Last updated on 18/03/2022
Que tamanha controvérsia seria essa? Por que, em Mateus 10.34-36, “Jesus” disse: Não penseis que eu vim à terra a trazer paz; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para pôr o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E os adversários do homem serão os de sua própria família. (Bíblia Peshitta BV Books) Como entender tamanho paradoxo? Por que o Salvador disse que colocaria famílias em guerra? Pode ser que não consigamos explicar de modo perfeito as palavras do Mestre aqui, mas tentaremos elucidar de modo simples e objetivo.
Baixe este conteúdo em PDF para impressão.
Explicando Mateus 10.34 a partir de seu contexto imediato.
Como não se trata de uma passagem fácil de entender, vamos começar de modo simples, verificando o que está dito antes e depois dos versículos 34-36 de Mateus 10.
Primeiro, o capítulo começa com o Senhor enviando seus doze emissários (apóstolos) para pregar a mensagem de arrependimento do reino de Deus (vs. 5-8). Porém, ao enviá-los, o Mestre os adverte de que, em um lugar ou outro, algumas pessoas não receberiam sua mensagem, e por isso seriam perseguidos (vs. 14-15).
Depois, o Mestre continua dizendo que seus discípulos sofreriam perseguição de alguns da própria elite religiosa judaica; aqueles que não dariam crédito à mensagem do Messias (v. 17). Mas até alguns dos povos de outras nações também não receberiam sua palavra (v. 18).
E agora, ainda antes dos versículos 34-36 de Mateus 10, o Mestre diz aos seus discípulos que dissensões aconteceriam dentro das próprias famílias (v. 21). Agora, porém, já sabemos que essa perseguição contra os discípulos, que poderiam acontecer até mesmo dentro de suas próprias famílias, seria causada pela rejeição que alguns teriam à mensagem do Salvador.
Nos versículos 24-25, através de uma parábola, ele mostra que, assim como ele mesmo foi perseguido por pregar a mensagem de Deus contra os pecados, seus discípulos também seriam. Mas mesmo assim, ele os encoraja a pregar! (vs. 26-31)
O motivo das brigas familiares e as decisões.
À partir do versículo 32 entramos em outra cena do mesmo discurso do Senhor. Agora ele ensinará que segui-lo implica em tomar decisões. E justamente porque algumas pessoas tem rejeição pela mensagem do Salvador, quando um integrante de sua família recebe as palavras dele, então podem começar as brigas.
Em Lucas 12:51-53, onde lemos as mesmas palavras de Mateus 10.34-36, vemos um comentário interessante na Bíblia King James Fiel de estudo (onde, infelizmente, nem tudo se pode aproveitar):
A todos que escolherem segui-lo como discípulos, Jesus tornou possível a paz com Deus (Rm 5.1). Os incrédulos, porém, continuam em desacordo com o Senhor e com Sua exigência de santidade. A divisão por causa do evangelho de Cristo [isto é, do Ungido] será tão grande que algumas famílias serão divididas…
Bíblia King James Fiel com estudo Holman, pág 1689; trecho do comentário de Lucas 12.51-53. Os [colchetes] são nossos.
Logo, o que vemos acontecendo por trás dessas palavras de Yeshua (isto é, “não vim trazer paz, mas espada, pois vim causar divisão…”) é um cenário de brigas devido à oposição que pessoas más causam à mensagem dele por meio de seus discípulos; já que o Mestre aqui também está citando Miquéias 7.6, onde seu contexto mostra claramente uma sociedade ímpia e contrária aos princípios de Deus (vide vs. 1-6).
Comente aqui abaixo se você entende estes versículos de outra forma ou se tem uma situação na prática que sirva de exemplo.
43 Comments
Além do comentário que fiz só prova que ele é mensageiro do Islã pois ele está contra a Torá, a tora não diz, honrai pai e mãe? Incitando a briga na família?
A palavra de Deus diz para amarmos a Deus sobre todas as coisas isso também inclui nossa família,seja mãe,pai,filho etc, pois a salvação é individual,muitos não concordam com o evangelho de Cristo pois não estão dispostos a renunciar coisas carnais,por isso a palavra dia que Jesus veio pra trazer a espada,e separação entre familiares…
Mto bom irmão, vc esta de parabens, glória a Deus
Amém Paulo Henrique, aleluia! 🙂
Amém
Glória Deus
jesus Cristo nestas passagens esta se referendo ao Ego. O nosso grande inimigo que nos impede de nos conectamos com Deus de forma plena. Vencer o Ego é o caminho Crístico. Essa jornada todos devem iniciar para que possa vivenciar o verdadeira amor eterno. Infelizmente quase que em totalidade ninguém consegue. Os que conseguem se despertam e se iluminam com a Luz eterna do Criador (Santidade).
Assunto importantíssimo
As pessoas extremistas de outra religião jamais vão fazer guerra contra este nome de Jesus, sabe por quê?
Por que Jesus é o mensageiro de Alá!
Catolicismo criou o Islã! E agora Como que fica os cristãos que serão mortos pelos muçulmanos???
Entendo que a espada significa a palavra , os ensinamentos, e é com a espada que é a palavra, que devemos lutar com sabedoria qdo o inimigo se levantar, seja nosso parente, ou seja qualquer outro problemas q sempre vamos ter em nossas vidas, Jesus não veio resolver nossos problemas como muitos pensam e pregam, Jesus veio nos ensinar a lutar contra o inimigo, Ele nos deixou a espada, e através dela lutarmos e conseguirmos a paz esse foi o entendimento que tive, me perdoe se eu estiver errada, mas acredito q o Espírito Santo revela a cada um de uma forma, e assim Ele revelou a mim, que Deus abençoe a todos
Realmente
É preciso ser honesto com Jesus Cristo e humildimente confessar em nossas orações que não compreendemos as suas palavras quando disse que ” Não vim traze a Paz, más a espada. Vim colocar pai contra o filho, filho contra o pai…”. A essência principal de Jesus Cristo sempre foi a Paz, onde ele estava, a paz prevalecia e até hoje, onde seu nome é invocado, a PAZ sempre prevalece, portando não compreendemos esta contradição, por isto é preciso invocar a presença do Espírito Santo para iluminar nossas dúvidas.
Essa expressão, “não vim trazer paz, mas a espada” é muito profunda, filosófica, enigmática, curiosa e perigosa para quem interpreta os vocábulos ao pé da letra ou seja, literalmente. Pois quando Jesus fala que colocará pai contra filhos genro contra sogra, etc…, ele deu o exemplo mais extremo, pois é a família que nos sustenta em nossa caminhada. Se meus próprios familiares ficarão contra mim, imagine as outras pessoas? “Quem não aceitar o evangelho, ficará contra você”. É isso que ele quer dizer, e não que vai trazer guerra.
Mas trazendo esta expressão para nossa vida cotidiana, social, “não vim trazer paz, mas a espada”, quer dizer que ele não veio trazer a solução para seus problemas, mas sim, veio trazer as ferramentas para você lutar e conseguir seus objetivos, não ficar parado a espera de um milagre.
Portanto, levante, vá à luta, procure alternativas, nunca desista, pois nada é impossível quando se tem um objetivo a seguir. Lembre-se, você só será derrotado quando desistir. portanto, levante-se, siga em frente nunca desista de seus sonhos, pois a vitória é sempre de quem persiste e não de quem desiste.
Arlindo Sena é professor de filosofia, Administrador, especialista em metodologia do ensino filosófico, especialista em metodologia do ensino superior e mestrando em educação.
Obrigado Arlindo, excelente comentário!
Recebo essa palavra !
Amém, consegui entender muito melhor 👐
Bom dia ,eu e minha sogra não nos se damos eu moro com meu esposo nos fundos da casa dela ,ela é convertida a 30 anos e eu aceitei Jesus à 4 anos ,só que a gente discuti muito a casa onde moro é dela e quase todo dia ela me faz lembrar da pior maneira possível, ela grita comigo diz que tem pena de mim ,diz que eu não sou convertida nada ,ela da muito valor a bens materias, eu não aguento mais qqueria entender melhor sobre assa passagem pois aqui é ela contra mim ,obrigada e fica na paz
Olá irmã Déia, o problema que você está passando certamente é de CONVIVÊNCIA. Ao casarem-se, marido e mulher devem morar distante de parentes, do contrário certamente terão problemas, e você está passando por isso. Na minha família também não é diferente.
No dia em que você morar distante dela é bem capaz de fazerem as pazes ainda.
Déia, a sua sogra merece que você ore muito por ela, pois ele vive no mundo material, esquecendo que nada aqui na terra é de ninguém, somos apenas meros administradores, quando se morre não leva nada.
Ela é digna de pena, perdoe-a, não discuta, diga sempre que ele tem razão, seja mansa e deixe bem claro que você entende a situação dela, e que você a perdoa, ela não vive em espírito apesar de ter muitos anos de religião ainda não se converteu, enquanto você, em pouco tempo, já entendeu.
Veja o comentário eu fiz a respeito dessa passagem.
Paciência e que Deus te ajude.
Obrigado pela contribuição e mensagem de amor ao próximo Arlindo.
Mensagem maravilhosa, e nos ensina, que a cada dia precisamos atentar, pois se NÃO tivermos incomodando a outros, a ponto de trazer dissensões, precisamos vigiar, pois, possivelmente estamos nos distanciando de Deus , e, nos aproximando outra vez do mundo. Aleluia.
tem toda razão irmão José, precisamos mesmo nos avaliar continuamente e permitir cada vez mais que Cristo viva em nós e dando continuidade à sua missão de reconciliar ao homem com Deus. Um abraço.