Last updated on 22/11/2022
Eis a questão que não quer calar na mente de muitas pessoas: Afinal de contas, o dízimo é obrigatório ou não? O dízimo de Malaquias 3:10, pregado quase toda semana em diversos ciclos religiosos, é válido para os dias de hoje também? Seria este realmente um mandamento de Deus para a atualidade? A Lei de Deus não teria sido abolida?
Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.
Quais versículos afirmam que o dízimo é obrigatório para os dias de hoje?
Além de Malaquias 3:10, um dos textos mais usados para defender que o dízimo seria sim válido para os dias de hoje, é Mateus 23:23. Baseados neste versículo especialmente, líderes religiosos de várias denominações afirmam: “Jesus aprova o dízimo no Novo Testamento”, por isso eles não hesitam pedir dízimos de seus liderados.
No referido texto do relato de Mateus/Matias, o mestre Yeshua diz:
— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
(Nova Almeida Atualizada)
Será que “Jesus” realmente aprova o dízimo?
Para responder a tal questionamento, podemos fazer 2 perguntas a este versículo; com isso, descobriremos coisas interessantes que não são tão ensinadas em muitos púlpitos:
- Que elementos eram dados como dízimo neste texto?
- De onde vinha a ordem para dar estes dízimos?
Você consegue responder a estas duas questões?
No texto de Matias/Mateus 23:23, bem como em Lucas 11:42, o Salvador, de fato, não censura aqueles doutores da Torá (Lei de Deus) por darem tais dízimos. Mas ele os repreendeu porque davam-nos até de pequenas hortaliças, porém suas ações habituais eram marcadas pela falta de justiça, misericórdia e lealdade. Por isso, a intenção deles ao selecionarem as menores plantações era justamente exibir falsa justiça e fidelidade à Lei de Deus; eles queriam ser justificados e bajulados pelos homens, isto é, “manter as aparências”.
Então temos aqui a resposta da 1ª pergunta: Eram dados produtos alimentícios como dízimo!
Mas por que os fariseus davam dízimo de hortaliças, e não em dinheiro?
Aqui encontramos a resposta para a 2ª pergunta: Os fariseus davam dízimo de produtos alimentícios simplesmente porque este é o dízimo bíblico! Ou seja, aquele que Deus ordenou ao Seu povo na Torá. Leia os seguintes textos para comprovar:
Não obstante, mesmo no meio judaico (os escritores da Bíblia), há quem dê dízimos em dinheiro. Isso seria até compreensível, devido a questões econômicas geradas pelas circunstâncias sociais. Mas não podemos deixar de observar que, mesmo existindo dinheiro nos tempos bíblicos, o mandamento do Eterno em Sua Lei é claro com relação a que elementos deveriam ser dados como dízimos. Além disso, estes dízimos tinham finalidades específicas nitidamente definidas!
Aconselho ver o vídeo abaixo, no qual o rabino Rony explica detalhes do dízimo bíblico e suas finalidades, bem como o uso do dízimo em dinheiro:
Em suma, a exposição do rabino R. Gurwicz no vídeo, que concorda com a instrução de outros professores da Torá, explica que:
- O dízimo bíblico, que é extraído da agricultura e pecuária, relatado na Torá em textos como os mencionados mais acima, foi ordenado para, pelo menos, três finalidades diferentes. Este é relacionado somente ao povo de Israel em sua terra. Somente eles são obrigados a dar esse tipo de dízimo.
- O dízimo em dinheiro não é um mandamento expressamente bíblico, mas foi aceito pelo povo judeu como uma tradição. Este é inspirado principalmente no exemplo de Abraão, que deu voluntariamente ao sacerdote Melquisedeque dízimos dos despojos da guerra que vencera (Gn 14:18-20). Vale lembrar que os despojos incluíam tanto dinheiro (prata e ouro) do exército inimigo vencido, como pessoas, animais, roupas, armas, bens materiais, etc. Mas este tipo de dízimo também é inspirado no exemplo de Jacó, que faz uma promessa pessoal a Deus de lhe entregar a décima parte de todos os seus bens adquiridos com trabalho (Gn 28:20-22).
Este dízimo monetário pode ser praticado por qualquer pessoa voluntariamente, desde que aplicado às causas corretas, as quais veremos mais adiante. Logo, não existe só um tipo de dízimo segundo as Escrituras Sagradas.
Agora, com relação ao dízimo bíblico, ele tinha as seguintes finalidades:
- Alimentar os levitas e sacerdotes que trabalhavam em todo sistema de serviço (culto) divino (cf. Nm 18:21-24+).
- Obs.: Este não é dado a eles hoje em dia por causa da inatividade momentânea de seu serviço e da incerteza de quem são verdadeiramente descendentes levitas;
- Providenciar mantimento para ser comido nas festas bíblicas de peregrinação à Jerusalém (Dt 14:22-26).
- Obs.: Para atividade deste, seria necessário o templo;
- Alimentar órfãos, viúvas e estrangeiros pobres que vivem nas terras de Israel (vide Dt 14:28,29).
Ora, o dízimo bíblico não pode ser retirado de suas finalidades!
Por outro lado, o dízimo monetário (em dinheiro) não é obrigatório, pois não seria necessariamente um mandamento bíblico.
Entretanto, este tipo de dízimo foi aceito pela tradição judaica como costume, conforme dito acima. Ele pode ser praticado em qualquer lugar do mundo, por qualquer pessoa, porque é baseado em práticas voluntárias e não em mandamentos com ordenanças específicas.
Com inspiração na Torá, os líderes judeus ensinam que o dízimo monetário deve ter pelo menos estas duas aplicações:
- Deve ser aplicado em causas humanitárias, como ajudar pessoas pobres ou em dificuldades financeiras (a exemplo de Dt 14:28-29 e 26:12).
- Ou ainda, pode ser usado para apoiar trabalhos de divulgação e ensino da Torá (a exemplo do dízimo dado ao sacerdote Melquisedeque). Geralmente, este trabalho é feito por escolas de ensino judaicas ou mantidos em sinagogas.
Este dízimo deve ser uma doação pessoal e voluntária, e não é necessário que o dizimista preste contas a alguém para onde está direcionando seu dinheiro, porque se trata de algo pessoal dele com Deus. Ora, tanto a ajuda humanitária como a divulgação da Torá são considerados trabalhos sagrados pelo povo de Israel.
Só para frisar: O dízimo monetário pessoal deve ser investido em causas humanitárias ou de apoio ao ensino e estudo da Lei de Deus. Mas se em um ambiente está sendo ensinado o contrário, isto é, que a Lei foi por alguém ou de alguma forma abolida, onde cria-se justificativas para não praticar certos mandamentos do Criador, onde se exerce uma forma de distorção do culto monoteísta1, e onde também se promovem culturas que são fruto de misturas com crenças religiosas idólatras antigas, não penso que tal ambiente seja o lugar apropriado para onde destinar nosso dinheiro.
1. Para mais detalhes a respeito do monoteísmo, confira o studo “Shema Israel e a Doutrina da Trindade“.
Concluindo: o dízimo é obrigatório?
Sim, o dízimo é obrigatório! Mas me refiro ao dízimo bíblico, ordenado com mais detalhes em Dt 14:22-29, como conferimos antes. Este é obrigatório para o povo de Israel praticar em sua terra (os judeus não vivem selecionando quais mandamentos da Lei de Deus devem obedecer, nem criam questionamentos para isso; eles simplesmente obedecem e pronto).
Porém, o dízimo monetário, isto é, dado em dinheiro, não é necessariamente obrigatório, pois não se trata de um mandamento bíblico expresso, mas geralmente é considerado uma tradição. Este pode ser praticado por qualquer pessoa temente a Deus, porque não é uma prescrição exclusiva para o povo de Israel. Ele pode ser doado voluntariamente por alguém que está agradecido pelas bênçãos que tem recebido. Entretanto, a Torá sugere em que esse valor deve ser aplicado.
78 Comments
Eu sei de uma coisa: Sou dizimista sim, com mto prazer! Entendo que tudo q tenho vem de Deus. Não tenho nenhum problema em devolver a quem de direito. O povo é mto avarento… No mundão, gastam com bebidas, drogas, prostituição, ingressos de baladas, futebol. Numa noite, gastam mto mais do que 10% do que ganham de salário. Aí se convertem, e começam a ver erros em tudo, arranjam motivos pra não contribuir com nada. São poucos que tem generosidade. Querem receber, mas não doam. Lamento…
Falou tudo!!
Concordo com vc! Porém deve-se ter cautela, pois dar dízimo, em nenhum momento garante a salvação! Um abraço!
Então concordo que temos que dizimar,e quem não esta tendo condições,dizima e deve outras pessoas,ou por pressão ele dizima,o que vai agradar a Deus,lembre-se do Fariseu e o Publicano..
CREDO GENTE NAO TEM UMA MANEIRA MAIS SUAVE DE COMENTAR NAO POVINHO QUE GOSTA DE ENCRENCA. EXPRESSAO E LIVRE E DE DIREITO SE QUEM DA DIZIMO SE SENTE BEM HORAS CONTINUE DANDO NAO PRECISA LANCAR VENENO EM OPINIÕES. DA DIZIMO MAS OFENDE O OUTRO QUE VANTAGEM SE LEVA?
Fiz parte da assistencia social da igreja assembléia de Deus certa vez vários pais de familia membros pessoas sérias ficaram desempregadas fui avisada e queria ajudar mas na minha congregação não tinha cesta básica o suficiente entrei em contato com a sede e nada simplesmente disseram que não tinham ,um mega templo ,super arrumado não tinham 5cestas básicas p ajudar congregação , e pior eram membros dizimistas e que naquele momento precisavam de ajuda fiquei frustrada decepcionada com eles ,deixei o cargo .Dizem que não pode tirar do dizimo tem que sair pedindo a parte p os irmãos isso é revoltante .Dizem que o dizimo é p salario de obreiros e para as megas construcões.
“Quando tiveres terminado de oferecer todos os dízimos de tua produção, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, então os dará ao levita, ao estrangeiro, ao órfão, e à viúva, para que possam comer dentro das tuas portas e se saciem;”
(KJFiel Dt 26:12)
Concordo plenamente q antigamente dizimar era parte do q vc produzia ou tinha de rebanho . Mas para aquela época as pessoas doavam e era para sustento de outras pessoas . N tinha movimentação de dinheiro como hj em dia . Eu tenho gado aí vou dar lá na igreja um boi ? E aí o pastor vai fazer o q? Logo é mais fácil eu dar em dinheiro o q vc conseguiu arrecadar com o q os bois me renderam no mês.
Mais ta dizendo que n é obrigatório, então n precisa da um BOI, n da nada kkkk
Lamento (Romildo), mas o texto bíblico não fala de “igrejas”…
Gastaria que me mandasse um estudo falando sobre a primíssima de 2,99% dada ao sacerdote no caso pastores e apóstolos, que hoje são ministradas nas igrejas.
Os pastores, padres ou (pseudo) apóstolos que se vê hoje não representam o sacerdócio bíblico dos levitas. Há promessas bíblicas futuras para os sacerdotes levitas.
Acabo de compra o livro para me aprofundar melhor no estudo.
Ok, obrigado pela compra. Na versão atual do livro publicada na internet há muitas correções para eu fazer. Estou fazendo isso e dentro de algum tempo o texto estará atualizado.
E o que vc me diz sobre a pratica de ofertar 2,99% a sacerdote da igreja com palavras de promessas?
Oi Carlos Henrique. Eu desconheço essa prática, nunca havia ouvido falar.
Falou tudo profeta! Errai por não examinai as escrituras. O povo está cego, construindo mega templos luxuosos e se esquecendo dos verdadeiros templos que somos nós, Jesus certa feita falou que devemos dar de comer a quem tem fome, beber a quem tem sede, vestir quem está nú e visitar quem está preso, Paulo ressalta que a verdadeira religião é cuidar das causas das viúvas e órfãos nas suas tribulações.
Existem detalhes que não foram mencionados. Aqui eu apresento alguns deles.
1- A Lei de Moisés não é para nós. Confirmamos isso em Levíticos 27:34 que diz que esses mandamentos são para os filhos de Israel.
2- O que está sendo ensinado em Malaquias 3:10 em diante ( a respeito do dízimo é uma mentira descarada de satanás). Confira isso no mesmo livro de malaquias, mas do 1º capitulo versículo 6 em diante que diz:
a) Não são os homens que estavam roubando a Deus.
b) Os sacerdotes é quem estavam roubando a Deus.
c) Deus amaldiçoou os sacerdotes e não ao povo.
d) Deus mandou os sacerdotes devolverem o que eles estavam roubando.
Então, quando chega a Malaquias 3:10, Deus não está falando com o povo, maa sim com os sacerdotes.
3) A lei de Moisés não está mais em vigor. Há alguns deturpadores da palavra que dizem que em Mateus 5:17-19 afirma que a Lei de Moisés ainda está em vigor. Não é isso que Jesus quer dizer, mas antes, eu quero perguntar pra eles isso:
a) Se a Lei de Moisés ainda está em vigor, então, qual o animal que você sacrifica para expiação dos seus pecados? A Lei de Moisés é bem clara a respeito disso. Não ouse fala de Jesus, pois Jesus é para a Graça de Deus.
b) Quem é o seu sacardote eterno? Não ouse falar que é Jesus, pois a Lei de Moisés é muito clara. Para ser sacerdote tinha que ser da tribo de Levi e descendente de Arão, só que Cristo veio pela tribo de Judá e pela descendência de Davi.
c) O seu suposto dízimo é enviado para Jerusalém? Pois a Lei de Moisés é muito clara, a casa do tesouro ficava em Jerusalém, e não no bolso dos pastores.
d) Vocês que recebem o tal dos dízimos, vocês não podem receber, ter ou deixar bens materiais pra ninguém, pois a Lei de Moisés é muito clara, quem recebe o tal do dízimo não pode ter bens. A herança, os alimentos é Deus quem vai suprir e não é dinheiro.
Agora, voltando para o texto, Jesus quis dizer que enquanto Ele, Jesus, não cumprisse toda a Lei de Moisés ela ainda esta ria em vigor, com firmamos isso em Lucas 24:44-48. E observem que é o próprio Jesus quem diz isso.
4) Em Lucas 16:16 o próprio Jesus diz que a Lei de Moisés vigorou até João o batizador. E, se quiserem, de novo, deturpar a palavra por causa do versículo 17 do mesmo texto, é so relembrar a eles Lucas 24:44-48.
Paulo afirma que aqueles que ensinam um outro evangelho seja ele anátema, cuidado com que está sendo ensinado por aí.
Abrão e Jacó deram dizimo.
O Dizimo veio antes da lei ,Moises apenas sancionou através da lei
Se o modelo é Abraão, logo teremos que sair em guerra e dar dízimos de despojo de guerra, Abraão deu 10% a Melquisedeque e 90% ao rei de Sodoma, que dízimo é esse, que vç não fica com os 90%? Abraão nunca dizimou do que era dele e fez isso uma vez na vida. No caso de Jacó não foi dízimo, foi um voto que a gente nem sabe se ele entregou. Na antiguidade era normal se dar dízimos a divindade quando vc saia em guerra e voltava vitorioso, os pagão faziam assim tbem. Para Israel a promessa é terra, por isso bênçãos materias, para a igreja é céu, por isso benção espirituais. É tão fácil entender!!!
Amigo, Graça e Paz!
O Escritor de Hebreus recita o Salmo que deixa claríssimo que o Sacerdócio do Mashiach YESHUA, não era da linhagem de Levi, mas de Melquisedeque. Vede Hebreu 5.6 e Salmos 110.4.
Quanto aos demais ponderamentos aconselho ler Ezequiel a partir do Capítulo 40 ao 48 e verás claramente.
Shalom.
Vc falou tudo, a bíblia não mencionou nenhum estrangeiro trazendo dízimos, apenas o povo judeu, nenhum apostolo falou sobre dízimos no novo testamento, os dízimos também não era todo mês, como o povo são cegos e sem entendimento
Graça e paz amados. Gostei muito de ler o ponto de vista de muitos irmãos aqui.
Acho que o dizimo deve ser algo particular entre a pessoa e Deus, e a igreja não deveria monitorar quem está dando e a quantidade de dinheiro que cada membro está contribuindo. Deve ser algo intimo da pessoa, pois se ela está realmente seguindo o que Cristo ensinou e tem condições de dizimar, pode ter certeza que será feito. E se a pessoa tem condições e não contribui para o mantimento da obra, não cabe a ninguém julgar é entre a pessoa e Deus , pois ninguém engana a Deus.
Eu falei sobre o assunto do monitoramento do dizimo , pois passei por duas denominações em que havia envelopes nominais e quem não desse o dizimo no final do mês o tesoureiro da igreja conseguia levantar quem era inadimplente..
Eu sou batizada em uma igreja onde não existe dízimo, existe apenas uma caixa de contribuição, onde se vc sentir vc deixa lá a sua contribuição, e isso eh só entre vc e Deus ninguém fica sabendo o quanto vc contribuiu, é a Congregação Cristã, estava parada e frequentei um pouco a assembleia, porém não me acostumei lá,estou voltando aos poucos para a ccb
Bom dia, conceituo certas atitudes dos “homens e mulheres ” de Deus como “terrorismo psicológico “, ou seja, vc se sente um bandido, um marginal, um ladrão por estar supostamente “roubando ” a Deus, quando na verdade estão se apropriando de um texto bíblico de forma isolada,pois eles sabem que não são todos ou qualquer um que detenha o conhecimento de contra argumentar.
Excelente texto!
Dízimo (significa a décima parte) é uma contribuição financeira para ajudar organizações. Foi introduzido o dízimo pela Igreja Católica MOÇAMBICANA, na Africa, por causa d miséria que tem lá, o resto são Mentiras, Calunias, Injurias e Difamações proferidas pelos inimigos da Igreja Católica. Uma mentira repetida a exaustão; Vira verdade na boca dos caluniadores de plantão.
sou pastor, venho continuadamente fazendo estudos sobre = dízimos =, e não concordo como os USURPADORES pregam mentiras e heresias para arrancarem dos membros da congregação o máximo para si mesmo, vivendo às custas da opressão e medo que inculcam nas mentes desprovidas de saber.
Eu sou crente da assembléia de deus mais não concordo com esses bando de ladrões que só prestam pra roubar o dinheiro do povo
Alguns “pastores” ficam cegos quando o Gabriel fala sobre os dizimos e já entendem que ele é contra a contribuição na igreja. Não conseguem ler nem mais uma linha adiante. Ficam apavorados.
Pois é meu amigo. Vários não estão entendendo, ou não estão querendo entender, que minha posição é contra as corrupções doutrinárias e teológicas. Mas como (de maneira solapada) muitos já tem o dízimo como coisa “sagrada” e uma doutrina cristã tradicional, e como ainda julgam que essa doutrina é necessária para a igreja sobreviver, logo alguns se ofendem e se posicionam contra a própria exposição das Escrituras e simplesmente ignoram as coisas que aconteceram ao longo da história. Mas ignorar a história é abraçar o erro como se fosse verdade.