4 Razões por que Jesus foi batizado mesmo sem pecados

Sabemos que o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mt 3:11At 19:4), então isto nos deixa a seguinte dúvida: por que Jesus foi batizado se ele não tinha pecado, nem sequer engano algum houve em sua boca? (1 Pe 2:22; Hb 4:15)

Então Jesus foi da Galileia ao Jordão ter com João, para ser batizado por ele.
Mas João o impedia, dizendo: Eu que tenho necessidade de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa que assim seja por agora, pois nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. (Mateus 3:13-15 KJF)

#1 Primeiro motivo por que Jesus foi batizado: por identificação!

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hebreus 4:15 ACF)

Quem conviveu com Cristo (em carne) pôde testemunhar que nenhum pecado se achou nele, nem mesmo no seu falar; ninguém jamais poderia acusá-lo de pecado algum, a não ser sob falsas acusações (Leia 1 Pedro 2:22).

Se o batismo de João era para arrependimento de pecados (Mateus 3:11) e Jesus realmente não tinha do que se arrepender, por que Jesus foi batizado então, se não para identificar-se conosco, visto que Ele veio à terra para nos ensinar por meio de sua própria vida?

Jesus veio à terra não só para estar ao nosso lado, mas em nosso lugar!

Ele foi nosso representante, fiador e substituto; fez-se pecado por nós! (2Co 5:21)

#2 Segundo motivo por que Jesus foi batizado: por capacitação.

Antes de iniciar seu ministério, e logo após seu batismo, o Senhor foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ali ser tentado pelo diabo; e durante 40 dias esteve jejuando (Mt 4:1,2)

O Senhor Jesus, dando-nos um exemplo, passou pelas mesmas tentações que nós passamos (e muito maiores), para assim ser capacitado ao ser revestido do Espírito Santo e realizar a obra de Deus (Lc 4:18,19).

Da mesma forma que o próprio Senhor Jesus recebeu capacitação do próprio Espírito de Deus para realizar Sua obra, nós também dependemos dele para isso! (1Co 12:7-11)

Leia também o estudo 5 Conselhos para trabalhar na obra de Deus com excelência.

#3 Terceiro motivo por que Jesus foi batizado: por confirmação.

E Jesus, quando foi batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz do céu dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mateus 3:16,17 KJF)

Jesus veio do Pai e, ao ressuscitar, retornou para Ele! (Jo 3:31; 16:28)

Todo aquele evento do batismo deveria acontecer para que todo o povo visse, e para que por meio do que eles viram, fosse confirmado que Jesus era realmente o Filho de Deus, o Messias prometido e esperado.

#4 Quarto motivo, e não menos importante: para nos dar um exemplo!

Muitas pessoas confundem-se ao falar-se da divindade de Cristo; pensam que se Ele fosse Deus realmente não teria necessidade de falar com o Pai como se fosse outra pessoa.

Mas como nosso Pai é amoroso e em tudo quer nos ensinar, através de Seu Filho Ele nos ensinou tudo sobre relacionamento com Deus, pois Jesus veio para nos dar um exemplo de filho e de servos de Deus (Mt 20:28; Jo 13:12-15).

O Senhor deu um exemplo de submissão a Deus, assim como nós também devemos ser submissos a Ele, e obedientes! (Leia Filipenses 2:5-8)

Este breve estudo bíblico te esclareceu o motivo por que Jesus se batizou? Então relate conosco nos comentários qual dos exemplos que Cristo nos deu mais te tocou.


Estudos bíblicos pelo Whatsapp - blog Bíblia se Ensina - Gabriel Filgueiras


Este estudo bíblico foi inspirado no livro Gotas de Alegria para a Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 162 (com exceção unicamente do tópico 4).

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

18 comentários em “4 Razões por que Jesus foi batizado mesmo sem pecados”

  1. Portanto, quando o ritual era feito com confissão de pecados, esse ritual era para purificação dos pecados, quando não, era uma transferência de sacerdócio. No caso de Yeshua, a mikveh foi para transferência da 8ª para a 9ª turma, porque Yochanan/João representava o sacerdócio da 8ª turma e Yeshua representava o sacerdócio final, o da Ordem de Malk’Tsèdek (Melquisedeq). 

    Espero ter ajudado na compreensão da imersão de Yeshua. 

    Shalom Shalom!

    https://www.instagram.com/eduardoluz.pr

  2. Impossível você conviver dia a dia com as pessoas e se quer pensar mal de alguém mesmo sendo inimigo. Se o batismo era de arrependimento e ele fez questão de praticar o ato então ele estava sendo mais sincero de que as explicações contida neste post.

  3. Graça e paz, acredito q faltou um 5′ motivo. E tem a ver com os ritos antigos até João Batista. Que é a confirmação da propiciação dos nossos pecados através da imposição de mãos executada por João Batista. E tem mais um monte de indícios etc.. graça e paz a todos.

  4. Tudo bom!! Qual a diferença de batizar. Agua corrente e água parada isso tem alguma coisa a ver?

    1. Olá Adroilno. Eu creio que não há diferença alguma. Considere que o “batismo”, isto é, o mergulho em água não é um costume original dos cristãos. Um breve histórico a respeito disso é o seguinte: Deus já havia orientado aos hebreus nas Sagradas Escrituras que fizessem rituais de purificação em água em diversas ocasiões. Veja algumas:
      Êxodo 19:10-14. O lavar das vestes como símbolo de santidade e purificação para se aproximar de Deus.
      Êxodo 29:4. A lavagem do corpo para purificação sacerdotal.
      Êxodo 30:17-21. O lavar das mãos e dos pés como purificação a fim de fazer o serviço divino (cf. 40:30-32).
      Levítico 17:15,16. O lavar das vestes e do corpo como símbolo de purificação (e também higiene aqui neste texto).
      No século 2 AEC, comunidades sacerdotais como os essênios e os fariseus continuaram a ensinar ao povo rituais de purificação com água. Os fariseus são muito mencionados na Bíblia, veja Marcos 7:1-3 por exemplo. O batismo (mergulho na água) dos cristãos vem especificamente dos essênios, a comunidade sacerdotal onde João foi criado. Eles praticavam banhos de mergulho na água diários como ritual de purificação. João mergulhava as pessoas na água pregando uma mensagem de arrependimento dos pecados. O mergulho na água era símbolo do arrependimento acontecido no coração da pessoa, então aquele mergulho simbolizava sua purificação, veja João 3:25 (onde “purificação” está se referindo ao mergulho dos essênios) e Mateus 3:11. Depois as Escrituras relatam que o Mestre começou a imergir as pessoas na água também, do mesmo modo que João fazia, como se fosse uma “marca” de que alguém se tornou seu discípulo (Jo 3:26; 4:1-2). Então o batismo correto é mergulho na água, essa é a sua raiz. Agora se em água corrente ou parada, creio que não haja problemática nisso.

      1. Por muitas vezes me perguntei , qual era o batismo correto, pois. Na igreja onde estava não era por imersão. E quando eu lia essa parte de JESUS com João batia de frente comigo… E eu procurava o pastor pra tentar entender.. mas decidi não procurar mais… Se na bíblia, que é a própria palavra de Deus, diz que JESUS saia da água, pra mim fica claro que eu devo seguir o exemplo que Cristo deixou, que não tem outro batismo, acredito eu que como foi falo, JESUS não tinha pecado, mas foi lá e deu exemplo, para deixar a forma certa de como tem que ser. Melhor é obedecer.

      2. Oi Rosangela, obrigado por comentar. Se considerar a palavra original grega, “baptisma”, significa imersão em água. Ou seja, mergulhar na água, submergir. Esse era o ritual de imersão que João o imersor (batista) fazia. Ele chamava os israelitas para fazer o ritual de imersão em águas que simbolizava seu retorno para a aliança de Deus com Israel. Mais tarde, anos depois, essa mesma imersão foi usada como rito inicial para os não israelitas (gentios) se agregarem à comunidade de Israel e à fé bíblica hebraica. Este é o verdadeiro “batismo”, que eu prefiro chamar de imersão. Ou seja, o “batismo” (ritual de imersão em águas) não é coisa cristã, mas surgiu com os hebreus/judeus e deve ser realizado da maneira que eles criaram, sob a inspiração divina, claro. Mas o cristianismo que surgiu posteriormente modificou várias coisas.

  5. Gostei dos exemplos, aqui contidos , contudo acrescentaria ao conteúdo que ele era nascido de mulher, jo 14,e o batismo,sendo a única forma de nascimento ,da um exemplo que ao se entregar a Jesus, e se batizar e uma nova criatura , lavado de seus pecados , e quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus,(joao3:3-5)

  6. Absurda resposta! VINDA PROVAVELMENTE DE UMA PESSOA QUE NUNCA ESTUDOU GREGO, NEM HEBRAICO NEM ENTENDE DE CULTURA JUDAICA ANTIGA. JOÃO MERGULHAVA PARA PURIFICAR O CORPO DE ALGO QUE TERIA ACONTECIDO ANTES. A MUDANÇA ERA ANTERIOR AO MERGULHO QUE ERA UM ATO SIMBÓLICO. ISTO NÃO PASSA DE UM ESCRITO PARA CONFIRMAR A TRINDADE.

    1. Eu acredito que Jesus, foi a promessa de Deus para o povo Hebreu. Então desde cedo, foi cumprido todos os protocolos da lei judaica , para que se obedecesse os mandamentos do Pai.
      E assim Deus escolhe o Pai e a Mãe que cumprisse fielmente todo este protocolo,no qual foram criados desde sua infância , pessoas com fé e esperança na promessa do Salvador. O mais interessante desse batismo de Jesus foi após está revestido de poder , foi conduzido pelo Espírito Santo Até o deserto . ( Para ser tentado) abri o parênteses. E deixo uma pergunta, porque após o batismo ficou no deserto 40 dias.
      Jesus como homem; precisou ser instruído, para tudo o quanto ia passar, para se preparar, para todas as decepções, por todo o desamor , e mesmo assim tratar com amor
      Eu acho, que neste ponto, nós devemos observar…saber que satanás haje em nossas fraquezas. E quanto ao batismo, e uma questão de obedecer
      , Nascer de dentro para fora. Revestir do poder do espírito santo… aconteceu com Jesus no ato do batismo. Claramente quando lemos , o fenômeno de uma luz em forma de pomba , entrar no corpo de Jesus, e a voz que dizia do prazer do criador pelo filho, ali tudo se cumpre em Jesus, e seu.ministerio, do Cristo…do prometido…começa para Jesus o filho do homem.

  7. NÃO ENTENDI NENHUMA DAS ALTERNATIVAS; PARA MIM NÃO ESTÁ CLARO, DA MANEIRA QUE FOI COLOCADA ACIMA!!!
    ESTA MAIS PARA FECHAR O CERCO E DEIXAR A PESSOA PRESA A UMA INSTITUIÇÃO.

    PARA MIM: JESUS COMO CORDEIRO, PRECISAVA SER LAVADO POR UM LEVITA (JOÃO BATISTA, COMO ERA COSTUME DOS LEVITAS; E DEPOIS O CORDEIRO SERIA LEVADO PARA SER IMOLADO E O SEU SANGUE PERDOARIA O PECADO DO POVO) PARA QUE CUMPRISSE TODA JUSTIÇA DA LEI ( COMO O PRÓPRIO JESUS DISSE: DEIXA POR AGORA PARA QUE SE CUMPRA TODA JUSTIÇA..); FEITO ISTO; O SACRIFÍCIO DO MESSIAS FOI PERFEITO, NÃO HAVENDO NECESSIDADE DE BATIZAR MAIS NINGUÉM!!

    OU O SACRIFÍCIO DE CRISTO FOI PERFEITO OU NÃO FOI!
    VEDE QUE NENHUMA DENOMINAÇÃO SE UNE COM OUTRA.
    SE ELAS ESTIVESSEM CERTAS QUANTO AO RITUAL DO BATISMO, HAVERIA HARMONIA ENTRE ELAS…!

    UMAS ENSINAM QUE PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO, VOCÊ PRECISA SER BATIZADO…
    VEMOS CORNÉLIO EM ATOS DOS APÓSTOLOS RECEBER O ESPÍRITO SANTO SEM SER PRIMEIRO BATIZADO! E AÍ?

    1. Kkkkkkk minha linha de certeza é tipo isso mesmo,mas seria necessário um vídeo chat etc… Pra explicar isso a muitos, graça e paz pra vc e todos ao seu redor.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.