Last updated on 14/02/2023
Não poucos crentes têm tentado descobrir as verdades sobre o dízimo que é pregado hoje em dia nos diversos templos religiosos. É certo usar o texto de Malaquias 3:10, por exemplo, para cobrá-lo? Por que algumas pessoas não concordam mais com isso? Seria este dízimo uma ordenança para a igreja cristã também, ou era coisa da Lei de Moisés e ficou no passado, do chamado “Antigo Testamento”? Essas são algumas das perguntas feitas.
Muitos pregadores dizem que o dízimo deve ser algo voluntário. Só deve dá-lo quem tiver um coração grato a Deus. No entanto, a Bíblia diz que quem não o dá está roubando a Deus (Ml 3:8), o que indica diretamente que não existe este negócio de voluntário, mas todos seriam obrigados a pagar o dízimo. Qual é a verdade afinal de contas?
Qual é a verdade sobre o dízimo afinal de contas?
As 5 verdades sobre o dízimo de Malaquias 3:10 que poucos líderes te contaram.
- Os dízimos da Bíblia, na Lei de Moisés (do qual faz referência o texto de Malaquias 3:10), sempre foram alimentos da colheita, animais do gado e do rebanho, nunca foi dinheiro! (veja Lv 27:30-32; Dt 14:22-23).
- Já existia dinheiro na época em que o povo de Deus foi doutrinado com o dízimo, e até antes! Mas mesmo assim o Soberano não doutrinou seu povo a dar dízimos em dinheiro (leia Dt 14:23-25; Gn 17:23; 33:18-19).
- Casa do tesouro (ou armazém) ficava no templo de Jerusalém. Isso jamais se referiu às tesourarias de templos religiosos diversos! (cf. Neemias 10:37-38; 13:4-5).
- Devorador não é demônio! Pois demônio não come fruto da terra. Além do mais, os gafanhotos devoradores eram enviados pelo próprio Deus (2 Cr 7:13; Jl 1:4).
- Quem são os devoradores nos dias de hoje: Mateus 7:15; Atos 20:29-30; Tito 1:10-11; 2 Pe 2:1-3.
Qual é a verdadeira história do dízimo?
Eu já escrevi muitos estudos bíblicos sobre o dízimo aqui no blog Bíblia se Ensina. Cada um desses estudos te trarão luz completa à compreensão das deturpações apregoadas com essa mensagem hoje em dia e te farão conhecer o verdadeiro dízimo bíblico.
Além dos estudos, eu escrevi ainda um livro que está disponível em formato digital cujo título é 7 Contradições sobre o Dízimo pregadas nas Igrejas atuais. Nele eu faço um apanhado histórico do uso da doutrina do dízimo desde a época antes de Abraão, com Abraão e Jacó, o dízimo na Toráh (Lei de Moisés), nos tempos do Senhor, dos apóstolos e depois dos concílios da Igreja Católica Romana.
Fique tranquilo(a) com relação à leitura, pois o livro não vai te desmotivar a contribuir com a obra de Deus, mas muito pelo contrário, te motivará a contribuir muito mais, porém sob as bases teológicas e doutrinárias corretas, isto é, não deturpadas.
O intuito do livro é desmascarar os abusos e mentiras, e revelar ao povo de Deus uma doutrina bíblica teológica pura, de acordo como foi transmitido pelos apóstolos do Senhor.
"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)
33 Comments
A paz do Senhor Jesus Cristo meu amado irmão.
Você é um abençoado! Obrigado por confirmar o que Deus colocou no meu coração. Isto é, até mesmo no início da minha caminhada na sentia incomodado quando os pastores dizia que as ovelhas teria que devolver os dízimos do contrário estariam roubando a Deus. Pensava comigo, se a Bíblia diz:” que Deus ama quem dá com alegria”. Então, não é obrigado. Atrás do amado irmão estou me aprofundando no conhecimento da palavra de Deus.
Eu fico triste que existe irmãos que aceitam tudo que seus pastores dizem, não examinam como os fretes de Beréia. Parece que que foi feito uma lavagem cerebral.
Que Deus continue abençoando o seu trabalho. Abraço.
Boa tarde Irmão!
Pelo que veja sua alegria total e saber que Deus se agrada de quem da com a legria ,que no entanto seu desejo nunca foi de ofertar e tão pouco dizimar. Seu apego pelo dinheiro te fez feliz com esta colocação anti bíblica. Mas enfim cada um acredita no quem melhor lhe representa não é mesmo Irmão?
é muita ignorância por parte de quem estadando essa explicação erra por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus.
É muita gente só querendo vender livro.
Vai ler a Bíblia, tudo que Deus precisava revelar aos seus está registrado lá.
Vão louvar a Deus e se arrepender dos seus pecados ,e parwm de ser muquiranas discutindo o que vai dar ou o quanto vai ofertar ,faca de coração por que o oouco com Deus é muito.
Graça e paz meu querido muito bom estudo,eu oferto e não devolvo dízimo acredito,como o apostolo Paulo diz:Deus ama quem da com alegria,não por opressão ou necessidade(pensando em receber algo)Eu particularmente prefiro o termo Oferta e não dízimo,como diz um amigo meu Evangelista certa feita na igreja ele falou
Deus não precisa da sua oferta,é nós que precisamos ofertar.
Aí eu pego um dos texto que o irmão citou Deuteronômio 14.23
23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.
E observo com a frase do meu amigo que citei a cima,a oferta e´para nos ensinar algo finalizo com a frase:
DEUS NÃO PRECISA DE OFERTA NOS QUE PRECISAMOS OFERTAR.
Obrigado por comentar irmão Elijúnior.
90% dos obreiros que é contra o dizimo, eles só prega se pagar, só dirigem uma congregação se salariar, enquanto muitos dizimista principalmente eu faz abra do nosso senhor jesus cristo voluntario.
obs. não sou contra um pastor ser salariado desde que essa congregação tem condições.
Penso que a questão é mais séria do que parece, o que dizer dos pastores e denominações históricas que usam malaquias 3 x10 e cobram dizimo integral na forma da lei de Moisés fixado em 10% da renda bruta mais ofertas alçadas e campanhas? Que acusam de infiéis aqueles que não puderem fazer por razões de orçamento familiar apertado, desemprego etc? Afinal, quem está pecando? Os pastores e líderes? Ou os membros chamados infiéis?
O dízimo faz parte das leis cerimoniais, com a morte e ressurreição de Cristo essas leis acabaram e no novo testamento Paulo fala para darmos ofertas e com alegria. Fica muito melhor para um servo de Deus dar voluntáriamente do que ser imposto pela liderança da igreja.
Olá Gabriel, Graça e Paz.
Acho que li todos seus artigos relacionados ao tema dizimo (rsrs), Parabéns são bem esclarecedores. Gostaria de saber a opinião do irmão a respeito dos versículos que estão Provérbios Cap. 3 Vers. 9 e 10. que falar sobre honrarmos o Senhor com nossos bens e primícias da nossa renda.
Desde já agradeço
Jeferson Silva
Olá Jeferson, paz do Senhor Jesus.
Já que leu todos os estudos só falta ler o livro para ter a ideia final e completa sobre o assunto, tem muito mais conteúdo no livro. A versão digital está disponível na Amazon aqui. Inclusive eu menciono este provérbio no livro também. Até onde eu sei nós só honramos quem conhecemos e sabemos que merece esta honra, assim é nosso Deus. Então este provérbio está falando mais do que simplesmente dar ofertas, mas sim descreve como deve ser nosso relacionamento com Ele. Investir na obra de Deus é a demonstração dessa honra. Eu gosto de fazer isso e toda renda do fruto do meu trabalho ofereço a Deus de coração para honra-lo, não porque é uma regra fazer isso, mas no amor para com meu Pai. E eu gosto de dar sempre mais do que os meros 10%, não tenho uma porcentagem fixa, porém procuro sempre dar mais do que 10%, desde que eu conheça a causa a qual estou investindo meu dinheiro, porque a obra de Deus merece nossa contribuição. Tem exemplos bíblicos citados no livro sobre este modelo de contribuição generosa, espontânea e voluntária.
Acredito que quando cada pastor compreender que é isso que eu tenho tentado trabalhar para com os crentes, vão aderir à doutrina bíblica exposta no livro.
FUJA DO ENGANO.
FUJA DOS MERCENÁRIOS.
ELES SÓ QUEREM SEU DINHEIRO.
ABRE OS OLHOS.
ESSES PICARETAS SÓ QUEREM SEU DINHEIRO E NADA MAIS
Concordo que temos de honrar a Deus com as primícias mas isso vai além do dízimo, honras a Deus, em tudo dar Glória e honra a Ele, não se resume em 10% .
De forma tão profundamente fundamentada ainda não tinha visto….a paz …como temos na nossa criação pelo pai a racionalidade nada mais eloquente do que ler um comentário a luz da poderosa palavra de Deus…
Não estou de acordo com aplicação estudo a biblia e eu só valor do dízimo