Last updated on 18/03/2022
Que tamanha controvérsia seria essa? Por que, em Mateus 10.34-36, “Jesus” disse: Não penseis que eu vim à terra a trazer paz; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para pôr o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E os adversários do homem serão os de sua própria família. (Bíblia Peshitta BV Books) Como entender tamanho paradoxo? Por que o Salvador disse que colocaria famílias em guerra? Pode ser que não consigamos explicar de modo perfeito as palavras do Mestre aqui, mas tentaremos elucidar de modo simples e objetivo.
Baixe este conteúdo em PDF para impressão.
Explicando Mateus 10.34 a partir de seu contexto imediato.
Como não se trata de uma passagem fácil de entender, vamos começar de modo simples, verificando o que está dito antes e depois dos versículos 34-36 de Mateus 10.
Primeiro, o capítulo começa com o Senhor enviando seus doze emissários (apóstolos) para pregar a mensagem de arrependimento do reino de Deus (vs. 5-8). Porém, ao enviá-los, o Mestre os adverte de que, em um lugar ou outro, algumas pessoas não receberiam sua mensagem, e por isso seriam perseguidos (vs. 14-15).
Depois, o Mestre continua dizendo que seus discípulos sofreriam perseguição de alguns da própria elite religiosa judaica; aqueles que não dariam crédito à mensagem do Messias (v. 17). Mas até alguns dos povos de outras nações também não receberiam sua palavra (v. 18).
E agora, ainda antes dos versículos 34-36 de Mateus 10, o Mestre diz aos seus discípulos que dissensões aconteceriam dentro das próprias famílias (v. 21). Agora, porém, já sabemos que essa perseguição contra os discípulos, que poderiam acontecer até mesmo dentro de suas próprias famílias, seria causada pela rejeição que alguns teriam à mensagem do Salvador.
Nos versículos 24-25, através de uma parábola, ele mostra que, assim como ele mesmo foi perseguido por pregar a mensagem de Deus contra os pecados, seus discípulos também seriam. Mas mesmo assim, ele os encoraja a pregar! (vs. 26-31)
O motivo das brigas familiares e as decisões.
À partir do versículo 32 entramos em outra cena do mesmo discurso do Senhor. Agora ele ensinará que segui-lo implica em tomar decisões. E justamente porque algumas pessoas tem rejeição pela mensagem do Salvador, quando um integrante de sua família recebe as palavras dele, então podem começar as brigas.
Em Lucas 12:51-53, onde lemos as mesmas palavras de Mateus 10.34-36, vemos um comentário interessante na Bíblia King James Fiel de estudo (onde, infelizmente, nem tudo se pode aproveitar):
A todos que escolherem segui-lo como discípulos, Jesus tornou possível a paz com Deus (Rm 5.1). Os incrédulos, porém, continuam em desacordo com o Senhor e com Sua exigência de santidade. A divisão por causa do evangelho de Cristo [isto é, do Ungido] será tão grande que algumas famílias serão divididas…
Bíblia King James Fiel com estudo Holman, pág 1689; trecho do comentário de Lucas 12.51-53. Os [colchetes] são nossos.
Logo, o que vemos acontecendo por trás dessas palavras de Yeshua (isto é, “não vim trazer paz, mas espada, pois vim causar divisão…”) é um cenário de brigas devido à oposição que pessoas más causam à mensagem dele por meio de seus discípulos; já que o Mestre aqui também está citando Miquéias 7.6, onde seu contexto mostra claramente uma sociedade ímpia e contrária aos princípios de Deus (vide vs. 1-6).
Comente aqui abaixo se você entende estes versículos de outra forma ou se tem uma situação na prática que sirva de exemplo.
43 Comments
O que entendi é, Jesus veio também para fazer a diferença, e nós Cristãos que faremos a diferença em nosso ambiente, antes tínhamos um ambiente acomodado, sem conhecimento, logo, a partir de uma pessoa em um ambiente familiar a diferença pode ser feita . Com isso, podem sim haver dissensões por não concordarem , mas, com muitas orações , fé e jejum o Senhor faz a obra e muda a família inteira.
Não falou da espada né.
Faltou falar da espada !
A espada é do ímpio contra os cristãos
Ola , meu nome é jhonatan eu entendi em partes quando eu li a Bíblia nesta passagem de mateus 10-34 porém ficou tudo claro quando vim pesquisar sobre … No meu entendimento , teram pessoas na sua casa de outras religiões e costumes que irao contra vc e o evangelho e tentaram fazer com que vc tbm ande pela contramão dos caminhos de Deus … Afim de que vc tera que enfrentar 😉
Olá povo de Deus, a paz desça sobre vós, No meu modo de pensar nesse versículo o Senhor está si referindo sobre quem aceitariam verdadeiramente Cristo em suas .E até mesmo sobre aqueles que possivelmente poderia ser da sua própria casa: Lembramos que no discusso contra os fariseus, “Ele disse os vossos filhos serão os vossos juízes”, também deixou claro que a casa dividida contra si mesma não subsistirá: ou seja a família tem que crê que Deus exista e que ele está nos observando sendo submissos ao evangelho com renúncias e assim alcançar o alvo salvação para vida eterna.
oi, você explica com o seu exemplo esse trecho da Biblia. mas especificamente, este diz “… vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe…” me gerou dúvida: porque não a filha de seu pai ou o filho de sua mãe? no seu exemplo, vc relata que sua família ficou contra você, sem especificar. você tem uma explicação pra isso?
Oi Tatiana. Obrigado por comentar. Estes casos foram só exemplos, mas cada caso é diferente. Na situação da minha família, na época, eles só me criticaram porque eu queimei e quebrei alguns objetos que eu sabia estavam me impedindo de prosseguir na caminhada com Deus, mas depois, com as transformações positivas na minha vida, comecei a receber apoio.
Obrigado pelo texto, amigo. Paz do Senhor.
Paz do senhor,Gabriel estou gostando muito do estudo,bíblico obrigado que Deus nós livre de todo mal,aqui é o Miquéias.
Paz Miquéias, amém, Deus é fiel 🙂
Muito esclarecedor o estudo
Eu entendo que o evangelho de Cristo não é para todos, embora diz a palavra que o desejo de Deus é que todos se salvem, isso mostra que a falta de concordância, não é a nível de mundo, deixando o grupo família de fora, mais nessa passagem Deus, generaliza, é todos mesmo, o mundo incluindo a família, vc vê em outros países onde a palavra de Deus é proibida ser pregada radicalmente, quando alguém da família aceita a Cristo, os próprios familiares entregam eles, irmão entrega irmão, pai entrega filho, filho entrega mãe, existe um ditado que diz: cada cabeça e um mundo, pensamentos diferentes, ideologias diferentes, Jesus, avisou a coisa mais certa do mundo, quando uma família toda se converte, glórias a Deus, mais quando isso não acontece, que as misericórdia de Deus esteja sobre nós…
Parabéns! Excelente mensagem.