Cosme e Damião: quem eram e por que se dão doces às crianças?

Estudo bíblico aborda a origem do dia de São Cosme e Damião, os santos gêmeos catóilicos.

São Cosme e Damião são comemorados por diferentes religiões como Católica, Umbanda, Matrizes Africanas, Ifá, Hare Krihsna, Wicca, Xamanismo, Catimbó, Fé Bahá’i, Espiritismo, entre outras. Como todos sabem, doces são entregues para as crianças no seu dia. A Igreja Católica, que tem uma paróquia consagrada com o nome deles em Andaraí, no RJ (por exemplo), comemora o dia de Cosme e Damião em 26 de setembro, embora popularmente as comemorações sejam mais intensas no dia 27 no Brasil, devido ser o dia do orixá Ibeji, proveniente das religiões afro-brasileiras.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

De onde vem o costume de se distribuir doces para as crianças no dia de São Cosme e Damião?

O costume de distribuir doces para as crianças no dia de São Cosme e Damião não veio destes irmãos gêmeos. Acontece que, na época da colônia, o catolicismo era imposto a indígenas e negros, então uma forma deles camuflarem a veneração por suas entidades era usar a imagem de santos católicos. E isso aconteceu com Cosme e Damião, que foram identificados com orixás crianças. Então isso ficou associado a festas e doces, principalmente no Nordeste”, conta o frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais.

Além do frei Luiz Antônio, o professor Agnaldo Cuoco Portugual, do Departamento de Filosofia da Univesidade de Brasília (UnB), também explica que “para o catolicismo, não havia nenhuma ligação entre os irmãos e as crianças ou a distribuição de doces. Essa prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.”

O professor explicou ainda que, como havia muita repressão na época da escravidão no Brasil aos cultos africanos, os negros precisavam adorar suas divindades sempre associando a algum santo católico. E foi isso que aconteceu com são Cosme e são Damião.

“Naquela época, os escravos africanos não tinham a possibilidade de cultuar os seus orixás, as suas divindades livremente. Eles tinham que fazer essa associação com alguns santos católicos, para não serem perseguidos. A tradição de dar doces tem a ver com esses dois orixás crianças que foram associados a Cosme e Damião”, explica o professor.

São Cosme e Damião no Cristianismo.

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e médicos na Ásia Menor do século III. O local corresponde à atual cidade de Egeia, na Síria. Eles cuidavam dos doentes sem cobrar nada, também professavam a fé cristã. Por isso, eles acabaram se tornando, segundo a tradição católica, padroeiros de médicos, cirurgiões, farmacêuticos e por fim protetores das crianças. Além disso, os gêmeos são considerados santos da Igreja cristã desde muito cedo, tendo relíquias antigas relacionadas a eles armazenadas em uma igreja em Roma, a Santi Cosma e Damiano. De fato, é uma devoção muito antiga.

  • Fachada atual da basílica, na via dei Fori Imperiali
  • Vista interior da Santi Cosma e Damiano
  • Mosaico dos séculos VI e VII na abside.

Os gêmeos, como dissemos, seriam cristãos, mas em uma época em que o Império Romano ainda não aceitava o cristianismo. Por isso, foram perseguidos e mortos a mando do imperador Diocleciano por volta do início do século 4º (303). O martírio, além da vida exemplar, foi o que os tornou santos.

“Foram pessoas muito fiéis a Jesus Cristo e, diz a tradição, que não sofreram nenhum ferimento por água, fogo, ar e nem mesmo a cruz. Eles, então, foram decapitados por uma espada. Morreram juntos e foram enterrados juntos”, diz o padre e professor da PUC Minas, Junior Vasconcelos do Amaral.

No século VI (6), durante o pontificado do papa Félix IV, Cosme e Damião foram canonizados e passaram a ser reconhecidos como santos.

(Leia também: O que é o cristianismo, quem o criou e como surgiu).

Os cristãos realmente podem comemorar a festa destes irmãos gêmeos católicos?

Considerando que a religião cristã atual é fruto dos pais da Igreja, que também são os progenitores da Igreja Católica, a Igreja Cristã mãe, e como esta mesma consagrou Cosme e Damião como uma celebraçao tradicional da Igreja, então no que diz respeito a seguir sua religião, os cristãos não estariam errados em comemorar essa data, onde inclusive come-se da Eucaristia em suas missas.

(Veja também: Santa Ceia Cristã (Eucaristia), o que é e quem criou?).

Mas e quanto aos cristãos evangélicos? Eles são um movimento religioso moderno, muito recente se comparado ao cristianismo de onde vieram, que data do início do século II EC, quando se evidenciaram os primeiros pais da Igreja. Os cristãos evangélicos, tendo vindo dos protestantes, que por sua vez surgiram da Igreja Católica no século 16, criaram seu próprio estilo de vida religioso, abandonando vários dos costumes e dogmas da Igreja Católica, mas preservando muitas bases de sua doutrina, teologia e algumas liturgias como a doutrina da Trindade, adoração no domingo, santa ceia, batismo em nome da trindade, morada no céu e inferno, etc. Logo, como saíram de sua Igreja de origem, naturalmente não têm a obrigação de celebrar Cosme e Damião.

O povo de Deus pode comer doces de São Cosme e Damião?

Eu preciso destacar aqui que, quando digo “povo de Deus”, não estou me referindo a pessoas de religiões diferentes que acreditam em Deus e em Jesus Cristo, mas estou querendo me referir àquelas pessoas que estão unidas ao Messias e ao povo que ele perteceu, povo este criado por Deus, ou seja, Israel!

São essas pessoas que eu chamo de povo de Deus, que procuram seguir a identidade bíblica que Ele definiu para Seu povo, pois não vejo motivo de chamar de povo de Deus quem não obedece às Leis Dele. Além do mais, nos próprios escritos dos discípulos do Messias, é notável que uma conexão com o povo de Israel é necessária para servir e viver para Deus corretamente (cf. Rm 9:4; 11:17-18; Ef 2:11-13; Jo 4:22).

(Leia também “o significado de Messias“).

(Por aqui, nós somos alunos da Comunidade Judaica Netzari do Pará, e temos nos orientado por meio de seus ensinamentos, como os demais discípulos gentios (não-judeus) faziam nas primeiras comunidades de discípulos do Senhor, cf. At 15:19-21).

É claro que Deus pode ser encontrado por qualquer pessoa e até mesmo pelas que estão inseridas nas religiões, mas segui-lo, naturalmente, implica em obedecê-lo, obedecer suas palavras! E suas palavras estão em Sua Lei, a Torá, e nas orientações que ele inspirou aos seus servos e ao seu Ungido.

A este povo, que certamente valoriza a Torá e as palavras dos profetas como guia para suas vidas, assim como o Messias o fez (vide Jo 15:10; cf. 2 Pe 1:19), é proibido consumir alimentos oferecidos a ídolos!

Este ensinamento se fazia presente na Torá (Êx 34:14-15; Nm 25:1-3), foi ordenado pela principal liderança dos discípulos em Jerusalém (At 15:20; 21:25) e por Saul (Paulo), o enviado do Messias às nações (1 Co 10:19-21).

O que você pensa acerca deste assunto? Escreva um comentário mais abaixo!


Fontes de consulta:

  • Reportagem São Cosme e Damião exibida em 27 de setembro 2022, no Bom Dia Rio, Rede Globo: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/video/nesta-terca-feira-27-acontece-a-tradicional-distribuicao-de-doces-de-sao-cosme-e-damiao-10969144.ghtml
  • Matéria O Globo, publicada em 26 de setembro 2022: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/09/representantes-de-varias-religioes-promovem-distribuicao-de-doces-de-cosme-e-damiao-nesta-terca-feira-em-sao-cristovao.ghtml?utm_campanha=ebook
  • Uol Educação: Cosme e Damião: eles existiram? Qual a data certa e por que são dados doces? https://educacao.uol.com.br/noticias/2022/09/26/cosme-e-damiao-eles-existiram-qual-a-data-certa-e-por-que-sao-dados-doces.htm
  • Portal O Tempo: Entenda por que é comum distribuir doces no dia de São Cosme e Damião: https://www.otempo.com.br/brasil/entenda-por-que-e-comum-distribuir-doces-no-dia-de-sao-cosme-e-damiao-1.2740340
  • Portal Terra: “Mês de Ibejis: os Orixás de setembro”: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/mes-de-ibejis-conheca-os-orixas-de-setembro,61a79d0435d066d8efd07ae6e9a13ac3hhz40d97.html
  • Portal Uol: Dia de são Cosme e Damião: https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/dia-de-sao-cosme-e-damiao.htm#:~:text=Tamb%C3%A9m%20entre%20os%20crist%C3%A3os%20ortodoxos,a%20ser%20reconhecidos%20como%20santos.

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.