“Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos 15 dias deste sétimo mês será a festa de Sucót [cabanas], por sete dias, ao Eterno.” (BHSefer Levítico 23:34, também em Deuteronômio 16:13). O Festival de Sukkot começa no dia 15 do mês de Tishrei, o quinto dia após o Yom Kippur. É uma transição bastante drástica, de um dos feriados mais solenes do nosso ano para um dos mais alegres. Sukkot é tão alegre que é comumente referido na oração e literatura judaica como Z’man Simchateinu (זְמַן שִׂמְחָתֵנוּ), a Temporada de nossa Alegria.
Sukkot é o último do Shalosh R’galim (três festivais de peregrinação).
Como a Páscoa e Shavu’ot (festa das semanas), Sukkot tem um duplo significado: histórico e agrícola. Historicamente, Sukkot comemora o período de quarenta anos durante o qual os filhos de Israel estavam vagando no deserto, vivendo em abrigos temporários. Agricolamente, Sukkot é um festival de colheita e às vezes é referido como Chag Ha-Asif (חַג הָאָסִיף), o Festival da colheita.
(Yeshua nasceu durante essa festa, e não no Natal; confira nosso estudo sobre a data do nascimento dele).
A palavra “Sukkot” significa “cabanas”, e refere-se às habitações temporárias nas quais somos ordenados a viver durante este feriado em memória do período de peregrinação. O nome do feriado é frequentemente traduzido como “Festa dos Tabernáculos“. […] No entanto, a palavra “tabernáculo” na Bíblia se refere ao Santuário portátil no deserto, um precursor do Templo, chamado em hebraico “mishkan“. A palavra hebraica “sukkah” (plural: “sukkot”) refere-se às barracas temporárias em que as pessoas viviam, não ao Tabernáculo.
Sukkot dura sete dias. Os dois dias seguintes ao festival, Shemini Atzeret e Simchat Torá, são feriados separados, mas estão relacionados a Sucot e são comumente considerados como parte da festa.
A festa de Sucot é instituída em Levítico 23:33+.
Nenhum trabalho é permitido no primeiro e segundo dia do feriado. O trabalho é permitido nos dias restantes. Esses dias intermediários nos quais o trabalho é permitido são chamados de Chol Ha-Mo’ed, assim como os dias intermediários da Páscoa.
(Consulte nosso estudo sobre a Páscoa bíblica para entender como Yeshua a celebrou na noite em que foi traído).
Estudo traduzido e adaptado de Jew FAQ.
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