dias estou muito bem e me sinto em um ótimo relacionamento com Deus, sei que o amo mais do que as coisas desta terra, peço perdão todos os dias e sei que ele me perdoa. Quando oro e leio a bíblia me sinto bem melhor, mas as vezes me pego pedindo perdão á Deus de 5 em 5 minutos, como se eu estivesse o desagradando de alguma forma.
Boa tarde me confortei muito depois de ler o estudo eu tenho 13 anos e fico com muito medo disso tudo que acontece no mundo eu associu a volta de cristo ninguém pode falar na da volta de Cristo que começo a chora muito e fico em pânico as vezes me pergunto por que estou me sentindo assim.
E justamente por esse medo eu tentava esquecer com coisas mundanas .
Eu frequentava u.a igreja aqui perto de min e o pastor fala sempre no apocalipse com intonasão que provoca em min um certo medo .
Na pandemia piorou mais ainda por que eu tava completamente certa de min que a volta de Jesus estava próxima .
Bom dia, sou uma jovem, fiquei um bom tempo na igreja pentecostal da minha cidade, e acho q dali, me surgiu esse medo, desde 2016 tenho esse medo, tenho vergonha de conversa com alguém sob isso, pra me acalmar e me ajudar, mais n acho ngm, tem dias q fico pensando nisso drt, mais creio q n e besteira ter medo disso pq, já mexeu dms cmg, tenho medo a ponto de chorar, quem poder conversa cmg, pfv.
Oi Mylena. Como eu mostrei no estudo, o medo a princípio é uma coisa boa, pois se você tem medo é porque acredita naquilo. Mas o Senhor não quer que você continue com medo, ele te salvou e não precisa ter medo disso. Antes a vinda dele deve te servir de consolo com relação às injustiças e sofrimentos deste mundo. Eu sugiro que você releia o estudo, veja se se encaixa em uma das situações que geram medo e comece a trabalhar com isso. Se quiser pode me mandar email em [email protected]
Oi Mylena..
Assim que eu me converti, eu passei por um processo de pânico sobre esse assunto, parece que as igrejas querem impor um medo sobre nós e acabam conseguindo, o que eles esquecem de pregar quando pregam sobre a volta de Jesus, é sobre a graça de Deus, sobre o amor do pai, a misericórdia sem fim de Deus, o senhor não vai deixar os seus sofrerem.
Pense sempre na graça, na compaixão que ele tem por nós.
Boa noite, gente me ajuda eu lhe todos esses comentários e me encontro em cada um deles .. vivo um medo um pânico da volta de Cristo passo o dia lendo notícias sobre a vinda de Cristo e sobre o anti Cristo estou muito perdida sem direção … Eu amo meus filhos e minha família quero e preciso ser salva mais tenho medo disso não acontecer eu tenho medo de não ser suficiente pra Deus… Peço a Deus a salvação da minha família … Eu abandonei casa carro tudo, vivo na sala de meus pais com meus dois filhos pequenos com medo do futuro.. perde a vontade de viver .. e não consigo desabafar com ninguem tenho medo de ouvir as coisas e de falar também . Abandonei o pai de minha filha pq tenho medo de morar só com ele e meus filhos ele me cobra me preciona todo dia atenção mais eu não consigo parar de pensar nos sinais na volta de Cristo e em não ver mais meus filhos e minha família.. me ajuda gente sinto falta de ar de tanto desespero. Por favor eu preciso de ajuda
Letícia não há necessidade alguma deste desespero, a volta do Senhor acontecerá por amor a nós e não para nos colocar pânico. Você precisa ficar na sua mente que Deus é nosso Pai e nos ama, ele tem misericórdia de nós, abra sua Bíblia e leia o salmo 103 e reflita. A religião não é para causar mal a sua vida e te transformar, mas sim para te tornar uma pessoa melhor, se não está acontecendo isso é porque você está tendo um ponto de vista errado do que é a religião. Leia também João 14, quando Jesus disse para nosso coração não se perturbar, não se desesperar.
Oi Leticia.
Sei o que é esse medo, o que vc tem que ter em mente é o quanto esse medo está te paralisando, o quanto esse medo está prejudicando seu convívio social??
As vezes procurar ajuda de um psicólogo vai ter ajudar a entender e a dominar esses medos.
Ore no sentido: Espirito Santo abra me olhos espirituais para que eu não fique cega diante toda a situação mas derrame sobre mim sabedoria e não desespero, esperança, graça e acima de tudo amor.
Deus é sempre contigo.
Amém 🙏🏾 eu creio e minha fé e grande 🙏🏾
NÃO TENHO MEDO DA VOLTA DE CRISTO. Na verdade é o que eu mais anelo.
Olá irmão Gabriel, a paz. Como sempre, mais um estudo maravilhoso, sempre trazendo temas que nos fazem refletir e crescer na fé em Cristo!!
Eu já tive um medo extremo da volta de Cristo, hoje, confesso que espero com brilho nos olhos e em alegria, meus olhos se enchem quando imagino toda a dor deste mundo sendo eliminada e a justiça boa perfeita e agradável de Deus sendo restaurada no novo céu e na nova Terra. Mas como sempre tem um “mas”… meu medo é de não estar completamente aprovada por Deus, sinto que sou falha e miseravelmente pecadora, que posso fazer mais e não o faço. Nos últimos anos tenho sido atormentada por uma provação no meu casamento, pois meu marido é do mundo, caiu no vício da pornografia e por consequência houve traição, desde então tenho tentado recuperar minha paz, sempre estou com um pé atrás, sentindo grande tristeza, mesmo me jogando aos pés de Cristo, dia a dia eu peço forças para continuar persistindo em oração pelo meu marido, em restaurar nosso casamento, em ser uma boa mãe para nossos filhos, tenho sido atormentada por muitos pensamentos ruins algumas vezes, mas não desisto por conta das promessas de Deus, sei que Ele me quer de pé lutando, casamento é sagrado para Ele, não importa pra mim o que o mundo diga (quantas vezes já ouvi me dizerem que estou louca em persistir) meu marido é um homem bom e pai maravilhoso, nunca levantou a mão pra mim, pelo contrário, tem provido de tudo. Mas é pecador como qualquer um de nós. Eu me sinto extremamente mal porque minha fé não está me trazendo a paz que deu deveria ter, parece que não estou confiando em Deus, mas estou sabe? A alegria da vida já está cinzenta aos meus olhos. E as vezes por isso, tenho medo de ser condenada. Acabei até me afastando da Igreja, sei que preciso voltar urgente, mas cadê forças? O que eu posso fazer? Agradeço demais se puder responder.
Oi Priscilla, que a paz do Senhor Jesus seja contigo.
O salmo 1 diz que infeliz é a pessoa que dá ouvidos ao conselho dos ímpios, então se uma pessoa não está te dando um conselho construtivo rejeite-o e continua assim confiando em DEUS.
Não se condene tanto porque você não está seguindo tão fielmente como gostaria agora, o SENHOR conhece as nossas fraquezas, sabe que somos todos vasos de barro e tem misericórdia de nós; você vai se levantar em nome de Jesus! Leia e medite no Salmo 103, então ore ao SENHOR que pode te levantar e ao seu marido.
Parabéns por estar lutando e tentando fazer o que é certo, você vai conseguir eu tenho certeza!
Quanto ao que deveria fazer para voltar a caminhar, bom eu não tenho como te dar um conselho tão preciso por falta de detalhes, mas existe uma coisa que eu gosto muito de fazer e isso fortalece todos os dias, que é levantar mais cedo para orar e estudar a Palavra de DEUS, enquanto todos estão dormindo, estou eu lá buscando ao SENHOR. Quem sabe começar o seu dia assim vai te animar. Leia a palavra de Jesus Cristo depois de orar, e louve-o com hinos edificantes. Caso você use o Spotify para ouvir músicas, ouça aqui uma playlist com louvores que eu criei. Louve ao SENHOR com frequência e seja agradecida, lembra que Paulo e Silas estavam presos e começaram a louvar, então milagres aconteceram! Lembra que o Senhor Jesus quando multiplicou pães e peixes só levantou-os para o alto e agradeceu, não foi preciso falar nenhuma “palavra mágica” para que a multiplicação acontecesse, Ele só agradeceu e o milagre aconteceu. Faça isso e eu espero que seja assim na tua vida para a glória de nosso Senhor Jesus.
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando com graça em vosso coração ao Senhor.” (Colossenses 3:16)
A PAZ MEU IRMÃO. COMO SEMPRE UM ESTUDO MARAVILHOSO, GRAÇAS A MEU BOM DEUS NÃO TENHO MEDO DA VINDA DE CRISTO, JÁ TIVE MEDO NO CORAÇÃO , MAS DEUS ME TIROU AQUELE CORAÇÃO MEDROSO E MEU DEU OUTRO, QUE ATÉ AS VEZES FICO ASSUSTADO, POIS EM ALGUM MOMENTO DE PERIGO MEU CORAÇÃO NEM PALPITA ´E MARAVILHOSO, QUANDO ACREDITAMOS DE VERDADE O MEDO VAI EMBORA, DEUS É BOM, SÓ TEMOS QUE TER FÉ E ACREDITAR EM TUDO QUE ELE DIZ, QUANDO CREMOS O MUNDO JÁ NÃO NOS CAUSA MEDO, O CRISTÃO NÃO DEVE TER MEDO DO MUNDO, POIS NÃO SOMOS DESSE MUNDO , E SIM, DO MUNDO VINDOURO, O MUNDO CELESTIAL, UM ABRAÇO QUE DEUS LHE ABENÇOE , SEMPRE. FIQUE COM ELE.