Deus é três pessoas? O que Jesus realmente ensinou?

Estudo bíblico explica se Deus é três pessoas (doutrina da trindade) ou não

Um tema que tem gerado debates acalorados desde tempos muito antigos, dividido opiniões, classificado “hereges“, desfeito amizades, alimentando debates teológicos, e com tudo isso parece que não chega ao fim. Afinal de contas, Deus é três pessoas ou não? Onde a Bíblia Sagrada diz isso? A Trindade é realmente uma doutrina bíblica? Neste estudo bíblico vamos nos ater unicamente ao que está escrito nas Escrituras, sem interpretações e rodeios nas explicações. Seremos sucintos e, se houverem dúvidas ou posições contrárias, tentaremos responder nos comentários ao final da publicação.

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O que diz a fé bíblica original (hebraica/judaica) a respeito de quem é Deus?

O texto de Deuteronômio 6:4 não é tão difícil de ser traduzido do original hebraico e define objetivamente quem é Deus.

"שְׁמַע she-Ma' ouve יִשְׂרָאֵל Yis-ra-'El; Israel יְהוָה Yahweh  אֱלֹהֵינוּ 'e-lo-Hei-nu [é] nosso Deus יְהוָה Yahweh  אֶחָד׃ 'e-Chad [é] um"

Visto que Moshé (Moisés) recita essas palavras, recebidas pelo próprio Criador Eterno, aproximadamente no final do século 15 AEC, a crença de que Deus é um apenas é muito mais antiga do que o desenvolvimento da doutrina que afirma que Ele está dividido em três pessoas, formulada à partir do ano 168 EC aproximadamente, por teólogos greco-romanos, popularmente conhecida como doutrina da trindade.

Portanto, para sermos honestos com o próprio texto bíblico, devemos direcionar nossas crenças à partir daqui.

Em suma, de acordo com Deuteronômio 6:4, Deus é um. Ou seja, Ele é um só Deus, o único Deus verdadeiro, e além disso, olhando pelo lado básico do texto, uma só pessoa, pois a palavra hebraica “ehad” significa, basicamente, um, cada um, numeral um, primeiro (cf. Concordância Bíblica Strong, pág. 40; Léxico Hebraico e Aramaico, William L. Holladay, págs. 11,12).

Isto é, ehad define expressamente que Deus é uma unidade indivisível. Isso se considerarmos meramente o significado etimológico dessa palavra.

Para o Senhor Jesus, Deus é três pessoas?

Ícone da Trindade do Novo Testamento, cortesia do Museu de Arte de Cleveland.
Ícone da Trindade do Novo Testamento, cortesia do Museu de Arte de Cleveland.

Os relatos bíblicos mostram que para o Senhor Jesus, Deus não é três pessoas, mas um só. Ele mesmo recita Deuteronômio 6:4 em Marcos 12:29, dizendo as mesmas palavras que Moisés registrou.

Vejamos as palavras dele na tradução da Bíblia Peshitta da Editora BV Books, cuja fonte é o texto original aramaico, o idioma no qual o Senhor se comunicava e pregava sua mensagem.

E Jesus lhe respondeu: O maior de todos os mandamentos é: "Ouve, ó Israel: Yahweh nosso Deus, Yahweh é um;"
Foto de Marcos 12:29 na Bíblia Peshitta da Editora BV Books.
Foto de Marcos 12:29 (citação de Deut. 6:4) na Bíblia Peshitta publicada e traduzida para português pela Editora BV Books.

As traduções gregas também concordam, mas nem todas foram bem traduzidas, como a BKJ, ACF, ARA, NVI, NVT, NAA, NTLH, KJA, dentre outras. A Tradução Brasileira foi a que seguiu melhor a tradução grega dos escritos nazarenos (NT), bem como seu original hebraico na Torá.

Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só!
(Marcos 12:29 Tradução Brasileira)

Vale ainda observar que, logo em seguida o Mestre ter recitado Deuteronômio 6:4,5 como simplesmente o maior dos mandamentos, o homem sábio que havia lhe perguntado qual era o principal deles (v. 28) então, afirmativamente, diz que Deus é um e não há outro além Dele (v. 32), justamente como ensinado na Torá (Deut. 6:4; 4:35,39; Is 44:6,8; 45:5-6; Jer. 10:10-11).

O Senhor, por fim, concorda com aquele escriba, dando-lhe uma resposta afirmativa (v. 34), pois nem aquele, nem tão pouco o Senhor, poderiam discordar do ensino da Torá.

Portanto, para o Ungido (o Cristo), Deus é uma pessoa só, que é seu Pai.

Podemos ver em João 6:27, por exemplo, que mais uma vez ele afirma isso claramente. Leiamos o texto:

"Não trabalheis pelo alimento que perece, mas pelo alimento que para a vida eterna permanece, o qual vos dará o Filho do Homem, pois a este selou Deus Pai."
(Bíblia Peshitta BV Books)

O presente texto pode ser conferido até mesmo nas traduções gregas, que neste caso serão concordantes (vide BKJ, ACF, ARA, NVI, NAA, NVT, NTLH, VFL, KJA, etc.).

“Jesus” tem um Deus!

Mais adiante, enquanto Miriam de Magdala (erroneamente conhecida como “Maria Madalena“) o encontra após sua ressurreição, ele diz: “eu ainda não subi para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (João 20:17).

Depois disso, ele ainda chama o Pai de “meu Deus” cinco vezes no texto de Revelação (Apocalipse) 3:2,12.

Ademais, já estava profetizado nos Salmos que assim ele chamaria o Eterno. O próprio Deus, no Salmo 89:16, diz a respeito dele: “Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.”

Ora, vemos assim que o texto é claro, pois o Senhor esclarece que para ele Deus é uma pessoa só, o seu Pai, o Criador dos céus e da terra, Yahweh, que é também o seu Deus.

Ademais, ainda antes disso ele já havia orado dizendo e confirmando que seu Pai é o único Deus verdadeiro, conforme lemos em João 17:3.

Além disso, Paulo, seu emissário (apóstolo), afirma por diversas vezes que o Pai é o Deus do Senhor Jesus, basta ler atenciosamente Romanos 15:6, 2 Coríntios 1:3, 11:31, Efésios 1:3,17 e Colossenses 1:3.

Jesus é Deus também?

Como podemos notar, só os textos bíblicos recitados acima respondem a essa pergunta. Por isso, se estivermos falando do Messias (Ungido) judeu cujo nome original é Yeshua, então ele mesmo fala por si: só o Pai dele é Deus! Pois Ele é um, uma unidade indivisível (ehad) e por isso não pode estar dividido em três pessoas. O nome “Jesus” é apenas uma grafia aportuguesada proveniente de uma adaptação grega do nome original.

Não obstante, este mesmo Ungido judeu e Salvador recebeu uma nova roupagem teológica pelos pais da Igreja que, à partir de meados do 2º século EC, começaram a dar-lhe uma nova identidade, fundando assim uma religião diferente da própria que foi propagada pelo Mestre Yeshua. Todavia, isto é assunto para outro momento. O livro “Como Jesus se tornou Deus“, do historiador Bart D. Ehrman, elucida este assunto do ponto de vista dos acontecimentos históricos e implantação da religião cristã, formulada após a era apostólica por aqueles teólogos greco-romanos.

Mesmo assim, ainda é possível nos estendermos um pouco mais neste assunto aqui, pois o próprio Jesus, isto é, Yeshua, não se chama de Deus quando, aparentemente, tem a oportunidade para fazê-lo.

Muitas pessoas afirmam que “Jesus é Deus” baseando-se no texto de João 10:30, quando ele diz, “eu e o Pai somos um“. Porém, diante da explanação acima, seria de fato contraditório afirmar tal coisa.

Por isso, sem dúvida alguma, tal afirmação é uma conclusão parcial de uma má observação do texto bíblico, ou no mínimo uma interpretação tendenciosa. Basta continuar lendo o texto para observar que o próprio Senhor, no decorrer da conversa, afirma, “eu sou Filho de Deus (v. 36), e não, “eu sou o próprio Deus”, ou, “eu sou a segunda pessoa da trindade”.

Além disso, o texto é claro em afirmar que ele é um com o Pai no sentido de fazer as mesmas obras Dele (cf. vs. 32,37,38). Assim também os próprios discípulos do Senhor se tornam um com ele e seu Pai ao viverem da forma que ele viveu, e nem por isso eles se tornam deuses ou pessoas da (suposta) trindade (cf. Jo 17:21).

Para Paulo, Deus é três pessoas (uma trindade)?

Paulo (original Shaul), o emissário (apóstolo) do Senhor, também vai concordar com o próprio Senhor, naturalmente, de que Deus é uma pessoa só, que é o Pai. Basta fazermos uma observação atenciosa do texto bíblico de suas cartas para percebermos isso.

Em 1ª Coríntios 8:6, por exemplo, ele diz: “para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos”. Com isso Shaul é bem específico ao afirmar que Deus é uma pessoa só, que é o Pai de seu Senhor.

O mesmo ele diz em Efésios 4:6 com as seguintes palavras: “Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos…”. Isso se repete ainda em 1 Tessalonicenses 1:3, 3:13, 2 Tessalonicenses 1:1,2, 2:16, 1 Timóteo 1:2, 2 Timóteo 1:2 e 1 Coríntios 15:24 dentre outros.

Logo, em todos estes versículos, notamos que para Paulo Deus é uma pessoa só, o Pai.

Um outro texto muito conhecido em que ele também deixa claro que Deus é uma pessoa só, mas que pouco se percebe, é 1ª Timóteo 2:5, quando afirma: “pois Deus é um e há um só mediador entre Deus e os homens, o ungido Yeshua, homem…”.

Portanto, mais uma vez ele deixa claro, Deus é uma pessoa só, o Pai, e Yeshua é o seu mediador, ou seja, aquele que aproxima o homem de Deus, aquele que revela a pessoa de Deus completamente (Col. 2:9). Além do mais, qual é o sentido de um homem, como expressamente diz o texto, ser um mediador de Deus, se seria ele o próprio Deus?

Os demais apóstolos naturalmente vão concordar com este ensinamento original hebraico/judaico, vide Tg 2:19; 1 Pe 1:10; 3:18.

Conclusão.

Não encontramos, portanto, nenhum versículo das Escrituras ensinando abertamente que Deus é três pessoas, ou que Ele é um, mas está dividido em três. Sendo esta, por isso, uma conclusão a que se chega somente por meio de interpretações subjetivas do texto com base em alguns versículos isolados e interpretados fora de seu devido contexto e pensamento original; unindo a isso traduções distorcidas do texto bíblico feitas por mentes tendenciosas a um tipo de doutrina que lhe atenda a crença preferencial.

Justamente por isso, procuramos nos ater ao que o texto original hebraico das Escrituras diz, respeitando o significado de suas palavras, seu contexto e pensamento original, do modo que o próprio Deus transmitiu ao seu povo desde tempos muito antigos.

Concluindo, o próprio Deus não pode ser duas ou três pessoas, mas como a própria Bíblia Sagrada afirma categoricamente, Ele é uma pessoa só, o Pai de nosso Senhor e Salvador Yeshua, o Ungido. Por isso não vamos criar nem alimentar mais especulações e interpretações subjetivas do texto bíblico baseando-nos em versículos isolados para dizer coisas que a inspiração Divina não ensinou, tais como Deus está dividido em três pessoas ou que Ele é uma trindade.

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Autor: Gabriel Filgueiras

Um caco de barro que com trabalho duro está sendo moldado pelo Criador.

23 comentários em “Deus é três pessoas? O que Jesus realmente ensinou?”

  1. João 1
    1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    2 Ele estava no princípio com Deus.
    3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

    Cara, eu concordo com isso https://bibliaseensina.com.br/1-joao-5-7-8-foi-adulterado-no-original-grego/ mas que Jesus não é Deus eu não concordo não… O Verbo é naturalmente Jesus, que provavelmente não tinha o papel de “Filho” ainda, mas estava lá e era um com Deus. Nem Miguel Servet falou o que você falou aqui, e olha que ele foi queimado por heresia… Mas era unitário mas para ele Jesus era Deus, mas o Espírito de Jeová era parte da primeira pessoa (Deus Pai), ou seja ele cria nos basicamente em 2 pessoas pois a 3 era parte da primeira. Concordamos que Deus pode se manifestar infinitamente, né? Sarça Ardente, Coluna de Fogo, Vento Impetuoso, Jesus, Espírito Santo? Miguel Servet interpretava que o “haja luz” foi o começo da manifestação do Verbo que era Deus e não uma criação igual os Testetunhas de Jeová falam. É simples mas por isso ele foi queimado… Por que ele insistia nesse assunto? Na própria treatise ele fala que essa divisão de Deus em 3 pessoas é um obstáculo para um judeu o muçulmano se converter ao cristianismo, ele está certo. Sim, essa minha visão você não vai encontrar em nenhum outro lugar exatamente explicado assim tão fácil.
    Se fala inglês não creia nas fontes que falam a respeito de Miguel Servet, eu li a versão em inglês e esse cara do vídeo também:https://www.youtube.com/watch?v=KiH_87oWfpU

    1. Olá Wesley, obrigado por comentar e opinar. Eu não sigo mais nenhuma vertende cristã e nunca tinha ouvido falar desse Miguel. Eu tenho me orientado pelo povo que recebeu de Deus a Bíblia, os israelitas, por isso nenhuma dessas tentativas de explicações cristãs importa mais pra mim, pois todos são subjetivos e fazem suas próprias interpretações e nem se importam com o ensinanento que o povo eleito recebeu de Deus. Paulo destaca o valor do ensino bíblico deste povo em Rm 9:4, 3:1-2, e menciona como os gentios deveriam se unir a ele em Ef 2:11-13, e a comunidade de discípulos de Yeshua assim o fazia, vide At 24:14. Por isso o ensinamento exposto no presente artigo tem como base o que tenho aprendido com comunidades do povo de Israel.

  2. Recentemente encontrei o seu site e esse é apenas o terceiro estudo que leio. Mas gostei muito do que li. Há algum tempo tenho refletido sobre a natureza de Deus e principalmente essa visão da trindade assim como toda a influência pagã sobre a crença cristã. Há algum tempo tenho a percepção de que Jesus se tornou o filho de Deus após ser concebido e não que ele estava com Deus como filho desde sempre. Como se sempre existisse e tivesse encarnado. Mas sim que foi concebido de uma forma diferente, com um propósito, mas que passou as mesmas tentações que nós e poderia ter se perdido (complexo para explicar em poucas palavras, não sei se me fiz entender). Mas é algo que ainda me causa dúvidas. Você tem algum estudo sobre esse assunto?

    1. Ana Paula, o Mestre se torna filho de Deus depois da ressurreição, como claramente escrito em Romanos 1:4 (dentre outros). Antes ele era sim chamado filho de Deus, mas ainda não era de fato, como explicado brevemente em 1 João 3:1-2. Pois os filhos de Deus tem natureza transcendente e superior a esta que temos hoje, o próprio Senhor diz isso, e fala ainda que os filhos de Deus são filhos da ressurreição (Lc 20:34-36), e é por isso que em Romanos 8 diz que essa manifestação dos filhos de Deus está sendo aguardada. No momento eu tenho apenas um rascunho sobre o assunto, mas vou disponibilizar para você ler 👇
      https://www.evernote.com/shard/s640/sh/92516d81-adb0-d742-62b4-4c85ad4e86d4/6645ab8ffdeb90ca14bb817a40c1e0a5

  3. Em momento algum, mencionaste neste artigo o texto de João 1:1, onde é descrito uma dualidade na Divindade. Textos como Romanos 9:5, Colossenses 1:16, 17; Hebreus 1:8-12 mostram a Divindade do Filho compartilhada com o Pai. Em João 14-17, temos momentos em que o Espírito Santo é mostrado como detentor de Glória tal como o Pai e o Filho. Não estou dizendo que a Trindade é um ensino explícito nas Escrituras mas utilizando estes textos é possível inferir a Divindade que é compartilhada entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

    1. Olá Fábio Luis, obrigado por comentar. Eu estou fazendo textos curtos abordando cada passagem em específico ou cada dúvida. Estou com um rascunho de João 1:1 com a explicação dentro do devido contexto que João queria mostrar com seu relato. Vou publicar em algum momento quando eu finalizar. O texto de Romanos 9:5 pode ser construído gramaticalmente de outra forma, pois nos idiomas originais não tem vírgula, então os tradutores acabam construindo um texto influenciados por suas crenças. A crença na trindade surgiu com os pais da igreja somente em meados do segundo século, ou seja, pouco mais de 50 anos, pelo menos, da partida de todos os emissários (apóstolos). Ela certamente não é uma doutrina que se desenvolveu no meio judaico e hebraico, pois todos os apóstolos eram judeus. Se você quiser continuar acompanhando as publicações dos estudos aqui do blog poderá ler os demais acerca deste tema que vou postar.

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