Last updated on 17/09/2023
Falar de por onde começar a ler a Bíblia para mim é muito gratificante, pois um dia eu também iniciei sabendo zero do que é a palavra de Deus. Porém, desde que comecei, minha vida nunca mais foi a mesma: foi tudo melhor! E como eu sei que há muitas pessoas que ainda estão começando também, estou certo que este guia ajudará muito.
“Sejam como recém-nascidos, sedentos do puro leite da Palavra; para que, por meio dele, cresçam para a libertação.”
(1 Kefa [Pe] 2:2 Bíblia Judaica Completa)
Baixe este conteúdo em PDF para impressão aqui.
1) Começar a ler a Bíblia sem oração as vezes pode ser um risco!
Logo no primeiro dia que eu ouvi a palavra de Deus que me convenceu de meus pecados contra Ele, eu procurei a Bíblia que tinha em casa para começar a leitura. Naquele dia, querendo mudar a conduta da minha vida e passar a agradar ao Criador, eu orei a Ele com aquela pequena Bíblia na mão dizendo: Deus, está aqui este livro. Eu não sei nada dele, mas eu quero te conhecer Senhor, me ajuda a aprender e me ensina.
Este costume de fazer oração antes das leituras, pesquisas e estudos continua até hoje, pois devemos reconhecer a nossa dependência do Criador para nosso bom aprendizado. Ora, a Bíblia é praticamente o único livro que você lê com o Autor dela presente onde você está.
“Abre meus olhos para eu contemplar as maravilhas que vêm da tua lei.”
(Salmo 119:18)
Por isso, é importante saber que oração e estudo da Bíblia caminham juntos!
Se você pudesse perguntar a um passarinho qual é a asa mais importante para ele, da esquerda ou da direita, o que acha que ele responderia?
Logo, leia a Bíblia, mas ore a Deus com a mesma frequência também! Pois a oração é a demonstração de nosso temor e submissão a Ele, e é isso que vai nos garantir aprender as Escrituras corretamente cada vez mais.
“Pois ADONAI concede sabedoria; de sua boca, vêm conhecimento e entendimento.”
(Provérbios 2:6 Bíblia Judaica Completa)
2) Qual versão da Bíblia usar?
Essa é uma pergunta recorrente dentre os crentes: qual é a melhor versão da Bíblia e mais fiel ao texto original? Qual tradução eu devo usar?
Essa, infelizmente, não é uma questão tão fácil de abordar, pois todas as traduções da Bíblia tem alguns problemas, seja de tradução ou adaptação do texto, que já se tornaram tradicionais e por isso, por um motivo ou outro, os tradutores não corrigem.
Sinceramente, gostaríamos de dar uma resposta bem simples e direta, porém isso será mais complicado do que queríamos. As traduções cristãs são as mais tendenciosas e desonestas, principalmente nos escritos dos discípulos (erroneamente chamados “novo testamento“). Digo isso com infelicidade; e isso são fatos e não uma opinião, pois uma comparação das traduções com o idioma original mostrará isso.
Portanto, apesar de certa dificuldade em pronunciar algumas palavras e nomes originais hebraicos para quem não está familiarizado com o idioma, no momento nós estamos recomendando a tradução do David Stern, que é a Bíblia Judaica Completa. Não obstante à dificuldade de leitura de alguns termos originais, ela tem um português muito confortável e gostoso de se ler.
É claro que você pode usar as traduções que quiser, inclusive as cristãs, como a Bíblia de Jerusalém, Peshitta, Nova Almeida Atualizada, King James, dentre outras, traduções essas que eu mesmo uso para estudo, consulta e comparação de textos. Porém, recomendamos fortemente que faça consultas frequentes ao idioma original hebraico das Escrituras e tire suas dúvidas com pessoas honestas, tementes a Deus, principalmente comunidades do povo de Israel. Chateados com a situação, dizemos que estamos deixando de recomendar vários ensinamentos do cristianismo.
Leia o estudo com o comparativo de versículos aqui no blog Bíblia se Ensina para saber mais.
Ademais, para não ficar comprando muitas traduções bíblicas afim de comparar os versículos, você pode usar aplicativos de celular para isso. O app que eu mais uso é o My Bible. Nele é possível baixar centenas de módulos de Bíblia, devocionais, comentários bíblicos, dicionários, léxicos etc. Eu também uso, com bem menos frequência, o app Youversion, que tem muitos planos de leitura, os quais você pode ouvir e acompanhar seu progresso, se motivando cada vez mais. Eu recomendo ambos aplicativos, porém existem ainda muitos outros bons.
Além disso, seja um leitor curioso. Durante suas leituras, faça perguntas ao texto para descobrir mais do que está lendo, e procure alguém que possa ajudar a tirar suas dúvidas.
Veja no canal Bíblia se Ensina, no Youtube, um vídeo que gravei mostrando como ter os textos originais no app My Bible.
Concluindo: as diferenças dos textos entre as versões da Bíblia Sagrada é assunto extenso, portanto para se aprofundar em outro momento. Leia aqui no blog os estudos marcados com a categoria “texto bíblico”, que tratam de passagens bíblicas específicas. Você também pode acompanhar meu recente projeto de tradução bíblica no site biblia.pro.br.
3) Definição de metas e melhor horário para leitura.
É importante você separar horários exclusivos para leitura, estudo e reflexão da Bíblia Sagrada, além de um local adequado que te possibilite mais concentração. Assim entenderá melhor, terá um tempo para fazer uma pesquisa rápida e, se concentrando na leitura, vai decorar melhor os textos.
Portanto, quando se sentar para ler, tente se desfazer de toda distração. Este tempo será exclusivo para meditar na palavra do Senhor.
Eu, particularmente, considero o smartphone uma excelente ferramenta de pesquisa e estudo e o uso muito. Porém, ele pode ser de muita distração também, e ficar interrompendo a leitura a todo momento prejudica demais o bom entendimento do texto e o decorar versículos. Além do mais, nada se compara àquele momento gostoso em que sento no meu cantinho com a Bíblia nas mãos para ler.
Do meu ponto de vista, Deus se agradará de nós se demonstrarmos para Ele que paramos tudo por um momento só para começar a ler a Bíblia e dar toda atenção ao que Ele tem para nos ensinar através de sua Palavra (vide Provérbios 4:10-13).
Existe um provérbio latino que diz: “Festina lente!“, isto é, “Apressa-te devagar!“
Portanto, siga essas dicas estudando a Bíblia devagar, mas de maneira organizada e persistente.
Um progresso, ainda que lento, mas persistente, é fundamental para aprender como ler a Bíblia corretamente e desfrutar de suas lições práticas de vida.
A persistência, acompanhada de uma leitura atenciosa aos detalhes, é fundamental para o bom entendimento bíblico.
Se você está pensando em começar a ler a Bíblia, mas já imagina que vai parar logo nas primeiras dificuldades, ou seja, não vai perseverar, é melhor mudar este pensamento (leia Tg 1:5-8).
Por isso, em primeiro lugar, você deve organizar seu tempo de leitura bíblica, e nessa questão eu suponho que observe dois horários em especial: manhã e noite!
Uma vez alguém compartilhou comigo que mal conseguia começar a ler a Bíblia no fim do dia e já vinham várias coisas para atrapalhar. Eram crianças distraindo, tarefas de casa, sono e cansaço do dia de trabalho, etc.
Então eu sugeri o seguinte: “Por que você não muda o horário de leitura da Bíblia? Comece a ler de manhã bem cedinho. Enquanto todos ainda estão dormindo, levante-se e leia!”
A ideia para tal pessoa foi maravilhosa! E talvez seja para você também.
De manhã sua mente está descansada e não passou por aquele turbilhão de afazeres do dia a dia em casa e no trabalho. Ou seja, sua mente está “fresquinha” para receber conteúdo novo. Além disso, você terá uma reflexão para o dia todo (cf. Jos 1:8; Sl 1:2).
Também é interessante ler a Bíblia antes de dormir, se possível, para que seus últimos pensamentos do dia sejam em Deus e em sua Palavra (Sl 16:7).
Em suma, cada pessoa deve avaliar sua própria rotina e verificar quais são as melhores possibilidades de leitura com atenção.
“Oh, como amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia.”
(Salmo 119:97)
4) Por qual livro começar a ler a Bíblia?
Eu sei que é muito importante, e muitas pessoas recomendam, começar a ler a Bíblia pelo chamado “novo testamento”, pois nele contém a história e os ensinamentos do Senhor Jesus. E isso, na verdade, era o que recomendávamos por aqui também durante muito tempo. Porém, com o passar do tempo, temos visto o quanto certos trechos dos ensinamentos do Senhor tem sido mal interpretados, e isso tem feito os crentes incorrerem em erros diversos. Por isso, mudamos de opinião.
Portanto, se esforce por ler os cinco primeiros livros da bíblia antes de tudo, pois a Torá é o “esqueleto” de toda a Bíblia, ou seja, a base de toda ela, e é essa mesma Lei que o Senhor defende com tanta intensidade em Mateus 5:17-19. Para isso, se você está começando, sugerimos que se comprometa a ler de 1 a 4 capítulos antes de dormir ou logo que se levantar.
Depois, neste mesmo ritmo, leia o relato de Matityahu (Mateus), pois ele fará ótima conexão com a Torá.
Nós repensamos assim porque consideramos que o correto é “começar do começo“, pois tanto o Senhor quanto seus discípulos explicaram as Escrituras Sagradas, então obviamente necessitamos conhecê-las antes para então depois entender o que eles explicaram delas. Tente fazer toda essa leitura em no máximo 3 meses.
Em seguida, nós sugerimos que você acompanhe as leituras bíblicas semanais feitas pelo povo de Israel, pois essa tradição já dura mais de 2000 anos, e não vemos por qual motivo nos separar disso. O próprio Senhor seguia com esse costume, bem como seus discípulos (cf. Lc 4:16; At 13:15; 15:21).
A leitura semanal da Torá se chama “Parashá“, a dos profetas “Haftará“.
As leituras são organizadas em ciclos anuais ou trienais. Ao se concluir um ciclo, a leitura é repetida. Geralmente os textos são lidos às segundas, quintas e sábados pela manhã nas sinagogas judaicas, e neste último dia é feito um comentário daquela leitura, como aconteceu em Atos 13:15.
Sabemos que os cristãos tem outros hábitos, dias e horários de leitura e estudo da Bíblia Sagrada, como aos domingos de manhã na escola bíblica dominical; e não há problemas em ler em outros momentos também. No entanto, estamos sugerindo esses acima para promover maior conexão com o povo eleito, do qual nosso Senhor fez parte completamente (cf. Ef. 2:11-13; Rm. 9:4,5; 3:1-2; Zc 8:22,23).
Um ano lunar geralmente tem 54 semanas, então as Escrituras foram divididas nesse número de porções e cada porção é lida em uma semana. Se você estiver lendo à partir da Bíblia Judaica do David Stern, que sugeri mais acima, então verá sugestões de leituras semanais dos escritos dos discípulos também, como mostrado na imagem abaixo:
Você pode conferir uma tabela com todas as leituras das porções semanais na Wikipédia, ou ver o conteúdo que criamos no Projeto Bíblico Ezra também. Procure saber qual é a Parashá da atual semana e siga com a leitura.
Além do mais, nós estamos tentando manter nossos leitores atualizados com essas leituras em nossos canais no Telegram e no WhatsApp.
Por fim, não se esqueça de fixar um horário e um local adequados para uma leitura concentrada.
Existe um outro provérbio latino que diz: “A repetição é a mãe de todo conhecimento“.
Por isso, é importante que você leia e persista em ler. Mesmo que leia pouco, mas leia continuamente e de maneira organizada, além de refletir durante seu dia no que aprendeu com a leitura, claro.
Esta não é uma forma absoluta de como ler a Bíblia na ordem correta, mas sim lê-la de maneira produtiva e persistente.
Mas sobretudo, lembre-se que ler por ler, sem o compromisso de ter comunhão com Deus e praticar sua Palavra, não vai lhe ser útil, e ainda acaba por ser algo muito perigoso (vide Mat. 7:24-27).
No início, quando comecei a ler as Escrituras (novembro de 2006), haviam muitas coisas que eu não entendia, pois muitas vezes o Senhor falou por metáforas e parábolas. Eu cheguei até a pensar que teriam pessoas sem partes do corpo na vida eterna 🙄 (Mat. 18:8-9).
Mas meu interesse era grande, e minha vida estava mudando, pois eu queria realmente conhecer e viver para Deus.
“A boca do justo medita a sabedoria e sua língua fala o direito; no seu coração está a lei do seu Deus, seus passos nunca vacilam.”
(Salmo 37:30-31)
Começar a ler a Bíblia é uma transformação de vida!
Felizmente, hoje nós temos muitas soluções e ferramentas ao nosso alcance para facilitar o estudo da Bíblia. O que nos falta é organização, perseverança, oração e submissão a Deus para entender o que Ele quer transmitir por meio das Escrituras (cf. 2 Pe 1:21; 2 Tm 3:16).
Tomara que este conteúdo tenha te ajudado. E lembre-se que o Senhor falou “aquele que me ama guardará a minha palavra” (Jo. 14:23), e também “o meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento.” (Os 6:3)
Se este estudo foi edificante para você, compartilhe-o com seus irmãos!
77 Comments
Oi eu moro em itaborai..
parabéns estou pesquisando exatamente isso pra colocar em meu canal no Youtube. Que Deus abençoe a sua vida meu irmão. a paz do Senhor!
Eu amei demais vou começar a ler a partir de hoje!😊
Eu tenho 13/14 vou completar em 16 de maio e quero uma vida com Deus😊.
Ótimo guia de leitura. Passei esse guia pro caderno e me organizei pra ler a Bíblia em três horários: 6:30 da manhã, 15:30 e as 22:00
Que benção Adriana, ótima organização! 🙂
Muito obrigada ,pelas dicas ,e conhecimento q Deus continue lhe abençoando poderosamente!
Amei. Muita gratidão pela postagem. Vou começar a estudar a Bíblia com uma mulher muito interessada e queria começar por Efésios, mas sabia que tinha que começar por João, pois ali ela vai conhecer nosso Senhor ao qual pretende servir. Vim procurar no Google se minha decisão estava certa e encontro muito mais do que eu procurava. Estou completamente agradecida a Deus pela sua postagem. Gratidão, e que Deus abençoe sempre seu ministério.
Que bênção Ione, Deus abençoe você 🙂
Deus te abençoe Gabriel !
Que a virtude do Espírito Santo sê derramada abundantemente em teu coração.
Muito obrigado.
Amém Dirceu, obrigado meu irmão. Um abraço 🙂
Gabriel muito obrigada, me ajudou muito
Eu tô muito feliz, com esse incentivo em buscar o conhecimento e mais sabedoria da parte de Deus, muito obrigado por gastar seu tempo em ajudar ao próximo
Amém, Deus abençoe você! 🙂
Isso não foi gastar tempo
Bom dia! Tenho estudado a bíblia na versão NVT (nova versão transformadora), indicada por pastores que sei que são muito fiéis à palavra. Você conhece esta versão? Gostaria de sua opinião.
Oi Márcia, sim, conheço. O único ponto positivo dela é seu fácil entendimento, para quem está começando na fé, em parte, é uma boa opção. Eu não indicaria, baseado nas comparações que já fiz e não em opinião pessoal, pois o novo testamento dela tem falta de muitas palavras importantes. Leia o estudo sobre as verdades por trás das traduções da Bíblia que publiquei aqui no blog, além do estudo sobre a versão NVI, cujas informações valem para a NVT também, o estudo sobre a versão King James Fiel e sobre o texto recebido, vão te esclarecer muito.
Eu não estou duvidando da integridade daqueles que te indicaram a leitura da NVT, mas tem coisas que só conseguimos dar resposta certa com base em pesquisa e comparação, e não em opinião pessoal baseado em leituras superficiais, não sei se é esse o caso deles, pois como eu disse há o que se aproveitar na NVT, mas ao menos 10% do texto do novo testamento dela está comprometido, devido a qualidade inferior do texto grego que ela usou como base.
Espero ter te ajudado.