Press "Enter" to skip to content

O crente pode beber cerveja? O que a Bíblia realmente diz?

Last updated on 09/05/2024

O que a Bíblia diz sobre o consumo de bebida alcoólica? O crente pode beber cerveja com álcool ou não? Seja evangélico, católico ou judeu. Se é pecado, onde é dito nas Escrituras Sagradas que não pode beber? Do contrário, qual versículo bíblico afirma que o crente pode consumir bebida alcoólica?

Baixe este estudo bíblico em PDF para impressão aqui.

Cerca de 40% dos evangélicos consomem bebidas alcoólicas nos EUA.

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Evangélicos, com sede em Washington, ouviu representantes de 40 denominações diferentes e o resultado diz que 40% dos líderes evangélicos bebem álcool socialmente. A maioria dos líderes aceita o consumo como uma “liberdade bíblica”.

Com isso, apesar do que é pregado nas igrejas, dois a cada cinco evangélicos consomem bebidas alcoólicas, o que leva a velha questão: os cristãos podem ou não beber?

E ainda, de acordo com um estudo da Lifeway Research em 2018, com sede em Nashville, embora 41% dos frequentadores de igrejas protestantes, por exemplo, digam que consomem álcool, 59% dizem que não.

Fontes: Gospel Prime, Guia-me e Lifeway Research.

A Bíblia diz que o crente pode beber cerveja socialmente?

Talvez isso espante a algumas pessoas, porém, verdade seja dita, pois não estamos aqui para manipular a palavra de Deus. O que a Bíblia diz, ela diz e ponto final, e os crentes são sim permitidos consumirem bebida alcoólica, basta ler no versículo abaixo, por exemplo:

Com esse dinheiro comprem tudo o que quiserem: vacas, ovelhas, vinho ou bebida forte, ou qualquer coisa que desejarem. Consumam isso ali na presença do Senhor, seu Deus, e alegrem-se, vocês e os membros da sua casa.

Deuteronômio 14:26 NAA

No versículo acima, Moisés está dando orientações ao povo de Israel, enquanto ainda estava no deserto com ele, acerca do que eles deveriam fazer com os dízimos de suas colheitas (cf. 14:22-29).

Nas ocasiões das festas bíblicas de peregrinação para Jerusalém, eles deveriam juntar um décimo (dízimo) de suas colheitas e levarem para lá, a fim de comerem tudo ali, fazendo uma celebração a Deus (vs. 22-23; cf. 12:4-6). Porém, se alguém morasse muito distante de Jerusalém, poderia vender esse dízimo, levar o dinheiro da venda, e lá comprar tudo que quisesse para consumir durante a festa com sua família, conforme lemos mais acima, e isso incluía bebidas embriagantes.

No referido versículo, a palavra hebraica shekar, que foi traduzida por “bebida forte”, aparece, por exemplo, em 1Sm 1:15, quando o sacerdote Eli pensa que Ana estava embriagada. Outros versículos são Lv 10:9, Nm 6:3, Jz 13:4 etc., todos relacionados à bebida embriagante.

Logo, sejamos francos, a Bíblia permite sim ao crente consumir bebida alcoólica, o que naturalmente inclui a cerveja.

O grande problema, na realidade, é outro: a embriaguez!

Podemos extrair mais exemplos dos referidos versículos acima. Por exemplo, em 1Sm 1, no caso de Ana, quando o sacerdote Eli a viu no templo apenas mexendo os lábios, mas sem dizer uma palavra (pois ela orava só nos seus pensamentos), pensou que ela estivesse bêbada (v. 13), e depois a repreendeu por isso (v. 14). Ou seja, a embriaguez é assimilada à insensatez, quando uma pessoa perde a sanidade de sua mente e faz coisas ridículas (cf. Pv 20:1, 23:29-30).

Já no caso de Levítico capítulo 10, que relata a morte de dois filhos do sacerdote Aarão, irmão de Moisés, está claro que eles morreram porque foram fazer o serviço para Deus enquanto estavam embriagados. Pois, no versículo 9, Deus os proíbe de consumirem bebida alcoólica quando estivessem servindo na Tenda Sagrada. Logo, quando não estivessem servindo, eles poderiam beber.

De toda forma, neste caso, o próprio Deus deixa claro que a embriaguez durante o serviço sagrado os faria errar entre diferenciar as coisas santas das outras, bem como errariam ao ensinarem a Lei de Deus (vide Is 28:7). Por isso, à partir dali, foram proibidos consumir bebida alcoólica durante seu serviço sacerdotal; porque o ser humano geralmente não consegue se conter diante da bebida alcoólica, e se embriaga (cf. Ez 44:21).

Já em Números capítulo 6 temos relatado que, quando uma pessoa fizesse o voto do nazireu, deveria se abster de bebida alcoólica e vinho durante o tempo de seu voto. Ou seja, se não estivesse fazendo o voto, era permitido beber.

O crente, portanto, pode beber cerveja com álcool, mas deve evitar a embriaguez!

O grande problema com isso é que o consumo da bebida alcoólica, incluindo a cerveja, já está assimilada com uma má aparência. Essa prática já é má vista pela maioria dos crentes, por isso geralmente não é aceitável, mesmo que alguém beba com moderação.

Em nosso país, não são poucas as famílias que são prejudicadas ou até mesmo destruídas por causa do uso de bebida alcoólica, especialmente a cerveja, que é a mais comum. E talvez a maioria das pessoas que estejam lendo este estudo bíblico agora tenham algum caso triste para contar dentro de sua família, relacionado a pessoas que fizeram coisas ruins devido o consumo de bebidas alcoólicas.

Não raras vezes, vários destes casos se tornam notícias de TV. Vejamos apenas alguns exemplos:

O que muitos consideram como uma diversão, quando não praticado com a moderação necessária, acaba se tornando em tragédia para si e ainda para outros que não tem nada a ver com a história do beberrão.

Portanto, ainda que o consumo de bebida alcoólica não seja, de fato, proibido nas Escrituras, ele é desmotivado nos casos em que há embriaguez.

Não olhe para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e desce suavemente.
Pois no fim morderá como a cobra e picará como a víbora.
Os seus olhos verão coisas esquisitas, e o seu coração o levará a dizer coisas perversas.
Você será como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro do navio.
Você dirá: “Fui espancado, mas não doeu; bateram em mim, mas eu não senti nada! Quando vou despertar? Então voltarei a beber.”

Provérbios 23:31-35 NAA

Por fim, o que você pensa sobre este assunto? Por que não nos escreve nos comentários mais abaixo?

Compartilhe essa página:

35 Comments

  1. Lilian Riva Lilian Riva

    Maravilhoso o estudo e bem esclarecedor. Não há sombra de dúvida que crente deve beber bebidas alcoólicas

  2. Adilio Adilio

    A grande questão se e pecado beber bebida alcoólica.a bíblia não diz que é pecado. Mais ela fala que aquele que está em Cristo nova criatura é as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo!quem quiser vir após mim neguice a si mesmo! Sem santidade NINGUÉM verá a Deus! Então quem quiser ter salvação em Cristo Jesus tem que ter uma vida santa separada das coisas deste mundo.E necessário não deixarmos brecha na nossa vida espiritual para que não possamos estarmos vulneráveis para as astutas ciladas do diabo. Que todos possam fazer um exame de se mesmo assim como Cristo falou.

  3. Gleidson Gleidson

    Não é pecado beber , está claro o problema é se manter sóbrio,a maioria das pessoas não conseguem apenas degustar uma bebida, aí que entra o pecado eu já tem mais de 3 anos que não bebo mas 1 a 3 vezes no ano bebia uma taça de vinho e nunca me atrapalhou,mas já dizer pra uma pessoa beber é perigoso pq a maioria quer versículos para se embreagar esse é o perigo pq quem está a procura de palavra para beber é pq já está com isso no coração a muito tempo e só procura um motivo pra isso

    • mk mk

      Sabias palavras nao vi ainda explicaçao melhor (sabedoria)

  4. Dárllan Dárllan

    “Todas as coisas me são lícitas”, mas nem todas convêm. “Todas as coisas me são lícitas”, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”

    1 Coríntios 6:12

    Ingerir bebida alcólica é pecado? Bíblicamente não. Mas não devemos reduzir a questão á uma análise de textos isolados que condenem ou que abonem a bebida alcólica.

    Creio que a questão depende de varios fatores sociais e culturais, que irão determinar se é adequado ou não ao cristão o consumo desse tipo de bebida.

    “Não é a comida que nos torna agradáveis a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.
    Mas tenham cuidado para que essa liberdade de vocês não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.”

    1 Coríntios 8:8,9

    O contexto aqui era outro: a comida sacrificada a ídolos. Mas se mesmo essa comida consagrada a demónios não tinha o poder de fazer mau a um crente, mas sim o testemunho que o crente dava ao ingeri-la na presença dos que condenavam tal consumo. Que diremos da bebida alcólica?

    Portanto, devemos sempre colocar em perspectiva não apenas o mero ato isolado, se donfigura pecado ou não, mas sim todo o contexto no qual estamos inseridos, e sempre pensar como paulo nos instruiu:

    “Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.”

    1 Coríntios 10:31

  5. Rogério Rogério

    Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras.
    Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma,
    e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.

    Efésios 4:22-24

  6. francisca francisca

    vi que tem gente com seus intelectos decorativos avançados que entra nos estudos pra pertubar ,constranger quem esta ensinando, não acrescentando nada de bom. A posição do autor está correta e esclarecedora, a decisão, aprofundar e agir cabe a cada um.

  7. irmão vc esqueceu de citar 1 tm 3.3 e ef. 5.18!
    o Lutero era um adepto a uma cervejinha após o serviço.

    • Obrigado Vinícius por lembrar o texto.
      “não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de lucro imundo, mas paciente, não contencioso, não avarento;” (KJFiel 1Tm 3:3)
      Só quero lembrar que não afirmei no estudo que há proibição na bíblia do consumo do vinho que podia embriagar (pois era a bebida da época), mas diante da incontinência, falta de domínio próprio do ser humano, consequências causadas pelo consumo de bebida alcoólica e os tropeços à fé que tal consumo causa aos outros, melhor é que não se beba. Mas aqueles que teimam e querem beber que façam, não sou eu que vou proibir, eu porém não recomendo.

  8. José de Souza Machado José de Souza Machado

    Tudo que é demais é demais. Cristo bebia moderadamente. Consumido dessa forma, vinho é benéfico para a saúde. Todos alimentos consumidos sem moderação é prejudicial para a saúde. Há pessoas que vivem até mais de cem anos e tomam aperitivos todos os dias. Os líderes religiosos recomendam ou proíbem o consumo de bebidas alcoólicas porque a maioria das pessoas não tem autocontrole e bebem exageradamente. .

    • Milena Milena

      exatamente por via de regar melhor proibir

      • DANILO DANILO

        Então a proibição é a solução? Proibir é a pior escolha q se pode tomar, pois o ser humano ama fazer oq não pode, fora que proibir algo pq vc acredita que não se deve fazer é autoritário. Não me entenda mal, não estou te insultando, apenas dialogando sobre.

  9. Vinicius Vinicius

    Quanta falta de interpretação textual da própria Bíblia.
    Se me dissesse que é por conta de escandalizar o irmão, até seria aceitável. Mas chamar a bebida de pecado?

    Se até o próprio Jesus bebia, e isso não é opinião minha e sim um fato… Seu texto é tendencioso a justificar uma opinião sua, não uma verdade bíblica…

    Você citou Pv 20. 1, porem, ignora a fala de “quem nele errar”, que nesse caso destaca o fato da embriaguez, que sim, é um pecado.
    Mas o fato de você beber alguma bebida alcoólica, não é um pecado. A bíblia sim tem respaldo a respeito de bebidas, ela condena a embriaguez. Mas não condena ingerir bebidas…

    Se quiser até podemos fazer um jogo e mostrar nomes de reformadoras que bebiam. Pessoas na bíblia que bebiam… E você me mostra versículos que fale sobre nao ingerir álcool, ou que faca menção ao não uso de bebida alcoólica de forma nao exagerada.

    ” Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
    Tiago 1:5

    • Luiz Luiz

      Muito bem formulada sua abordagem querido, mas devemos dar exemplo, a bebida não agrega nada nas nossas vidas, ela causa mais danos do que benefícios como vamos falar pra alguém que tem fraqueza na bebida, que Deus liberta e transforma bebendo que seja o mínimo?
      E outra, por mais que tenha algum benefício pra saúde tomar uma taça de vinho, mas fica a pergunta o dono da vida não é Deus? ele quem da vida e quem da saúde, acredito ser desnecessário a bebida.

      • Cesito Cesito

        De fato é um texto tendencioso, Vinicius. Ignorou fatos importantes para o assunto como o milagre da transformação da água em vinho. O próprio Jesus fez isso!

      • Meu caro, no estudo eu não disse que é proibido beber, eu só mostrei os efeitos negativos da bebida para desmotivar as pessoas a beberem. Eu escrevi outro estudo sobre a bebida do vinho aqui no blog também, neste citei naturalmente que beber vinho era cultural.

      • Marcelo Marcelo

        Opinião ridícula, esse assunto não tem verdade absoluta, bebo e sou cristão.

      • Geny Geny

        Respeite a opinião alheia,quer beber beba porém não escandalise. Deus te deu o livre arbítrio faça dele seu juiz ok✋

    • Marcelo Marcelo

      Matou a pau, matéria tendiosa, querendo que sua opinião se transforme numa verdade absoluta. A imparcialidade passou longe aqui. Bebo e sou cristão.

      • Desculpas para o pecado e fazer o que agrada a si mesmo, a autoridade de Deus pode se adequar aos seus gostos, é isso?
        Cada um que faça de acordo com sua própria consciência, tomara que ninguém tropece na fé por causa da tua conduta.
        “Não destruas por causa do alimento a obra de Deus. Todas as coisas são de fato puras, mas são más para o homem que come com ofensa. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem alguma coisa que teu irmão tropece, ou se ofenda, ou se enfraqueça.” (KJFiel Rm 14:20-21)
        Eu não disse no estudo que é proibido, eu só mostrei a realidade desgraçada que a bebida tem nos levado, e devido a incontinência do ser humano, para um filho de Deus, é bom evitar. Imagina se você vai na minha casa e eu faço uma sopa e dou ela a você num pinico, você comeria sem sentir nojo, ainda que eu diga que tenha lavado o pinico? Assim é a bebida, já está atrelada a uma imagem ruim, mas que cada um faça o que sua consciência lhe orientar.

      • Daniel Daniel

        Parabéns ao autor.
        Assim como tem cristão que bebe bebida alcoólica e acha normal, também tem cristão em pecado de adultério sexualidade, fornicação, prostituição, mentira e tantos outros pecados e também acham normal.
        Naquele dia muitos dirão……

      • Danilo Danilo

        Comparar tomar uma taça de vinho a adultério, sexualidade, fornicação, prostituição, mentira e uma tantos outros pecados chega a ser um tanto desconexo.. Beber não é pecado, se embriagar é pecado, seria o msm que o sexo, fora do casamento é pecado, em casamento não. A Bíblia fala muito sobre auto controle.. Se vc não tem não deve nem levantar da sua cama pois irar pecar então.

      • Paulo Paulo

        Poderia me explicar o texto do próprio Jesus?

        Mateus 11:     19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

      • Paulo Paulo

        Na verdade eu acredito que se a pessoa não tem controle, não deve beber, da mesma forma que comemos errado e exagerado fazemos mal ao nosso corpo da mesma forma. Se a bebida alcoólica fosse proibida a própria Bíblia sagrada já condenaria, visto que ela fala sobre embriaguez que é um excesso.

        Essa é minha opinião.
        Deus abençoe a todos

  10. Regis De oliveira Regis De oliveira

    A bebida alcoólica não combina com pessoa alguma ,quanto mais para um cristao

      • Mark Wandersson Mark Wandersson

        Ocorre que a bebida tem sido um “Isaque”, irrenunciável para os modernos crentes, fala sobre beber e dízimo muitos pulam alto, interessante!!!

Digite seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Bíblia se Ensina

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading