Cristão pode beber cerveja? Leia isso e conclua por si mesmo!

Esta é uma das mais discutidas questões de nosso século com relação à vida cristã, não é mesmo?! Afinal de contas, cristão pode beber cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas, ou seria isso pecado?

crente bebendo cerveja

Uma pesquisa revela que 40% dos evangélicos consomem bebidas alcoólicas nos EUA.

Outra pesquisa revela ainda que a maioria dos líderes aceita o consumo como uma “liberdade bíblica”.

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que apesar do que é pregado nas igrejas, dois a cada cinco evangélicos bebem bebidas alcoólicas, o que leva a velha questão: os cristãos podem ou não beber?

A pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Evangélicos com sede em Washington, ouviu representantes de 40 denominações diferentes e o resultado diz que 40% dos líderes evangélicos bebem álcool socialmente.

Fonte: Gospel Prime.

Independente do que você, caro leitor, pense sobre este assunto, eu gostaria que lesse com atenção a reflexão abaixo e assim tirasse sua própria conclusão se cristão pode beber cerveja ou não.

Para quem acha que cristão pode beber cerveja, deve antes analisar um pouco e entender que o alcoolismo é uma tragédia nacional!

Veja apenas alguns exemplos disso:

Estes são apenas alguns exemplos das consequências da embriaguez.

O que muitos consideram como uma diversão, acaba em tragédia para si e ainda para outros que não tem nada a ver com a história.

Sobre isto é verdadeiro o provérbio que diz: “O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” (Provérbios 20:1 ACF)

Não há como negar que a bebida alcoólica é um vício terrível que escraviza, humilha e mata seus prisioneiros!

Sobre coisas assim o Senhor Jesus disse uma realidade certa: “…Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.” (João 8:34 NVI)

Podemos dizer que o álcool é realmente um ladrão de cérebros, capaz de transformar as mentes mais brilhantes em meros escravos pensantes, cuja mente não tem poder de lhe quebrar as correntes que lhe prendem.

As cadeias (infelizmente) estão lotadas dos que estão “brincando” de se embriagar, e os cemitérios são povoados por suas vítimas.

O álcool torna a mente uma ferramenta ineficaz, transforma o corpo em sucatas devido o excesso de seu uso, e causa desonra até às pessoas mais respeitadas e qualificadas.

E ainda vivem se perguntando por aí se cristão pode beber cerveja e bebidas alcoólicas ou não…

crente pode beber cerveja, vinho ou bebida alcoólica, é pecado?

Além de uma ferramenta perigosa para a sociedade, o indivíduo alcoolizado torna-se um saco de pancada devido a bebida!

Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?
Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.
(Provérbios 23:29,30 ACF)

A bebida alcoólica é sedutora e atraente, e tem a fama de que diverte a todos quantos com ela se envolvem, mas sua propaganda é enganosa, e seu sabor alegre no fim traz pesares e confusão.

O sujeito que ama a bebida alcoólica pensa realmente que é livre para fazer o que bem entende, mas a mesma bebida que lhe promete liberdade o escraviza!

A bebida alcoólica promete alívio aos sobrecarregados, mas os estimula a praticarem e a falarem tudo que é insensatez, trazendo mais problemas ainda no final das contas.

Ela é mestra na escola de formação de insensatos, e distribui seus diplomas de insensatez sem restrições, aproveitando-se dos recursos dos próprios enganados por ela.

é pecado beber cerveja, vinho ou bebida alcoólica

E só para constar,

Insensato significa aquele que não é são, ou seja, que age de modo inconsequente, sem ter um bom senso das suas atitudes.

O insensato é aquele que é insano, anormal, uma pessoa de difícil trato e entendimento. Também costuma ser chamado de desequilibrado e irresponsável.

Pratica seus atos sem temor ou sem acreditar que está prejudicando e maltratando os outros, já que não tem a correta consciência das maldades que consegue arquitetar e colocar em prática. (Fonte significados.com.br)

As explicações acima não definem muito bem aqueles que abraçam sorridentes a embriaguez, que gostam de “encher a cara” e ficar bebuns?

Muitos ainda “cavam fundo” na Bíblia Sagrada em busca de textos que defendam que cristão pode beber cerveja.

Mas você quer saber onde diz na Bíblia que não pode beber cerveja, vinho, ou outra bebida alcoólica qualquer?

Ainda que muitos justifiquem que a Palavra de Deus não proíba isso diretamente, acredito que os versículos abaixo já nos dão uma resposta que não deixa dúvidas.

Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.

Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.

E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.
(Provérbios 23:31-35 ACF)

Mesmo com todos estes avisos, fatos, acontecimentos e ruins consequências, alguém ainda anda à procura de argumentos para defender que o cristão pode beber cerveja e outros tipos de bebidas alcoólicas?

Talvez o provérbio abaixo lhe descreva bem (lamentavelmente)…

Ainda que você moa o insensato, como trigo no pilão, a insensatez não se afastará dele. (Provérbios 27:22 NVI)

Se este estudo te esclareceu um pouco a respeito deste assunto, compartilhe-o com seus irmãos em Cristo e nas suas redes sociais!


Estudos bíblicos pelo Whatsapp - blog Bíblia se Ensina - Gabriel Filgueiras


 

Este estudo bíblico foi inspirado em uma reflexão do livro Gotas de Alegria para Alma, de Hernandes Dias Lopes, pág. 108.

Compartilhe isso:

Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

35 comentários em “Cristão pode beber cerveja? Leia isso e conclua por si mesmo!”

  1. creio que se tem cristão que bebe latinhas de cerveja porque acha que não é pecado então esse seria um ótimo argumento para legalizar outras drogas (além da cerveja e do cigarro, que já são drogas também) fumar um pouquinho de maconha não seria pecado, consumir um pouquinho de cocaína também não seria pecado. tem gente que começou com uma latinha e depois acabaram no vício do alcoolismo. o álcool destrói muitas famílias e vidas inocentes que são atropeladas por quem dirige bêbado. o cristão não deveria beber por zelo, quando você tiver com uma pessoa mundana ou numa roda de amigos mundanos e você falar pra eles que aquilo que eles tão fazendo é errado eles vão te rebater dizendo “ué, mas você bebe cerveja também”. é preciso ter muito cuidado para não ser pedra de tropeço.. a bíblia diz que o vinho é permitido mas não fala nada sobre o alcool ou a concentração dele nas bebidas.

  2. Sou cristã mas já afastei….não é pecado cerveja mas é pecado ficar misturado ficar bebo é pecado sim bebida e álcool misturado pior ainda brigas as mulheres mas eu bebo sim pouco eu nunca brigas muito nunca mas eu posso só minha casa bebo sim só cerveja não é pecado aí eu e meu marido só minha casa

  3. “Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada (וּבַיַּיִן וּבַשֵּׁכָר – uvayáyin uvachekhar), ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença de Javé , o seu Deus.”

    Deuteronômio 14, 26

  4. Existem homens que bebem ficam felizs,e outrs ki nao bebem fazm coisas d pecado,porém o pecado pod ser cometido por kualker pessoa.

    1. A matéria é tendenciosa! O excesso é condenável, mas o consumo consciente não!
      Se fosse levar ao pé da letra, qualquer pessoa que bebesse se tornaria um assassino!
      Se beber fosse pecado, Jesus, no seu primeiro milagre, teria transformado água em suco de uva e sua última ceia seria pão e kissuco de uva!
      A Bíblia até defende que o vinho é Divino!

      Muitos crentes não bebem mas causam verdadeiras atrocidades e desrespeito ao próximo! Não podemos culpar a uma bebida quando o culpado é aquele que se esconde atrás de desculpas, mentiras e falsidades!

      O crente que disser que beber é pecado, já está cometendo um, pois fere os mandamento ao julgar o outro no seu livre arbítrio!

  5. realmente quando se e escravizado passa a ser vicio isso nao e so bebida tudo mas a muitas formas de entendimento e muitos o fazem pensando em si mesmo. Esse site fala e citou algumas passagem mas a verdade e que nem um momento se proibe bebida . o que o senhor condena e beberrão e existe diferenca (entre bebe e beberrao) Jesus msm transformou agua em vinho e muitos inocentes ai diz era suco. A verdade e que quem condena a bebida e a religiao e essa quem criou foi o homem .Mas a verdade e uma so existe outras coisas a se preocupa e a se trata do que esse assunto.

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.