Press "Enter" to skip to content

O que é sentir a presença de Deus e como tê-la conosco

Last updated on 13/05/2023

Uma vez alguém me disse que não sabia como é sentir a presença de Deus, que nunca havia sentido essa sensação de estar nas nuvens, ou ficar todo trêmulo, arrepiado ou emocionado e começar a chorar. Mas será que essas sensações são realmente o sentimento da presença do Criador entre nós?

Esse foi o relato pessoal que ouvi de alguém próximo a mim. Quando ouvi isso, porém, logo me recordei da experiência que eu mesmo tive com Deus e como foi meu “encontro” com Ele.

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui. Leia esse estudo em inglês aqui.

O que a presença de Deus deve causar em nós?

Na verdade, o primeiro e maior efeito de sentir a presença de Deus na minha vida, se assim posso chamar, foi reconhecer meus pecados contra Ele ao ouvir uma certa mensagem bíblica que descreveu o modo que eu vivia naquela época. Tal mensagem me fez sentir culpa pelos meus pecados e idolatrias, pelo meu desleixo para com o Criador da minha vida. Então depois disso, quando finalmente fui impelido pela inspiração divina a tomar a decisão de seguir a Deus, então eu senti sensações em meu corpo e em meus sentimentos.

Na verdade, sensações podem ser meramente emocionais, pois quem se une a Deus de verdade muda completamente sua maneira de viver, como podemos conferir no versículo abaixo:

De modo que, todo o que está no Cristo, é nova criatura; as coisas velhas passaram e tudo chegou a ser novo por meio de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio do Cristo

(2 Coríntios 5:17-18a Bíblia Peshitta BV Books)

Por isso, que resposta mais eu daria a respeito do que seria sentir a presença de Deus verdadeiramente? Êxtases emocionais podem nos enganar e são muito subjetivos. Se não forem consequência de uma mudança real no viver, que se orienta segundo a santidade1 proveniente de Deus e a obediência de Sua palavra, dificilmente estamos falando de uma manifestação real da presença do ETERNO.

Portanto, a evidência de que realmente temos a presença de Deus em nossa vida, isto é, de que Ele de fato está habitando em nós, deve ter relação direta a se conectar com Ele por meio de sua santa palavra, como Jesus disse certa vez:

Eu tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e assim continuo em seu amor...

(João 15:10a)

Logo, quem não obedece aos mandamentos de Deus não pode dizer que tem a presença dele consigo! A obediência é a manifestação da real presença de Deus no crente, basta ver João 14:23. De modo que, quem não o obedece, de fato não tem Deus habitando em si (cf. Ef 4:22-24).

1. Para mais detalhes, leia nosso estudo “O que é ser santo de acordo com as Escrituras Sagradas“.

Qual a sensação de sentir a presença de Deus?

Eu vejo pessoas dizendo que estão sentindo uma forte presença de Deus em certo lugar, seja no templo, no monte etc. Algumas veem anjos, falam em línguas estranhas, pulam, rodam, outras até caem “desmaiadas” alegando terem sido “arrebatadas em espírito” de tanto que sentiram a poderosa presença de Deus em uma ocasião. Outras pessoas também choram e se emocionam.

Não obstante a tudo isso, há alguns que frequentam os templos religiosos e dizem:

“Eu tenho buscado, tenho orado e clamado ao Senhor para sentir a Sua presença também, mas não sinto nada. Por quê?
Será que há algo errado comigo?
Será que estou cometendo algum pecado e por isso não estou conseguindo sentir a presença de Deus?
Afinal de contas, como sentir a presença de Deus em minha vida, o que devo fazer?”

Experiências emocionais, arrepios, supostos arrebatamentos de “espírito” ou outras coisas ditas “sobrenaturais”, não são acontecimentos obrigatórios para confirmar que a presença de Deus está conosco ou que a estamos sentindo.

Somos pessoas comuns e obviamente temos momentos de sentimentalismos, choro, emoção, etc. Mas muitos destes momentos emocionais podem ser gerados pelas circunstâncias de situações que vivemos, ou o modo que interpretamos e entendemos certas coisas.

O mestre Yeshua declara que o Pai estava sempre com ele (João 16:32), mas em nenhum momento vemos ele sentindo essas coisas “extraordinárias” que muitas pessoas estão sentindo por aí, alegando ser isso manifestação da presença de Deus.

O Mestre afirmou que o Pai estava sempre com ele porque fazia as coisas que O agradava, veja João 8:29. Então se praticarmos sempre as coisas que agradam a Deus, Ele sempre estará conosco também!

Com base nisso, podemos concluir que sentir arrepios, cair no chão, ser “arrebatado”, voar, pular, gritar, rir sem parar, rodar sem ficar tonto, “surfar no azeite”, ver ou “cuspir bola de fogo”, são reações com a empolgação/emoção do momento, e isso não é regra para determinar se uma pessoa tem a presença de Deus em si mesma ou não. Embora Deus possa usar de visões ou gestos para comunicar uma mensagem ao Seu povo, lembremos, essas coisas não são uma regra, e as mesmas coisas as vezes são usadas para discriminar pessoas que não as sentem também!

Eu não quero me atrever a dizer que Deus não possa falar por um destes meios “estranhos”, pois Ele é Soberano e age como quer e da forma que quer, ninguém pode prendê-lo numa “caixinha”! Mas certamente não devemos considerar tais coisas como regra para determinar se uma pessoa está cheia da presença de Deus ou não, e ainda discriminar as pessoas que não sentem isso ou aquilo. Pois a presença Dele em nossa vida é claramente notada pelos frutos que damos (Tt 3:8), e não por êxtases ou histerias emocionais.

E já que dissemos que Ele está sempre conosco mediante a prática sincera das coisas que O agradam, então eu quero te levar, caro leitor, a pensar novamente o que seja de fato “sentir a presença de Deus”, e se necessariamente devem acontecer tais gestos extravagantes supostamente evidenciando sua manifestação.

Por exemplo, muitas pessoas tem o hábito de dizer as seguintes palavras em suas orações:

“Deus, entramos agora em tua presença para falar contigo…”
ou
oh Pai, continuando em tua presença…”

Mas será que a presença de Deus é mesmo um estado de sentimento/emoção do qual nós entramos e saímos assim?

Se você pensa dessa forma, ou se ora assim também e nunca perguntou essas coisas a si mesmo, peço que leia o texto abaixo e reflita:

Jesus lhe respondeu, e disse: o que me ama guarda minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos morada nele

(João 14:23 Bíblia Peshitta BV Books)

Ora, se Deus e Yeshua fazem morada naqueles que guardam suas palavras, então como pode alguém “entrar e sair” da presença de Deus ocasionalmente?

Ou será que a presença de Deus se encontra no templo religioso o qual frequentamos, seja uma igreja, sinagoga etc.? Ou ela é mais forte nos montes (montanhas ou morros) durante a noite? Será realmente que vamos até estes lugares para sentir a presença Dele? Ou não seria mais correto dizer que somos nós que levamos Sua presença quando vamos até lá ou para qualquer outro local?

Na verdade, também dizemos isso figuradamente, porque a Bíblia diz que o Deus que fez o mundo e tudo quanto há nele, sendo o Senhor dos céus e da terra, não mora em templos construídos por mãos, nem é ministrado por mãos humanas, nem necessita de nada, porque Ele é quem dá vida e alma a toda pessoa […] para que busquem e investiguem acerca de Deus e o encontrem através de suas criações, porque certamente Ele não está longe de nenhum de nós, porque nEle vivemos e nos movemos e existimos… (Atos 17:24-25,27-28 BP)

Pensando nisso, seria então correto, ao entrarmos no templo, dizer: “quando cheguei aqui, meu Senhor já estava”? De certa forma sim, naturalmente, porque, como lemos acima, a presença Dele preenche todo o universo! Porém, limitar a presença de Deus a um local não deve ser um amuleto para excluirmos de que ela está dentro de nós, e isso deve nos levar a nos conduzir de acordo com a santidade Dele! Veja 1Pe 1:15-16.

Então, se Deus mora em nós, a presença Dele permanece conosco, assim seguimos transformando todo nosso ser! É a transformação de nossa vida para ser de acordo com a vontade Dele (de sua palavra) que é a verdadeira evidência e manifestação de sua presença em nós. As expressões corporais podem ser duvidosas se não forem seguidas por uma vida sincera e obediente diante do ETERNO.

Com isso, consequentemente, não necessitamos ir a determinados lugares para sentir a presença de Deus e nem entrarmos em certos estados emocionais, pois tal presença já está dentro de nós e onde vamos a levamos conosco!

Porque vós sois o templo do Deus vivente. Como foi dito: “Habitarei neles, e andarei entre eles, e serei o Deus deles, e eles serão meu povo”.

(2 Co 6:16b)

Então, se nós de fato somos sinceros em nossa busca por Deus, se estudamos a palavra Dele com a intenção de conhecê-lo, amá-lo e “convidá-lo” para habitar em nosso ser interior, então nossa vida será morada Dele, e caminharemos com Sua presença o tempo todo!

Com isso devemos entender na prática que, quando entramos em nosso ambiente de trabalho, a presença de Deus está entrando ali conosco; quando entramos na sala de aula, a presença de Deus vai também; ou quando andando na rua, Sua presença também nos acompanha, pois Deus habita em nós à medida que o amamos e guardamos Sua palavra! Isso não seria motivo para nos alegrarmos?

Por fim, o que devemos fazer agora é levar a presença de Deus para quem não a tem! E fazemos isso principalmente manifestando a prática de seus mandamentos em nosso convívio, também através do amor ao próximo, da santidade, comunhão, fraternidade, etc.

Portanto, meus irmãos, alegrai-vos, sejais maduros, confortai-vos e haja harmonia e paz entre vos. E o Deus de amor e de concórdia será convosco.

(2 Co 13;11 BP)

Você já ajudou a levar a presença de Deus até alguém e isso ajudou tal pessoa? Por que, para glória de Deus, não compartilha conosco nos comentários mais abaixo?

Compartilhe essa página:

56 Comments

  1. LENI SILVA CANDIDO LENI SILVA CANDIDO

    AMEI ESSE ESTUDO .

  2. Jorge Jorge

    Sou de Salvador Ba
    Mais uma vez fico grato por esse ensino.
    Muitas das vezes é emoções.
    Nós somos morada do todo poderoso; relmente se nós obedecer sua palavra,sempre estará conosco.
    Deus vos abençoe grandimente

  3. Fátima Fátima

    Tirei minhas dúvidas

    • Fátima Fátima

      Gostei muito a única coisa que eu não entendo que fala que carne e sangue não entra no reino e poriso que as TJ não recebe sangue pode me explicar

      • Carne e sangue não entra no reino simplesmente significa que este corpo atual que temos não entra lá, leia 1 Coríntios 15. As “testemunhas de Jeová” fizeram uma doutrina pra si, isso não significa o que realmente está na bíblia.

  4. CAIQUE CAIQUE

    AMEI, FALOU COMIGO, SENSACIONAL

  5. CRISTOVAM MARTINS DA SILVA CRISTOVAM MARTINS DA SILVA

    paz de cristo gostei da forma que foi explicado. meus parabens!

  6. CRISTOVAM MARTINS DA SILVA CRISTOVAM MARTINS DA SILVA

    REALMENTE FOI BEM EXPLICADO SEM DEIXA DUVIDAS . MEUS PARABENS PELA SUA DEDICAÇÃO.DEUS TI DE SEMPRE ENTENDIMENTO PARA QUE VENHA NOS ENSINAR O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA. QUE E O SR JEJUS.

  7. Ricardo Gomes Ricardo Gomes

    Excelente explicação, aprendi muito com o texto!!

  8. Vanessa Novaes Vanessa Novaes

    Me abriu muito o meu entendimento,
    Muito bem explicado muito.
    Deus abençoe muito.

  9. Renata Santos Renata Santos

    Muito bom esclareceu muita coisa na qual eu tinha dúvida

  10. Josilene Josilene

    Precisava dessa explicação muito obrigada.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading